Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1981 a 1990


RS059 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da profundidade de sondagem em dentes tracionados ortodonticamente: uma revisão sistemática e meta-análise
Barbosa DM, Mattos PM, Ferraz AX, Santos RS, Stechman-Neto J, Zeigelboim BS, Guariza Filho O, Araujo CM
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi comparar a profundidade de sondagem em dentes inclusos tracionados ortodonticamente com dentes contralaterais com erupção natural. Foram desenvolvidas estratégias de busca para seis bases de dados eletrônicas: PubMed/Medline, LILACS, Scopus, Web of Science, Embase e Cochrane. A literatura cinzenta também foi utilizada através do Google Scholar, Proquest e Open Grey. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta de risco de viés da Cochrane para ensaios clínicos randomizados, e pela ferramenta MASTARI para estudos observacionais. Meta-análise de efeito aleatório foi realizada para o resultado de interesse. A certeza da evidência foi avaliada pela ferramenta GRADE. Foram encontrados 2.082 artigos, dos quais 13 foram selecionados para realizar a síntese quantitativa. Dentes tracionados apresentaram maior profundidade de sondagem, com diferença média estatisticamente significante entre os grupos [MD = 0,14mm; IC95% = 0,07 - 0,20; I2 = 2%]. A maioria dos estudos apresentou baixo risco de viés, porém a certeza da evidência ainda é muito baixa devido ao desenho dos estudos existentes.

As evidências encontradas na literatura indicam que os dentes tracionados apresentam piora nos parâmetros periodontais relacionados a profundidade de sondagem, entretanto, a interpretação deste achado deve ser considerada em termos de sua pequena significância clínica, devido ao pequeno tamanho de efeito observado.

RS060 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de aparelhos ortodônticos e o impacto na qualidade de vida de crianças e adolescentes - revisão sistemática e meta-análise
Silva MB, Vidigal MTC, Mesquita CM, Vieira WA, Nascimento GG, Blumenberg C, Pithon MM, Paranhos LR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo teve como objetivo analisar as mudanças na qualidade de vida de crianças e adolescentes durante o tratamento ortodôntico. A revisão sistemática seguiu as diretrizes da JBI e teve seu protocolo registrado no PROSPERO. A pesquisa eletrônica foi realizada em oito bancos de dados (MedLine via PubMed, Scopus, Embase, SciELO, Web of Science, LILACS, OpenGrey e OATD). A estratégia do PICO foi utilizada para identificar ensaios clínicos randomizados ou não randomizados que avaliassem a qualidade de vida relacionada à saúde oral (ORRQoL) antes e durante o tratamento ortodôntico de crianças e adolescentes, sem a restrição de ano e idioma de publicação. Foram realizadas meta-análises de efeitos aleatórios para calcular a diferença de médias padronizadas dos escores de OHRQoL de 1 semana, 1, 3, 6 e 12 meses após o início do tratamento ortodôntico. Foram localizados 2345 estudos dos quais 20 atenderam aos critérios de elegibilidade. Os escores gerais de OHRQoL foram estatisticamente semelhantes quando comparavam o tempo antes de iniciar o tratamento ortodôntico com 1 semana, 1, 3, 6 e 12 meses após o início do tratamento.

O uso de aparelhos ortodônticos não demonstrou ter um impacto negativo significativo durante o primeiro ano de tratamento. No entanto, os resultados meta-analíticos sugeriram que o primeiro mês de tratamento pode ser mais crítico em relação ao impacto na qualidade de vida e consequente adesão do paciente ao tratamento.

