Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR059 a RCR117 ]
 55 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


RCR080 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso das Resinas Bulk Fill em procedimentos Restauradores: Revisão de Literatura
Couto-Neto MP, Santos RO, Oliveira FAS, Gavino NM, Santos GO
Odontoclínica UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A odontologia vem em constante evolução permitindo que o profissional forneça aos seus pacientes tratamentos humanizados de alta qualidade. Esta evolução ocorre principalmente com a odontologia restauradora que desde o advento do condicionamento ácido, proposto por Buonocore (1955), foi dado o primeiro grande impulso para a ´´era`` adesiva, que desde então vem evoluindo através dos adesivos dentinários e resinas compostas em suas propriedades mecânicas, adesivas e estabilidade estética. Recentemente, outra evolução foi observada com o desenvolvimento das Resina "bulk fill". Este material propõe uma mudança na técnica restauradora convencional onde é possível realizar incremento único de até 4 mm (´´bulk fill``) de espessura ao invés do incremento de até 2 mm que é preconizado na técnica incremental, alterando por completo os processos restauradores diretos de cavidades classe I e II de dentes posteriores. Com esta evolução fatores preocupantes como tempo clínico, fator C, polimerização e controle de tensão de contração continuam fazendo parte do processo, mas agora são menos críticos e mais controlados. A simplificação do processo restaurador, reduz o tempo operatório, consequentemente o custo e possibilita reduzir os índices de possíveis falhas do operador.

Conclui-se que este material inovador necessita de novos trabalhos para avaliar a resistência adesiva, a incorporação de espaços vazios no incremento, a efetividade da polimerização e da real contração de polimerização deste material aliada à integridade marginal em preparos cavitários extensos.

RCR081 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Materiais bioativos são uma realidade para remineralização de lesões incipientes de cárie?
Nobre MB, Ribeiro MRG, Carvalho MS, Diniz ACS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Prevenir a entrada dos dentes no ciclo restaurador é algo que vêm sendo cada vez mais discutido na Odontologia Restauradora. Materiais bioativos estão sendo pesquisados com esse objetivo, destacando-se os biovidros 45S5 e Niobio-Fosfato (NbG). O objetivo desta revisão de literatura é verificar se os vidros bioativos utilizados na Odontologia são capazes de auxiliar na remineralização de lesões incipientes de cárie. Metodologia: Foram realizadas buscas em bases de dados a fim de encontrar artigos científicos que abordassem o objetivo do trabalho. Estudos tem demonstrado que os vidros bioativos são capazes de liberar íons cálcio e fosfato na estrutura dental, o que auxilia na remineralização dos tecidos dentais, além disso, estes materiais são capazes de formar precursores de hidroxiapatita e aumentar o pH do meio. Já foi verificada que a adição do 45S5 a sistemas adesivos resultou em maiores valores de resistência adesiva, bem como aumento da dureza e do módulo de elasticidade da dentina além de apresentar uma atividade antibacteriana contra o Streptococcus mutans. Também já foram incorporados o NbG ao cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIV-MR), obtendo-se uma neutralização do pH, aumento da liberação de íons, mantendo as propriedades mecânicas do CIV-MR.

Materiais bioativos estão ressignificando a Odontologia Restauradora, pois permitem o crescimento de nanoprecursores da hidroxiapatita, remineralizando e preservando a estrutura dental, sendo indicado para lesões incipientes de cárie.

RCR083 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Abordagem conservadora e multidisciplinar de traumatismo dentoalveolar associado à lesão em tecidos moles: relato de caso clínico
Almeida CL, Soares LP, Teixeira VCF, Carlo HL, Silva BN, Laxe LAC
Pós- Graduação UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho tem por objetivo descrever a conduta clínica em um caso de traumatismo dentário envolvendo incisivos centrais superiores permanentes e laceração de tecido mole, bem como, avaliar a eficácia da intervenção imediata após um período de 3 anos. Paciente do sexo masculino, 14 anos, compareceu para atendimento de urgência devido a trauma recente em face. Ao exame clínico, observou-se ferimento cortocontuso em lábio inferior e fraturas coronárias de extensão média e muito profunda nos incisivos 11 e 21, respectivamente. Radiograficamente, não se detectou fratura radicular ou da tábua óssea. O tratamento imediato foi instituído de maneira conservadora pela técnica restauradora direta em resina composta classe IV, seguido pela técnica cirúrgica de sutura por planos da ferida em lábio inferior. O paciente e seu responsável receberam as devidas orientações pós-operatórias. Os acompanhamentos clínicos e radiográficos foram realizados nos seguintes períodos: 7 dias, 6 meses, 1 ano e 3 anos. Nas avaliações após 6 meses a 1 ano, observou-se formação de lesão periapical radiolúcida associada ao 11, porém havia resposta positiva aos testes de vitalidade pulpar. Optou-se, portanto, pela proservação e acompanhamento radiográfico comparativo, suspeitando-se de lesão transitória em resposta à concussão.

