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 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 2051 a 2060


PE005 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto do uso de simulação realística no ensino de Suporte Básico de Vida (SBV) para estudantes de Odontologia
Ferreira-Filho MJS, Ramacciato JC, Campos DG, Martins RS, Barros RF, Camargo MA, Motta RHL
Pós-Graduação em Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto do uso de simulação realística no ensino de Suporte Básico de Vida (SBV) para estudantes. Foram avaliados 30 estudantes que foram divididos em 2 grupos: G1 - Estudantes do gênero feminino (n=15) e G2 - Estudantes do gênero masculino (n=15). O estudo foi realizado em 2 etapas, e na avaliação inicial foi realizada a avaliação teórica e prática dos alunos com manequins. Após esta avaliação, os voluntários fizeram um treinamento com 2 instrutores de SBV. Na seqüencia, os voluntários realizaram as manobras (intervalo de 21 dias) em robô de treinamento em diferentes superfícies (chão e cadeira odontológica). Após o encerramento desta etapa, foi realizada a avaliação final e os alunos preencheram um questionário para avaliar a sua percepção sobre os procedimentos realizados (Escala Likert). Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística com nível de significância de 5%. Ambos os grupos não apresentaram um conhecimento adequado sobre SBV na avaliação inicial (p>0,05). Entretanto, foi possível observar que ambos os grupos tiveram uma melhora significativa na performance para realização de manobras de SBV na segunda avaliação (p<0,05). Adicionalmente, a maioria dos alunos relatou que será mais confiante para situações de emergências médicas em ambiente odontológico (4,4±0,3) e que a simulação realística deve fazer parte da grade curricular do curso (4,8±0,1).

Os resultados sugerem que a utilização da simulação realística pode aprimorar o aprendizado de estudantes de Odontologia sobre Suporte Básico de Vida (SBV).

PE006 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo para o aprimoramento de cirurgiões dentistas sobre condutas em crises asmáticas
Scaramel LC, Maaz RF, Ferreira-Filho MJS, Ramacciato JC, Brito-Junior RB, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os objetivos deste estudo foram: avaliar o conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre condutas em crises asmáticas no consultório odontológico; desenvolver um material informativo com as condutas necessárias nestes casos; e avaliar a percepção dos profissionais sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 80 cirurgiões-dentistas que foram divididos em 2 grupos de acordo com a área de atuação: Grupo 1 (n=40): Ortodontia; Grupo 2 (n=40): Odontopediatria. Na primeira fase foi aplicado um questionário para avaliar o nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre o tema. Na segunda fase foi apresentado e explicado o material informativo desenvolvido, e em seguida foi aplicado um questionário para avaliar a percepção dos profissionais. Os resultados obtidos foram submetidos a testes estatísticos com nível de significância de 5%. A maioria dos profissionais de ambos os grupos não tinham um conhecimento adequado sobre o tema (p>0,05). A maioria dos participantes de ambos os grupos tiveram uma percepção positiva do material desenvolvido, inclusive como ferramenta de educação continuada (p>0,05). Além disso, a maioria dos participantes também relatou que se sentiu mais motivado a fazer treinamentos e obter um kit de emergência após o seu contato com o material desenvolvido (p>0,05).

Concluiu-se que os profissionais avaliados de ambas as áreas não tinham um conhecimento adequado sobre o manejo de crises asmáticas . Além disso foi possível observar que os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo do material informativo desenvolvido.

PE007 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo para o aprimoramento de cirurgiões-dentistas sobre Suporte Básico de Vida (SBV)
Maaz RF, Motta RHL, Campos DG, Martins RS, Barros RF, Camargo MA, Ramacciato JC
Programa de mestrado FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os objetivos deste estudo foram: 1) desenvolver um material informativo sobre manobras de Suporte Básico de Vida (SBV) e Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP); 2) avaliar a percepção dos profissionais sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 175 cirurgiões-dentistas que foram divididos em 2 grupos de acordo com a área de atuação: Grupo 1 (n=87): Implantodontia; Grupo 2 (n=88): Demais especialidades. Na primeira fase foi desenvolvido um material informativo contendo informações específicas sobre SBV e RCP, além da inclusão de QRCodes para o acesso de informação digital. Na segunda fase o material foi apresentado e explicado para os participantes, e em seguida foi aplicado um questionário para avaliar a sua percepção sobre o material. Os resultados obtidos foram submetidos a testes estatísticos com nível de significância de 5%. A maioria dos profissionais de ambos os grupos não tinham um treinamento adequado em SBV (p>0,05). Os profissionais de ambos os grupos tiveram uma percepção positiva do material desenvolvido e pretendem utilizá-lo no seu trabalho (p>0,05). Além disso, a maioria dos participantes também relatou que se sentiu mais motivado a obter um kit de emergência e a fazer treinamentos sobre SBV após o seu contato com o material desenvolvido (p>0,05).

