Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0472 a PN0706 ]
 222 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


PN0482 - Painel Aspirante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo histológico e imunohistoquímico da degeneração da região central da cartilagem de Meckel na mandíbula em desenvolvimento de ratos
Conceição JCP, Arana-Chavez VE
Biomateriais e Biologia Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cartilagem de Meckel, estrutura transitória embrionária na formação da mandíbula, é dividida em três porções, anterior, intermediária e posterior. Este trabalho analisou o destino final da porção intermediária por meio de um estudo temporal e sequencial histológico, histoquímico e imuno-histoquímico. Foram utilizados fetos de ratos Wistar em períodos gestacionais G18 a G21, bem como recém-nascidos P0 e P1. Os espécimes foram fixados em formaldeído a 4% + glutaraldeído a 0,1% em tampão fosfato 0,1M e pH 7,2, descalcificados em EDTA a 4,13%, desidratados em concentrações crescentes de etanol e incluídos em parafina. Os cortes foram corados em hematoxilina e eosina e tricrômico de Mallory. Os grupos G19 a P0 foram submetidos à reação histoquímica de TRAP para detecção de células clásticas, enquanto os grupos G21 e P0 passaram por reações de imunomarcação para a proteína óssea osteopontina (OPN). Foi observado a degeneração gradual da cartilagem com mudanças estruturais: a justaposição de clastos na superfície da cartilagem a partir do G21, o aparecimento de colágeno tipo I nas fases terminais da degeneração, assim como a marcação positiva para OPN na superfície de G21 e em todo o remanescente da cartilagem de Meckel no grupo P0.

O estudo mostrou que durante a degeneração da cartilagem ocorreu a formação de uma camada superficial de matriz de aparência óssea e sua reabsorção por células clásticas, sugerindo a ossificação da porção intermediária da cartilagem de Meckel, porém, com características diferentes da ossificação endocondral.

(Apoio: CNPq  N° 171119/2018-5)
PN0483 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A funcionalização de implantes com medicação anabólica óssea melhora o reparo peri- implantar em ratas com deficiência de estrógeno
Frigério PB, Gomes-Ferreira PHS, Leao DS, Monteiro NG, Vasconcellos LMR, Lisboa Filho PN, Okamoto R
Ciências Básicas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proposta deste trabalho é avaliar a qualidade óssea durante reparo peri-implantar em ratas osteoporóticas, numa situação em que o tratamento medicamentoso com alendronato de sódio ocorra após a instalação de implantes convencionais ou funcionalizados com teriparatida. 96 ratas foram divididas em 2 grupos: OVX SAL: ratas ovariectomizadas, tratadas com soro fisiológico e OVX ALE: ratas ovariectomizadas, tratadas com alendronato. Estes animais foram então divididos em 2 subgrupos: CONV: implantes sem funcionalização e TERI: implantes funcionalizados com teriparatida. Após duas semanas da ovariectomia, foi realizada a instalação dos implantes em ambas metáfises tibiais, passadas duas semanas, iniciou-se o tratamento medicamentoso por gavagem, sendo soro fisiológico (OVX SAL) ou alendronato (OVX ALE) na dose de 0,7 mg/kg semanalmente. A eutanásia ocorreu à 6º e 10º semanas após a instalação dos implantes. Foi realizada a análise biomecânica (contra-torque), tendo o teste estatístico nível de significância de 5%. Os implantes funcionalizados com teriparatida apresentaram maiores valores de torque de remoção em comparação aos convencionais. A utilização do bifosfonato retardou a formação óssea em comparação aos grupos não tratados (OVX SAL), entretanto a funcionalização com a teriparatida melhorou essa condição, uma vez que o grupo OVX ALE TERI (17,55 N/cm) apresentou torque de remoção maior do que o OVX ALE CONV (13,35 N/cm).