(Apoio: CNPq  |  FAPEMIG  |  CAPES)
RS061 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A escolha do elemento dentário de ancoragem reflete nos efeitos da expansão rápida da maxila? Uma revisão sistemática com metaanálise
Tonial FG, Lima MLS, Moreira KMS, Gimenez T, Imparato JCP
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A atresia maxilar e a mordida cruzada posterior são más oclusões frequentes na dentição decídua e dentadura mista sendo a expansão rápida da maxila um tratamento comum para a correção destas alterações. Esta revisão sistemática investigou os efeitos esqueléticos e dentários da expansão rápida da maxila quando ancorada em dentes decíduos versus dentes permanentes. As buscas em bancos de dados eletrônicos foram conduzidas usando PubMed, Web of Science, Scopus e LILACS. Ensaios clínicos e estudos observacionais foram incluídos. Dois revisores selecionaram independentemente os estudos, extraíram os dados e avaliaram o risco de viés utilizando as ferramentas Rob 2.0 e Robins I. A busca recuperou 1609 referencias, das quais sete foram incluídas na análise qualitativa e cinco na análise quantitativa (metaanálise). Na análise geral, o risco de viés variou de baixo a sério. Os resultados para o desfecho "largura intermolar" revelaram diferença favorável a ancoragem em dentes permanentes (MD=-1.23[CI95%=-2.42;-0.05]).

Quando se almeja aumento na largura intermolar, a ancoragem em dentes permanentes parece ser a conduta mais satisfatória, todavia tal aumento pode não ser clinicamente relevante. Até o momento, não há evidências suficientes para considerar que a escolha do elemento dentário de ancoragem, seja dente decíduo ou dente permanente, é determinante para diferenças significantes em medidas esqueléticas e dentárias obtidas após a expansão rápida da maxila.

RS062 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabsorção radicular externa em diferentes técnicas e tipos de movimento dentário ortodôntico: overview
Pereira CC, Barbirato DS, Marañón-Vásquez G, Chagas TF, Vilela LT, Bolognese AM, Maia LC, Araujo MTS
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presente overview objetivou avaliar a evidência de revisões sistemáticas sobre a relação entre técnicas e/ou tipos de movimento dentário ortodôntico (MDO) e a ocorrência de reabsorção radicular externa (RRE). Seis bases de dados e literatura cinzenta foram pesquisadas até janeiro de 2022, sem restrições de ano, status de publicação ou idioma. Após seleção dos estudos e extração dos dados, utilizou-se o AMSTAR 2 para avaliar a qualidade das revisões sistemáticas selecionadas. Síntese narrativa foi realizada com o objetivo de estabelecer uma hierarquia dos MDO segundo a ocorrência de RRE. Vinte e cinco revisões sistemáticas foram incluídas, sendo 10 com baixo e moderado risco de viés, 8 com risco alto de viés e 7 com risco de viés muito alto. As revisões evidenciaram que o tipo de dispositivo ortodôntico não apresenta relação direta com a RRE. Entretanto, foi demonstrada relação direta da ocorrência de RRE de acordo com o tipo de MDO, onde os movimentos de intrusão e torque demonstraram maior ocorrência e gravidade de RRE, e os movimentos de retração de canino e de extrusão apresentaram a menor ocorrência e gravidade de RRE.

Devido à baixa qualidade metodológica de 60% dos estudos incluídos nesta overview, mais revisões sistemáticas com baixo risco de viés são necessárias para ratificar os resultados obtidos.

RS063 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efetividade da incorporação de agentes antimicrobianos em dentifrícios: Uma revisão sistemática
Oliveira LP, Marinho VT, Calazans-Neto JV, Reis AC, Valente MLC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Uma das práticas de higiene bucal mais utilizadas no mundo é a escovação dental e, por meio dela, é possível realizar a remoção mecânica do biofilme e diminuir o número de microrganismos. Sendo assim, a incorporação de agentes antimicrobianos em dentifrícios é essencial para controlar a quantidade de microrganismos e reduzir a ocorrência de infecções. Dessa forma, o objetivo desta revisão foi analisar se a presença de diferentes agentes antimicrobianos em dentifrícios é eficaz na redução da quantidade de microrganismos. Para isso, foi realizado um estudo nas bases de dados PubMed, Embase, Scopus e Web of Science, com os termos de busca (dentifrices OR toothpastes) AND ("anti-infective agents" OR "anti-bacterial agents" OR "antimicrobial agents") AND ("antibacterial activity" OR "antimicrobial activity"). Dois autores independentes revisaram os títulos e resumos de acordo com os critérios de inclusão, que abrangeram estudos que avaliaram a eficácia de agentes antimicrobianos em dentifrícios e sua atividade antimicrobiana. Foram encontrados 527 artigos no total. Destes, 334 foram incluídos para leitura do título e resumo e 69 foram selecionados para leitura na íntegra. Ao final, 39 artigos permaneceram nesta revisão.