Concluiu-se que os profissionais avaliados de ambas as áreas não tinham um conhecimento adequado para realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo do material informativo desenvolvido.

PE008 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do uso de plataformas virtuais para o aprimoramento do ensino sobre Suporte Básico de Vida (SBV) para estudantes de odontologia
Rossi LS, Scapini LHG, Campos LM, Luz L, Ramacciato JC, Brito-Junior RB, Motta RHL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de plataformas virtuais para aprimorar o conhecimento de graduandos de Odontologia sobre Suporte Básico de Vida (SBV). Foram avaliados 42 alunos que foram divididos em 2 grupos: G1 (n=21) - para este grupo foi disponibilizado um vídeo explicativo no YouTubeTM com informações sobre manobras de SBV, e os alunos foram notificados pelo WhatsApp para acessar o material; G2 (n=21) - os alunos apenas cursaram a disciplina sobre o tema durante o curso. O estudo foi realizado em duas etapas. Na primeira etapa os alunos participaram de uma avaliação inicial para realizar manobras de SBV em manequins adultos. Após esta etapa, os alunos de G1 tiveram acesso ao material virtual sobre SBV. Na segunda etapa, os estudantes simularam uma sequência de manobras de SBV em manequim de adulto. Em cada avaliação prática foram avaliados diferentes quesitos das manobras de SBV variando entre 0 (sem erro) e 5 (ou mais) pontos de penalidade. Os dados obtidos foram submetidos a testes estatísticos com nível de significância de 5%. Não houve diferenças estatísticas significativas entre os alunos (G1 e G2) na avaliação inicial (p>0,05). Entretanto, foi possível observar que os alunos do Grupo 1 tiveram uma melhoria nas respostas assim como na performance para a realização de manobras de SBV na segunda avaliação em relação aos alunos do Grupo 2 (p<0,05).

Os resultados obtidos no presente estudo sugerem que a utilização de plataforma digitais pode aprimorar o aprendizado de estudantes de Odontologia sobre Suporte Básico de Vida (SBV).

PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de ferramenta interativa auxiliar para seleção de terapia pulpar a ser realizada em dentes decíduos
Sancas MC, Duarte ML, Primo LG
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver uma ferramenta interativa capaz de ajudar profissionais e graduandos a selecionar a terapia pulpar mais adequada a cada caso. Inicialmente, foram estabelecidos sinais e sintomas associados ao comprometimento pulpar de dentes decíduos para contemplar as situações clínicas possíveis, além de condições que poderiam contraindicar a realização do tratamento, como a impossibilidade de restauração. Tais dados foram utilizados na elaboração de uma apresentação de slides, em Microsoft Power PointTM, em que é possível assinalar as respostas que caracterizam o caso, e a partir da combinação de respostas, o usuário recebe a relação de procedimentos adequados. A ferramenta foi avaliada por graduandos, cirurgiões-dentistas e Odontopediatras quanto ao uso, conteúdo e compreensão. Esses foram orientados a relatar suas considerações e a fazer sugestões, que foram discutidas pelos pesquisadores e, quando pertinentes, incorporadas. A ferramenta é composta por 41 slides que, a partir dos sinais e sintomas relatados, relaciona as respostas obtidas e informa a alternativa de terapia pulpar mais adequada para dentes decíduos que apresentem inflamação pulpar reversível, irreversível ou necrose. Além disso, apresenta um mecanismo que impede que dentes sem indicação de terapias pulpares as recebam.

A ferramenta foi elaborada com intuito de auxiliar a decisão clínica de graduandos e dentistas frente a casos de dentes com ou sem comprometimento pulpar, sendo considerada uma alternativa boa e acessível.

(Apoio: FAPs - FAPERJ  N° E-26/204.607/2021  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/211.100/2021   |  FAPs - FAPERJ  N° APQ1 2010.352/2019)
PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A satisfação do usuário com diferentes tecnologias de ensino pode refletir sua preferência? - Achados de um piloto interno de estudo cruzado
Machado GM, Rocha ES, Leite IP, Braga MM
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Autodeclarado "Os conteúdos (infográfico e textos curtos) usados como intervenção foram desenvolvidos pelo grupo de pesquisa."