Conclui-se que, a funcionalização dos implantes melhora a osteointegração em ratas osteoporóticas tratadas com bifosfonato oral.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2021/06050-6)
PN0484 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfil das vítimas de trauma facial por acidentes motociclísticos atendidos em um hospital do Nordeste brasileiro
Souza RRL, Aires CCG, Silva CCG, Pereira RVS, Silva ICG, Araújo HT, Lima-Junior MO, Vasconcellos RJH
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A versatilidade do uso de motocicletas predispõe ao aumento dos índices de acidentes e lesões faciais. Afim de traçar o perfil dos traumatizados de face, vítimas de acidente motociclístico, atendidos no Hospital da Restauração, Recife/PE, Brasil, no período entre 2020 e 2021, foram coletados os dados referentes aos atendimentos, análise de prontuário e submissão de um questionário direcionado. Os dados foram analisados descritivamente por meio de frequências absolutas e porcentagens para variáveis categóricas e medidas. O teste do qui-quadrado de Pearson ou o teste exato de Fisher foi utilizado quando a condição para o teste do qui-quadrado não foi dada. A margem de erro dos testes estatísticos foi de 5%. Entre os pacientes, 88,6% eram do sexo masculino, 47,5% tinham de 18 a 29 anos e 59,6% residiam na zona rural; 72,15% das vítimas utilizavam a motocicleta para o trabalho e 43,52% estavam trabalhando no momento do acidente. A maioria das vítimas não possuía habilitação nacional de motocicleta (62%) e usava capacete no momento do acidente (60%), sendo que 37,6% usavam capacete integral fixo, 16,5% capacete aberto e 5,9% capacete integral articulado. As lesões de partes moles foram as mais prevalentes.

Contínuas ações preventivas e educativas, e fiscalizações de trânsito são necessárias para minimizar os acidentes e a morbidade.

PN0485 - Painel Aspirante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O YouTube® contém informações completas e seguras sobre o manejo correto de uma situação de avulsão dentária evidente?
Abreu-Costa L, Figueiredo LR, Sonoda CK
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar se o YouTube® contém informações completas e seguras sobre o manejo correto de uma situação de avulsão dentária evidente. Para isto, a plataforma YouTube® foi utilizada para pesquisa a partir da utilização dos termos "como tratar um dente avulsionado", "reimplante de dente avulsionado" e "avulsão dentária", sem a utilização de aspas. Os vídeos inclusos foram analisados a partir de oito tópicos variáveis que condizem com as informações adequadas sobre a sequência do manejo da avulsão dentária que independem da atuação do cirurgião dentista, baseadas nos guidelines da Associação Internacional de Traumatologia Dentária (IADT). O engajamento do vídeo e o ano de publicação também foram avaliados. Foi realizada análise descritiva a partir da frequência de repetição dos dados. Ao total, 71 vídeos sobre avulsão foram obtidos na plataforma, sendo que 39 (54,92%) apresentam os critérios de inclusão. A maioria foi publicada por profissionais (74,35%) e em 2021 (23,07%). Três vídeos (7,7%) apresentam todos os tópicos considerados indispensáveis no manejo correto da avulsão, correspondendo ao padrão ouro desejado a ser obtido durante a busca no YouTube®. "Encaminhar imediatamente ao cirurgião dentista" apresenta-se como recomendação em todos os vídeos. Todos os vídeos apresentaram informações verídicas, mesmo na incompletude dos 8 tópicos.

O YouTube® é insuficiente na quantidade de vídeos que estão de acordo com os tópicos baseados no guideline da IADT, mesmo não sendo verificadas informações falsas sobre o manejo da avulsão dentária.

