Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0472 a PN0706 ]
 222 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


PN0492 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Plasma Rico em Fibrina (i-PRF) reduz o infiltrado inflamatório induzido pela carragenina na ATM de ratos
Martins PC, Basting RT, Napimoga MH, Clemente-Napimoga JT
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A busca por novas terapêuticas no manejo da inflamação dos tecidos da articulação temporomandibular (ATM) é necessária e desafiadora já que os tratamentos farmacológicos apresentam efeitos colaterais. Este estudo tem como objetivo avaliar as alterações histomorfométricas do efeito do plasma rico em fibrina (i-PRF) no infiltrado inflamatório induzido pela carragenina na ATM de ratos. Foram utilizados Ratos Wistar machos, divididos em 4 grupos (n=6) que receberam os respectivos tratamentos: salina (50 µL/ATM); salina + carragenina (25 µL/ATM + 100 µg/ATM); i-PRF + carragenina (25 µl + 100 µg/ATM); i-PRF + salina (25 µL + 25 µL/ ATM). A aplicação intra-articular do i-PRF foi realizada como pré-tratamento (15 min). Para a obtenção do i-PRF (3600 RPM/05 min) foi utilizado 1 animal doador de sangue. Após 1 h do período experimental, o lavado intra-articular foi coletado para a análise da contagem total e diferencial de leucócitos. Outro grupo experimental (n=4) foi utilizado para análise histomorfométrica. Os resultados demonstram que a injeção de i-PRF reduz significativamente o infiltrado inflamatório e preservas os tecidos adjacentes da ATM (p<0,05: ANOVA, teste de Tukey).

Os dados preliminares deste estudo sugerem que o i-PRF pode apresentar-se como um novo recurso terapêutico no tratamento condições inflamatórias na ATM.

PN0493 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da passagem de aerossóis em respiradores e máscara de tecido hidrofóbica sob atendimento odontológico simulado
Gerdes JA, Pacheco LP, Santos MEPC, Prado MC, Achete CA, Simão RA, Prado M
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia de respiradores PFF2 e de uma máscara experimental de tecido hidrofóbica, em relação à passagem de aerossóis, em atendimento odontológico simulado. Foram avaliadas 3 marcas de respiradores- Neve, KSN e 3M - e uma máscara de tecido de algodão recoberta com plasma de Hexametildissiloxano (HMDSO). Para o teste, foi empregado um aparato simulando o atendimento odontológico composto por 2 cabeças. Foi simulando o preparo de uma coroa total no incisivo central superior, em manequim odontológico, acoplado à cabeça do paciente, com o profissional na posição de 12 horas. A caneta de alta rotação foi ativada por 5 e 10 minutos. Para visualização da passagem de aerossol, a água foi tingida com corante. Os respiradores e a máscara experimental foram posicionados na cabeça do dentista, impressa em 3D e acoplada a um respirador artificial, e, em seu interior, foi colocado um papel com dimensão padronizada. As análises foram realizadas em triplicata, de forma qualitativa, em relação à passagem ou não de aerossol. Houve passagem de aerossol em todas as marcas de respiradores avaliadas, a partir de 5 minutos. Não houve passagem de aerossol na máscara de tecido.

O HMDSO modificou o tecido, conferindo características hidrofóbicas e bloqueando de forma eficaz a passagem de aerossóis. Os respiradores PFF2 não foram efetivos em bloquear a passagem de aerossóis durante atendimento odontológico simulado.

(Apoio: FAPERJ  N° E26/203.242/2021  |  FAPERJ  N° E-26/202.784/2019  |  FAPERJ  N° E-26/010.000978/2019)
PN0494 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito modulador a distância de scaffolds de quitosana-cálcio-sinvastatina em células ósseas sob estímulo inflamatório
Melo CCSB, Gallinari MO, Almeida JM, Cintra LTA, de-Souza-Costa CA, Soares DG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar o efeito de um scaffold de quitosana-cálcio (CH-Ca) contendo sinvastatina (SV) na bioestimulação de células ósseas sob inflamação. Scaffolds de quitosana (CH) e CH-Ca foram imersos em solução de SV a 1 µM para promover sua adsorção. Células de linhagem osteoblástica SAOS-2 foram incubadas por 3 dias em meio de cultura com 100 ng/mL de fator de necrose tumoral alfa (TNF-α). Depois, as células foram cultivadas com os extratos dos scaffolds de CH, CH-Ca, CH-SV e CH-Ca-SV, que foram obtidos e aplicados nas células a cada 48 horas de forma contínua por até 14 dias. A viabilidade celular (n = 6), atividade de fosfatase alcalina (ALP; n = 6) e deposição de nódulos de mineralização (n = 6) foram avaliadas (ANOVA 1 critério/Teste de Tukey; p<0,05). As células cultivadas com os extratos dos grupos CH-Ca e CH-Ca-SV apresentaram os maiores valores de viabilidade celular, sendo a bioestimulação observada a partir de 3 e 7 dias na ausência e presença TNF-α, respectivamente. O grupo CH-Ca-SV apresentou os maiores valores de atividade de ALP, os quais foram mais expressivos na presença de TNF-α (99,4%). Aumento significante na deposição de matriz mineralizada também foi detectado apenas para o grupo CH-Ca-SV tratado com TNF-α (31,1%), sendo possível notar a deposição de nódulos maiores e mais numerosos.

