
2101 Resumo encontrados. Mostrando de 2061 a 2070
PE030 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
O desenvolvimento de Serious Games para problematização de casos clínicos em Odontologia: uma estratégia em Educação Permanente em Saúde
Carmo CDS, Haddad AE, Meireles AAO, Nogueira JA, Ferreira EB, Huanca CM, Teixeira MAM, Oliveira AEF
PPGO/UFMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Aprendizagem Baseada em Problemas, a partir da análise e resolução de casos clínicos, tem sido uma prática constante no processo de ensino e de aprendizagem em Odontologia. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento de serious games para problematização de casos clínicos, como estratégia de fortalecimento da Educação Permanente em Odontologia. O desenvolvimento dos serious games foi realizado em ferramenta web - GameCase Admin, registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) - número BR512021001271-2. Iniciou-se com a elaboração e validação dos casos clínicos, produção gráfica de cenários/personagens, desenvolvimento e validação na plataforma, e publicação na web/lojas Android e Apple. Foram disponibilizados gratuitamente 22 casos clínicos, como estratégias de qualificação à atenção à saúde, em odontopediatria, endodontia, prótese dentária, dentística restauradora e odontologia para pacientes com necessidades especiais, com abordagens à pessoa com vírus HIV, síndrome de Down, transtorno do espectro do autismo, diabetes mellitus e hipertensão arterial, gestante ou sífilis congênita. Estes têm sido publicados em repositórios de objetos de aprendizagem internacionais (Merlot), com traduções para as línguas inglesa e espanhola, e com a produção contínua de novos casos.
O desenvolvimento de serious games pode impulsionar a aplicação da aprendizagem baseada em problemas, com a análise de etapas essenciais na resolução de casos clínicos de Odontologia, com acesso universal, gratuito, nacional e internacional.
(Apoio: FAPs - FAPEMA | Ministério da Saúde)
PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Disciplina de Educação Interprofissional: Avaliação da disponibilidade e aquisição de competências colaborativas
Rocha NB, Camargos DO, Amaral JHL, Senna MIB, Palmier AC
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se analisar disciplina de Educação Interprofissional (EIP) ofertada na Faculdade de Odontologia-UFMG em relação ao desenvolvimento de competências colaborativas e prontidão para EIP. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, com estudantes matriculados no 2º semestre de 2021(n=17). A escala Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) foi aplicada em dois momentos online para avaliar disponibilidade para EIP no início da disciplina e ao final junto com grupo focal. Também foram avaliadas variáveis demográficas e participação em atividade interprofissional. Os dados foram exportados para excel, sendo os dados quantitativos analisados pelo programa SPSS e qualitativos pela análise temática. Os preceitos éticos foram respeitados. Os estudantes tinham idade média de 25(±4,7) anos, sendo maioria: mulheres (78,6%), primeira metade do curso (64,3%) e sem participação em atividade interprofissional (71,4%). Três estudantes não concluíram a disciplina. Houve aumento significante da disponibilidade para EIP (p=0,03), de 153,0(±5,9) para 157,5(±2,0), principalmente no domínio Trabalho em Equipe e Colaboração (média aumentou de 72,0 para 74,6; p=0,04) após a disciplina. Na análise das falas, verificou-se desenvolvimento de habilidades nos estudantes para Trabalho em Equipe, Comunicação Interprofissional e Ética, influenciando de forma positiva sua formação profissional.
Conclui-se que a disciplina proposta foi efetiva, melhorando a disponibilidade em relação à EIP e desenvolvendo habilidades colaborativas nos estudantes.
(Apoio: FAPs - FAPEMIG)
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Impacto da pandemia de COVID-19 na demanda estudantil por empréstimo de instrumentais odontológicos na Universidade Federal Fluminense
Martins RG, Carrasco BD, Mendes AS, Fusussi JF, Teixeira MCB, Silva AN
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O estudo objetiva analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na demanda por empréstimo de instrumentais odontológicos por acadêmicos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (campus Niterói). O Banco de Instrumentais Odontológicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (BIOFOUFF) é uma ação extensionista que tem por objetivo emprestar instrumentais odontológicos para acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação é fruto da parceria entre docentes, estudantes, gestores acadêmicos e de unidade e representantes do diretório estudantil. Comparou-se o número de estudantes contemplados com empréstimos do BIOFOUFF e o número de instrumentais cedidos nos 3 editais realizados: 2019 (antes da pandemia), 2021 (com retorno parcial das atividades acadêmicas) e 2022 (com retorno completo). Em 2019, 8 estudantes foram beneficiados e 258 instrumentais foram emprestados. Em 2021,18 estudantes foram beneficiados (aumento de 125%) e 863 instrumentais emprestados (aumento de 234%). Em 2022 houve aumento de 61,1% no número beneficiados (29) e de 4,3% no total de instrumentais cedidos (900) em relação a 2021.