(Apoio: CNPq  N° 131312/2020-0)
PN0486 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito antibiofilme e antimicrobiano de frações e compostos isolados de Casearia sylvestris sobre Streptococcus mutans
Ribeiro SM, Bueno PCP, Cavalheiro AJ, Klein MI
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie dentária é uma doença crônica multifatorial induzida por biofilme que leva à destruição do tecido dentário. Devido à dificuldade de erradicar esta condição, é necessário descobrir novos agentes que regulem a formação e desenvolvimento do biofilme. Foi realizado análise do efeito contra biofilmes pré-formados (48 h) via determinação de viabilidade microbiana (log UFC/mL) e biomassa (mg) para frações e compostos isolados de Casearia sylvestris. As frações Acetato de Etila (AcOEt) e Etanólica (EtOH, Bioma Cerrado e variedade lingua) foram testadas na concentração 250 µg/mL e os compostos (flavonóide 4, caseargrewiina F - CsF e casearinas X e J) a 125 µg/mL. Ainda, os tratamentos foram testados em cultura planctônica (no meio da fase de crescimento exponencial) para determinar a curva de sobrevivência da bactéria longitudinalmente. Os dados foram submetidos aos testes ANOVA one-way e Dunnet (α=0,05). CsF reduziu 5 logs da contagem de colônias (p< 0,0001 vs. veículo) nos biofilmes tratados enquanto as frações AcOEt e EtOH não interferiram na viabilidade bacteriana. Nenhum tratamento reduziu a biomassa dos biofilmes (p>0,05 vs. veículo). Na curva de sobrevivência, AcOEt foi eficaz, com morte bacteriana significativa após 1 hora de exposição (2 logs vs. o veículo) e eliminação completa da bactéria em 4 horas até 24 horas de exposição. Ocorreu morte gradativa a partir de 1 hora para CsF e em 4 horas houve redução de 1,71 logs vs. veículo.

Portanto, estes tratamentos podem ser uma estratégia terapêutica para prevenir a formação do biofilme de S. mutans.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2019/23175-7)
PN0487 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ação antimicrobiana de soluções na desinfecção de canais radiculares contaminados com Enterococcus faecalis
Dorigon-Santos J, Martins HC, Régis JR, Mazzon RR, Prado M, Garcia LFR, Teixeira CS, Duque TM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar diferentes soluções em protocolos finais de irrigação na desinfecção do sistema de canais radiculares contaminados com Enterococcus faecalis (E. faecalis). Cento e sessenta e duas raízes de pré-molares inferiores foram selecionados e distribuídos em 9 grupos (n=18) de acordo com a substância irrigadora: NaOCl+EDTA 17%; NaOCl + ácido etidrônico (AE)/NaOCL; NaOCl + AE/Soro; NaOCl + ácido glicólico 17% (AG); Soro + EDTA; Soro + AE/NaOCl; Soro + AG; Soro + AE/Soro; Controle - irrigação apenas com soro. Os dentes foram padronizados e contaminados com E. faecalis utilizando protocolo de 5 dias. Durante os protocolos, foram realizadas coletas em momentos diferentes do preparo: inicial (S1); após o PQM (S2); após protocolos (S3) com cones de papel absorvente. As coletas foram diluídas, plaqueadas em duplicatas e colocadas para crescimento. Após, as Unidades Formadoras de Colônia (UFC) foram contadas e levadas para análise estatística. O intervalo de confiança foi de 95%. Nos grupos onde NaOCl 2,5% foi utilizado como irrigante, S2 e S3 apresentaram redução significativa (p<0,05). Nos grupos onde utilizou-se o soro, foi observado que Soro + AE/Soro obteve melhores resultados (p<0,05), seguido de Soro + EDTA e Soro + AE/NaOCl, sem diferença estatística entre os últimos grupos. Os grupos Controle e Soro + AE/Soro apresentaram os menores valores de redução em S2 e S3.

Conclui-se que todos os protocolos com uso do NaOCl 2,5% na instrumentação foram mais eficazes e, quando comparado as soluções finais, Soro + AG obteve os melhores resultados.

