Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR001 a RCR058 ]
 51 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 40


RCR034 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Interação medicamentosa com o uso de toxina botulínica
Mannina CG, Morais ES, Cardoso D, Nunes EL
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Com a popularidade da Harmonização Orofacial em diferentes áreas, os profissionais de saúde devem ter um abrangente conhecimento anatômico e fisiológico para evitar complicações, e caso ocorram, saber tratá-las. O uso de toxina botulínica é amplamente utilizado em todo o mundo, seja para fins estéticos ou funcionais, sendo dever do profissional ter conhecimento sobre a interação medicamentosa que ocorre com alguns medicamentos quando associadas ao seu uso, através de uma anamnese extremamente cautelosa e explicar essas possíveis interações aos pacientes. Diante do fato, unimos as principais interações medicamentosas exploradas na literatura na base de dados Medline, os quais mostraram que a maior parte das drogas citadas atuam aumentando o efeito da toxina botulínica, pois competem na mesma junção neuromuscular que atua na liberação da acetilcolina. Com isso, foi criada essa conduta para auxiliar os profissionais a evitar complicações, os quais podem exacerbar ou diminuir a ação da toxina botulínica, sendo mais comum nos antibióticos aminoglicosídeos, aminoquinolonas, anticoagulantes e anti hipertensivos.

O uso de algumas classes de medicamentos atuam na mesma junção neuromuscular responsável pela liberação e inibição da acetilcolina nos músculos que a toxina botulínica, sendo capazes de potencializar ou diminuir sua ação. Diante do fato, é de extrema responsabilidade que os profissionais de saúde injetores saibam realizar uma anamnese detalhada, para que não se tenha efeitos colaterais não esperados.

RCR035 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Novas abordagens para a enzima hialuronidase
Ferraz APRS, Schnorr NGP, Dib LL
Mestrado UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Devido ao crescente número de procedimentos estéticos faciais com a injeção de preenchedores dérmicos a base de ácido hialurônico (AH), a enzima hialuronidase, proteína solúvel que promove a degradação enzimática do AH, ganhou destaque. A enzima vem sendo comumente utilizada nos casos de: excesso de preenchimento, nódulos, assimetrias, efeito Tyndall e oclusão vascular. Sua aplicação como auxiliar no tratamento de intercorrências estéticas é off-label, bem como sua eficácia no tratamento de cicatrizes hipertróficas, edemas e hematomas. O FDA (Food and Drug Administration) aprova a utilização da hialuronidase para facilitar a absorção e dispersão de outras drogas injetadas, como auxiliar na infusão de fluidos no subcutâneo e como adjuvante na urografia subcutânea, visto que essa enzima aumenta a cinética de difusão de substâncias pois aumenta a permeabilidade da membrana celular. Este estudo tem como objetivo a revisão de literatura sobre as aplicações da hialuronidase como auxilar na resolução de reações adversas, que não incluam a necessidade de degradação do AH, como o tratamento de edemas, hematomas e cicatrizes hipertróficas. As bases de dados pesquisadas foram: EMBASE, MEDLINE, PUBMED, BIREME (BVS) e LILACS resultando em 14 artigos sobre o assunto.

Após a revisão da literatura concluímos que a hialuronidase tem ampla aplicabilidade estética, não apenas na dissolução do AH, mas como uma importante ferramenta na resolução de reações adversas como edemas, hematomas e cicatrizes hipertróficas.

RCR036 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

As propriedades do óleo Copaifera ssp. em estudos laboratoriais e clínicos: uma revisão da literatura
Araújo MTM, Resende JC, Pasquinelli F, Pereira ACJ, Quintela MM, Sendyk WR, Roman-Torres CVG
Odontologia UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O óleo de copaíba, o qual devido às suas propriedades terapêuticas, vem sendo amplamente utilizados na rotina odontológica. O objetivo desta revisão narrativa foi avaliar as propriedades do óleo de Copaíba em estudos laboratoriais e clínicos, relacionados com bactérias bucais, biofilme dentário e condições cicatriciais em tecidos. Foram avaliados nesta revisão de literatura inicialmente 3480 artigos oriundos das seguintes bases de dados: Pubmed, Lilacs, Scielo, Embase, Web of Science e Biblioteca Cochrane, entre os anos de 1989 a 2021. Os termos da busca foram: copaifera oil, copaifera oil and dentistry, copaifera oil and periodontal disease, copaifera oil and caries. Os critérios de inclusão adotados foram: todos os tipos de estudos realizados com qualquer tipo de Copaifera ssp. Foram excluídos artigos em duplicada, relatos de caso e estudos em outras línguas que não a inglesa e portuguesa. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão adotados, 36 artigos foram avaliados. Os resultados mostraram que a copaíba apresenta atividade antimicrobiana e anti-inflamatório o que lhe confere possibilidades promissoras para diversas formulações em higiene bucal. Existe uma escassez de pesquisas que comprovem a eficácia do óleo de copaíba em relação à aplicação terapêutica específica na Odontologia.

