Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR059 a RCR117 ]
 55 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 40


RCR091 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Interação da cirurgia e prótese bucomaxilofacial na reabilitação de paciente com afundamento de osso frontal: relato de caso
Pinto HG, Elchin CB, Cometti GF, Berard LT, Gomes B, Mazzon JPP, Coto NP
Odontologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento de traumas no crânio associado à deformidades ósseas visa reduzir os riscos de complicações e manter a estética da face. A prototipagem rápida tem sido utilizada como auxílio no planejamento da reabilitação protética com a finalidade de confeccionar uma prótese customizada ao paciente em casos os quais há necessidade de reparar a falta de volume. O Poli (metacrilato de metila) (PMMA) é uma excelente opção de escolha para confecção de próteses internas por sua biocompatibilidade, resistência e baixo peso. O objetivo deste trabalho é relatar o caso de um paciente com afundamento de osso frontal associado a trauma, com sequela estética como queixa principal, em que foi realizada a reabilitação cirúrgico protética com prótese de PMMA e com o auxílio da prototipagem rápida.

Concluímos que o uso desta técnica foi eficaz na reabilitação do paciente e a prototipagem rápida demonstrou ser uma ferramenta valiosa no alcance dos resultados satisfatórios e previsíveis.

RCR092 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Métodos para remoção de restaurações cerâmicas: uma revisão de escopo
Pereira AKHC, Costa RTF, Casado BGS, Moraes SLD
Departamento de Reabilitação Oral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão de escopo foi mapear a literatura sobre os métodos de remoção de restaurações cerâmicas. Este estudo foi estruturado com base na metodologia proposta por Arksey e O'Malley; no Manual JBI para Síntese de Evidências; e na extensão Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses check-list para revisões de escopo. A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase, Web of Science e Cochrane Library, sem restrições do ano de publicação. Os critérios de inclusão foram estudos clínicos, in vitro e relatos de caso que avaliassem e/ou descrevessem métodos de remoção de restaurações cerâmicas cimentadas sobre dentes e sobre implantes. No total foram incluídos 26 estudos: 24 in vitro e 2 relatos de caso. Destes, 24 estudos analisaram a remoção com uso do laser de érbio e avaliaram parâmetros de operação do laser, resistência de união, tempo, temperatura intrapulpar, integridade da restauração e do tecido dentário, 1 estudo comparou o tempo gasto para a remoção com laser de érbio e instrumentos rotatórios e 1 estudo avaliou a integridade do tecido dentário e facilidade de remoção com instrumentos rotatórios ao utilizar um cimento fluorescente modificado.

Em todos os estudos as restaurações cerâmicas puderam ser removidas de forma satisfatória, com a vantagem da possibilidade de reutilização da peça cerâmica quando o laser de érbio é utilizado. Entretanto, apesar da remoção de restaurações cerâmicas à laser ser um método promissor, mais estudos que comparem os métodos de remoção existentes devem ser realizados.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR093 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação Bucomaxilofacial após tratamento de Mucormicose Rinocerebral: Relato de caso
Elchin CB, Pinto HG, Gomes B, Liporaci ER, Favrin M, Cometti GF, Berard LT, Coto NP
Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A mucormicose é uma infecção fúngica oportunista rara, agressiva e com alta taxa de mortalidade. É uma doença angioinvasiva, causada na maioria das vezes por fungos do gênero Rhizopus. A via de contaminação pode ser por alimentos contaminados, por meio da inalação de esporos fúngicos ou ainda a entrada por regiões da pele abrasadas. Esse trabalho apresenta a reabilitação bucomaxilofacial de um homem de 62 anos, diabético, insulino dependente, portando hiperalgesia e odor fétido em região intraoral, com a intenção de demonstrar a melhora na função oral e qualidade de vida. Ao exame físico foi observado grande área de perda óssea maxilar com vasta comunicação bucosinusal e buconasal. O paciente foi diagnosticado com Mucormicose rinocerebral em quadro de tratamento paliativo, quando encaminhado ao ambulatório de reabilitação. O tratamento da infecção foi realizado com terapia antifúngica com Anfotericina B. Após o término da medicação o paciente foi reabilitado com prótese obturadora palatina na intenção primária de promover o fechamento do defeito da comunicação e separação da cavidade oral das aberturas nasossinusais. Foram duas etapas reabilitadoras, sendo uma reabilitação com placa obturadora palatina temporária e uma prótese obturadora palatina reparadora.

