Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR001 a RCR058 ]
 51 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


RCR022 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O papel do estresse oxidativo no desenvolvimento, progressão e cicatrização da periodontite apical crônica
Signorelli NSM, Rende SGS, Matos FS, Paranhos LR, Espindola FS, Moura CCG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão de escopo foi investigar o papel do estresse oxidativo no desenvolvimento, progressão e cicatrização da periodontite apical crônica. O protocolo de revisão seguiu as recomendações PRISMA-ScR e foi registrado na Open Science Framework (OSF). Foram incluídos estudos em modelo animal, ensaios clínicos e estudos observacionais prospectivos e retrospectivos identificados em seis bases de dados principais (Pubmed, LILACS, SciELO, Embase, Scopus, Web of Science) e em duas bases de dados para captura parcial da "literatura cinzenta" (OATD e DANS Easy). A busca foi realizada em 2021 e resultou na identificação de 1465 estudos, cujos títulos e resumos foram avaliados quanto aos critérios de elegibilidade por dois autores calibrados. Após a exclusão dos não elegíveis, 27 artigos foram incluídos, com datas de publicação entre 1993 e 2021. O mecanismo de ação de espécies reativas ficou elucidado como um sinalizador, provocado pela fagocitose promovida por células de defesa frente à infecção bacteriana. Diante do desequilíbrio do balanço oxidativo, uma resposta pró-inflamatória é ativada, sendo responsável pela progressão da periodontite apical e aparecimento de lesão osteolítica.

Estratégias de contenção ao aparecimento de espécies reativas podem favorecer a homeostase dos tecidos periapicais, uma vez que existem evidências da correlação entre o estresse oxidativo e o desenvolvimento, progressão e cicatrização da periodontite apical crônica.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR025 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso do EndoGuide 3D em cirurgia paraendodôntica: uma revisão de literatura
Czornobay LFM, Dotto MEP, Savaris JM, Alves AMH, Teixeira CS, Bortoluzzi EA, Duque TM, Garcia LFR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Endodontia guiada (EndoGuide 3D) é um procedimento que associa escaneamento intraoral e tomografia computadorizada para confecção de modelos acrílicos a partir de uma impressora 3D. A confecção desse protótipo é indicada para guiar o acesso a canais altamente calcificados ou com variações anatômicas. Recentemente, também tem sido utilizado em cirurgias parendodônticas. O objetivo dessa revisão de literatura foi avaliar o uso do EndoGuide 3D em cirurgias parendodônticas. O levantamento de dados neste estudo contemplou uma busca nas bases de dados PubMed (MedLine), Science Direct, Scopus, Web of Science, Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), SciELO e Google Scholar. As palavras-chave utilizadas foram: Guided Endodontics Technique, 3-dimensional-printed guided, Three dimensional endodontic guide, Guided acess cavity, Guided endodontic assistance e Paraendodontic surgery. Somente artigos publicados na língua inglesa durante o período de 2015 a 2021 foram incluídos. Cinco trabalhos foram selecionados. A maior parte dos relatos de caso apresentou cirurgia em dentes anteriores superiores com a realização de apicectomia. Houve proservação em todos os casos e o sucesso dos tratamentos considerou ausência de sintomatologia dolorosa e confirmação radiográfica ou tomográfica de reparo ósseo.

Conclui-se que a utilização do protótipo facilitou o acesso a loja cirúrgica, promovendo segurança, maior previsibilidade e menor risco de acidentes, sendo uma estratégia eficaz no planejamento da cirurgia parendodôntica.

RCR026 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência dos cimentos endodônticos na adesão dos pinos de fibra de vidro-revisão de literatura
Souza CO, Porto ARNP, Campello AF, Fonseca SCL, Manhães FC, Brum SC
Odontologia UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Normalmente os dentes que sofrem tratamento endodôntico apresentam comprometimento ou destruição da coroa clínica. A restauração coronária se faz necessária para o restabelecimento funcional e estético. Por muitas vezes existe a necessidade de utilização de um retentor intrarradicular para suportar a nova restauração ou coroa. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura quanto a influência de cimentos endodônticos e de agentes de união na adesão de pinos de fibra de vidro. Para tal, valeu-se das palavras-chave: Cimentos endodônticos biocerâmicos, pinos de fibra de vidro, cimentos autoadesivos, com busca nas bases de dados eletrônicas, PubMed, Scielo, LILACS. Percebeu-se que o sucesso no procedimento de cimentação dos retentores intrarradiculares carece de acurada atenção à técnica de cimentação proposta. Alguns tipos de sistemas adesivos podem ser empregados para melhor proporcionar a fixação dos pinos de fibra de vidro no interior dos canais radiculares, relevante estudar a influência dos cimentos biocerâmicos na adesão dos pinos de fibra de vidro nos canais radiculares.