São necessárias reflexões, debates e principalmente pesquisas clínicas sobre o uso do óleo de copaíba na Odontologia. As propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórios e antimicrobianas do óleo de copaíba foram demonstradas em estudos laboratoriais.

RCR037 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso de produtos naturais na terapia pulpar de dentes decíduos dispõe de evidências suficientes para a prática clínica? Uma revisão de escopo
Vitali FC, Andrada AC, Cardoso HCL, Xavier-Junior GF, Salles LP, Lia EN, Massignan C, Teixeira CS
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso de produtos naturais para terapia pulpar apresentou avanço notável nos últimos anos. O objetivo desta revisão foi fornecer uma avaliação crítica da segurança e eficácia do uso de produtos naturais na terapia pulpar de dentes decíduos, a fim de verificar se sua aplicação clínica dispõe de evidências suficientes. Para tal, em janeiro de 2022, dois revisores pesquisaram em dez bases de dados (Cochrane, DOSS, Embase, Google Scholar, LILACS, OpenGrey, Proquest, PubMed, Scopus e Web of Science) estudos potencialmente relevantes. Das 3.583 referências inicialmente identificadas, 63 estudos foram selecionados para leitura do texto completo, sendo que 37 preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos na análise qualitativa. Os estudos incluídos investigaram a eficácia e segurança de 19 produtos naturais utilizados como medicamento para pulpotomia, solução irrigadora, medicação intracanal e material obturador. A maioria dos estudos demonstrou eficácia semelhante dos produtos naturais em relação aos fármacos usualmente utilizados na terapia pulpar. Entretanto, a presença de vieses metodológicos e informações pouco claras a respeito da segurança do uso desses produtos foram identificadas, questionando sua aplicabilidade clínica.

Os estudos incluídos forneceram evidências insuficientes que suportem a aplicação clínica eficaz e segura dos produtos naturais na terapia pulpar de dentes decíduos. Futuros estudos bem delineados, com rigor metodológico e amostras representativas são necessários para suportar o uso desses produtos.

RCR038 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise bibliométrica dos 100 artigos mais citados sobre fluorose dentária
Goebel MC, Rocha AO, Bolan M, Santana CM, Cardoso M
Departamento de odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão bibliométrica foi identificar e analisar os 100 artigos mais citados sobre fluorose dentária (FD). Foi realizada uma busca na base de dados Web of Science Core Collection utilizando uma chave específica, em novembro de 2021. Os artigos foram colocados em ordem decrescente do número de citações. Dois pesquisadores independentes fizeram a seleção, incluindo os artigos que tiveram a FD como temática principal e excluindo os de conferência. Foram extraídos os seguintes dados de cada artigo: ano de publicação, número de citações, periódico, desenho do estudo, país e temática. Scopus e Google Scholar foram utilizados para comparar o número de citações. O software VOSviewer foi usado para gerar redes colaborativas. Os artigos selecionados, publicados entre 1974 e 2014, foram citados 6.717 vezes, variando entre 35 e 417 citações (média = 67,17). Community Dentistry and Oral Epidemiology (24%) e Journal of Dental Research (21%) publicaram mais artigos. Estudos observacionais (60%) e revisão da literatura (19%) foram os desenhos de estudo mais comuns. Destacaram-se EUA (44%), Canadá (10%) e Brasil (9%). Os temas principais foram epidemiologia (44%) e ingestão de flúor (32%). O mapa de coautoria do VOSviewer mostrou a existência de clusters na colaboração de pesquisa.

Essa análise bibliométrica concluiu que os artigos mais citados sobre FD são caracterizados principalmente como estudos observacionais, com foco na epidemiologia e ingestão de flúor, demostrando interfaces que necessitam ser exploradas para o progresso científico dessa temática.