A pandemia provocou um aumento expressivo no número de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica apoiados pelo BIOFUFF e na demanda por instrumentais. Nesse contexto desafiador, o BIOFOUFF representou um importante instrumento pedagógico para a sustentação da diversidade socioeconômica dos graduandos de Odontologia.
PO001 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Educação e promoção em saúde bucal: aplicação de metodologias ativas em crianças institucionalizadas
Silva MW, Franco ECD, Mendes LDM, Paiva SM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A parentalidade exerce um papel fundamental no desenvolvimento biológico, social e cognitivo da criança, a negligência de pais e cuidadores, ocasionam a institucionalização que por sua vez tem o papel de garantir a proteção integral. Afim de promover a saúde de crianças institucionalizadas em abrigos de Divinópolis/MG, Brasil, o Programa ACOLHER vinculado a UFSJ realiza Oficinas de Saúde, usando metodologias ativas de gamificação em saúde bucal. buscando compreender a percepção e conhecimento de crianças pré-escolares institucionalizadas acerca dos fatores determinantes de saúde bucal. Para uma atividade utilizou-se material lúdico em pelúcia. Os dispositivos de interação adotados instigava a contribuição na construção de uma estória com foco na saúde bucal. A metodologia lançava mão de desafios e recompensas com a oportunidade de influenciar nos pontos chave da oficina. Embora a atividade tenha evidenciado a pouca ou nenhuma informação sobre autocuidado, déficit de consultas odontológicas e conhecimento relacionado a saúde bucal.
Diante dos desfechos da institucionalização que conseqüentemente refletirá no futuro, o alfabetismo em saúde das crianças e cuidadores das Casas de Acolhimento e o impacto que a saúde bucal tem sobre o bem estar funcional e emocional destes indivíduos mostraram-se cruciais para o desenvolvimento de uma infância saudável. É nesta fase da vida que as relações biopsicossociais estão em maturação e os problemas bucais podem impactar negativamente a qualidade de vida das crianças e do futuro adulto.
(Apoio: CAPES)
PO002 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Prevalência e sequelas dos traumatismos na dentição decídua do PAATD/ISNF/UFF (2012-2019)
Bonelli JM, Fernandes TO, Resende MD, Ascenciano GR, Antunes LS, Antunes LAA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se avaliar a prevalência de traumatismos dentários (TD) na dentição decídua e as sequelas observadas nos pacientes inseridos no Programa de Atendimento e Acompanhamento ao Traumatismo Dentário do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense (PAATD/ISNF/UFF), de 2012-2019. Uma análise retrospectiva de 210 prontuários foi realizada coletando-se dados do paciente (sexo, idade, busca por atendimento) e do TD por dente (dente mais acometido, tipo de trauma, sequelas na dentição decídua e permanente). Por meio de uma análise descritiva foram obtidas as frequências dos dados. De um total de 210 prontuários incluídos, 116 (55,20%) eram do sexo masculino. A média de idade foi de 3,51 anos (DP 1,52). Observou-se que 82,40% da amostra buscou por atendimento mediato. De 371 dentes decíduos com TD 82,70% foram os incisivos centrais, o tipo mais prevalente a concussão (27%), 210 (56,60%) tiveram sequelas e mais frequente foi a descoloração coronária (38,57%). De 148 dentes permanentes sucessores erupcionados em acompanhamento 36 (24,30%) apresentavam sequelas resultantes de TD na dentição decídua. A sequela mais presente foi a opacidade demarcada (61,10%).
