Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR001 a RCR058 ]
 51 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


RCR011 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Eficácia da fibrina rica em plaquetas associada à enxerto ósseo: revisão de literatura
Cabral AFS, Luna DRM, Oliveira LCA, Resende RFB, Sartoretto SC, Barbosa RVMM, Uzeda MJ
UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As plaquetas carregam em si fatores de crescimento e citocinas capazes de promover importante papel na regeneração do tecido danificado. Desta forma, o concentrado de fibrina rica em plaquetas (PRF) desenvolvido por Choukroun et al. (2001) vem sendo amplamente utilizado na odontologia contribuindo sobremaneira na aceleração da cicatrização de tecidos moles e duros. Este trabalho tem por objetivo discutir criticamente a utilização do uso de PRF associado aos enxertos ósseos e sua influência na reparação do tecido perdido. Para isso foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados Google Acadêmico, Pubmed e Scielo considerando o período de 2017 à 2022 onde foram incluídos artigos de revisão sistemática e pesquisas clínicas, em português ou inglês, que abordassem exclusivamente o uso do PRF associado aos enxertos ósseos na odontologia. As palavras-chaves utilizadas foram, fibrina rica em plaquetas, odontologia e regeneração óssea em ambos os idiomas. Inicialmente foram encontrados 50 artigos, sendo selecionados 21 artigos de acordo com os critérios de inclusão pré-determinados.

Podemos concluir que o uso de PRF mostra resultado favorável quando associado a biomaterial para enxerto ósseo, acelerando o processo de cicatrização e fornecendo elementos auxiliares que contribuem para diferenciação celular.

RCR012 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de células-tronco de polpa dentária para formação óssea tecidual
Feiden CAN, Camassola M
PPGODONTO UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente às células-tronco da polpa dentária (DPSC) vem ganhando notoriedade no campo de pesquisa em engenharia tecidual. Visto seu potencial multipotente para formação de tecidos em estudos no campo da medicina regenerativa, porém pouco utilizado ainda no meio clínico, mas já se sabe que há potencial para aplicação clínica devido sua ação reparadora. A aplicação dessas células em associação a biomateriais vem mostrando bons resultados e ótimas perspectivas de uso clínico. Os biomateriais trazem na sua composição elementos que compõem matriz extracelular. A composição dos biomateriais é elaborada para melhorar o crescimento celular, sendo compósitos biocompatíveis, estimuladores para formação de novos tecidos, consequentemente facilitadores de diferenciação celular. Além de das células e biomateriais outro componente adicionado ao complexo é biomolécula. As biomoléculas adicionadas aos construtos de engenharia de tecidos tem a função de melhorar a regeneração tecidual. A associação de células, biomaterais e moléculas é chamada tríade. Essa revisão irá informar possibilidades de tratamento celular, caracterização dessas células e resultados promissores já obtidos por diversos autores.

Visando o potencial de autorrenovação, clonalidade e potencial de diferenciação,as células-tronco de polpa dentária demonstram ser efetivas no quesito potencial osteogênico, associadas a biomateriais que induzem essa formação, podemos estar diante de uma possibilidades para futuros reparos ósseos na medicina regenerativa.

RCR013 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Protocolo de aplicação de toxina botulínica Tipo A baseado em evidências, como abordagem terapêutica do bruxismo
Aniceto-Junior WP, Nunes EL
Oontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso da toxina botulínica tipo A, vem sendo bem difundida no campo da ciência de aplicação estético e funcional. Em nível funcional, uma aplicação da toxina consiste no emprego como alternativa terapêutica do bruxismo. O objetivo desta investigação consistiu em avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis sobre a eficácia desse tratamento, bem como aprofundar aspectos relacionados ao uso da toxina botulínica na harmonização orofacial, apresentando o mecanismo de ação no tratamento; e identificar procedimentos operacionais voltados ao tratamento, procurando compará-los no que diz respeito a identificação dos locais de aplicação, das dosagens, do número de aplicações, do tempo de duração, dos efeitos adversos e das contraindicações. Foi conduzida revisão de literatura utilizando artigos publicados em bibliotecas virtuais na área de saúde, utilizando os descritores: hábitos parafuncionais, bruxismo, alternativa terapêutica, e toxina botulínica.