(Apoio: CAPES)
RCR039 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O efeito dos plastificantes no desenvolvimento de defeitos dentários: uma revisão de escopo
Vollú AL, Carneiro CS, Figueiredo ND, Asmus CIRF, Fonseca-Gonçalves A
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito dos plastificantes no desenvolvimento de defeitos dentários (DDD). Buscas em 6 bases eletrônicas foram realizadas. Não foram adotadas restrições de idioma ou data. Foram elegíveis estudos com animais ou humanos que avaliassem o efeito da exposição a qualquer plastificante nas estruturas dentárias. De 1.697 estudos, 7 publicados entre 2013-2021 foram incluídos. Seis são estudos em ratos e um caso-controle em humanos. Os assuntos foram descritos tematicamente: DDD observado clinicamente; Bisfenol A (BFA) e Hipomineralização Molar Incisivo (HMI); BFA e fluoretos; BFA e estrogênio; análise mineral; genes afetados pelo BFA. De 5 estudos que observaram clinicamente DDD, 4 verificaram opacidades de esmalte e 1 verificou incisivos mais curtos e com bordas rombas; crianças de gestantes expostas ao BFA têm 2,9 x mais chances de terem HMI, observadas por 1 estudo; outro demonstrou DDD de esmalte mais severa em ratos expostos ao BFA + fluoreto comparados ao BFA apenas; 1 artigo afirma que ratos machos expostos ao BFA tiveram mais DDD durante a amelogênese devido à disrupção dos receptores de estrogênio; 2 estudos avaliaram o conteúdo mineral dos dentes e observaram menor quantidade de Ca e P em ratos tratados com BFA; 6 investigaram alterações genéticas - 2 detectaram que ratos tratados com BFA apresentaram maiores níveis de Enamelina e menores de Klk4.

Conclui-se que a exposição ao BFA leva a DDD do esmalte e mudanças na anatomia do incisivo de ratos. E, o BFA altera preferencialmente a amelogênese de ratos machos, sendo um possível fator de risco à HMI em humanos.

(Apoio: FAPERJ  N° E-26/202.766/2019)
RCR040 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação estético funcional de dentes decíduos anteriores sem remoção de tecido cariado por Act Tecnique: Relato de Caso
Castro CMA, Moreira LD, Imparato JCP
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A perda precoce de dentes decíduos, com consequente comprometimento estético e funcional, pode induzir a alterações comportamentais e sociais da criança. Sabe-se como definição que cárie é uma doença sacarose-dependente que promove a desmineralização das estruturas dentárias. Sua origem multifatorial e muito complexa, somado a incapacidade da criança de controlar sozinha os fatores que influenciam seu aparecimento dão norte aos trabalhos de prevenção que são incessantes. A proposta da odontologia de mínima intervenção, baseia-se seu fundamento biológico de interrupção do processo de evolução da doença cárie, associada a reabilitação morfológica e demanda estética. Tomando de base a proposta minimamente invasiva e a fim de otimizar e minimizar o desconforto dos tratamentos restauradores em dentes anteriores desciduos, surge a proposta da Act Technique; que sugere o tratamento dos dentes acometidos por lesões de cárie moderada e severa, sem remoção do tecido cariado e a restauração direta em resina composta utilizando coroas de acetato, respeitando os protocolos de adesão e adaptação do material a estrutura dentária remanescente.

Durante o processo observou -se que a técnica permitiu a reabilitação dos dentes afetados com agilidade, baixo custo e resultados estéticos satisfatórios. Mesmo com poucas evidências a técnica propõe resultados positivos e fácil aplicabilidade à Odontopediatra. Ensaios clínicos randomizados devem ser realizados a fim de confirmar ou não esses resultados.