Assim, este estudo demonstrou o perfil dos TD na dentição decídua e que seu acompanhamento que pode gerar sequelas na própria dentição como na dentição subsequente. Dessa forma, como o PAATD é um centro de referência da região, este estudo facilitará ações preventivas, bem como planejamento de novas diretrizes para melhor atender o perfil da comunidade
(Apoio: FAPs - FAPRJ)
PO003 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Reestruturação da rede de saúde municipal na era covid-19: uma análise qualitativa
Caetano BBR, Maroso LP, Oliveira DD, Bavaresco CS, Moura FRR
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Com a Pandemia da COVID-19 decretada no ano de 2020, foi necessário que os municípios desenvolvessem estratégias para enfrentar as novas demandas que surgiram devido ao estado pandêmico e à necessidade de contenção do vírus. O presente estudo teve como objetivo realizar uma análise qualitativa descrevendo as mudanças na rotina de planejamento da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no município de Esteio/RS durante os seis primeiros meses da Pandemia. A coleta de dados foi realizada através de entrevista individual de forma online com 17 funcionários do município de Esteio/RS em cargos de gestão nos diferentes níveis de atenção. Na sequência, foi realizada a Análise de Conteúdo Temática, utilizando a técnica de amostragem por saturação. Como resultados foram encontradas as categorias de interesse: reordenação do cuidado, controle de infecção, re-setorização de recursos humanos e redefinição de diferentes papéis dos trabalhadores. Foi constatado um impacto na RAS do município na área de educação em saúde, na reorganização dos serviços por parte dos gestores e uma otimização dos recursos, em todos os níveis de atenção.
Esses resultados demonstram a profunda reestruturação da RAS para evitar a disseminação do coronavírus e o profissionalismo dos recursos humanos frente aos novos desafios sem precedentes. Nossos resultados poderão ser utilizados por outros municípios frente a novos eventos emergentes, podendo ser modificados e qualificados conforme o perfil das demandas emergentes sem precedentes.
PO004 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
A vigilância da fluoretação da água de abastecimento em Goiás: o que revela o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água - SISAGUA
Gonçalves HAO, Martorell LB, Freire MCM
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi conhecer as ações de vigilância (heterocontrole) do fluoreto na água de abastecimento nos municípios goianos, por meio dos registros do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA). Foi realizado estudo transversal em todos os 246 municípios do Estado de Goiás, utilizando dados do SISAGUA no período de 01/01/2014 (ano da implantação do sistema) a 31/12/2021. As variáveis coletadas foram: município, número de amostra, data da coleta, data do laudo e resultados do parâmetro Fluoreto (mg/L). A análise dos dados foi por meio de estatística descritiva. Observou-se que todos os municípios estavam cadastrados no sistema, mas apenas 92 (37,4%) apresentava algum dado de vigilância do fluoreto inserido no sistema. Destes, nenhum município apresentava dados de todos os anos de estudo. A maioria dos municípios eram de médio e pequeno porte populacional e a capital Goiânia não inseria dados. Dos municípios que abasteciam o sistema, 24 (26,1%) não informavam o teor de fluoreto e 6 (6,5%) apresentavam teor de 2,72 a 18,00 mg/L, estando acima do limite máximo estabelecido pelo Ministério da Saúde (1,5 mg/L).
Conclui-se que a inserção de dados da vigilância do fluoreto é realizada por cerca de 1/3 dos municípios, de forma não sistemática, e que em alguns municípios foram identificados teores de fluoreto inadequados. São necessárias medidas no sentido de promover a estratégia de vigilância da fluoretação no âmbito dos municípios goianos, de forma adequada e contínua.
(Apoio: FAPEG N° 1)
PO005 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Temamián 2 em novos tempos: objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) ligados à fauna
Custodio IC, Vitório TAH, Mendes RGF, Rodrigues MVFS, Andrade VS, Dutka JCR, Lourenço-Neto N, Sales-Peres SHC
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta pesquisa teve por objetivo ampliar o conhecimento científico calcado no desenvolvimento sustentável (ODS) ligados à fauna, utilizando de forma lúdica as estratégias tecnológicas do Temamián 2. A versão 2 do software é gratuita e de acesso aberto, adotando informações seguras e contempla crianças, familiares e professores, relacionando-se à saúde animal. Foram identificados animais domésticos e selvagens, de acordo com seu habitat. A análise crítica observou a questão da adoção de animais; combate ao tráfego de animais; combate à destruição de florestas e prevenção de incêndios para manutenção da flora e fauna. Foram selecionados aleatoriamente os animais para a realização do roteiro, ambientação e prototipagem no jogo. As cinco ODS alcançadas pela pesquisa foram: saúde; bem-estar; educação de qualidade; vida terrestre e sustentabilidade. Durante o jogo, o usuário poderá cuidar de um animal visando retratar situações e perigos comuns, que podem surgir dessa relação, além de ajudar outros animais em perigo, aprendendo importantes lições sobre boas práticas na preservação da fauna brasileira.