O bruxismo é uma condição parafuncional crônica, multifatorial e de difícil controle. Os músculos envolvidos com o bruxismo são os masseter e temporal, e estes estão localizados próximos a nervos faciais, assim a aplicação de TXB-A deve ter cautela, devendo o cirurgião dentista ter conhecimento anatômico para que haja eficácia e efeitos colaterais mínimos. A dosagem terapêutica para o tratamento, e os pontos de aplicação, diferem de autor para autor, variando de 25 a 75U de TXB-A nos músculos masseter e 10 a 25U nos temporais.

RCR014 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Planejamento virtual para tratamento cirúrgico de querubismo: Relato de Caso
França LR, Lima LB, Oliveira MMM, Paulo LFB, Costa MDMA, Zanetta Barbosa D, Martins VM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O querubismo é descrito como uma condição rara de desenvolvimento dos ossos gnáticos, geralmente hereditária de caráter autossômico dominante. Esta condição atinge a mandíbula e maxila de crianças, bilateral e simetricamente. Radiograficamente, apresenta lesões radiolúcidas e multiloculares, similar à lesão de células gigantes. Este relato mostra um caso raro de querubismo no grau de acometimento mais severo (grau 4) tratado de forma cirúrgica com auxílio de planejamento virtual pré-operatório. Paciente feminino, 22 anos, foi à clínica de diagnóstico estomatológico da Universidade Federal de Uberlândia queixando-se de crescimento na face. Após avaliação clínica, tomográfica e em virtude de constatação de diagnóstico prévio de querubismo, o tratamento realizado foi multidisciplinar, com a paciente encaminhada ao serviço de Oftalmologia para avaliação da órbita e, em razão do comprometimento estético e funcional, a conduta a ser feita foi a osteoplastia para remodelação de mandíbula. O tratamento envolveu realização de planejamento virtual para programação de ressecção de altura, espessura e recontorno mandibular, com auxílio de guias de corte no transcirúrgico. A cirurgia foi realizada sob anestesia geral, paciente evoluiu sem complicações pós-operatórias e 8 meses depois encontra-se sem déficits funcionais, estética satisfatória e sem recidiva.

Logo, fica clara a importância de um planejamento virtual pré-operatório, pois ele garante mais eficiência e sucesso no tratamento individualizado do paciente, nesse caso, com querubismo.

RCR015 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso da toxina botulínica para tratamento de sorriso gengival com a técnica digital Levy Nunes - Relato de Caso
Cardoso D, Morais ES, Nunes TM, Nunes EL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Toxina Botulínica é relatada na literatura como uma opção de tratamento para o sorriso gengival. Quando administrada, atenua a contratilidade muscular, sendo uma alternativa temporária e não cirúrgica para a melhora dessa desordem estética que tem como uma das causas a hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior. Este estudo observacional descritivo relatou a aplicação da Toxina Botulínica como tratamento para correção do sorriso gengival em paciente com hiperatividade muscular com 4mm de exposição gengival. Foi descrito o atendimento de paciente do sexo feminino, com queixa de exposição gengival ao sorrir. Para a localização do ponto de aplicação utilizou-se a Técnica Digital Levy Nunes, que consiste em exercer pressão com os dedos indicadores nos músculos elevadores do lábio superior e asa do nariz, solicitando à paciente para sorrir e verificando se a altura estética do sorriso ficou ideal. Foi realizada a aplicação de 3.75 U bilateralmente. A aplicação de um único ponto abrangendo esse grupo muscular está associado a uma diminuição do risco de efeitos colaterais, já que reduz a exposição gengival sem sacrificar o sorriso natural do paciente. Após 15, 30 e 60 dias, comparou-se a exposição gengival obtida por meio de registros fotográficos, com uso de um paquímetro, e observou-se que houve melhora estética.

A Técnica Digital Levy Nunes produz um tratamento favorável para pacientes com exposição gengival excessiva, pois demonstra ser eficiente e segura, devolvendo a harmonia para a face, elevando a autoestima do paciente e a sua qualidade de vida.

