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 2101 Resumo encontrados. Mostrando de 2051 a 2060


PE019 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das mudanças no ensino da Radiologia Odontológica adotadas durante a pandemia em todo o Brasil
Rodrigues LG, Ribeiro IC, Soares GM, Carmelo JC, Nascimento GC, Silva AIV, Manzi FR
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo caracterizar o ensino da Radiologia Odontológica no Brasil na pandemia da COVID-19. A metodologia foi desenvolvida a partir de um questionário on-line aplicado no período de maio a outubro de 2021. Este questionário abordou três tópicos: perfil dos docentes, dificuldades e aprendizados em lecionar na pandemia e mudanças que permanecerão após o fim pandemia. A amostra contou com 61 professores da área de Radiologia Odontológica que lecionam em pelo menos um dos três níveis de atuação (técnico, graduação e pós-graduação) em Escolas de Odontologia localizadas em todo o território brasileiro. Os resultados foram sistematizados e obtidos por meio de planilhas no Microsoft Office. Observou-se que a maioria dos docentes participantes atuava no nível de graduação em capitais da região sudeste com carga horária entre 20 a 40 horas semanais. A falta de motivação dos docentes e o excesso de trabalho foram as dificuldades mais relatadas. Além disso, 42,62% destes consideram boa a participação dos alunos durante as aulas e mais da metade utilizarão de debates de casos clínicos e quiz como estratégia de didática no ensino. Dentre as mudanças que irão ser incorporadas pós-pandemia, 75,41% acreditam que reuniões com orientador acontecerão de maneira remota e 63,93% acham que aulas teóricas poderão ser realizadas remotamente.

A pandemia trouxe diversos desafios ao ensino da Radiologia Odontológica, estes estimularam os docentes a implementarem novas estratégias de aprendizado que poderão continuar sendo efetivas mesmo após o fim da pandemia.

(Apoio: FIP  N° 2021/27128)
PE020 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Orientações sobre a utilização da tomografia computadorizada na Odontologia
Vieira MA, Guedes JC, Costa ED, Tirapelli C
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A tomografia computadorizada de feixe cônico é um exame complementar ao diagnóstico clínico, que permite observar as estruturas maxilo-mandibulares tridimensionalmente. Por ser um exame cada vez mais utilizado na Odontologia, é importante que acadêmicos, profissionais e o público em geral recebam informações sobre a sua aplicação. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um vídeo informativo disponível a estudantes e ao público não acadêmico, sobre a tomografia computadorizada de feixe cônico. Para elaboração do vídeo foi realizada consulta em trabalhos publicados sobre a utilização da tomografia computadorizada na Odontologia, como também a colaboração de professores de Odontologia. O vídeo foi desenvolvido em linguagem simples e acessível, por meio de imagens ilustrativas para facilitar o aprendizado, com tempo de exibição de 2 minutos. Para proporcionar maior acesso ao público-alvo, o vídeo foi disponibilizado na Plataforma de vídeos do YouTube.

Essa forma de abordagem constitui uma importante forma de projeto de ensino e extensão direcionada a comunidade para divulgação e orientação de temas novos e relevantes que são de interesse da comunidade, mas não estão amplamente divulgados.

PE021 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Orientações sobre a utilização da inteligência artificial na Odontologia
Guedes JC, Vieira MA, Costa ED, Tirapelli C
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas e, também tem aplicações na área da saúde. Nesse sentido, é importante que acadêmicos e o público em geral recebam informações sobre a utilização desse recurso na Odontologia. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um vídeo informativo disponível a estudantes e ao público não acadêmico pelo canal do YouTube. Para elaboração do vídeo foi realizada consulta em trabalhos publicados sobre a utilização da inteligência artificial na Odontologia, principalmente na Radiologia Odontológica, onde a inteligência artificial tem se mostrado bastante promissora. Também colaboraram na elaboração do vídeo professores de Odontologia e Ciências da Computação. O vídeo foi desenvolvido com linguagem simples e acessível direcionada aos pacientes e público em geral, sendo disponibilizado na Plataforma de vídeos do Youtube. O vídeo apresenta cerca de 1 minuto, valendo-se da utilização de imagens e áudio, para que tivesse um conteúdo dinâmico para conquistar a atenção dos telespectadores.

