Veja o Cronograma de Apresentação Completo
2115 Resumo encontrados. Mostrando de 2071 a 2080
PE026 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Características socioeconômicas e Racismo Moderno entre estudantes de graduação de Odontologia no Brasil
Lamenha-Lins RM, Carvalho GR, Bastos JLD, Paiva SM, Serra-Negra JMC
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
PE027 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Nível de Formação de Futuros Docentes de Odontologia em Programas de Pós-Graduação de Universidades do Brasil
Franco AM, Angonese CL, Araldi EC, Losekann AP, Debias EMF, Garcia FR, Scaravonatti M, Busato ALS
Odontologia UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: CAPES)
PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
A percepção dos formandos de odontologia durante a vivência do estágio supervisionado em unidades de atenção primária em saúde
Anunciação MS, Moimaz SAS, Cristino PS, Ramirez GTV, Saliba TA
Saude Coletiva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Desenvolvimento de estratégia de comunicação e ensino da Clínica Ampliada de Promoção de Saúde utilizando redes sociais
Pieri HB, Pedra RC, Bello GVL, Rocha GPO, Martins R, Araujo ME, Carrer FCA
Odontologia Social UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: PUB - Universidade de São Paulo)
PE030 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
O desenvolvimento de Serious Games para problematização de casos clínicos em Odontologia: uma estratégia em Educação Permanente em Saúde
Carmo CDS, Haddad AE, Meireles AAO, Nogueira JA, Monier EB, Huanca CM, Teixeira MAM, Oliveira AEF
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: FAPs - FAPEMA | Ministério da Saúde)
PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Disciplina de Educação Interprofissional: Avaliação da disponibilidade e aquisição de competências colaborativas
Rocha NB, Camargos DO, Amaral JHL, Senna MIB, Palmier AC
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: FAPs - FAPEMIG)
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Impacto da pandemia de COVID-19 na demanda estudantil por empréstimo de instrumentais odontológicos na Universidade Federal Fluminense
Martins RG, Carrasco BD, Mendes AS, Fusussi JF, Teixeira MCB, Silva AN
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
PO001 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Educação e promoção em saúde bucal: aplicação de metodologias ativas em crianças institucionalizadas
Silva MW, Franco ECD, Mendes LDM, Paiva SM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: CAPES)
PO002 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Prevalência e sequelas dos traumatismos na dentição decídua do PAATD/ISNF/UFF (2012-2019)
Bonelli JM, Fernandes TO, Resende MD, Ascenciano GR, Antunes LS, Antunes LAA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
(Apoio: FAPs - FAPRJ)
PO003 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Reestruturação da rede de saúde municipal na era covid-19: uma análise qualitativa
Caetano BBR, Maroso LP, Oliveira DD, Bavaresco CS, Moura FRR
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
2115 Resumo encontrados. Mostrando de 2071 a 2080
PE026 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Características socioeconômicas e Racismo Moderno entre estudantes de graduação de Odontologia no Brasil
Lamenha-Lins RM, Carvalho GR, Bastos JLD, Paiva SM, Serra-Negra JMC
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo transversal avaliou as características socioeconômicas de estudantes de graduação em Odontologia no Brasil e a sua associação com o Racismo Moderno (RM). O "racismo moderno", variável principal do estudo, é definido quando as pessoas agem externamente sem preconceitos, mas mantêm interiormente pensamentos e atitudes preconceituosas. Participaram 240 graduandos em Odontologia de Instituições de Ensino Superior (IES). Os estudantes responderam ao questionário eletrônico, por amostragem em bola de neve. Idade, sexo, cor da pele autodeclarada, anos de escolaridade paterna e materna, renda familiar mensal e região brasileira em que se encontra a IES foram coletadas. Os estudantes também responderam à versão brasileira da Escala de Racismo Moderno, onde maiores escores indicam traços mais acentuados de RM. Análises descritiva e Kruskal-Wallis foram realizadas (p<0,05). A maioria dos participantes era do sexo feminino (79,1%) e a média de idade foi de 24,9 anos (± 5,8). Dentre os estudantes, 58,3% autodeclararam-se brancos e 41,7% não-brancos. Mais da metade dos participantes pertencia à IES da região Sudeste (55,4%). A cor da pele autodeclarada pelos estudantes esteve associada com os escores da Escala de Racismo Moderno (p=0,038). O RM não esteve associado com escolaridade paterna (p=0,986), materna (p=0,745) e renda familiar mensal (p=0,680).