(Apoio: FAPs - Fapesc)
PN0488 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

avaliação in-vitro da micro infiltração de endotoxinas bacterianas em cimentos reparadores biocerâmicos usados em obturações retrógadas
Kusano FT, Frozoni M, Soares AJ, Arruda-Vasconcelos R, Marinho ACS
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho tem como objetivo avaliar a infiltração de endotoxinas através da barreira químico-mecânica de três diferentes materiais biocerâmicos utilizados para retrobturação:MTA Repair HP(MTA), Endosequence Root Repair(ERR) e Endo-EZE MTAFlow(EEF). Foram utilizados 40 pré-molares retrobturados com os diferentes materiais(n=10) mais os grupos controle positivo (CP) (n=5) e controle negativo(CN) (n=5). Os dentes foram e inseridos em um frasco plástico tipo eppendorf com a parte apical voltada para baixo. Na parte superior do tubo, a endotoxina de Escherichia coli foi inoculada. Na parte inferior do frasco, água apirogênica foi inserida até o contato com o material retrobturador. Coletas seriadas do compartimento inferior do tubo para detectar a presença de endotoxinas, foram realizadas 1h,24h,7 dias e 30 dias. Para quantificação das endotoxinas, foi utilizado o método LAL-teste cinético quantitativo turbidimétrico Pyrogent-5000. Endotoxina foi detectada em 100% das amostras coletadas. Após 1h, o CN foi estatisticamente igual aos três grupos de cimento e diferente do CP (p<0,05). Após 1h, 24h e 7 dias, o MTA obteve a menor infiltração de endodotoxina(p=0,004). O EEF obteve a maior infiltração de endotoxinas em14 dias. Em 30 dias, a diferença foi significativa para todos os grupos.

Através do presente estudo, pode-se concluir que nenhum dos materiais foi capaz de prevenir completamente a infiltração de endotoxina. O MTA Repair HP foi mais eficiente que o Endosequence e o Endo-EZE MTAFlow no selamento de cavidades de retropreparo.

PN0489 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Atividade antinflamatória e cicatrizante da formulação mucoadesiva contendo própolis verde. Estudo in vitro e in vivo
Villela-Junior GA, Quilla DMC, Sberci WAP, Ikegaki M, Gaspari PDM, Rosalen PL, Franchin M, Mariano RC
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a atividade anti-inflamatória e cicatricial de uma formulação mucoadesiva com extrato de própolis verde (FMAEPV). A própolis verde (SISGEN nº AFDE9B6) foi coletada em Guaranésia, MG. Para a obtenção do extrato etanólico de própolis verde (EEPV), utilizou-se etanol 80% (EEPV 30% p/p), e posterior foi incorporado na formulação mucoadesiva. A análise química do EEPV foi realizada por CLAE-FR. Utilizou-se macrófagos RAW 264.7 para avaliação da citotoxicidade por MTT e liberação de citocinas inflamatórias. A análise macroscópica e histomorfométrica em ferida de mucosa em ratos caracterizaram o comportamento clínico da FMAEPV (CEUA nº 0012/2020). De acordo com os resultados, verificou-se na própolis verde a presença do Artepelin C. A FMAEPV (30-1000µg/mL) diminuiu a viabilidade dos macrófagos (p<0,05). Por outro lado, a FMAEPV a 1, 3 e 10µg/mL, não apresentou citotoxicidade (p>0,05). Foi verificado que o tratamento com FMAEPV (10µg/mL) reduziu os níveis das citocinas TNF-α, IL-1β e IL-6 no sobrenadante de macrófagos ativados por LPS (p<0,05). No estudo in vivo, a média dos escores (avaliação macroscópia da ferida) dos grupos FMAEPV e EEPV foi superior aos grupos controles (p<0,05). Do ponto de vista histológico, a epitelização e queratinização das feridas tratadas com FMAEPV e EEPV foram maiores, com oclusão total da ferida palatina em relação aos demais grupos controles (p<0,05).

Conclui-se que a FMAEPV demonstrou um efeito anti-inflamatório e cicatrizante promissor, apresentando-se como uma potencial formulação para uso na clinica odontológica.