Conclui-se que a incorporação de SV em scaffolds de CH-Ca modulou intensamente a proliferação e diferenciação osteogênica em células ósseas na presença de TNF-α, apresentando-se como uma estratégia cell-homing para a regeneração de tecidos mineralizados sob inflamação.

(Apoio: FAPESP  N° 2019/00020-8  |  FAPESP  N° 2016/15674-5)
PN0495 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da toxicidade de antifúngicos puros e complexados com β-ciclodextrina frente a Artemia salina
Pedroso TAA, Tozetto NM, Mattos MA, Moraes GS, Santos FA, Neppelenbroek KH, Urban VM, Bombarda N
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a toxicidade in vitro dos fármacos nistatina (Nis) e clorexidina (Clx) puros e complexados com β-ciclodextrina (βCD) por meio do bioensaio com Artemia salina. Soluções de trabalho dos fármacos foram obtidas nas concentrações de 125, 250, 375, 500, 750 e 1.000 mg/L. Como controle positivo, foi utilizado o sulfato de quinidina nas mesmas concentrações e, como controle negativo, apenas solução salina. A contagem de náuplios vivos e mortos foi realizada após 24 e 48 h e a análise de Probit foi utilizada para determinar a concentração letal (CL50) de cada fármaco. A Nis pura apresentou CL50 de 1,9 x 103 mg/L em 24 h e 8,4 x 103 mg/L em 48 h. O complexo de inclusão Nis:βCD apresentou uma elevada CL50 em 24 h (1,7 x 106 mg/L), que reduziu para 1,8 x 103 mg/L em 48 h. A CL50 da Clx pura foi extremamente baixa em 24 h (50 mg/L) e ainda mais baixa em 48 h (9 mg/L). O controle positivo apresentou CL50 de 5 mg/L em ambos os períodos em avaliação. O complexo de inclusão Clx:βCD apresentou quase o dobro da CL50 da Clx pura em 24 h (90 mg/L), que reduziu para 30 mg/L em 48 h, porém foi bem superior à sua forma pura (3,4x).

Os fármacos Nis e Nis:βCD apresentam menor toxicidade comparados à Clx pura ou complexada. Entretanto, a Clx na forma de complexo de inclusão tem sua toxicidade reduzida.

(Apoio: FAPESP  N° 2017/07314-1)
PN0496 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da capacidade de inibição da perda mineral de uma resina experimental contendo dihidrato de fosfato cálcico (DCPD)
Mainente MP, Naves PA, Galvão RPO, Andrade SAP, Rodrigues MC, Cardoso CAB
Programa de Pós Graduação (PPGO) UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou a capacidade de inibição da perda de dureza de superfície do esmalte ao redor de restaurações, de um compósito experimental contendo partículas de fosfato dicálcico dihidratado (DCPD) (G1) e compósito comercial contendo partículas capazes de liberar íons (Beautiful Bulk Restorative Universal®, Shofu) (G2) em comparação a uma resina controle (Z250®, 3M ESPE) (G3). Foram cortados e polidos 45 blocos de esmalte de dentes bovinos (6 x 6 mm). Cavidades (2mm x 1,5mm) foram preparadas no centro dos blocos, os quais foram aleatoriamente distribuídos em 3 grupos, e restaurados com um dos compósitos experimentais (n=15). Os blocos foram submetidos à ciclagem de pH durante 8 dias (20 horas em solução remineralizadora e 4 horas em solução desmineralizadora). No início e ao final do estudo, foram avaliados a dureza de superfície na região do esmalte adjacente às restaurações e o percentual de perda de dureza superficial (%PDS). Os dados foram analisados estatisticamente pelos testes ANOVA e Tukey (p˂0,05). A %PDS foi significativamente maior para o grupo controle em relação ao G2, o qual não apresentou diferença significativa em relação ao G1. A resina experimental não foi capaz de diferir do grupo controle.