A cor da pele autodeclarada influenciou o relato de traços de Racismo Moderno nos estudantes de Odontologia, enquanto indicadores socioeconômicos (escolaridade e renda) não influenciaram este relato.
PE027 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Nível de Formação de Futuros Docentes de Odontologia em Programas de Pós-Graduação de Universidades do Brasil
Franco AM, Angonese CL, Araldi EC, Losekann AP, Debias EMF, Garcia FR, Scaravonatti M, Busato ALS
Odontologia UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A formação didático-pedagógica do professor de Odontologia tem sido debatida no meio acadêmico com as novas demandas sociais do mundo globalizado e informatizado. O objetivo deste trabalho é verificar a relevância da formação pedagógica pelos alunos dentro dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia do Brasil, bem como o grau de participação destes na ministração de aulas na graduação, na disciplina de estágio docência e conhecimentos didático-pedagógicos. O delineamento é quantitativo e qualitativo. Para a interpretação de cada programa, foi elaborado um questionário. Foram obtidas e analisadas 342 respostas. No mestrado e no doutorado, mais de 90% afirmam haver disciplinas voltadas ao exercício da docência, em que aproximadamente 70% se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com a formação docente do seu programa, e cerca de 60% considera a quantidade de horas-aula adequada no que se refere à formação docente. No doutorado, o número de futuros docentes que tiveram a oportunidade de ministrar aulas na graduação é maior (55,3%), comparado ao mestrado (30,1%). A maioria dos estudantes, nas questões quantitativas, assinalou estar satisfeito com a presença de atividades relacionadas à docência, e uma parcela relevante considera sua formação ruim ou muito ruim (35,7%).Outros destacaram a predominância da formação como pesquisador (12%) e a reduzida carga horária destinada à essa finalidade (12%).
Os resultados desta pesquisa concluem que valorizar o preparo didático-pedagógico dos futuros professores é de extrema importância.
(Apoio: CAPES)
PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
A percepção dos formandos de odontologia durante a vivência do estágio supervisionado em unidades de atenção primária em saúde
Anunciação MS, Moimaz SAS, Cristino PS, Ramirez GTV, Saliba TA
Saude Coletiva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O PET SAÚDE GraduaSus foi uma iniciativa do governo brasileiro para induzir mudanças no curso de graduação. Uma das ações realizadas pelo PET SAÚDE implantada em uma universidade no Estado da Bahia foi a formação de preceptores. Nesta pesquisa o objetivo foi conhecer a percepção de formandos em Odontologia sobre a vivência no Estágio Supervisionado em Unidades de Atenção Primária em Saúde (APS) de Salvador-BA. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, de grupo focal. Ocorreram dois encontros, o primeiro com 20 formandos e duração de 50 minutos e 46 segundos, o segundo com 12 formandos e duração de 45 minutos e 04 segundos. Verificou-se que a vivência do estágio na APS fortaleceu a autonomia e humanização dos alunos de graduação, além de ressignificar a visão estigmatizada sobre o Sistema: "[...] isso é muito bacana por que a gente percebe que tem organização no serviço público, é muito diferente do que a mídia mostra". A preceptoria foi identificada como o elo mais forte na integração ensino-serviço, com notável dedicação dos profissionais, mas que se encontravam muitas vezes desmotivados: "Ele [o preceptor] chegou e falou que não tinha mais vontade de receber a gente por falta de incentivo".