Conclui-se que a cimentação dos pinos de fibra de vidro em canais radiculares é um desafio clínico por conta das técnicas de cimentação complexas e do alto nível de sensibilidade da técnica. A combinação de cimentos resinosos e sistemas adesivos são as estratégias mais utilizadas na odontologia. Esta revisão de literatura revelou que o uso de cimentos resinosos autoadesivos pode melhorar a retenção dos pinos de fibra de vidro em canais radiculares.

RCR027 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Achado incidental de reabsorção cervical invasiva: Relato de Caso
Figueiredo C, Campello CS, Ronquete V, Guimarães GG, Goulart PASR, Coutinho TMC, Abdelnur JP, Marceliano-Alves MFV
Odontologia UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho teve por objetivo o relato de caso de reabsorção cervical invasiva em dente 12 identificada como achado incidental, no qual se valeu de todos os recursos semiotécnicos disponíveis, bem como tratamento multidisciplinar combinado de Endodontia, Ortodontia, Cirurgia e Prótese. Na consulta inicial, o dente se apresentou com reabsorção classe II de Heithersay, sendo submetido tratamento endodôntico e tracionamento para posterior selamento da cavidade. Após a conclusão da ortodontia, foi observado aumento da loja reabsortiva (Classe III de Heithersay), o que motivou a realização do retratamento endodôntico e posterior intervenção cirúrgica para remoção do tecido de granulação e preenchimento com material biocerâmico. O preparo do remanescente coronário e confecção de uma restauração protética foram realizados, com objetivo de blindar a cavidade endodôntica e restabelecer funcionalmente o dente.

Com o caso apresentado, pôde-se concluir que os achados incidentais fazem parte do dia a dia do endodontista, necessitando a constante busca tanto para o diagnóstico precoce e tratamento multidisciplinar efetivo, o que contribui para o restabelecimento da estética e função, contribuindo com a longevidade do dente.

(Apoio: FAPERJ  N° E-26/202.729/2019)
RCR028 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efetividade de diferentes protocolos de remoção do material obturador remanescente na reintervenção endodôntica: revisão integrativa
Fischer BV, Rosa AF, Dias-Junior LCL, Bortoluzzi EA, Teixeira CS, Duque TM, Alves AMH, Garcia LFR
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Protocolos suplementares abrangem uma variedade de instrumentos e técnicas que podem ser utilizados para melhorar a remoção do material obturador remanescente durante a reintervenção endodôntica. O objetivo desta revisão integrativa foi investigar a efetividade de diferentes protocolos suplementares empregados durante a reintervenção endodôntica não cirúrgica. Foi realizada uma busca nas seguintes bases de dados científicos eletrônicas: PubMed e Latin American and Caribbean Health Sciences Literature (Lilacs), por meio de descritores específicos. A seleção dos estudos foi realizada em duas etapas, a saber: leitura de título e resumo e leitura dos artigos na íntegra. Após a aplicação de critérios de elegibilidade, 46 artigos foram incluídos para a análise qualitativa (4 estudos ex vivo e 42 estudos in vitro). A ferramenta para análise qualitativa de estudos quase-experimentais do Joanna Briggs Institute foi adaptada para determinar a qualidade e o risco de viés dos estudos incluídos. Todos os métodos suplementares avaliados (instrumentos sônicos, multisônicos e ultrassônicos, sistema XP-endo e lima autoajustável) demonstraram eficácia na remoção do material obturador remanescente. No entanto, nenhum protocolo suplementar foi capaz de remover completamente o material obturador.

Não foi possível afirmar qual o melhor protocolo suplementar devido à sua variabilidade. A associação de diferentes protocolos suplementares pode tornar mais efetiva a remoção do material obturador remanescente.