A prótese obturadora de palato quando bem planejada e confeccionada é eficaz na devolução da função mastigatória e qualidade de vida dos pacientes com sobrevida de mucormicose rinocerebral.

RCR094 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Financiamento à pesquisa e produtividade global na área de overdentures sobre implante: Uma análise bibliométrica de 35 anos
Matias LFS, Borges GA, Dini C, Medeiros MMD, Rodrigues Garcia RCM, Barão VAR, Mesquita MF
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Overdentures sobre implantes (OSI) são amplamente utilizadas como opção de tratamento para pacientes edêntulos. Contudo, o desenvolvimento na implantodontia, além da expansão comercial, requer financiamento para determinar a confiabilidade científica e aplicabilidade clínica das publicações. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência do financiamento e a associação de parâmetros bibliométricos em publicações na área de OSI. Avaliou-se 1.369 estudos, publicados entre 1986 e 2021, em 6 bases de dados. A razão de prevalência foi aplicada, usando um modelo de regressão de Poisson (α=0,05) para analisar a associação entre financiamento e cada parâmetro bibliométrico. A prevalência de estudos financiados foi de 34,8% (n=477). A renda do país (P<0,01) apresentou associação com o financiamento, sendo os de renda alta e média-alta mais financiados do que média-baixa e baixa. Oceania e América do Sul foram os continentes mais financiados (P<0,05), enquanto a África, o menos. Estudos randomizados, não-randomizados, in vitro e in silico foram mais financiados (P <0,001) do que relatos de casos e séries de casos. Estudos com sistemas de retenção stud e bola foram mais financiados (P <0,01) do que os com mais de um sistema. Ao longo do tempo, o auxílio financeiro aumentou (P<0,01) e autores de correspondência com maior h-index apresentaram mais estudos financiados (P<0,05).

Finalmente, parâmetros como a renda do país e continente, delineamento do estudo, sistema de retenção e h-index foram associados à frequência de estudos com financiamento publicados.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2020/05234-3  |  CNPq  N° 304853/2018-6  |  CAPES  N° 88887.609944/2021-00)
RCR095 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Materiais de reforço para o PMMA utilizados em base de prótese: Uma análise bibliométrica
Neves BR, Costa RTF, Freitas RFCP, Leao RS, Aguiar DJM, Cintho OM, Carreiro AFP, Moraes SLD
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi sintetizar a produção científica e a evolução dos materiais disponíveis para reforço do polimetilmetacrilato usado em bases de próteses. A busca foi realizada na base de dados Web of Science em outubro de 2021 com uma combinação de termos livres e descritores MeSH e um mapeamento bibliométrico foi realizado no software VOSviewer. Os dados dos artigos incluídos foram termos do título e resumo, tipo de documento, periódico de publicação, artigos mais citados e o ano de publicação. As variáveis tipo e tamanho de partícula, propriedades e tipo de estudo foram incluídos manualmente.Foram identificados 629 estudos, dos quais 338 foram selecionados para análise. Os anos mais produtivos foram entre 2016 e 2021 (60,05%), se destacando o ano de 2021 com 46 artigos publicados. Foram encontrados 315 estudos in vitro (93,19%) e 314 artigos testando partículas inorgânicas (92,89%). A maioria das propriedades avaliadas foram mecânicas e 150 estudos usaram partículas nanométricas (44,38%). A Turquia foi o país mais producente com 33 estudos, seguido por Brasil e Arábia Saudita com 25 estudos cada um. O periódico com o maior número de publicações foi o Journal of Prosthetic Dentistry com 22 estudos, seguido pelo Dental Materials Journal com 17 estudos.

Houve um aumento global nos últimos 5 anos predominantemente de estudos in vitro com partículas inorgânicas e nanométricas dos materiais de preenchimento ao PMMA.