Conclui-se que a imersão na APS se mostrou capaz quebrar paradigmas, desviando o antigo enfoque curativista para a atenção integral e humanizada, em acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Entretanto, existe fragilidade na relação com os preceptores e o estreitamento dos laços entre serviço-ensino-gestão devem ser cuidados para superação das barreiras.
PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Desenvolvimento de estratégia de comunicação e ensino da Clínica Ampliada de Promoção de Saúde utilizando redes sociais
Pieri HB, Pedra RC, Bello GVL, Rocha GPO, Martins R, Araujo ME, Carrer FCA
Odontologia Social UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve o objetivo de desenvolver e analisar estratégias inovadoras de ensino aos alunos de graduação da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (CAPS) através do uso de redes sociais. Desenvolvemos estratégias de comunicação e ensino utilizando as redes sociais para atingir o público alvo. Elaboramos postagens em diversas mídias a fim de aumentar o engajamento dos alunos com conteúdos abordados. As postagens foram periódicas. Foram realizadas estatísticas descritivas das métricas disponibilizadas por cada plataforma a fim de mensurar o engajamento dos usuários. Foram produzidos 88 produtos digitais, distribuídos nas seguintes redes sociais: Instagram (48), YouTube (6), Facebook (15), Spotify (5), além de 14 materiais impressos. Os produtos foram disponibilizados no Instagram @FOUSPCAPS, no link da biografia e no site EvipOralHealth. Até o momento houve 9706 visualizações em vídeos, 4122 contas alcançadas e 374 visitas ao perfil.
Proporcionamos um cenário de prática de ensino inovadora utilizando comunicação em saúde. Construímos um processo de aprendizagem dinâmico com participação ativa dos alunos aproximando-os do conteúdo ministrado e aumentando o engajamento com as temáticas da disciplina.
(Apoio: PUB - Universidade de São Paulo)
PE030 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
O desenvolvimento de Serious Games para problematização de casos clínicos em Odontologia: uma estratégia em Educação Permanente em Saúde
Carmo CDS, Haddad AE, Meireles AAO, Nogueira JA, Monier EB, Huanca CM, Teixeira MAM, Oliveira AEF
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Aprendizagem Baseada em Problemas, a partir da análise e resolução de casos clínicos, tem sido uma prática constante no processo de ensino e de aprendizagem em Odontologia. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento de serious games para problematização de casos clínicos, como estratégia de fortalecimento da Educação Permanente em Odontologia. O desenvolvimento dos serious games foi realizado em ferramenta web - GameCase Admin, registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) - número BR512021001271-2. Iniciou-se com a elaboração e validação dos casos clínicos, produção gráfica de cenários/personagens, desenvolvimento e validação na plataforma, e publicação na web/lojas Android e Apple. Foram disponibilizados gratuitamente 22 casos clínicos, como estratégias de qualificação à atenção à saúde, em odontopediatria, endodontia, prótese dentária, dentística restauradora e odontologia para pacientes com necessidades especiais, com abordagens à pessoa com vírus HIV, síndrome de Down, transtorno do espectro do autismo, diabetes mellitus e hipertensão arterial, gestante ou sífilis congênita. Estes têm sido publicados em repositórios de objetos de aprendizagem internacionais (Merlot), com traduções para as línguas inglesa e espanhola, e com a produção contínua de novos casos.
O desenvolvimento de serious games pode impulsionar a aplicação da aprendizagem baseada em problemas, com a análise de etapas essenciais na resolução de casos clínicos de Odontologia, com acesso universal, gratuito, nacional e internacional.