RCR041 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Inteligência artificial na Odontologia, uma ferramenta multidiscilplinar: Revisão de Literatura
Souza LER, Machado MD, Machado GPS A, Brum SC
Clínica Integrada UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Não há conflito de interesse. A inteligência artificial (IA) é um dos ramos da ciência da computação muito presente, encontrada dos jogos eletrônicos às ciências da saúde. Está relacionada à solução tecnológica de tarefas de maneira inteligente simulando um raciocínio humano. O objetivo deste trabalho, foi evidenciar algumas das possibilidades de utilização desse recurso nas especialidades odontológicas. Para tal, foram efetuadas buscas nas bases de dados eletrônicas PubMed, Scielo e Lilacs, além da inclusão de busca livre de publicações relacionadas ao tema. Em Dentística é importante para diagnóstico de cárie, verificar margens do preparo, prever falha nas restaurações e fratura de raiz. Em Odontopediatria, a utilização de óculos de realidade virtual pode influenciar positivamente no comportamento das crianças durante o atendimento odontológico. Em Implantodontia, a IA é muito importante na otimização do implante, avaliando tipo, design e previsão de sucesso. Em Ortodontia, é bastante utilizada para facilitar o diagnóstico e planejamento do tratamento ortodôntico, inclusive na indicação ou não de exodontias. Em cirurgias ortognáticas mandibulares, através de IA foram criados dispositivos eletromagnéticos que registram relações condilares em tempo real, facilitando o reposicionamento desses segmentos.

Conclui-se que é de suma importância a aprendizagem precoce da Inteligência Artificial em Odontologia, sendo relevante adequar o conhecimento e a conscientização do seu uso, com o objetivo de aumentar a eficiência e a eficácia do tratamento.

RCR042 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Frenectomia com laser de diodo em odontopediatria: Revisão de Literatura
Toledo JC, Campello AF, Uzeda MJ, Oliveira LCA, Cabral AFS, Luna DRM, Pereira CHS, Brum SC
Odontologia UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A correção do freio lingual em crianças é procedimento que envolve complexidade e grande possibilidade de desconforto. O laser de diodo vem sendo proposto por diversos autores como alternativa à cirurgia convencional apresentando como importante desvantagem, o elevado custo do equipamento. O objetivo deste trabalho foi verificar na literatura a relação custo/benefício considerando-se os aspectos de vantagens e desvantagens de cada técnica, com paciente pediátrico. Para tal, foi realizada uma busca nas bases de dados eletrônicas Pubmed, LILACS e Scielo com os descritores: frenectomia, técnica cirúrgica, odontopediatria. Aceitação pelo paciente, desconforto pós-cirúrgico e características de cicatrização foram identificadas. Na técnica do laser a apresentação do instrumental reduzido contribuiu para a melhor aceitação de responsáveis e pacientes trazendo significativa diminuição do desconforto quando comparado à frenectomia convencional. Além disso, foi observado excelência na qualidade da cicatrização da ferida 24h após a cirurgia além disso, outras vantagens foram mencionadas como a ausência de sangramento e campo operatório limpo, sem necessidade de suturas, fato que contribui para a redução do tempo operatório, muito importante em odontopediatria.

Concluiu-se com base na literatura, que a frenectomia a laser de diodo apresenta redução significativa do desconforto trans e pós-operatório e elevada qualidade de cicatrização, podendo ser referida como excelente alternativa especialmente em odontopediatria. ​

RCR043 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Fatores de risco perinatais associados com a hipomineralização de molares decíduos: uma revisão integrativa
Yupanqui Barrios KV, Farias AL, Bussaneli DG, Restrepo MR, Santos-Pinto L
Departamento de Morfologia e Clinica inf UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hipomineralização de molares decíduos (HMD) é um padrão de defeito qualitativo de desenvolvimento do esmalte. A etiologia deste defeito não está completamente estabelecida e suspeita-se de eventos ocorridos nos períodos pré-natal, perinatal e no primeiro ano de vida, sendo que a literatura mostra uma maior vulnerabilidade durante o período perinatal. O objetivo desta revisão integrativa da literatura foi identificar os fatores de risco que ocorrem durante o período perinatal e sua associação com a presença da HMD. Foi realizada uma busca da literatura nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scopus e Web of Science. Foram estabelecidos critérios de inclusão e exclusão, e considerou-se os estudos nos idiomas inglês, português e espanhol publicados desde 2008 até 2021. A busca identificou 271 estudos potencialmente elegíveis, e, após a remoção dos títulos duplicados e seleção dos estudos de acordo aos critérios de inclusão e exclusão, 6 estudos foram selecionados: 3 de desenho transversal e 3 de coorte. Os estudos selecionados incluíram informações de fatores pré-natais, perinatais e pós-natais. De acordo com o objetivo proposto, foram selecionadas e analisadas as informações referentes aos fatores perinatais que foram associados com a HMD.

Conclui-se que, os fatores de risco perinatais associados à HMD foram as complicações no parto, complicações no recém-nascido, baixo peso ao nascer, prematuridade e níveis altos de vitamina D ao nascimento.

(Apoio: CAPES  N° 001)