Um estudo cruzado (crossover trial) foi proposto para avaliar qual melhor formato de conteúdo a ser veiculado em um aplicativo de ensino. A perspectiva dos dentistas e estudantes de odontologia (público-alvo) foi investigada sobre a apresentação de conteúdo "digerido" de evidências científicas no formato de infográficos vs. textos. Optou-se pelo desenho cruzado para que todos os participantes fossem expostos a ambas as intervenções. A perspectiva do público-alvo foi medida imediatamente após cada intervenção, por meio de escalas Likert, e ao final após exposição às duas intervenções, por meio de uma escolha forçada entre uma delas. As intervenções foram aplicadas sequencialmente ordenadas de forma aleatória. Após um ciclo piloto interno (n=48) 69% dos respondentes relataram na escolha forçada preferir infográficos a textos para receber o conteúdo mencionado. Além disso, 53% estariam dispostos a pagar a mais em uma assinatura mensal hipotética de R$20, para receber o conteúdo em formato de infográficos. No entanto, essa diferença não foi refletida pelas medidas isoladas, os infográficos (mediana 5; intervalo interquartil 4-5) e textos (mediana 5; intervalo interquartil 4-5) foram igualmente aprovados.

Assim, a aprovação isolada não necessariamente reflete a preferência. O que deve ser levado em consideração em estudos que avaliam satisfação/aprovação de forma isolada, como estudos cruzados. Para avaliar a preferência, devem ser definidos desfechos que permitam a comparação/escolha entre alternativas (trade-offs), independente do delineamento.

(Apoio: CNPq  N° 142109/2020-7)
PE011 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção dos alunos quanto a disciplina cariologia aplicada à odontopediatria
Fidelis ABMG, Silva PS, Assunção CM, Bendo CB, Ferreira FM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A disciplina optativa de Cariologia Aplicada à Odontopediatria foi criada durante o Ensino Remoto Emergencial no curso de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o intuito de fornecer uma base teórica sólida e atualizada nesta temática, com evidência cientifica para a prática clínica. Este estudo transversal retrospectivo tem como objetivo avaliar a percepção dos estudantes diante das estratégias de ensino utilizadas na disciplina. No início da disciplina, os alunos responderam um questionário sobre temas que seriam abordados. Poucos conheciam o método International Caries Detection and Assessment System (ICDAS) para diagnóstico de cárie (39,3%), e o uso de materiais odontológicos como infiltrante (41,6%) e cariostático (56,2%). Além disso, apesar de 87,6% conhecerem remoção seletiva de tecido cariado , somente 28,1% já utilizaram essa técnica. Foram utilizadas estratégias de ensino-aprendizagem como aulas expositivas, discussões de casos clínicos, treinamento do ICDAS, seminários, resenhas de artigos, desafios no site KAHOOT. Ao final das atividades um questionário de avaliação da disciplina foi enviado aos alunos, que apresentaram preferência para as atividades de discussões de casos clínicos (81,6%), ICDAS (73,7%) e KAHOOT (57,9%).

Conclui-se que o conhecimento prévio dos alunos sobre o conteúdo ministrado era escasso e que a didática utilizada se mostrou eficiente na familiarização dos mesmos com a temática. Diante disso, sugere-se sua incorporação no currículo regular de graduação em Odontologia.

PE012 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de folder educativo sobre protetores bucais: validação de conteúdo e avaliação da eficácia na transmissão de conhecimento
Costa MP, Amorim CS, Jural LA, Magno MB, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver, validar o conteúdo e avaliar a eficácia na transmissão de conhecimento de um folder educativo sobre protetores bucais (PB) para crianças e adolescentes (C/A) entre 8 e 15 anos. Buscou-se na literatura as principais evidências sobre PB a fim de desenvolver o material, que foi posteriormente avaliado por 6 estudantes da pós-graduação e professores de odontologia, 2 profissionais da educação e pelo público-alvo (14 C/A). Seis professores universitários do Brasil foram selecionados como juízes e o índice de validade de conteúdo (IVC) para cada item (I-IVC) e para o folder completo (F-IVC) foi calculado, finalizando a etapa de validação. A eficácia na transmissão de conhecimento foi avaliada através de um questionário previamente elaborado abordando o conteúdo do folder (aplicado antes e imediatamente após a sua leitura). Associações não ajustadas e ajustadas foram avaliadas através dos modelos linear generalizado e misto, respectivamente, e o poder da amostra foi calculado. O I-IVC e F-IVC foram 1,0 e 1,0, demonstrando relevância, representatividade e boa operacionalidade do folder. Vinte e três C/A com 10,9±2,3 anos foram incluídas e a leitura do folder influenciou positivamente na média de respostas corretas, permanecendo após o ajuste do modelo para prática de esporte, e compreender previamente a função e importância do PB (p<0.001). O poder amostral de 99% foi obtido.