RCR029 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Conhecimentos, atitudes e práticas dos cirurgiões-dentistas sobre a Odontologia de Mínima Intervenção: Uma Revisão Sistemática
Moura RC, Santos PS, Matias PMS, Vitali FC, Hilgert LA, Cardoso M, Massignan C
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão foi avaliar os conhecimentos, atitudes e práticas (CAP) dos cirurgiões-dentistas (CDs) sobre a Odontologia de Mínima Intervenção (OMI). Estudos transversais e de intervenção que analisaram os desfechos de CAP dos CDs sobre os princípios da OMI foram elegíveis. As buscas incluíram 8 bases de dados principais e a literatura cinzenta, sem restrição de data e língua. O checklist de avaliação crítica para estudos de prevalência do Joanna Briggs Institute (JBI) foi utilizado. Desfechos similares foram agrupados e, quando avaliados em três ou mais estudos, aplicou-se uma metanálise de proporção. O modelo de efeito aleatório foi utilizado e a heterogeneidade foi avaliada com o teste Q de Cochran, estatística e Tau². Foram utilizados dados dicotômicos. De 2.709 estudos identificados, 12 foram incluídos na revisão. A amostra total foi de 2.059 participantes. Nenhum dos estudos obteve escore positivo em todos os domínios do checklist do JBI. Um total de 13 afirmações foram incluídas na metanálise. A prevalência agrupada de CAP foi de 55%. O melhor desempenho dos CDs foi no campo 'conhecimentos', destacando-se a relação positiva entre cárie e ingestão de carboidratos refinados, com 91% de concordância (IC 95%: 89%-94%; p<0.001; 0.13%). O pior desempenho foi em 'atitudes e práticas', evidenciando-se o ato de reparar restaurações defeituosas ao invés de substituí-las, com 26% de concordância (IC 95%: 14%-37%; p< 0.001; 90.03%).

Devido a heterogeneidade metodológica dos estudos, propõe-se que novos estudos primários sejam realizados.

(Apoio: FUB/UnB/DPG)
RCR030 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Protocolos de associação de flúor e laser de alta potência (Nd:YAG) na prevenção da cárie: Revisão de literatura
Fontes-Oliveira YR, Caramel-Juvino A, Avelino SG, Zezell DM
Centro de Lasers e Aplicações USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar os protocolos publicados para prevenção da cárie utilizando associação de flúor e laser Nd:YAG. Foram utilizadas seis bases de dados: Web-of-Science, PubMed, ResearchGate, Google Acadêmico, LILACS e Scielo. Dos 115 artigos inicialmente coletados, foram excluídas as duplicatas, artigos com dentes bovinos, artigos sem flúor gel ou que abordavam erosão. Foram selecionados 12 artigos. Sobre os efeitos do tratamento, os artigos relataram que a irradiação laser promove fusão e re-solidificação da superfície, tornando-a mais ácido-resistente. Quando associado a fluoretos, este laser aumenta a superfície de contato para a ação do flúor, potencializando os seus efeitos. Analisando os parâmetros utilizados na irradiação, a maior parte (50%) usou 0,6W de potência e 84,9 J/cm² de fluência, seguido pelos valores menores 0,5W e 70,7 J/cm² (16,6%). Estes parâmetros foram considerados seguros em estudos que avaliam a possibilidade de dano térmico à polpa. Dentre os estudos que compararam os efeitos da aplicação de flúor prévia ou posteriormente à irradiação laser, apenas 8,3% relataram que o tratamento sinérgico com laser de Nd:YAG e flúor não foi mais eficaz do que o flúor isolado. Já 33,3% apresentaram melhores efeitos com a aplicação de flúor depois do laser e 8,3% obtiveram melhores resultados com aplicação antes do laser. 8,3% concluíram que o resultado independe da ordem.

O protocolo de 0,6W de potência e 84,9 J/cm² de fluência, com aplicação de flúor posterior a irradiação laser, apresentou resultados satisfatórios na prevenção da cárie para a maioria dos estudos.

(Apoio: CNPq  N° INCT 465736/2014-6  |  CNPq  N° MCTI/Sisfoton 440228/2021-2  |  FAPs - FAPESP  N° PDIP 17/50332-0)
RCR031 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Propriedades das máscaras e protetores faciais em Odontologia na era do COVID-19
Vieira MES, Amaral CSF, Alves FRF
odontologia UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pandemia de COVID-19 destacou a necessidade de algumas mudanças obrigatórias nos protocolos sobre o controle e a prevenção contra o corona vírus. O estudo teve como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre a avaliação de algumas propriedades dos protetores faciais e das máscaras N95, PPF2 e cirúrgicas, na prática odontológica diante das mudanças dos protocolos de saúde em tempos de Covid-19. Foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed, Medline e Google Scholar com os termos׃ protetor facial, odontologia, COVID-19 e máscaras N95, PFF2 e cirúrgicas. Como critérios de inclusão foram usados estudos transversais, de coorte, ensaios clínicos e estudos laboratoriais. Relatos de casos, revisões de literatura ou sistemáticas e estudos em animais foram excluídos. Um total de 347 estudos foram obtidos inicialmente, sendo 9 selecionados para compor esta revisão. A capacidade de filtragem de partículas, resistência a aerossóis, vedação, ajuste, design e vida útil das máscaras e protetores faciais foram apresentadas e discutidas. Além disso, o uso da impressão 3D para a fabricação de máscaras e protetores faciais foi também abordado.

