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 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 2061 a 2070


PE015 - Pesquisa em Ensino
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo comparativo de ferramentas de aprendizagem para preparos dentários em prótese fixa
Gomes MSS, Kojima AN, Andreatta Filho OD, Nishioka RS, Paes-Junior TJA
Departamento de Materiais Odontológicos INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No ensino teórico-prático em prótese fixa docentes utilizam diversos recursos didáticos no intuito de ensinar o conceito de um preparo dental ideal; conteúdo esse que deve ser aplicado e refinado na prática odontológica. O presente estudo teve como objetivo validar duas ferramentas no ensino e aprendizagem em Prótese Fixa. Participaram da pesquisa 61 alunos da graduação em Odontologia e duas metodologias foram avaliadas: 1) Aplicativo de celular contendo os principais preparos coronários e, 2) manequim com esquema de cores que calibrar os alunos na quantidade de redução coronária. Como metodologia os alunos realizaram o preparo de um dente íntegro antes e após o uso das ferramentas didáticas do aplicativo e manequim. Os preparos foram escaneados e um software de análise de deformidade de superfície avaliou a diferença entre o preparo realizado após a aplicação da metodologia x valor de referência, podendo assim ser inferida a melhora no resultado da aplicação da metodologia. Os dados computados foram analisados estatisticamente pelo test t com nível de significância estabelecido foi de p<0,05.

A metodologia do aplicativo de celular mostrou poucas diferenças estatísticas quando comparado ao método do manequim com esquema de cores, esse último supriu 3 das principais dificuldades dos alunos relatadas no questionário inicial. Ambas as metodologias, foram aprovadas 96,77% (Aplicativo) e 98,39% (Manequim) pelos alunos e validadas como metodologias auxiliares ao ensino em PPF e odontologia.

(Apoio: CAPES)
PE016 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto de uma intervenção educacional sobre aconselhamento antitabágico para cirurgiões-dentistas e estudantes de odontologia
Carrard VC, Herpich TL, Roxo-Gonçalves M, Mendes EM, Romanini J
Departamento de Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tabagismo é um importante problema de saúde pública caracterizado pela dependência da nicotina. Na boca, o tabaco está associado a diferentes doenças como leucoplasia e carcinoma espinocelular. Estudos mostram que a orientação do cirurgião-dentista pode ter efeitos positivos no auxílio à cessação do tabagismo. Apesar disso, poucos profissionais recebem treinamento para abordar essa questão durante a sua formação. Este estudo quase experimental avaliou conhecimentos, atitudes e percepções sobre o aconselhamento para cessação do tabagismo (ACT). A amostra do estudo foi composta por cirurgiões-dentistas e estudantes de odontologia que participaram de uma atividade de educação permanente (AEP) sobre cessação do tabagismo promovida pelo TelessaúdeRS. Os participantes (n=94) responderam um questionário antes e após uma uma palestra para mensurar o impacto da atividade. Todos participantes afirmaram que questionam sobre consumo de cigarros, mas poucos perguntam sobre formas alternativas de exposição como narguilé (25,5%) e cigarro eletrônico (31,9%). Poucos participantes (33,0%) afirmaram ter recebido orientação sobre ACT durante a graduação, mas 96,2% deles referiu que têm interesse neste tipo de atividade. Após a intervenção, houve aumento de 10,7% na percepção do ACT como uma abordagem efetiva (Qui-quadrado, p=0.03). Além disso, a autoconfiança para abordar os pacientes e falar sobre o tema passou de 8.9% para 23.3% (Qui-quadrado, p<0.01).

Conclui-se que o conhecimento sobre o assunto deve ser aprimorado e que o mesmo deveria ser incorporado em AEP.