O folder educativo apresentou conteúdo validado e pode ser considerada uma ferramenta eficaz na transmissão imediata do conhecimento sobre PB para C/A.

(Apoio: FAPs - Faperj  N° E-26/200.534/2021   |  CNPq  N° 310225/2020-5  |  CAPES  N° DS 001)
PE013 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A relação entre o desempenho acadêmico e a variável emocional no ensino mediado por tecnologia em odontologia
Moutinho MV, Mattos MFR, Berry MCC, Souza MIC, Quintão CCA
Departamento de Ortodontia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

De acordo com teorias da aprendizagem, as emoções são uma das bases na construção de conhecimento. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi explicitar a relação entre o desempenho acadêmico e a variável emocional em alunos matriculados na disciplina de Ortodontia Pré-clínica durante a pandemia do Covid-19 em uma instituição pública. A disciplina utilizou metodologia ativa aplicada ao ensino mediado por tecnologia, contendo vídeo-aulas e atividades assíncronas e, momentos síncronos semanais com os professores. Todos os alunos inscritos nos semestre de 2021.1 e 2021.2 participaram da pesquisa (n=69) e foram avaliados questionário de percepção, presença nos encontros síncronos e nas atividades e, notas (atividades e prova). Ambos os grupos relataram aumento da ansiedade (91,3%) e do cansaço mental (72,4%) devido a pandemia. Porém, os participantes relataram que os encontros síncronos proporcionaram momentos de interação que construiu confiança, compreensão mútua das situações e apoio para o aprendizado. Apesar da situação estressante induzida pelo COVID-19, 66,6% disseram que se sentem preparados para o futuro no que diz respeito à disciplina. Os alunos relatam uma experiência de aprendizado positiva, o que mostrou a importância do apoio emocional no sucesso acadêmico através do ensino mediado por tecnologias.

Os alunos relatam uma experiência de aprendizado positiva, o que mostrou a importância do apoio emocional no sucesso acadêmico através do ensino mediado por tecnologias.

PE014 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Qual a percepção sobre o manejo clínico de lesões cervicais não cariosas por estudantes de odontologia brasileiros?
Santin DC, Jacomine JC, Costa MP, Honório HM, Wang L
Dentístia, Endodontia e Materiais Odonto UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As lesões cervicais não cariosas (LCNC) possuem etiologia multifatorial dificultando o diagnóstico clínico e consequente manejo. A abordagem no ensino ainda é difusa, sem consenso mais robusto. Desta forma, a propagação bem embasada do conhecimento entre alunos de Odontologia pode auxiliar no processo de aprendizagem e a difusão mais apropriada. Este estudo objetivou mapear o conhecimento de alunos de Odontologia em relação às LCNC e o seu manejo clínico. 70 alunos de graduação das cinco regiões do Brasil responderam a um questionário eletrônico. O questionário foi estruturado em 4 áreas: conteúdo ministrado na graduação, fatores etiológicos, diagnóstico e tratamento dentário. A estatística descritiva foi utilizada para analisar os dados quantitativos. Os resultados mostram que o tema é abordado na grade curricular da maioria dos cursos (98,57%) e que 55% dos graduandos possuem conhecimento científico superior a 6 em relação ao manejo de LCNC. 77,13% sabem diferenciar os fatores etiológicos e 64,26% apresentam conhecimento intermediário quanto ao diagnóstico das lesões de forma apropriada. Com relação ao tratamento, 84% dos estudantes afirmaram dominar as indicações e opções terapêuticas, porém apenas 48,56% conduziriam a melhor abordagem odontológica.

Pode-se concluir que embora o tema esteja presente na formação acadêmica, o manejo clinico das LCNC ainda é um desafio para grande parte dos graduandos. Por isso, é fundamental que esta condição seja explorada interdisciplinarmente, maximizando o aprendizado e facilitando a tomada de decisão clínica.

(Apoio: CAPES  N° 001)