(Apoio: CAPES)
RCR096 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação protética em paciente glossectomizado total: relato de caso
Oliveira AR, Nascimento VA, Oliveira JA, Munhoz MFV, Haddad MF, Almeida DAF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Carcinoma Espinocelular, tipo de câncer que mais acomete a cavidade bucal, está relacionado, principalmente, a homens com mais de 50 anos de idade. A língua é uma das principais regiões afetadas e o tratamento envolve a remoção parcial ou total do órgão, interferindo diretamente na qualidade de vida do indivíduo. O objetivo deste relato de caso é apresentar o tratamento reabilitador protético após glossectomia total por meio de uma prótese de língua. O paciente de 56 anos, gênero masculino, glossectomizado total há 1 ano e 3 meses, possuía dificuldade na fala e deglutição, com consequente perda de peso. O tratamento proposto foi uma prótese de língua retida por grampos ortodônticos aos dentes inferiores. Foi realizada moldagem das arcadas superior e inferior para confecção de modelo de estudo e planejamento da prótese. Em seguida, confeccionou-se uma placa acrílica que serviu de suporte para os três protótipos de língua que foram feitos com silicona de condensação. Posteriormente, realizou-se prova e ajustes da base acrílica e testes fonéticos, estéticos e funcionais com os protótipos para a escolha da prótese com que o paciente melhor se adaptasse. Optou-se por acrilizar dois modelos de língua, um destinado a alimentação e outro a fonação. Após a acrilização e polimento, as próteses foram provadas e ajustadas. Foi realizada instrução para o acompanhamento fonoaudiológico, buscando melhor adaptação à prótese.

O paciente se mostrou satisfeito e com capacidade satisfatória das funções de mastigação, deglutição e fala, levando a melhora da sua qualidade de vida.

RCR097 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Identificação de próteses dentárias: técnicas, aplicação e importância juridico-social como método de identificação pessoal
Costa TC, Olivieri GT, Alves MR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi analisar, por meio de uma revisão de literatura, técnicas, aplicabilidades e importância jurídico-social da identificação de próteses dentárias totais e parciais. Avaliou-se a viabilidade, propedêutica, protocolos clínico/laboratoriais, estética, aceitabilidade e relevância médico-legal. Foram selecionados artigos nas plataformas eletrônicas PubMed, LILACS, Scielo e BVS, publicados entre os anos de 1999 e 2021, utilizando as palavras chaves "marcação", "prótese dentária", "identificação de dentaduras" e "identificação de próteses orais". Os resultados revelam que, embora existam vários métodos de marcação de próteses e sua relevância tanto social quanto jurídica sejam muito relevantes, a importância desse procedimento ainda é pouco conhecida pelos profissionais e pacientes. Tal fato é bastante negativo visto que uma grande parcela da população possui algum tipo de reabilitação com próteses removíveis.

Dentre os benefícios, destacam-se a possibilidade de identificação do usuário no caso deste se separar das suas próteses, especialmente para indivíduos institucionalizados ou hospitalizados, e até a identificação post-mortem. A classe odontológica reconhece a importância dos processos de marcação, porém a maior parte dos profissionais não está habituado a tal prática no cotidiano de seus consultórios e laboratórios. Quanto ao método de identificação, as características socioeconômicas e culturais de cada região têm papel importante para determinar a preferência por um determinado método.

RCR098 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Tendências de citação e fator de impacto em artigos na área de overdentures sobre implante publicados entre 1986 e 2021: Estudo bibliométrico
Borges GA, Dini C, Medeiros MMD, Rodrigues Garcia RCM, Barão VAR, Mesquita MF
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O progresso científico pode ser melhor compreendido agrupando artigos científicos e avaliando os padrões de publicação, como a média de citações (MC) e o fator de impacto do Journal Citation Reports (JCR). Objetivou-se, então, avaliar a associação do fator de impacto JCR e da MC com parâmetros bibliométricos em estudos na área de overdentures sobre implantes. 6 bases de dados foram revisadas. Regressões múltiplas foram aplicadas para avaliar: (i) a associação entre a MC (Tweedie) e variáveis bibliométricas e (ii) a associação entre o fator de impacto JCR (Poisson) e parâmetros bibliométricos. 1369 artigos foram incluídos. Os dados revelaram alta MC e alto fator de impacto JCR para ensaios clínicos e estudos in vitro (p<0.05). Estudos in silico apresentaram apenas alta média de citação (p<0.001). Alta MC e fator de impacto JCR foram associados a artigos avaliando maxila e mandíbula (p<0.006), bem como artigos com pesquisadores seniores com alto índice-h (p<0.001). Periódicos com alto fator de impacto JCR foram mais propensos a publicar estudos de países de renda-alta (p=0.04) e média-alta (p=0.019). Além disso, artigos com alta MC foram associados a sistemas de retenção específicos (barra, bola, magnético e estudos com mais de um sistema) (p<0.05), colaborações internacionais (> 1 país) (p=0.009) e periódicos com maior fator de impacto JCR (p<0.001).