As propriedades dos protetores e máscaras faciais estudadas determinam sua eficácia e segurança para o cirurgião dentista, e devem ser observadas atentamente pelos profissionais, principalmente em tempos de pandemia.

RCR032 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Quais microrganismos estão presentes nas infecções endodônticas persistentes? Uma revisão de escopo
Cassimiro CS, Pinto KP, Barbosa AFA, Santos APP, Sassone LM
Procedimentos Clínicos Integrados UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão de escopo foi avaliar o perfil microbiano de infecções endodônticas persistentes. O protocolo foi registrado na base OSF e a busca eletrônica foi realizada nas bases de dados PubMed, Lilacs, BBO, Scopus, Web of Science, Cochrane Library e EMBASE. Baseado no acrônimo PCC, onde P (População): pacientes que apresentem dentes com infecção endodôntica persistente; C (Conceito): perfil microbiano; e C (Contexto): submetidos a retratamento endodôntico, foram incluídos estudos clínicos que avaliaram o perfil microbiano de amostras coletadas dos canais radiculares de dentes com infecção persistente submetidos a retratamento. Estudos que não apresentaram um período mínimo de um ano entre o tratamento endodôntico primário e o retratamento ou que não avaliaram radiograficamente a qualidade da obturação primária foram excluídos. Dois revisores independentes selecionaram os artigos e coletaram dados referentes ao método de detecção, número de microrganismos encontrados, e os dez mais prevalentes. Dos 1379 artigos encontrados na busca inicial, 113 foram lidos na íntegra e 30 estudos foram incluídos na presente revisão. Os resultados mostram que a microbiota presente na infecção persistente é altamente diversa, sendo composta, entre outros, por microrganismos dos gêneros Enterococcus, Streptococcus, Peptostreptococcus, Prevotella, Porphyromonas, Actinomyces, Fusobacterium, Lactobacillus e Staphylococcus.

Conclui-se que o perfil microbiano das infecções persistentes é misto sendo composto por diversos gêneros bacterianos.

(Apoio: CAPES  N° CODE 001)
RCR033 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Galleria mellonella como modelo experimental para estudo in vivo da terapia fotodinâmica antimicrobiana
Gonçale JC, Figueiredo-Godoi, LMA, Santos ELS, Garcia MT, Mendes GV, Costa MFSF, Morissugui EY, Junqueira JC
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDa) é um tratamento promissor para infecções localizadas, como doenças bucais e cutâneas. Diversos estudos in vitro comprovaram ação antimicrobiana da TFDa, porém existe a necessidade de estudos in vivo uma vez que sua eficácia depende da penetração da luz nos tecidos e da interação com o sistema imunológico. Buscando ampliar o número de estudos in vivo e reduzir o uso de animais vertebrados em pesquisa, Galleria mellonella tem ganhado cada vez mais reconhecimento pela comunidade científica. O objetivo dessa revisão foi reunir estudos que adotaram G. mellonella como modelo experimental para estudo da TFDa. Na maior parte dos estudos encontrados, G. mellonella foi utilizada como modelo de infecção sistêmica, com inoculação do patógeno e fotossensibilizador na hemolinfa, seguida por irradiação corporal. Utilizando-se azul de metileno e laser, diferentes estudos mostraram que a TFDa foi capaz de aumentar a sobrevida das larvas de G. mellonella infectadas por bactérias Gram-positivas (Enterococcus faecium), bactérias Gram-negativas (Porphyromonas gingivalis) e fungos (Candida). A eficácia da TFDa foi associada com morte dos microrganismos na hemolinfa e aumento de fagócitos circulantes. Em 2022, foi introduzido um novo modelo de infecção por Acinetobacter baumannii em lesão de queimadura em G. mellonella, possibilitando o estudo da TFDa em infecções localizadas.

Esses resultados promissores somados ao sequenciamento do genoma de G. mellonella, tornam esse modelo confiável e bastante útil para o estudo in vivo da TFDa.

(Apoio: CAPES  N° Bolsa de estudo  |  CNPq  N° (306330/2018-0)  |  Office of Naval Research   N° ONRG N62909-20-1-2034)