Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0472 a PN0706 ]
 222 Resumo encontrados. Mostrando de 221 a 222


PN0682 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Quais fatores influenciam na procura e no nível de conhecimento de brasileiros sobre traumatismos dentoalveolares?
Magno MB, Jural LA, Santos K, Oliveira ARS, Ribeiro-Lages MB, Pithon MM, Coqueiro RS, Maia LC
Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se fatores que influenciam na procura por- e no nível de- conhecimento de brasileiros sobre traumatismos dentários (TDs). Um questionário online foi elaborado, validado e disponibilizado para leigos (não-dentistas) do Brasil. Acadêmicos de Odontologia foram excluídos. Dados sociodemográficos, formação acadêmica, histórico e informação prévia sobre TDs foram coletadas, bem como questões sobre prevenção, tratamento e sequelas de TDs em dentes decíduos e permanentes. Diferença nas frequências e médias entre os grupos foram avaliadas através dos testes X2, Mann Whitney e Kruskall-Wallis, e a regressão de Poisson multivariada foi realizada para avaliar fatores que influenciam no conhecimento sobre TDs. A média de idade e de acertos, dos 1392 participantes, foram 36.0±14.4 e 5.34±2.1. Gênero, nível de escolaridade e histórico de TD não influenciaram na média de acertos (p>0.05). Porém, trabalhar na área da saúde, maior autojulgamento de conhecimento sobre ter informações prévias sobre TD influenciaram positivamente no conhecimento sobre TDs (p>0.001). No modelo de regressão, ajustado para os fatores relatados acima, revelou-se que trabalhar na área da saúde e ter informações prévias sobre TD estão associados a maiores médias de conhecimento dos leigos sobre TDs. Pessoas sem histórico prévio de TDs procuram informações prévias sobre TDs na TV ou internet, com amigos ou na escola dos filhos (p<0.05).

Aspectos relacionados à área de atuação profissional e informações prévias sobre TDs influenciam no nível de conhecimento dos brasileiros sobre TDs.

(Apoio: FAPs - FAPS-PAPERJ  N° E-26/202.333/2019  |  CNPq  N° 310225/2020-5)
PN0699 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Conhecimento e utilização do diamino fluoreto de prata entre cirurgiões-dentistas do estado do Paraná, Brasil
Gabardo MCL, Koller IB, Tomazinho FSF, Wambier LM, Caldarelli PG, Ditterich RG, Bruzamolin CD, Kusma SZ
Odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Com desenho transversal e amostragem intencional, de agosto a outubro de 2021, 100 cirurgiões-dentistas receberam um questionário via aplicativo de comunicação telefônica, contendo 22 perguntas. Os dados foram tabulados e analisados em SPSS® versão 25.0. Foram aplicados os testes t de Student e de Qui-quadrado. Participaram 60 profissionais, sendo que 27 (45%) afirmaram utilizar o DFP. As mulheres compuseram 91,7% da amostra total e a média de tempo de formação foi de 15,9 (± 11,7) anos. Maior tempo de formação (p = 0,01) e atuação no serviço público (p = 0,02) foram associados ao uso do DFP. Mais de 40% dos respondentes não sabem qual concentração do produto apresenta melhores resultados e 77,8% o indicam apenas para crianças. Ainda, 70,4% removem tecido amolecido antes da aplicação. Quanto às vantagens do DFP, destacaram-se a ação bactericida/bacteriostática (74,1%) e a não necessidade de intervenções mais invasivas (55,6%). Houve unanimidade ao ser mencionada a questão estética como o fator que limita a indicação do DFP.

O conhecimento em relação à utilização do DFP entre os cirurgiões-dentistas aqui investigados é limitado, o que reforça a necessidade de ações de educação permanente e o desenvolvimento de protocolos de utilização do material.