Após 3 anos, nenhuma lesão periapical foi mais observada radiograficamente, confirmando a importância da abordagem multidisciplinar desde o planejamento do caso até a execução dos procedimentos e acompanhamento dos tecidos restabelecidos.

RCR084 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Clareamento dental: uma análise bibliométrica dos 100 artigos mais citados
Rocha AO, Anjos LM, Vitali FC, Santos PS, Bolan M, Santana CM, Cardoso M
odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa revisão foi analisar as características dos 100 artigos mais citados sobre clareamento dental (CD). Foi utilizada uma chave específica de busca na base Web of Science, em março de 2022. Dois pesquisadores realizaram a seleção. Os artigos foram organizados por ordem decrescente de citações. O número de citações foi comparado nas bases Scopus e Google Scholar. Foram extraídos: número e densidade de citações; ano e periódico de publicação; desenho e temática de estudo; autoria e instituições; palavras-chave; país e continente. Mapas bibliométricos foram gerados com o VOSviewer. O número de citações variou de 66 a 450 (média:105,91), sendo que 41 estudos tiveram pelo menos 100 citações. Os artigos foram publicados entre 1981 e 2020. A década de 2001 à 2010 obteve destaque (n=56). Os periódicos mais prevalentes foram o Journal of Dentistry (n=17) e Journal of Endodontics (n=14). O desenho e a temática mais frequentes foram, respectivamente: estudo laboratorial (n=55) e interação com os tecidos dentais (n=38). Cochran M, Loguercio AD, Matis B, Reis A e Suliman M, foram os autores com mais artigos (n=6). A Universidade de Indiana e a Universidade Estadual de Ponta Grossa destacaram-se (n=6). Os países com mais artigos foram os Estados Unidos (n=28) e Brasil (n=20) e o continente foi América do Norte (n=31). Os mapas do VOSviewer demonstraram confluência entre os autores.

A presente análise bibliométrica demonstrou o desenvolvimento científico sobre CD a partir do ano 2000 e identificou países, periódicos, autores e instituições que se destacaram.

(Apoio: CAPES  |  CAPES)
RCR085 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Clareamento dental de consultório utilizando luz LED Violeta. Protocolo de 20 minutos/sessão
Costa AB, Morimoto S, Moreira MSNA, Rossi B, Toledo BC, Ramalho KM
Odontologia UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Recentemente, a luz LED Violeta (405-410nm) foi introduzida para ser usada no clareamento dental de consultório. A possibilidade de realizar clareamento dental em consultório utilizando concentrações reduzidas de peróxido e/ou tempo de exposição reduzido pode reduzir os efeitos colaterais. O objetivo desse relato de casos é avaliar a eficácia e os efeitos colaterais do gel de peróxido de hidrogênio 20% e 35% em associação com um LED violeta em uma sessão reduzida de clareamento (20min/sessão). Foram selecionadas duas pacientes do sexo feminino, com 24 anos (Paciente 1) e 40 anos (Paciente 2). O tratamento consistiu em 3 sessões de clareamento de 20 minutos cada, com intervalo de 7 dias entre elas, utilizando peróxido de hidrogênio 20 e 35% combinado com uma irradiação de LED violeta (total de 15 min de tempo de irradiação + 5 minutos de gel em repouso sem uso de luz). Os pacientes tiveram a cor dos dentes dos caninos superiores e incisivos centrais medidos com espectofotômetro antes e após 7 dias ao final do tratamento. Ambas as concentrações adotadas alcançaram resultados satisfatórios com ΔSGU variando de 4 à 7 nos dentes canino. Os pacientes ficaram satisfeitos com o resultado. O paciente 1 apresentou um único episódio de sensibilidade grau 6 (0-10), o paciente 2 não apresentou sensibilidade.