Pode-se concluir que, apesar dos materiais bioativos apresentarem capacidade de liberação de íons, isso pode não refletir diretamente na sua capacidade de inibição da perda mineral ao redor das restaurações.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/06240-7)
PN0497 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da atividade antifúngica e da citotoxicidade de antifúngicos puros e complexados com β-ciclodextrina
Tozetto NM, Mattos MA, Pedroso TAA, Moraes GS, Urban AM, Paludo KS, Neppelenbroek KH, Urban VM
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Apesar de a nistatina (Nis) e a clorexidina (Clx) demonstrarem alta efetividade na inibição de Candida spp., são praticamente insolúveis em água, apresentam sabor desagradável e podem resultar em efeitos adversos. Complexos de inclusão entre fármacos e β-ciclodextrinas (βCD) têm sido desenvolvidos a fim de melhorar sua estabilidade, otimizar sua atividade antimicrobiana e reduzir efeitos secundários indesejados. Este estudo avaliou a efetividade antifúngica e a citotoxicidade dos fármacos nistatina (Nis) e clorexidina (Clx) puros e complexados com β-ciclodextrina (βCD). Primeiramente, foi determinada a concentração inibitória mínima (CIM80) dos fármacos contra C. albicans por meio do teste de microdiluição em caldo. A partir das CIM80, a atividade citotóxica foi avaliada por meio dos ensaios Metil-tiazolil-tetrazólio (MTT) e Vermelho Neutro (VN) e da análise de morfologia celular. Os valores de viabilidade celular foram submetidos à ANOVA 1-fator/Tukey (α=0,05). A Nis e a Clx apresentaram CIM80 de 0,125 e 8 mg/L e os complexos de inclusão Nis:βCD e Clx:βCD, de 4 e 8 mg/L (com concentração dos fármacos no sistema equivalente em molaridade a 1,79 e 1,48 mg/L, respectivamente). A βCD apresentou CIM80 > 32 mg/L. A Clx apresentou citotoxicidade significativa (VN: 10,6 ± 12,5%; MTT: 12,9 ± 9,6%) e promoveu alterações morfológicas importantes. Os demais fármacos apresentaram viabilidade celular acima de 70% e não provocaram alterações celulares.

Portanto, esses fármacos podem ser considerados opções biocompatíveis para tratar infecções causadas por Candida.

(Apoio: CNPq  N° 125321/2019-8  |  FAPESP  N° 07314-1/2017)
PN0498 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ação da quitosana sobre biofilmes microcosmos de candidíase oral
Alves GSG, Araujo HC, Sato C, Carmona WR, Morato DN, Oliveira EC, Pessan JP, Monteiro DR
UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a ação da quitosana (QTS) sobre biofilmes microcosmos de candidíase oral formados sobre espécimes de resina acrílica. Cinco usuários de próteses removíveis com estomatite protética foram incluídos no estudo, e Candida albicans foi a única espécie de Candida identificada na saliva dos doadores. Pool de saliva dos 5 doadores foi usado como inóculo para a formação de biofilmes microcosmos, os quais foram desenvolvidos durante 72 h no modelo de adesão ativa de Amsterdã. Posteriormente, os biofilmes foram tratados (24 h) com diferentes concentrações de QTS (500, 1000 e 2500 µg/mL). A ação antibiofilme foi avaliada por quantificação das unidades formadoras de colônias (UFCs), biomassa total, atividade metabólica e produção de ácido lático. Clorexidina, miconazol e nistatina foram testados como controles positivos, enquanto o biofilme não tratado representou o controle negativo (CN). Os dados foram analisados por ANOVA a um critério e teste post hoc de Fisher LSD (α = 0,05). QTS a 2500 µg/mL foi o composto mais efetivo na redução de UFCs de anaeróbios totais, Streptococcus mutans e Lactobacillus spp., diferindo significativamente dos demais grupos. Para C. albicans, QTS e controles positivos não diferiram entre si, mas levaram a reduções significativas nas UFCs comparados ao CN. Para biomassa total, atividade metabólica e produção de ácido, QTS a 2500 µg/mL promoveu as maiores reduções em comparação ao CN.

QTS tem ação similar ou superior a fármacos convencionais sobre importantes parâmetros de biofilmes microcosmos de candidíase oral.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2020/12492-9  |  CAPES  N° 001)
PN0499 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Determinação da comunidade microbiana dos sistemas de canais radiculares apicais por sequenciamento de última geração
Maia CA, Brito LCN, Doolittle-Hall J, Lee C, Moss K, Tavares WLF, Teles FRF, Ribeiro Sobrinho AP
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi explorar a comunidade microbiana de infecções endodônticas na porção apical por sequenciamento de 16S rRNA Illumina e delinear o microbioma central das infecções do canal radicular e sua sintomatologia associada. Amostras foram coletadas de quinze indivíduos apresentando um dente com infecção do canal radicular, e os sintomas associados foram registrados. Sendo coletadas do terço apical utilizando uma lima K #10 e depois amplificadas. Amplicons foram sequenciados (região hipervariável V3-V4 do gene 16S rRNA) usando MiSeq. A composição microbiana das amostras foi determinada usando QiiMe e HoMinGS. Os dados foram analisados por meio de Testes t e ANOVA. Um total de 1.038.656 sequências foram obtidas, e OTUs foram atribuídos a 10 filos bacterianos, liderados por Bacteroidetes (51,2%) e Firmicutes (27,1%), e 94 gêneros foram representados principalmente por Prevotella (17,9%) e Bacteroidaceae G-1 (14,3%). Dentes sintomáticos foram associados a níveis mais elevados de Porphyromonas (p < 0,05) e Prevotella. P. endodontalis e P. oris estiveram presentes em ambos os núcleos. O presente estudo demonstrou a complexidade do microbioma dos canais radiculares e os "denominadores comuns" das infecções e identificou táxons cujas propriedades de virulência devem ser mais exploradas.