RCR016 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso de toxina botulínica para correção de hipertrofia unilateral de masseter - Relato de Caso
Morais ES, Cardoso D, Meneguello AA, Montalli VAM, Nunes EL
Pós-graduação Mestrado FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hipertrofia do músculo masseter (MM) ocorre quando há alteração em seus aspectos morfológicos e funcionais, levando ao aumento de seu volume, que promove uma aparência quadrada ao rosto. Quando acontece de forma unilateral, tem-se lugar uma assimetria facial, que afeta negativamente a estética da face e a autoestima. Os tratamentos propostos na literatura são: tratamento ortodôntico, cirurgia ortognática, radiofrequência e ressecção cirúrgica do MM, que possuem alto tempo de recuperação e elevado risco. O tratamento com o uso da Toxina Botulínica (TXB) para correção da hipertrofia do MM foi recentemente consagrado na literatura científica. Este estudo relatou um caso de assimetria facial por hipertrofia unilateral do MM sendo tratada com TXB, para demonstrar que esta é uma ferramenta segura e eficaz. Foram aplicados 30 U de TXB no MM direito (hipertrofiado) e 5 U no músculo temporal do mesmo lado, por sessão, no total de 3 sessões de aplicação (S1, S2 e S3), com intervalos de 3 meses. As avaliações foram realizadas através de exames físicos e registros fotográficos, onde foi possível observar diminuição do volume do MM aos 3 meses da S1, sendo ainda mais expressiva aos 3 meses após a S2. Na avaliação da S3 (30 dias após a aplicação), houve ainda redução perceptível do volume do MM, e remissão da assimetria facial.

Assim, ficou demonstrado que a TXB é uma ferramenta importante para a redução da hipertrofia do MM e, nos casos em que esta ocorra unilateralmente, contribui para o tratamento de assimetria facial, reestabelecendo a harmonia da face e a satisfação da paciente.

RCR018 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de scaffolds associados a células pulpares na diferenciação odontoblástica e osteoblástica: uma revisão de escopo
Guedes FR, Silva WHT, Oliveira-Neto NF, Silva RF, Paranhos LR, Turrioni AP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Realizou-se uma revisão de escopo com o objetivo de mapear a literatura científica sobre os tipos de scaffolds utilizados na diferenciação osteo/odontoblástica de células pulpares humanas. Um protocolo foi realizado e submetido na OSF. As recomendações PRISMA-ScR foram seguidas para delineamento da revisão de estudos in vitro. As bases de dados pesquisadas foram Embase, LILACS, MedLine (via PubMed), Scopus, SciELO, Web of Science. Parte da "literatura cinza" também foi avaliada nas bases Google Scholar, Open Gray e OATD. Não foi imposto restrição de idioma, entretanto a busca foi realizada entre os anos de 2010 a 2020. Dois revisores independentes realizaram a seleção de artigos e coleta os dados. Foram encontrados 14.736 registros, dos quais 75 artigos preencheram os critérios de elegibilidade. Os dados apontaram que 55 diferentes tipos de materiais têm sido utilizados como base de scaffolds em estudos in vitro, sendo que os mais citados na literatura foram: colágeno (n=7), quitosana (n=7) e policaprolactona (PCL) (n=11). Foi possível identificar que a associação de materiais para a confecção de scaffolds, como a hidroxiapatita e óxido de grafeno, aumenta a capacidade de diferenciação odontoblástica e osteoblástica in vitro.

A partir da enorme diversidade de materiais para a confecção de scaffolds encontrados, sugere-se a realização de estudos comparativos entre os principais tipos de scaffolds a fim de elencar os materiais que propiciam melhores resultados para diferenciação de células pulpares em laboratório.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  |  FAPEMIG)
RCR019 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Protocolo para prática clínica da terapia fotodinâmica em endodontia: avaliação da qualidade do guideline por meio do instrumento agree II
Schuler SSV, Okamoto CB, Navarro RS, Bussadori SK, Motta LJ
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Parâmetros como comprimento de onda, energia, tempo de aplicação e número de sessões podem variar de acordo com as características do procedimento e do paciente. Faz-se necessário disponibilizar informações com evidência científica acessíveis ao clínico sem familiaridade com análise de evidência de trabalhos acadêmicos. A proposta deste projeto é elaborar uma recomendação de protocolo clínico do uso da aPDT em dentes permanentes. Foram identificados os protocolos de alta qualidade metodológica a partir de busca sistemática da literatura e avaliação de qualidade por meio do instrumento validado, Appraisal of Guidelines Research & Evaluation Instrument (AGREE-II). Seguida da identificação dos estudos, foi realizada a síntese das recomendações dos procedimentos estudados. A síntese foi submetida a um grupo de especialistas para avaliação e adaptação em um processo de consenso por meio da metodologia Delphi. A análise da literatura sobre a aplicação da terapia fotodinâmica antimicrobiana em endodontia demonstrou que estão disponíveis ensaios clínicos com bons níveis de evidência e recomendação clínica, com dois estudos classificados como A1A de recomendação clínica e nível A de evidência.