Esse trabalho constitui um projeto de ensino e extensão visando auxiliar a comunicação dos cirurgiões-dentistas com os pacientes sobre a aplicabilidade e utilização da inteligência artificial na Odontologia

PE022 - Pesquisa em Ensino
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O impacto da gestação no microbioma de pacientes fumantes
Sorrentino SS, Monteiro MF, Peruzzo DC, Lacerda FG, Joly JC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE IGUAÇU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A gestação e o hábito de fumar podem modular o microbioma subgengival e desta forma impactar o ambiente e a saúde periodontal.No entanto, os efeitos da gestação no microbioma subgengival de fumantes ainda é pouco compreendido. Foi avaliado o impacto da gestação no microbioma em fumantes através de um estudo caso-controle. Amostras de biofilme subgengival de 25 mulheres fumantes foram coletadas, o DNA do biofilme foi extraído, a região 16S do rRNA foi sequenciado e os dados analisados com ferramentas de bioinformática. Todas as pacientes apresentavam saúde gengival e as gestantes estavam no terceiro trimestre de gravidez.Não foram observadas diferenças nos parâmetros clínicos e demográficos entre os grupos. Com relação à diversidade microbiana, não houve diferença entre os grupos para a diversidade alfa, enquanto na análise de diversidade beta, observou-se uma clusterização das amostras de cada grupo. Dentre as espécies diferencialmente abundantes entre os grupos, Não-gestantes apresentaram maiores quantidades de P. gingivalis, P. endodontales, T. forsythia, P. micra, F. nucleatum e F. alocis, enquanto em Gestantes, uma maior abundância de espécies dos gêneros Capnocytophaga, Prevotella, Selenomonas e Veillonella.

Conclui-se que a gestação interfere na microbiota subgengival de fumantes, causando uma alteração da diversidade microbiana associada ao aumento de espécies de Capnocytophaga, Prevotella, Selenomonas e Veillonella e redução das espécies P. gingivalis, P. endodontales, T. forsythia, P. micra, F. nucleatum e F. alocis no grupo gestantes.

PE023 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ensino, pesquisa e extensão integrados pela translação do conhecimento
Camargos CR, Silva EMM, Rocha KTD, Félix TR, Pinto RS, Vargas-Ferreira F, Mattos FF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A translação do conhecimento é um processo multidirecional e interativo e inclui síntese, disseminação, intercâmbio e aplicação do conhecimento, para circular e transformar os saberes gerados, democratizá-los e atingir a população não acadêmica, conforme proposto por Paulo Freire. A Faculdade de Odontologia da UFMG (FAO-UFMG) busca difundir o conhecimento gerado no Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública para gestores, acadêmicos e profissionais da área da saúde e desenvolve o projeto de extensão universitária "Translação do Conhecimento em Odontologia em Saúde Pública". Participam dele discentes de graduação e mestrandos do departamento de Odontologia Social e Preventiva da FAO-UFMG, sob coordenação docente. O conhecimento gerado é convertido em imagens e textos publicados em rede social. O engajamento às postagens na rede Instagram mostra que em 2022 foram alcançados diversos estados brasileiros, sendo maior a proporção de visualizações da região Sudeste. Brasileiros foram responsáveis por 95,7% dos acessos, seguido por espanhóis e norte-americanos (0,5% cada) e Venezuelanos (0,3%). A maior proporção de acessos deu-se entre pessoas dos 25 aos 34 anos (36,4%), seguido por pessoas 18 e 24 (30,4%) e pessoas entre 34 e 44 anos (19,5%). Mulheres (69,1%) acessaram mais do que homens (30,9%). Em média, cada publicação alcançou 1100 pessoas.

A rede social é um meio acessível, conveniente e oportuno para a comunicação científica entre quem produz o conhecimento na FAO-UFMG e quem o aplica na prática profissional.