Embora a etiologia polimicrobiana das infecções endodônticas tenha sido estabelecida há muito tempo, poucos estudos abordaram a expansão da amplitude e a profundidade da cobertura de canais radiculares infectados por microbioma em sua porção apical.

(Apoio: FAPEMIG)
PN0500 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Conhecimento dos profissionais de odontologia sobre a detecção e o diagnóstico das lesões de cárie dentária e suas condutas clínicas
Dias BSL, Andrade MRTC
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proposta do estudo foi avaliar o conhecimento dos cirurgiões dentistas sobre a detecção e o diagnóstico das lesões cariosas e suas condutas clínicas. O estudo foi realizado com uma amostra de profissionais da região sudeste do Brasil, após a aprovação no Comitê de Ética do ISNF-UFF. Os participantes receberam um formulário Google por e-mail contendo o termo de consentimento e as perguntas sobre o tema. Entre dezembro de 2021 e abril de 2022, 217 participantes formados entre 1965 e 2022 responderam o questionário. Em relação à detecção, diagnóstico e controle das lesões os resultados mostraram que: 38,7% relataram usar sempre a sonda exploradora na detecção das lesões oclusais, sob a secagem (80,2%) por 3 a 4 segundos (44,2%). 15 e 32,7% dos respondentes realizam sempre radiografia para a detecção das lesões oclusais e proximais, respectivamente. Para lesões oclusais iniciais ativas 63,1% indicaram remoção do biofilme e acompanhamento, 59,4% aplicação de fluoretos em consultório e 29% remoção seletiva de cárie e restauração. Para lesões iniciais ativas proximais os percentuais dessas condutas foram 66,8%, 59,9% e 35,5%, respectivamente. Para lesões de cárie ativa atingindo a junção amelo-dentinária 79,7% (oclusais) e 76,5% (proximais) dos profissionais indicaram a remoção seletiva de cárie seguida de restauração.

Os resultados sugerem divergências entre os profissionais, especialmente em relação às condutas clínicas. A abordagem operatória parece ser a conduta de escolha para a lesões que envolvem o tecido dentinário, independente do seu estágio de progressão.

PN0501 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da microbiota da cavidade anoftálmica e da superfície da prótese ocular: um estudo preliminar
Makrakis LR, Del-Rey YC, Oliveira VC, Silva TSO, Macedo AP, Nascimento C, Silva-Lovato CH
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Comparar a microbiota da cavidade anoftálmica e da superfície da prótese ocular de indivíduos anoftálmicos. Foram recrutados para o estudo, 6 indivíduos, que atendiam aos critérios de elegibilidade. Coletou-se o biofilme da prótese ocular por imersão, e da cavidade anoftálmica com 2 micro-escovas estéreis para cada sítio (conjuntiva tarsal e bulbar). A prótese, e as micro-escovas, foram imersas em tubos contendo 10mL e 1 mL de Tris-EDTA, respectivamente, para análise do perfil microbiano por sequenciamento do gene ribossomal 16S (plataforma Illumina MIseq). O produto final do sequenciamento foi processado e comparado com diferentes bases de dados a nível de gênero. A quantificação microbiana total foi analisada em Unidade Taxonômica Operacional (OTUs) e por estatísticas não paramétricas para medidas repetidas (nparLD; p<0,05); a diversidade alfa e dominância foram analisadas com os índices de Shannon-Wiener e Simpson pelo teste de Wilcoxon (p<0,05). Foram identificados 47 filos e 1.258 gêneros de microrganismos (seis mais frequentes Fusobacterium, Staphylococcus, Prevotella, Streptococcus, Leptotrichia, Corynebacterium). A contagem (OTU) foi maior para cavidade em relação à prótese (p<0,001). Não houve diferenças significantes para a diversidade (Shannon; p= 0,6991) e dominância (Simpson; p = 0,8182) entre os sítios.

Conclui-se que a cavidade anoftálmica e a prótese ocular possuem microbiota semelhante com alta diversidade e baixa dominância entre os gêneros, sendo a carga microbiana da cavidade maior do que a da prótese ocular.

(Apoio: CAPES  N° 001)