(Apoio: FAPEMIG  N° 2070.01.0005048/2021-90)
PN0490 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Potencial da casca de manga como indutor de mutanases em Trichoderma harzianum: perspectivas para controle do biofilme cariogênico
Bem JSP, Souza LB, Polizello ACM, Cabral H, Garzon NGR, Aires CP
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso industrial da manga produz toneladas de resíduos que são, em maioria, descartados no meio ambiente. Já foi demonstrado que a polpa de manga induz a secreção de mutanases pelo fungo Trichoderma harzianum, as quais hidrolisam polissacarídeos insolúveis, fator crítico para virulência de biofilmes cariogênicos. Entretanto, o potencial indutor de um dos principais rejeitos da manga - a casca - ainda não foi explorado. Nesse sentido, o objetivo foi isolar polissacarídeos da casca de manga e avaliar seu potencial como indutor de enzimas em T. harzianum. Frações da casca (CA) e da polpa precipitada com etanol (PP) de mangas Tommy Atkins foram obtidas, esterilizadas e adicionadas ao meio de cultura contendo T. harzianum para indução de enzimas hidrolíticas. O meio de cultivo apenas com fungo foi o controle negativo e na presença de polissacarídeos bacterianos extracelulares insolúveis de S. mutans (PECI) secos foram controle positivo. Após 192 horas, o meio de cultivo foi centrifugado e o sobrenadante (extrato de enzimas) foi utilizado para ensaio de atividade específica para mutanase. A partir da ANOVA seguida de teste de Tukey (α=5%), foi observado que os extratos induzidos por CA e PP apresentaram atividades específicas inferiores ao grupo PECI (p<0,05).

Logo, casca de manga foi capaz de induzir secreção de mutanases em T. harzianum, porém em baixas concentrações. Sugere-se a continuidade das investigações, modificando o processamento da casca e aperfeiçoando o processo de fermentação, sendo esta uma fonte de prospecção de novas substâncias com importância biológica.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/07315-0)
PN0491 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação in silico e in vitro da atividade antifúngica do composto 7-(Pentiloxi)-2H-cromen-2-ona sobre Candida spp
Nogueira PL, Alves DN, Costa PCQG, Araujo GR, Ferreira AR, Sousa DP, Scotti L, Castro RD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento da candidíase oral é um desafio na Odontologia devido à resistência e toxicidade advindas da terapia antifúngica e, portanto, é necessária a prospecção de novos agentes terapêuticos. Esse estudo objetivou determinar in silico e in vitro a atividade antifúngica do composto 7-(Pentiloxi)-2H-cromen-2-ona. Analisou-se a interação do composto com alvos da célula fúngica por meio do docking molecular. Avaliou-se in vitro a atividade contra espécies de Candida, os possíveis mecanismos de ação, o tempo necessário para a inibição do crescimento fúngico e a associação do composto com nistatina. O estudo de docking indicou afinidade para os alvos 1,3β-glucan sintase, esqualeno epoxidase, δ-14-esterol redutase, 14-α-desmetilase e timidilato sintase, com valores de energia -100,39; -81,20; -88,15; -73,15 e -74,80 Kcal/mol. Os valores de CIM e CFM variaram de 67,16 μM (15,6 μg/mL) a 537,28 μM (125,0 μg/mL). A CIM não alterou na presença do sorbitol, diferente da presença do ergosterol a CIM elevou o seu valor, indicando a membrana plasmática como um dos seus alvos. Houve a inibição do crescimento fúngico a partir de 1h de ensaio, e a cinética morte indicou a inibição completa para a CIM desde 4h de ensaio até 12h e para a concentração referente a 2x CIM a completa inibição até 24h (p<0,0001). A associação com nistatina apresentou-se indiferente para ação antifúngica (ICIF=1,25).

Dessa forma o composto apontou atividade antifúngica no teste in silico, sendo confirmada nos testes in vitro, apresentando resultados promissores para uma possível alternativa de tratamento.

(Apoio: CAPES)