(Apoio: PROEX UFMG/FAPEMIG)
PE025 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Aprendizado interprofissional pela educação remota: compreensão da experiência de estudantes de Odontologia no período pandêmico
Olsson TO, Toassi RFC
Dep. de Odontologia Preventiva e Social UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo qualitativo fenomenológico buscou compreender a experiência de aprendizado interprofissional vivenciada no período pandêmico do ensino remoto emergencial. Amostra foi constituída por estudantes de graduação em Odontologia de universidade pública brasileira, que concluíram a atividade de educação interprofissional (EIP) em 2021 (n=5). Entrevistas semiestruturadas (n=3) e análise documental dos portfólios individuais (n=5) foram utilizados para produção de dados. O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo. Influência de colegas-familiares-professores, reconhecimento da importância de atividades interdisciplinares-interprofissionais e o contexto da pandemia de COVID-19, motivaram a busca pela atividade de EIP remota. Nos diálogos com profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), os estudantes se aproximaram do cotidiano de trabalho e desafios enfrentados por essas equipes na pandemia. Aprendizagem em grupos de tutoria estimulou relações de interação-aprendizagem colaborativa entre as profissões. Limitações relacionadas ao acesso à internet/dispositivos eletrônicos e à criação de vínculos foram percebidas.

Atividade de EIP remota oportunizou aprendizados relacionados ao trabalho em equipe na APS, telessaúde/teleatendimento, permitindo o reconhecimento/valorização do aprender com/sobre outras profissões, da comunicação interprofissional e do cuidado centrado nos pacientes-usuários-famílias. Apesar deste resultado, a EIP presencial foi percebida como essencial na formação em saúde.

(Apoio: Bolsa de Iniciação Cientifica BIC-UFRGS  N° 30517)
PE026 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Características socioeconômicas e Racismo Moderno entre estudantes de graduação de Odontologia no Brasil
Lamenha-Lins RM, Carvalho GR, Bastos JLD, Paiva SM, Serra-Negra JMC
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal avaliou as características socioeconômicas de estudantes de graduação em Odontologia no Brasil e a sua associação com o Racismo Moderno (RM). O "racismo moderno", variável principal do estudo, é definido quando as pessoas agem externamente sem preconceitos, mas mantêm interiormente pensamentos e atitudes preconceituosas. Participaram 240 graduandos em Odontologia de Instituições de Ensino Superior (IES). Os estudantes responderam ao questionário eletrônico, por amostragem em bola de neve. Idade, sexo, cor da pele autodeclarada, anos de escolaridade paterna e materna, renda familiar mensal e região brasileira em que se encontra a IES foram coletadas. Os estudantes também responderam à versão brasileira da Escala de Racismo Moderno, onde maiores escores indicam traços mais acentuados de RM. Análises descritiva e Kruskal-Wallis foram realizadas (p<0,05). A maioria dos participantes era do sexo feminino (79,1%) e a média de idade foi de 24,9 anos (± 5,8). Dentre os estudantes, 58,3% autodeclararam-se brancos e 41,7% não-brancos. Mais da metade dos participantes pertencia à IES da região Sudeste (55,4%). A cor da pele autodeclarada pelos estudantes esteve associada com os escores da Escala de Racismo Moderno (p=0,038). O RM não esteve associado com escolaridade paterna (p=0,986), materna (p=0,745) e renda familiar mensal (p=0,680).

A cor da pele autodeclarada influenciou o relato de traços de Racismo Moderno nos estudantes de Odontologia, enquanto indicadores socioeconômicos (escolaridade e renda) não influenciaram este relato.

PE027 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Nível de Formação de Futuros Docentes de Odontologia em Programas de Pós-Graduação de Universidades do Brasil
Franco AM, Angonese CL, Araldi EC, Losekann AP, Debias EMF, Garcia FR, Scaravonatti M, Busato ALS
Odontologia UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A formação didático-pedagógica do professor de Odontologia tem sido debatida no meio acadêmico com as novas demandas sociais do mundo globalizado e informatizado. O objetivo deste trabalho é verificar a relevância da formação pedagógica pelos alunos dentro dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia do Brasil, bem como o grau de participação destes na ministração de aulas na graduação, na disciplina de estágio docência e conhecimentos didático-pedagógicos. O delineamento é quantitativo e qualitativo. Para a interpretação de cada programa, foi elaborado um questionário. Foram obtidas e analisadas 342 respostas. No mestrado e no doutorado, mais de 90% afirmam haver disciplinas voltadas ao exercício da docência, em que aproximadamente 70% se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com a formação docente do seu programa, e cerca de 60% considera a quantidade de horas-aula adequada no que se refere à formação docente. No doutorado, o número de futuros docentes que tiveram a oportunidade de ministrar aulas na graduação é maior (55,3%), comparado ao mestrado (30,1%). A maioria dos estudantes, nas questões quantitativas, assinalou estar satisfeito com a presença de atividades relacionadas à docência, e uma parcela relevante considera sua formação ruim ou muito ruim (35,7%).Outros destacaram a predominância da formação como pesquisador (12%) e a reduzida carga horária destinada à essa finalidade (12%).