PE017 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Benefits of using an audience response system to perform a case-based learning sections during a flipped course about oral mucosal diseases
Stelter GO, Sangoi MGR, Braun LW, Wagner VP, Martins MAT, Oliveira MG, Martins MD, Carrard VC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

To explore the potential of alternative teaching methods for the diagnostic process for oral mucosal lesions and the students' perception in relation to an audience response system use. The impact of a 14-weeks course about oral mucosal lesions diagnosis on the diagnostic abilities of 27 dental undergraduate students were assessed by means a 30 questions quiz based on clinical photos. The quiz comprised benign, potentially malignant, and malignant oral mucosal lesions. The course followed the flipped-classroom approach associated to 90 minutes weekly synchronous sections for clinical cases discussion using an audience response system (Socrative) to promote active learning. After the course, the students answered a questionnaire about their perception in relation to the teaching approaches. After the course, the students scored better in the diagnostic abilities quiz (p<0.01, Wilkoxon's test), showing a mean increase of 25.1% in the number of correct answers. Most students perceived that use of audience response system was enjoyable, promote active participation, and improve their understanding along the course.

This study demonstrates that the association of flipped classroom method and active learning tools are capable to engage dental students e promote knowledge increase in relation to distinguishing oral mucosal diseases. Further studies are needed to evaluate the effect of those methods on the knowledge retention.

PE018 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de achados incidentais em radiografias panorâmicas e sua importância no diagnóstico prévio de calcificações da artéria carótida
Vidovichi JA, Felgueiras GS, Silva AM, Alves FRF, Marques AA, Brasil SC
Odontologia UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi revisar a literatura quanto a importância da identificação de achados incidentais em radiografias panorâmicas e sua legitimidade para o diagnóstico de calcificações da artéria carótida (CACs). A base de dados utilizada para a busca eletrônica foi o PubMed, sem restrição de idioma e ano de publicação. Dos 163 artigos encontrados, 88 demonstraram achados incidentais gerais e em 15 foram detectados CACs. Compilando os resultados dos estudos, foram analisadas 21.387 radiografias panorâmicas, solicitadas como exame de rotina a pacientes de 18 e 89 anos. Imagens sugestivas de CACs foram relatadas em 12 artigos, que juntos analisaram 1.186 radiografias. Com base nestes dados, pôde-se inferir uma prevalência de CACs em 73,17% de pacientes acima de 60 anos, sendo 52,08% mulheres. Além disso, em CACs bilaterais foram identificadas em 24,83% dos casos. Seis artigos não relataram informações quanto ao histórico de outras doenças potencialmente associadas e 7 revelaram associação com a dislipidemia. Diabetes Mellitus e hiperlipidemia foram as comorbidades mais frequentemente associadas às CACs. Apenas um artigo apontou a associação com o consumo de álcool.

Foi possível concluir que uma análise criteriosa das radiografias panorâmicas pode ser determinante para a identificação de achados incidentais de grande relevância médica, como é o caso das CACs.

PE019 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das mudanças no ensino da Radiologia Odontológica adotadas durante a pandemia em todo o Brasil
Rodrigues LG, Ribeiro IC, Soares GM, Carmelo JC, Nascimento GC, Silva AIV, Manzi FR
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo caracterizar o ensino da Radiologia Odontológica no Brasil na pandemia da COVID-19. A metodologia foi desenvolvida a partir de um questionário on-line aplicado no período de maio a outubro de 2021. Este questionário abordou três tópicos: perfil dos docentes, dificuldades e aprendizados em lecionar na pandemia e mudanças que permanecerão após o fim pandemia. A amostra contou com 61 professores da área de Radiologia Odontológica que lecionam em pelo menos um dos três níveis de atuação (técnico, graduação e pós-graduação) em Escolas de Odontologia localizadas em todo o território brasileiro. Os resultados foram sistematizados e obtidos por meio de planilhas no Microsoft Office. Observou-se que a maioria dos docentes participantes atuava no nível de graduação em capitais da região sudeste com carga horária entre 20 a 40 horas semanais. A falta de motivação dos docentes e o excesso de trabalho foram as dificuldades mais relatadas. Além disso, 42,62% destes consideram boa a participação dos alunos durante as aulas e mais da metade utilizarão de debates de casos clínicos e quiz como estratégia de didática no ensino. Dentre as mudanças que irão ser incorporadas pós-pandemia, 75,41% acreditam que reuniões com orientador acontecerão de maneira remota e 63,93% acham que aulas teóricas poderão ser realizadas remotamente.