Estudos com alta MC e alto fator de impacto JCR foram associados com ensaios clínicos e estudos in vitro, bem como com pesquisadores que tinham alto índice-h e estudos abrangentes, incluindo avaliações na maxila e mandíbula.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPESP  N° 2020/05234-3  |  CNPq  N° 304853/2018-6)
RCR099 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência e concordância de cor de cimentos fotopolimerizáveis e suas respectivas pastas de prova na cor final de laminados cerâmicos
Franken T, Pereira RP, Miranda NO, Silva SB
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em virtude da espessura dos laminados cerâmicos, os cimentos resinosos fotopolimerizáveis são indicados principalmente pela variedade de cores e possibilidade de avaliar a tonalidade previamente a cimentação definitiva utilizando as pastas de prova (Try-In) conferindo previsibilidade na estética final. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a influência dos cimentos resinosos fotopolimerizáveis na cor final de laminados cerâmicos e concordância de cor com suas respectivas pastas de prova. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Pubmed, Scielo e Google Acadêmico com as palavras-chave: "Venner Cement"; "Resin Cement"; "Try-in Cement". Os critérios de inclusão foram artigos laboratoriais publicados entre os anos de 2010 até 2021, e então foram selecionados 18 artigos. Verificou-se que a influência da cor do cimento resinoso na cor final do laminado é dependente da espessura da cerâmica, especialmente em laminados com espessura menor que 0,7 mm, visto que a cor do cimento pode mudar ligeiramente a cor final da restauração. O grau de concordância de cor entre os cimentos resinosos e suas respectivas pastas de prova é variável entre as diferentes marcas avaliadas e a maioria dos estudos mostra que não há concordância de cor entre os dois materiais.

Conclui-se que, pela espessura dos laminados cerâmicos ser delgada, a cor final pode ser influenciada pela cor do cimento resinoso. Dessa forma, se faz necessário mais pesquisas para melhor assertividade e segurança na seleção de cor do cimento.

RCR100 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Técnica abreviada para próteses totais fixas implantossuportadas: fluxo de trabalho parcialmente digital em 4 sessões clínicas
Pereira ALC, Campos MFTP, Freitas RFCP, Tôrres ACSP, Gomes JML, Pellizzer EP, Carreiro AFP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente relato de caso clínico visa apresentar um novo fluxo de trabalho para a confecção de próteses totais fixas implantossuportadas (PSI), objetivando a redução do número de sessões clínicas e laboratoriais. Para tanto, foi concebido um dispositivo, dotado de um pino rosqueável com encaixe bola, suporte para união dos corpos de digitalização e uma barra rígida, utilizado para escaneamento intraoral da posição dos implantes, seguido da digitalização do arco antagonista e registro maxilomandibular, em um mesmo tempo clínico. A condensação das imagens digitais obtidas permitiu o planejamento digital da infraestrutura, cuja foi usinada diretamente no disco de Cobalto-Cromo. Na segunda sessão, a infraestrutura foi provada para análise da passividade clínica e radiográfica. Os modelos articulados foram impressos, permitindo a montagem dos dentes artificiais. Na terceira sessão, realizou-se a prova dos dentes, seguido da acrilização da base da prótese pela técnica convencional, permitindo a instalação da PSI na quarta sessão clínica. Observou-se que a associação dos métodos permitiu a confecção de uma infraestrutura com ajuste passivo, bem como, da montagem precisa dos dentes artificiais.

O método proposto (Patente BR 10 2019 026265 6) resultou na simplificação dos procedimentos de confecção de PSI, apresentando-se como uma alternativa viável capaz de reduzir o tempo total de trabalho, utilizando da tecnologia dos scanners intraorais e CAD/CAM para eliminar possíveis erros associados ao fluxo convencional.

(Apoio: CAPES  N° 88887.531281/2020-00)