Os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) ligados à fauna, podem ser utilizados como ferramentas educacionais, por meio do jogo sério Temamián 2, ampliando o conhecimento de forma divertida e lúdica.
(Apoio: PRCEU/USP N° 2021/228)
PO006 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Nível de satisfação e qualidade de vida de cuidadores de pessoas com necessidades especiais na atenção secundária odontológica
Amaral RC, Couto GR, Santos MAL
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve por objetivo avaliar o nível de satisfação e qualidade de vida (QV) de Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) e cuidadores atendidos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Aracaju SE. Foram aplicados questionários do Programa de Acesso à Atenção Básica e Melhoria da Qualidade (PMAQ - CEO) e QV (WHOQOL-BREF) aos PNE e cuidadores. O questionário do PMAQ-CEO foi aplicado a 20 cuidadores e 11 PNE. Dos entrevistados 97% não tinham trabalho remunerado, 61% utilizavam transporte público para chegar ao CEO, 42% possuíam apenas ensino fundamental, 90% atribuíram nota 10 para a satisfação com o atendimento do cirurgião-dentista e 55% classificaram como muito bom o atendimento prestado no CEO. O questionário WHOQOL-BREF foi aplicado a 20 cuidadores, destes 60% consideraram sua QV boa, 45% relataram ter pouco dinheiro para suprir suas necessidades, 60% afirmaram que praticamente não tinham tempo de lazer e 60 % afirmaram que às vezes tinham sentimentos negativos. Os testes de correlação (coeficiente de Pearson) mostraram correlação estatisticamente significativa entre o domínio físico e psicológico (p = 0,02; r = 0,64), o domínio psicológico e social (p = 0,033; r = 0,48); e o domínio psicológico e meio ambiente (p < 0,001; r =0,80).
Os cuidadores e PNE sentiram-se satisfeitos com o serviço especializado de saúde bucal oferecido pelo município. No que se refere à QV dos cuidadores, a maioria afirmou ter uma boa qualidade de vida, apesar de não ter a oportunidade de participar de atividades de lazer e, muitas vezes, ter sentimentos negativos.
(Apoio: CNPq N° 405783/2018-3 | PPSUS N° MS/CNPq/FAPITEC/SE/SES - Nº 06/2018)
PO007 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Regulação das consultas pela atenção básica e performance dos Serviços de Especialidades Odontológicas (CEOs): Análise multinível
Buzinaro GS, Viana JA, Silva BC, Cunha IP, Leite HQNC, Lacerda VR, Bomfim RA
Saúde Coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O programa Brasil Sorridente integra linhas de ação para fortalecer a Saúde Bucal dentro do SUS, vinculando a Atenção Primária à Especializada. Este estudo analisou a regulação aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) coordenada pela Atenção Básica (AB) em quatro desfechos primários: acesso e consulta odontológica, serviços de acolhimento, vínculo e responsabilidade e participação social. Um estudo transversal com uso de dados secundários do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO) 2018-2019 foi realizado, utilizando a regressão logística multinível para calcular o Odds Ratio(OR) e as covariáveis individuais por idade, sexo, escolaridade e cobertura de saúde da família. O estudo foi aprovado pelo Comitê de ética em pesquisa. A amostra analítica foi composta por 9.599 usuários de CEO que tinham todas as variáveis analisadas completas. Destes, 63,5% foram referenciados ao CEO pela AB. Os atendimentos odontológicos regulados pela atenção básica são relacionados à facilidade de acesso (OR 1.36, ICI 95% 1.10-1.68), acolhimento (OR 1.33, ICI 95% 1.03-1.71), vínculo e responsabilização (OR 1.36, ICI 95% 0.91-2.04) e participação social (OR 1.13, ICI 95% 0.93-1.35) em relação aos não regulados pela AB.
A regulação do acesso ao CEO coordenada apenas pela AB apresentou melhor performance nos serviços analisados. Sendo a AB porta de entrada para o cidadão e coordenadora do cuidado integral vertical, sugere-se que esta forma de regulação seja estabelecida entre os níveis de atenção à saúde.