A pandemia trouxe diversos desafios ao ensino da Radiologia Odontológica, estes estimularam os docentes a implementarem novas estratégias de aprendizado que poderão continuar sendo efetivas mesmo após o fim da pandemia.

(Apoio: FIP  N° 2021/27128)
PE020 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Orientações sobre a utilização da tomografia computadorizada na Odontologia
Vieira MA, Guedes JC, Costa ED, Tirapelli C
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A tomografia computadorizada de feixe cônico é um exame complementar ao diagnóstico clínico, que permite observar as estruturas maxilo-mandibulares tridimensionalmente. Por ser um exame cada vez mais utilizado na Odontologia, é importante que acadêmicos, profissionais e o público em geral recebam informações sobre a sua aplicação. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um vídeo informativo disponível a estudantes e ao público não acadêmico, sobre a tomografia computadorizada de feixe cônico. Para elaboração do vídeo foi realizada consulta em trabalhos publicados sobre a utilização da tomografia computadorizada na Odontologia, como também a colaboração de professores de Odontologia. O vídeo foi desenvolvido em linguagem simples e acessível, por meio de imagens ilustrativas para facilitar o aprendizado, com tempo de exibição de 2 minutos. Para proporcionar maior acesso ao público-alvo, o vídeo foi disponibilizado na Plataforma de vídeos do YouTube.

Essa forma de abordagem constitui uma importante forma de projeto de ensino e extensão direcionada a comunidade para divulgação e orientação de temas novos e relevantes que são de interesse da comunidade, mas não estão amplamente divulgados.

PE021 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Orientações sobre a utilização da inteligência artificial na Odontologia
Guedes JC, Vieira MA, Costa ED, Tirapelli C
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas e, também tem aplicações na área da saúde. Nesse sentido, é importante que acadêmicos e o público em geral recebam informações sobre a utilização desse recurso na Odontologia. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um vídeo informativo disponível a estudantes e ao público não acadêmico pelo canal do YouTube. Para elaboração do vídeo foi realizada consulta em trabalhos publicados sobre a utilização da inteligência artificial na Odontologia, principalmente na Radiologia Odontológica, onde a inteligência artificial tem se mostrado bastante promissora. Também colaboraram na elaboração do vídeo professores de Odontologia e Ciências da Computação. O vídeo foi desenvolvido com linguagem simples e acessível direcionada aos pacientes e público em geral, sendo disponibilizado na Plataforma de vídeos do Youtube. O vídeo apresenta cerca de 1 minuto, valendo-se da utilização de imagens e áudio, para que tivesse um conteúdo dinâmico para conquistar a atenção dos telespectadores.

Esse trabalho constitui um projeto de ensino e extensão visando auxiliar a comunicação dos cirurgiões-dentistas com os pacientes sobre a aplicabilidade e utilização da inteligência artificial na Odontologia

PE022 - Pesquisa em Ensino
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O impacto da gestação no microbioma de pacientes fumantes
Sorrentino SS, Monteiro MF, Peruzzo DC, Lacerda FG, Joly JC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE IGUAÇU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A gestação e o hábito de fumar podem modular o microbioma subgengival e desta forma impactar o ambiente e a saúde periodontal.No entanto, os efeitos da gestação no microbioma subgengival de fumantes ainda é pouco compreendido. Foi avaliado o impacto da gestação no microbioma em fumantes através de um estudo caso-controle. Amostras de biofilme subgengival de 25 mulheres fumantes foram coletadas, o DNA do biofilme foi extraído, a região 16S do rRNA foi sequenciado e os dados analisados com ferramentas de bioinformática. Todas as pacientes apresentavam saúde gengival e as gestantes estavam no terceiro trimestre de gravidez.Não foram observadas diferenças nos parâmetros clínicos e demográficos entre os grupos. Com relação à diversidade microbiana, não houve diferença entre os grupos para a diversidade alfa, enquanto na análise de diversidade beta, observou-se uma clusterização das amostras de cada grupo. Dentre as espécies diferencialmente abundantes entre os grupos, Não-gestantes apresentaram maiores quantidades de P. gingivalis, P. endodontales, T. forsythia, P. micra, F. nucleatum e F. alocis, enquanto em Gestantes, uma maior abundância de espécies dos gêneros Capnocytophaga, Prevotella, Selenomonas e Veillonella.