O clareamento dental com luz led violeta no protocolo citado, se mostrou um tratamento satisfatório e conservador

(Apoio: Fapesp  N° #2018/16555-5)
RCR086 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Lesões persistentes em endodontia: Revisão da literatura
Santos BBG, Silveira CFM, Silva GCL, Berger SB, Lopes MB, Guiraldo RD
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A periodontite apical é causada principalmente por microrganismos e seus fatores de virulência. Esse processo pode estar associado à sobrevivência de seus agentes causadores devido à microinfiltração coronária após preparo químico-mecânico e preenchimento. No entanto, a periodontite apical persistente pode ser resolvida através de retratamento endodôntico ou cirurgia apical. Além disso, sua associação com doenças sistêmicas tem sido relatada em diferentes estudos. A proposição do presente estudo foi realizar uma revisão da literatura sobre periodontite apical, com ênfase no perfil microbiano atual e modalidades de tratamento. Estudos têm demonstrado significativa heterogeneidade no perfil microbiano, bem como prováveis associações com algumas doenças. Além disso, eles se concentraram principalmente na investigação da periodontite apical persistente com base na biologia molecular.

Embora Enterococcus faecalis seja a espécie mais frequentemente associada ao insucesso em tratamentos endodônticos, a incidência de outros microrganismos, como Candida albicans, Streptococcus spp., Actinobacteria spp. nível superior ao de E. faecalis; assim, o retratamento deve sempre ser considerado como a primeira opção para tratar as morbidades, embora a cirurgia possa ser realizada se o retratamento não for bem sucedido.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR087 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso do isolamento absoluto como fator de qualidade às terapias odontológicas: Revisão da literatura
Silva GCL, Turini NK, Santos BBG, Lopes IC, Lopes MB, Berger SB, Guiraldo RD
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em 1864, o Dr. Sanford C. Barnum apresentou o dique de borracha para o isolamento absoluto dentário. A disseminação de aerossóis e gotículas contendo bactérias e sangue é constante na prática clínica odontológica, sendo uma potencial rota de transmissão à doenças; o isolamento absoluto é um eficaz artifício na contenção de tais bioaerossóis. A proposição foi realizar um estudo referente ao isolamento absoluto, com o intuito de descrever suas inúmeras vantagens e influência para atingir o sucesso clínico em procedimentos endodônticos e restauradores e, na promoção da biossegurança; ainda, relatar a falta de sua devida utilização pelos integrantes da área odontológica e, com tal estudo, orientar os graduandos, bem como os cirurgiões dentistas, sobre sua importância. Para tal, foi realizada uma minuciosa revisão da literatura pela plataforma de pesquisas online, PubMed. O isolamento absoluto possui vantagens como: promover proteção, controle de infecção cruzada, controle da umidade do meio oral e melhoria da eficiência do tratamento, entretanto, seu uso ainda é ignorado por fatores como: falta de habilidade técnica do profissional, tempo de trabalho e custo.

Ainda é significativamente baixo o uso apropriado do isolamento absoluto na área odontológica; não utilizá-lo pode ocasionar riscos e o insucesso de tratamentos endodônticos e/ou restauradores; é de suma importância encorajar os profissionais e graduandos da área quanto a sua importância.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR088 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Fotobiomodulação local e sistêmica para o tratamento da disfunção temporomandibular: relato de casos clínicos
Costa FKA, Guglielminetti JA, Ribeiro LMMG, Carone LG, Cardoso SM, Beltrão TC, Pinheiro SL
Periodontia e Prótese Dental FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a terapia de Fotobiomodulação local e sistêmica no tratamento da mialgia provocada pela disfunção temporomandibular. Foram incluídos 6 pacientes que foram divididos em 2 grupos: Sham (S, n=4) e Fotobiomodulação (FTB, n=2). FTB: os pacientes foram submetidos a um tratamento com placa oclusal, termoterapia, exercícios de alongamento de abertura bucal e aplicação do laser de baixa intensidade. Na Fotobiomodulação local, foram irradiados 4 pontos bilateralmente (total de 8 pontos), com os seguintes parâmetros: 810 nm, 100 mW e 2 J, aplicados por 20 segundos em cada ponto. A FTB sistêmica foi feita na artéria radial: 660 nm de comprimento de onda, 100 mW de potência e 60 J de energia total de irradiação, durante 10 minutos. S: os pacientes foram submetidos aos mesmos tratamentos do grupo da FTB, porém foi feita uma simulação da aplicação do laser. O instrumento de avaliação utilizado para os dois grupos foi a escala visual analógica no início do tratamento, após 5 aplicações e após 10 aplicações. Foi aplicado o teste de ANOVA (Tukey) com nível de significância de 5%. Houve redução significativa da dor após a aplicação da escala visual analógica em ambos os grupos S (p<0.05) e FTB (p<0.01). Avaliando as diferenças entre as médias dos grupos S (3.25) e FTB (3.84), e a significância estatística, foi possível observar após as 10 aplicações, maior redução da dor no grupo FTB.