(Apoio: FAPs - FAPEMA | Ministério da Saúde)
PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Disciplina de Educação Interprofissional: Avaliação da disponibilidade e aquisição de competências colaborativas
Rocha NB, Camargos DO, Amaral JHL, Senna MIB, Palmier AC
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se analisar disciplina de Educação Interprofissional (EIP) ofertada na Faculdade de Odontologia-UFMG em relação ao desenvolvimento de competências colaborativas e prontidão para EIP. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, com estudantes matriculados no 2º semestre de 2021(n=17). A escala Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) foi aplicada em dois momentos online para avaliar disponibilidade para EIP no início da disciplina e ao final junto com grupo focal. Também foram avaliadas variáveis demográficas e participação em atividade interprofissional. Os dados foram exportados para excel, sendo os dados quantitativos analisados pelo programa SPSS e qualitativos pela análise temática. Os preceitos éticos foram respeitados. Os estudantes tinham idade média de 25(±4,7) anos, sendo maioria: mulheres (78,6%), primeira metade do curso (64,3%) e sem participação em atividade interprofissional (71,4%). Três estudantes não concluíram a disciplina. Houve aumento significante da disponibilidade para EIP (p=0,03), de 153,0(±5,9) para 157,5(±2,0), principalmente no domínio Trabalho em Equipe e Colaboração (média aumentou de 72,0 para 74,6; p=0,04) após a disciplina. Na análise das falas, verificou-se desenvolvimento de habilidades nos estudantes para Trabalho em Equipe, Comunicação Interprofissional e Ética, influenciando de forma positiva sua formação profissional.
Conclui-se que a disciplina proposta foi efetiva, melhorando a disponibilidade em relação à EIP e desenvolvendo habilidades colaborativas nos estudantes.
(Apoio: FAPs - FAPEMIG)
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Impacto da pandemia de COVID-19 na demanda estudantil por empréstimo de instrumentais odontológicos na Universidade Federal Fluminense
Martins RG, Carrasco BD, Mendes AS, Fusussi JF, Teixeira MCB, Silva AN
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O estudo objetiva analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na demanda por empréstimo de instrumentais odontológicos por acadêmicos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (campus Niterói). O Banco de Instrumentais Odontológicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (BIOFOUFF) é uma ação extensionista que tem por objetivo emprestar instrumentais odontológicos para acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação é fruto da parceria entre docentes, estudantes, gestores acadêmicos e de unidade e representantes do diretório estudantil. Comparou-se o número de estudantes contemplados com empréstimos do BIOFOUFF e o número de instrumentais cedidos nos 3 editais realizados: 2019 (antes da pandemia), 2021 (com retorno parcial das atividades acadêmicas) e 2022 (com retorno completo). Em 2019, 8 estudantes foram beneficiados e 258 instrumentais foram emprestados. Em 2021,18 estudantes foram beneficiados (aumento de 125%) e 863 instrumentais emprestados (aumento de 234%). Em 2022 houve aumento de 61,1% no número beneficiados (29) e de 4,3% no total de instrumentais cedidos (900) em relação a 2021.
A pandemia provocou um aumento expressivo no número de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica apoiados pelo BIOFUFF e na demanda por instrumentais. Nesse contexto desafiador, o BIOFOUFF representou um importante instrumento pedagógico para a sustentação da diversidade socioeconômica dos graduandos de Odontologia.
PO001 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Educação e promoção em saúde bucal: aplicação de metodologias ativas em crianças institucionalizadas
Silva MW, Franco ECD, Mendes LDM, Paiva SM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A parentalidade exerce um papel fundamental no desenvolvimento biológico, social e cognitivo da criança, a negligência de pais e cuidadores, ocasionam a institucionalização que por sua vez tem o papel de garantir a proteção integral. Afim de promover a saúde de crianças institucionalizadas em abrigos de Divinópolis/MG, Brasil, o Programa ACOLHER vinculado a UFSJ realiza Oficinas de Saúde, usando metodologias ativas de gamificação em saúde bucal. buscando compreender a percepção e conhecimento de crianças pré-escolares institucionalizadas acerca dos fatores determinantes de saúde bucal. Para uma atividade utilizou-se material lúdico em pelúcia. Os dispositivos de interação adotados instigava a contribuição na construção de uma estória com foco na saúde bucal. A metodologia lançava mão de desafios e recompensas com a oportunidade de influenciar nos pontos chave da oficina. Embora a atividade tenha evidenciado a pouca ou nenhuma informação sobre autocuidado, déficit de consultas odontológicas e conhecimento relacionado a saúde bucal.