A partir da análise destes artigos foi possível perceber que os agentes antimicrobianos nos dentifrícios são capazes de promover a redução da quantidade de microrganismos, porém possui eficácia variada, que depende do agente utilizado e do microrganismo avaliado.

RS064 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do pós-processamento nas propriedades mecânicas de polímeros impressos utilizados como materiais dentários: revisão sistemática
Campos MR, Reis AC
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou os métodos de pós-processamento utilizados para melhorar as propriedades mecânicas de polímeros impressos pelo método Fused Filament Fabrication (FFF). Essa revisão sistemática foi realizada de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis (PRISMA) e, dessa forma, foi registrada no Open Science Framework (OSF) (osf.io/ckn6y). As bases de dados utilizadas para a busca dos artigos foram Pubmed, Science Direct, Embase e Scopus. Os artigos foram selecionados por 2 revisores independentes de acordo com os critérios de inclusão. O risco de viés foi analisado usando a ferramenta de avaliação de estudos adaptada do Instituto Joanna Briggs (JBI). Foram incluídos um total de 13 artigos entre os anos de 2019 a 2022. Os estudos incluídos na presente revisão apontam para a melhoria das propriedades mecânicas de polímeros impressos quando submetidos a diferentes tipos de pós-processamento.

O pós-processamento foi benéfico para os polímeros impressos pela técnica FFF. O pós-processamento térmico atua de diferentes maneiras para polímeros semicristalinos e amorfos. O pós-processamento químico e mecânico melhora a rugosidade da superfície.

RS065 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência da rugosidade de implantes dentais obtidos por manufatura aditiva na adesão bacteriana: revisão sistemática
Gubitoso B, Tardelli JDC, Valente MLC, Reis AC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar criticamente a literatura e responder à pergunta "Qual é a influência da rugosidade de implantes dentais obtidos por manufatura aditiva na adesão bacteriana?". Esta revisão seguiu as diretrizes do PRISMA e foi registrada no Open Science Framework. A estratégia de busca personalizada foi aplicada nas bases de dados Embase, PubMed, Scopus e Science Direct. Como critérios de inclusão foram selecionados estudos experimentais in vitro que avaliaram a influência da rugosidade em implantes ou superfícies de manufatura aditiva na adesão bacteriana, sem restrição de tempo e idioma. A análise do risco de viés foi realizada pela ferramenta de Sarkis Onofre et al., para estudos experimentais in vitro. A busca nas bases de dados resultou em 774 artigos, após remoção dos duplicados 428 foram analisados pelo título e resumo de acordo com os critérios de elegibilidade. Destes 6 foram selecionados para leitura na íntegra e 5 incluídos na revisão sistemática por atenderem aos critérios de elegibilidade. Os 5 estudos apresentaram baixo risco de viés. A metanálise não pode ser realizada devido a heterogeneidade dos dados.

A literatura avaliada permitiu inferir que os tratamentos de superfície aplicados aumentaram a rugosidade das superfícies impressas e promoveram diminuição da adesão bacteriana. Assim, a rugosidade aumentada não interferiu negativamente na adesão bacteriana avaliada.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/11970-7)
RS066 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do tratamento de superfície a laser na adesão bacteriana em superfícies de titânio e suas ligas: revisão sistemática
Simões IG, Reis AC, Valente MLC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da presente revisão sistemática foi verificar a influência do tratamento de superfície por irradiação a laser na adesão de bactérias sobre a superfícies de titânio e suas ligas. Esta revisão foi estruturada de acordo com as diretrizes PRISMA para revisões sistemáticas e meta-análises, e registrada na plataforma Open Science Framework. A busca pelos artigos foi realizada em 4 bases de dados: PubMed, Scopus, Embase e Science Direct. Foi realizada ainda a busca manual a partir das listas de referências dos artigos selecionados. A seleção dos artigos foi realizada por dois revisores. Os artigos encontrados tiveram sua elegibilidade avaliada por meio dos critérios de inclusão e exclusão previamente estabelecidos. A avaliação da qualidade metodológica dos estudos foi realizada aplicando a Lista de Verificação de Avaliação Crítica do Instituto Joanna Briggs para Estudos Quasi-Experimentais. Na busca foram encontrados 923 resultados, após a remoção dos duplicados restaram 740 estudos e desses 710 foram excluídos após a leitura do título e resumo. 30 artigos foram lidos na íntegra e 7 foram excluídos após aplicação dos critérios de exclusão. Ao final 23 artigos foram selecionados para compor esta revisão sistemática.