Conclui-se que a gestação interfere na microbiota subgengival de fumantes, causando uma alteração da diversidade microbiana associada ao aumento de espécies de Capnocytophaga, Prevotella, Selenomonas e Veillonella e redução das espécies P. gingivalis, P. endodontales, T. forsythia, P. micra, F. nucleatum e F. alocis no grupo gestantes.

PE023 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ensino, pesquisa e extensão integrados pela translação do conhecimento
Camargos CR, Silva EMM, Rocha KTD, Félix TR, Pinto RS, Vargas-Ferreira F, Mattos FF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A translação do conhecimento é um processo multidirecional e interativo e inclui síntese, disseminação, intercâmbio e aplicação do conhecimento, para circular e transformar os saberes gerados, democratizá-los e atingir a população não acadêmica, conforme proposto por Paulo Freire. A Faculdade de Odontologia da UFMG (FAO-UFMG) busca difundir o conhecimento gerado no Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública para gestores, acadêmicos e profissionais da área da saúde e desenvolve o projeto de extensão universitária "Translação do Conhecimento em Odontologia em Saúde Pública". Participam dele discentes de graduação e mestrandos do departamento de Odontologia Social e Preventiva da FAO-UFMG, sob coordenação docente. O conhecimento gerado é convertido em imagens e textos publicados em rede social. O engajamento às postagens na rede Instagram mostra que em 2022 foram alcançados diversos estados brasileiros, sendo maior a proporção de visualizações da região Sudeste. Brasileiros foram responsáveis por 95,7% dos acessos, seguido por espanhóis e norte-americanos (0,5% cada) e Venezuelanos (0,3%). A maior proporção de acessos deu-se entre pessoas dos 25 aos 34 anos (36,4%), seguido por pessoas 18 e 24 (30,4%) e pessoas entre 34 e 44 anos (19,5%). Mulheres (69,1%) acessaram mais do que homens (30,9%). Em média, cada publicação alcançou 1100 pessoas.

A rede social é um meio acessível, conveniente e oportuno para a comunicação científica entre quem produz o conhecimento na FAO-UFMG e quem o aplica na prática profissional.

(Apoio: PROEX UFMG/FAPEMIG)
PE025 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Aprendizado interprofissional pela educação remota: compreensão da experiência de estudantes de Odontologia no período pandêmico
Olsson TO, Toassi RFC
Dep. de Odontologia Preventiva e Social UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo qualitativo fenomenológico buscou compreender a experiência de aprendizado interprofissional vivenciada no período pandêmico do ensino remoto emergencial. Amostra foi constituída por estudantes de graduação em Odontologia de universidade pública brasileira, que concluíram a atividade de educação interprofissional (EIP) em 2021 (n=5). Entrevistas semiestruturadas (n=3) e análise documental dos portfólios individuais (n=5) foram utilizados para produção de dados. O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo. Influência de colegas-familiares-professores, reconhecimento da importância de atividades interdisciplinares-interprofissionais e o contexto da pandemia de COVID-19, motivaram a busca pela atividade de EIP remota. Nos diálogos com profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), os estudantes se aproximaram do cotidiano de trabalho e desafios enfrentados por essas equipes na pandemia. Aprendizagem em grupos de tutoria estimulou relações de interação-aprendizagem colaborativa entre as profissões. Limitações relacionadas ao acesso à internet/dispositivos eletrônicos e à criação de vínculos foram percebidas.

Atividade de EIP remota oportunizou aprendizados relacionados ao trabalho em equipe na APS, telessaúde/teleatendimento, permitindo o reconhecimento/valorização do aprender com/sobre outras profissões, da comunicação interprofissional e do cuidado centrado nos pacientes-usuários-famílias. Apesar deste resultado, a EIP presencial foi percebida como essencial na formação em saúde.

(Apoio: Bolsa de Iniciação Cientifica BIC-UFRGS  N° 30517)