A redação do protocolo alcançou nível satisfatório e índice de validade de conteúdo apropriado após a segunda rodada de avaliação pelos juízes especialistas. Os estudos incluídos nessa pesquisa apresentaram nível predominantemente explicativo, demonstrando a necessidade de delineamentos pragmáticos para aumentar o grau de aplicabilidade clínica.

RCR020 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Remoção de quatro instrumentos endodônticos fraturados no canal mesio-vestibular de um segundo molar inferior: relato de caso
Frota LMA, Aguiar BA, Viana FLP, Vitoriano MM, Souza TA, Carneiro VF, Almeida Gomes F, Vasconcelos BC
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Mesmo com todos os avanços tecnológicos, os acidentes com instrumentos fraturados continuam a ser um desafio para a terapia endodôntica, podendo afetar negativamente o resultado do tratamento. Neste contexto, objetiva-se relatar um retratamento endodôntico com a remoção de quatro instrumentos endodônticos fraturados no canal mesio-vestibular de um segundo molar inferior. Paciente GNM, gênero feminino, 32 anos, foi encaminhada para realização de retratamento endodôntico do dente 37. Ao exame radiográfico, notou-se a presença de alguns instrumentos fraturados no canal mesio vestibular e guta-percha no canal distal. Realizou-se o acesso à câmara pulpar com ponta diamantada esférica em alta rotação e ampliação da porção cervical do canal mesiovestibular com emprego de inserto ultrassônico E4D diamantado através de microscopia operatória. Após uma melhor visualização das limas no conduto, utilizou-se inserto ultrassônico E5 para promover vibração nas limas, ocasionando a remoção de um fragmento por vez. Após a remoção de todos os instrumentos, procedeu-se com instrumentação dos condutos com limas Reciproc. Em seguida, obturou-se os canais com cimento Pulp Canal Sealer e cone de guta-percha Reciproc e selamento provisório com cimento de ionômero de vidro.

A partir do presente relato, ressalta-se a importância da associação da magnificação proporcionada pela microscopia óptica e a vibração do ultrassom, que foram essenciais para um bom prognóstico do caso, pois ofereceram melhor visualização e segurança durante procedimento.

RCR021 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Ampliação foraminal em endodontia - Revisão da Literatura
Antonialli FM, Vieira WA, Ferraz CCR, Gomes BPFA, Soares AJ, Marciano MA, Almeida JFA
clínica odontológica FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O sucesso do tratamento endodôntico depende de diversos fatores, sendo um dos principais a limpeza e descontaminação do sistema de canais radiculares. Para isso o tratamento pode ser realizado com instrumentação mecânica e/ou manual, com o uso de substâncias químicas auxiliares juntamente a instrumentação dos canais, e podem ser executados variando de acordo com a técnica escolhida, até 1 mm aquém do forame apical ou realizando a ampliação do mesmo instrumentando de 1 a 3 mm além forame. Esta técnica visa à eliminação de debris e microorganismos presentes no sistema de canais radiculares. Nesta revisão foi avaliada a importância da ampliação foraminal no auxílio da descontaminação apical e suas adversidades, concluiu-se que sua indicação é relevante quando empregada corretamente à técnica, alcançando assim o sucesso com a reparação dos tecidos periapicais. Assim, o objetivo desse trabalho foi estudar as evidências existentes sobre ampliação foraminal, expondo seu conceito, técnica, importância, vantagens e desvantagens durante a realização do tratamento endodôntico.

Conclui-se através dessa revisão de literatura que a realização da instrumentação dos canais radiculares com ampliação foraminal tem respaldo na literatura e sua indicação é pertinente, por oferecer uma maior descontaminação da região apical, eliminando microorganismos e endotoxinas; permite uma maior penetração da solução irrigante no terço apical e favorece a invaginação de tecido conjuntivo formando um selamento apical biológico.