Os estudos incluídos na presente revisão mostraram que o tratamento de superfície a laser é capaz de influenciar a adesão de bactérias sobre a superfície de implantes de titânio, estando essa capacidade diretamente relacionada com a alteração que o laser promove nas propriedades superficiais do titânio.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/11843-5)
RS067 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Incorporação de agentes antimicrobianos ao ionômero de vidro convencional: uma revisão sistemática
Dutra GC, Kreve S, Reis AC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi verificar qual o estado atual das pesquisas quanto à incorporação de diferentes agentes antimicrobianos ao cimento de ionômero de vidro convencional (GIC), através da pergunta: Qual a influência dos agentes antimicrobianos sobre o cimento de ionômero de vidro? Foram realizadas pesquisas nas bases de dados SCOPUS, PubMed/Medline, EMBASE, Web of Science e Google Scholar, usando os termos: glass ionomer cement; anti-microbial agent; anti-infective agents; antimicrobial; hydrochloride, chlorhexidine; microbicide; agents, anti-infective; antibacterial. O risco de viés foi realizado por adaptação da ferramenta de estudos quasi-experimentais do Instituto Joanna Briggs (JBI). Foram encontrados 798 artigos nas bases de dados, dos quais 242 eram duplicados. Foram elegíveis 59 artigos para a leitura na íntegra, e 52 artigos foram incluídos nesta revisão sistemática. Dos 52 estudos incluídos nesta revisão, a maioria demonstrou baixo risco de viés, com a exceção do critério: "Os resultados foram medidos de uma maneira confiável?". Não foi possível realizar a meta análise devido a heterogeneidade dos estudos.

Conclui-se que diferentes agentes antimicrobianos são estudados e incorporados ao GIC. Contudo, não foi possível determinar se um agente foi totalmente efetivo e capaz de manter o efeito antimicrobiano prolongado sem causar danos ao GIC ou ao organismo.

RS068 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Sistemas de liberação controlada de própolis para uso em odontologia: uma revisão sistemática
Hall KC, Barboza AS, Andrade JSR, Ferreira ML, Pinto LM, Costa JS, Fajardo AR, Lund RG
ciências da saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi sintetizar as evidências existentes na literatura do uso de própolis em sistemas de liberação controlada e sua potencial ação terapêutica em odontologia. Métodos: Esta revisão seguiu a lista de recomendações PRISMA. Dois revisores independentes realizaram uma pesquisa bibliográfica até 15 de janeiro de 2022 em cinco bases de dados: PubMed/Medline, Web of Science, Cochrane Library, Scopus e Embase, para identificar os estudos elegíveis. Estudos clínicos, in situ e in vitro foram incluídos. Foram excluídos: artigos de revisão, casos clínicos, teses, dissertações, resumos em congressos. Os dados demográficos e de ação, tais como: desenho e objetivos do estudo, área de aplicação em odontologia, tipos de biomateriais, tipos de própolis, caracterização e origem da própolis, avaliação da toxicidade, liberação do fármaco, presença de controles, tamanho da amostra e principais resultados foram extraídos e analisados qualitativamente. Após examinar 55 artigos na íntegra, 11 estudos in vitro, 1 modelo animal e 1 estudo in vivo (e in vitro) foram incluídos (n=13). O uso de própolis em sistemas de liberação de fármacos foi relatado nas áreas de cariologia, endodontia, periodontia e implantodontia. A própolis mostrou ação osteoindutora, antimicrobiana, anti-inflamatória e biocompatibilidade.

De acordo com as evidências encontradas na literatura, a própolis pode ser utilizada com eficiência em sistemas de liberação controlada em várias áreas da odontologia possuindo alto potencial para aplicações em odontologia.

(Apoio: CAPES  N° 309848/2017-2)