Diante dos desfechos da institucionalização que conseqüentemente refletirá no futuro, o alfabetismo em saúde das crianças e cuidadores das Casas de Acolhimento e o impacto que a saúde bucal tem sobre o bem estar funcional e emocional destes indivíduos mostraram-se cruciais para o desenvolvimento de uma infância saudável. É nesta fase da vida que as relações biopsicossociais estão em maturação e os problemas bucais podem impactar negativamente a qualidade de vida das crianças e do futuro adulto.
(Apoio: CAPES)
PO002 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Prevalência e sequelas dos traumatismos na dentição decídua do PAATD/ISNF/UFF (2012-2019)
Bonelli JM, Fernandes TO, Resende MD, Ascenciano GR, Antunes LS, Antunes LAA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se avaliar a prevalência de traumatismos dentários (TD) na dentição decídua e as sequelas observadas nos pacientes inseridos no Programa de Atendimento e Acompanhamento ao Traumatismo Dentário do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (PAATD/ISNF/UFF), de 2012-2019. Uma análise retrospectiva de 210 prontuários foi realizada coletando-se dados do paciente (sexo, idade, busca por atendimento) e do TD por dente (dente mais acometido, tipo de trauma, sequelas na dentição decídua e permanente). Por meio de uma análise descritiva foram obtidas as frequências dos dados. De um total de 210 prontuários incluídos, 116 (55,20%) eram do sexo masculino. A média de idade foi de 3,51 anos (DP 1,52). Observou-se que 82,40% da amostra buscou por atendimento mediato. De 371 dentes decíduos com TD 82,70% foram os incisivos centrais, o tipo mais prevalente a concussão (27%), 210 (56,60%) tiveram sequelas e mais frequente foi a descoloração coronária (38,57%). De 148 dentes permanentes sucessores erupcionados em acompanhamento 36 (24,30%) apresentavam sequelas resultantes de TD na dentição decídua. A sequela mais presente foi a opacidade demarcada (61,10%).
Assim, este estudo demonstrou o perfil dos TD na dentição decídua e que seu acompanhamento que pode gerar sequelas na própria dentição como na dentição subsequente. Dessa forma, como o PAATD é um centro de referência da região, este estudo facilitará ações preventivas, bem como planejamento de novas diretrizes para melhor atender o perfil da comunidade
(Apoio: FAPs - FAPRJ)
PO003 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Reestruturação da rede de saúde municipal na era covid-19: uma análise qualitativa
Caetano BBR, Maroso LP, Oliveira DD, Bavaresco CS, Moura FRR
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Com a Pandemia da COVID-19 decretada no ano de 2020, foi necessário que os municípios desenvolvessem estratégias para enfrentar as novas demandas que surgiram devido ao estado pandêmico e à necessidade de contenção do vírus. O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise qualitativa descrevendo as mudanças na rotina de planejamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no município de Esteio/RS durante os seis primeiros meses da Pandemia. A coleta de dados foi realizada através de entrevista individual de forma online com 17 funcionários do município de Esteio/RS em cargos de gestão nos diferentes níveis de atenção. Na sequência, foi realizada a Análise de Conteúdo Temática, utilizando a técnica de amostragem por saturação. Como resultados foram encontradas as categorias de interesse: reordenação do cuidado, controle de infecção, re-setorização de recursos humanos e redefinição de diferentes papéis dos trabalhadores. Foi constatado um impacto na RAS do município na área de educação em saúde, na reorganização dos serviços por parte dos gestores e uma otimização dos recursos, em todos os níveis de atenção.
Esses resultados demonstram a profunda reestruturação da RAS para evitar a disseminação do coronavírus e o profissionalismo dos recursos humanos frente aos novos desafios sem precedentes. Nossos resultados poderão ser utilizados por outros municípios frente a novos eventos emergentes, podendo ser modificados e qualificados conforme o perfil das demandas emergentes sem precedentes.