Foi possível concluir que a Fotobiomodulação local e sistêmica, pode ser um coadjuvante no controle da dor em pacientes com disfunção temporomandibular.

RCR089 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso da toxina botulínica como tratamento complementar para trismo pós-radioterapia de câncer de faringe: relato de caso clinico
Dezanetti JMP, Nascimento BL, Kirsten GA, Souza PHC, Azevedo-Alanis LR, Souza EM
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O trismo bucal é um efeito comumente observado após o tratamento radioterápico para o câncer de cabeça e pescoço. A toxina botulínica tem sido utilizada para fins terapêuticos por promover a diminuição da contração muscular e possibilitando assim o seu relaxamento. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho é relatar um caso clínico de tratamento complementar com o uso da toxina botulínica pós-radioterapia em paciente com tumor de faringe. Paciente do gênero feminino, M.B.O., 42 anos, procurou atendimento na Clínica de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) com queixa de sensibilidade dental, trismo e dores musculares região auricular, cervical e escapular, após um ano de tratamento radioterápico. O exame físico extrabucal revelou abertura bucal de 20 mm e enrijecimento dos músculos masseter, temporal e trapézio. O exame intrabucal mostrou ausência de múltiplos dentes e necessidade de prótese parcial, o que seria dificultada pela abertura bucal limitada. Como tratamento complementar à fisioterapia, foi aplicado Botulim® 100U via intramuscular nos músculos temporal, masseter, esplênio da cabeça e trapézio, com reforço após uma semana. Após 15 dias, a paciente relatou redução do quadro doloroso e apresentou aumento bucal de 5mm, possibilitando o tratamento restaurador e a moldagem para a confecção das próteses dentárias.

O uso da toxina se mostrou clinicamente eficaz como tratamento complementar para trismo e dores musculares, possibilitando o tratamento odontológico de paciente pós-radioterapia região de cabeça e pescoço.

RCR090 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Odontologia digital - abordagem histórica e conceitual: uma Revisão de Literatura
Medina M, Ferreira BC, Tavares HAV, Silva LAL, Gonçalves LAC, Goyatá FR
PPGCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Nas últimas décadas, a Odontologia digital tem se destacado, abordando desde os planejamentos restauradores de forma virtual, as impressões de modelos em impressora 3D e os métodos de confecção de próteses em fresadoras auxiliadas por computadores. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura abordando o escaneamento intraoral e da confecção laboratorial das restaurações indiretas por meio dos sistemas CAD/CAM. Os estudos avaliados demonstraram grandes avanços nas técnicas de moldagem com o escaneamento intraoral permitindo a obtenção de imagens fidedignas dos dentes e estruturas adjacentes de forma precisa, otimizando o tempo clínico. Além disto, o desenvolvimento de novos métodos e materiais dentários tem possibilitado a elaboração de modelos de trabalho, restaurações indiretas e infraestruturas de próteses por meio de um processo totalmente digital. Podemos concluir que os estudos reportam resultados promissores com os métodos de trabalho por meio do fluxo digital.

O escaneamento intraoral e o planejamento virtual (CAD) podem ser realizados de diferentes formas. Estas tecnologias possibilitam agilidade no processo de confecção de restaurações indiretas e proporcionam maior conforto ao paciente. Os resultados clínicos otimizam a biomecânica e o comportamento estético nas restaurações indiretas parciais, totais e nas próteses sobre implantes. Os avanços tecnológicos da Odontologia digital na última década são evidentes e instituíram mudanças significativas no dia a dia clínico dos cirurgiões dentistas.