Os resultados desta pesquisa concluem que valorizar o preparo didático-pedagógico dos futuros professores é de extrema importância.

(Apoio: CAPES)
PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A percepção dos formandos de odontologia durante a vivência do estágio supervisionado em unidades de atenção primária em saúde
Anunciação MS, Moimaz SAS, Cristino PS, Ramirez GTV, Saliba TA
Saude Coletiva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O PET SAÚDE GraduaSus foi uma iniciativa do governo brasileiro para induzir mudanças no curso de graduação. Uma das ações realizadas pelo PET SAÚDE implantada em uma universidade no Estado da Bahia foi a formação de preceptores. Nesta pesquisa o objetivo foi conhecer a percepção de formandos em Odontologia sobre a vivência no Estágio Supervisionado em Unidades de Atenção Primária em Saúde (APS) de Salvador-BA. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, de grupo focal. Ocorreram dois encontros, o primeiro com 20 formandos e duração de 50 minutos e 46 segundos, o segundo com 12 formandos e duração de 45 minutos e 04 segundos. Verificou-se que a vivência do estágio na APS fortaleceu a autonomia e humanização dos alunos de graduação, além de ressignificar a visão estigmatizada sobre o Sistema: "[...] isso é muito bacana por que a gente percebe que tem organização no serviço público, é muito diferente do que a mídia mostra". A preceptoria foi identificada como o elo mais forte na integração ensino-serviço, com notável dedicação dos profissionais, mas que se encontravam muitas vezes desmotivados: "Ele [o preceptor] chegou e falou que não tinha mais vontade de receber a gente por falta de incentivo".

Conclui-se que a imersão na APS se mostrou capaz quebrar paradigmas, desviando o antigo enfoque curativista para a atenção integral e humanizada, em acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Entretanto, existe fragilidade na relação com os preceptores e o estreitamento dos laços entre serviço-ensino-gestão devem ser cuidados para superação das barreiras.

PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de estratégia de comunicação e ensino da Clínica Ampliada de Promoção de Saúde utilizando redes sociais
Pieri HB, Pedra RC, Bello GVL, Rocha GPO, Martins R, Araujo ME, Carrer FCA
Odontologia Forense e Saúde Coletiva UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve o objetivo de desenvolver e analisar estratégias inovadoras de ensino aos alunos de graduação da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (CAPS) através do uso de redes sociais. Desenvolvemos estratégias de comunicação e ensino utilizando as redes sociais para atingir o público alvo. Elaboramos postagens em diversas mídias a fim de aumentar o engajamento dos alunos com conteúdos abordados. As postagens foram periódicas. Foram realizadas estatísticas descritivas das métricas disponibilizadas por cada plataforma a fim de mensurar o engajamento dos usuários. Foram produzidos 88 produtos digitais, distribuídos nas seguintes redes sociais: Instagram (48), YouTube (6), Facebook (15), Spotify (5), além de 14 materiais impressos. Os produtos foram disponibilizados no Instagram @FOUSPCAPS, no link da biografia e no site EvipOralHealth. Até o momento houve 9706 visualizações em vídeos, 4122 contas alcançadas e 374 visitas ao perfil.

Proporcionamos um cenário de prática de ensino inovadora utilizando comunicação em saúde. Construímos um processo de aprendizagem dinâmico com participação ativa dos alunos aproximando-os do conteúdo ministrado e aumentando o engajamento com as temáticas da disciplina.

(Apoio: PUB - Universidade de São Paulo)