
2101 Resumo encontrados. Mostrando de 2011 a 2020
RS104 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
O uso do probiótico Lactobacillus reuteri como terapia adjuvante no tratamento da periodontite é eficaz? Uma Revisão Sistemática
Tricoly TS, Caneppele TMF, Marco AC, Lima VCS, Ferreira CL, Jardini MAN
Diagnóstico e Cirurgia INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar a eficácia do probiótico Lactobacillus reuteri como terapia adjuvante no tratamento periodontal da periodontite. Uma revisão de ensaios clínicos controlados randomizados e estudos observacionais foram conduzidos. As estratégias de busca foram determinadas pela configuração de chaves de busca relacionadas ao assunto nas seguintes bases de dados: MEDLINE via PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Central Controlled Trials Registry e EMBASE. A coleta e análise dos dados foram realizadas por dois revisores independentes que selecionaram os estudos potenciais principalmente pelo título e resumo, e posteriormente foram qualificados de acordo com a análise de risco de viés. Os estudos de melhor qualidade foram escolhidos e uma síntese narrativa foi realizada com base nos dados obtidos. Após a extração dos dados, sua heterogeneidade foi analisada e a meta-análise foi realizada. Em geral, os resultados da metanálise foram positivos para o uso de probióticos como terapia adjuvante. Considerando as limitações das comparações entre os estudos analisados, a conclusão foi positiva, mas ressaltando a necessidade de estudos futuros.
Dentro das limitações do presente estudo, concluiu-se que os probióticos podem fornecer um benefício adicional ao tratamento da Periodontite, com melhora nos índices de sangramento a sondagem e profundidade de sondagem.
(Apoio: PIBIC N° 473 1/2020)
RS105 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito adjunto da fotobiomodulação na terapia periodontal de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2: revisão sistemática e meta-análise
Freire BL, Abreu LG, Costa FO, Cota LOM, Lima RPE
Clínica Patologia e Cirurgia (CPC) UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão sistemática e meta-análise foi avaliar a evidência científica sobre o impacto da fotobiomodulação coadjuvante ao tratamento periodontal em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. A declaração Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-análises foi seguida. O estudo foi registrado (PROSPERO #CRD42022310756) no registro prospectivo internacional de revisões sistemáticas. A pesquisa foi realizada em sete bases de dados sem restrição ao ano de publicação. Os estudos reportando parâmetros clínicos periodontais e contendo um grupo teste submetido à terapia periodontal associada à fotobiomodulação e um grupo controle foram incluídos. A seleção dos estudos, a extração de dados e a avaliação do risco de viés foram realizadas em duplicata. Meta-análise foi realizada e o intervalo de confiança de 95% e a razão de chances foram fornecidos. Trezentos e quarenta estudos foram identificados e oito estudos foram incluídos. A meta-análise demonstrou que a fotobiomodulação associada à terapia periodontal em pacientes diabéticos resulta em maior redução da profundidade de sondagem e maior ganho de inserção que o tratamento periodontal sozinho. Os estudos incluídos apresentaram baixo risco de viés.
A fotobiomodulação coadjuvante à terapia periodontal contribui para melhora dos parâmetros clínicos periodontais em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2.
RS106 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Influência de agentes antineoplásicos na periodontite experimental: uma revisão sistemática de estudos em animais
Vitória OAP, Gusman DJR, Novaes VCN, Furquim EMA, Piovezan BR, Turini HD, Sasaki PA, Almeida JM
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo da presente revisão sistemática foi de avaliar os efeitos dos agentes antineoplásicos sobre a periodontite experimental induzida em animais. O trabalho seguiu o guia do Centro de Revisão Sistemática para Experimentação em Animais de Laboratório (SYRCLE), sendo realizada uma pesquisa eletrônica nas bases de dados PubMed, Embase/MEDLINE e Scopus, com restrição de 20 anos e última busca executada em março de 2022, por diferentes indivíduos e respeitando um processo sistemático de pesquisa. Com base nos critérios PICO, incluíram-se estudos controlados e randomizados em animais que passaram pela indução de periodontite experimental (P), com tratamento com quimioterápicos (I) que foram comparados com animais que receberam administração de solução salina fisiológica (C), tendo como resultado primário a perda óssea alveolar e secundário o processo inflamatório na região de furca. O teste de kappa inter-examinador foi realizado. 615 artigos foram identificados através da busca pelas bases de dados. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, cinco artigos foram selecionados para a análise qualitativa com o valor da kappa 1. Após análise qualitativa, observou-se que a perda óssea alveolar assim como o processo inflamatório na região de furca, se mostrou maior nos animais que foram administrados os agentes antineoplásicos comparado aos animais do grupo controle.
Diante dos limites da presente revisão sistemática, conclui-se que os agentes antineoplásicos agravaram a perda óssea alveolar em animais com periodontite experimental induzida.
RS107 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Impacto da periodontite na qualidade de vida relacionada à saúde bucal
Agnese CC´, Schöffer C, Antoniazzi RP
Departamento de Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo revisar sistematicamente a literatura quanto à associação entre periodontite e qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) em indivíduos adultos. Pesquisas eletrônicas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Embase, LILACS, Web of Science e Scopus. A busca por estudos adicionais foi realizada por meio da literatura cinza e busca manual. Estudos observacionais contendo exame clínico periodontal, definição de periodontite e questionário validado para mensuração da QVRSB atenderam aos nossos critérios de elegibilidade. A escala Newcastle-Ottawa foi a ferramenta utilizada para avaliar o risco de viés. Metanálises de diferenças médias padronizadas (SMD) e diferenças médias (MD) foram realizadas. Sessenta estudos, incluindo um total de 29.924 indivíduos, foram elegíveis para a revisão e 37 estudos foram incluídos nas metanálises. As metanálises com todos os instrumentos (OHIP-14/49 e OIDP, SMD 1,24, IC 95%: 0,45 a 2,04; GOHAI-ADD e OHQoL-UK, SMD -0,71, IC 95%: -1,12- a -0,29), mostraram que a periodontite está associada à pior percepção da QVRSB. Os resultados do subgrupo (OHIP-14, MD 4,42, IC 95%: 3,00 a 5,84) identificaram que desenho do estudo, composição da amostra, comorbidades, classificação econômica do país, parâmetros usados para definir periodontite e grupo de comparação influenciaram as estimativas combinadas.
Nossos achados sugerem que a periodontite está associada a um impacto negativo na QVRSB, estabelecendo relação dose-resposta.
(Apoio: CAPES | CAPES)
RS108 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito do tracionamento ortodôntico nos parâmetros periodontais de dentes unirradiculares impactados por vestibular
Galvão MNC, Amaral GCLS, Ribeiro RC, Villar CC
Estomatologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão sistemática foi comparar o estado periodontal de dentes impactados vestibularmente, tratados com exposição cirúrgica, com o estado periodontal de dentes contralaterais que tiveram erupção espontânea. Com essa finalidade, pesquisas em bancos de dados eletrônicos (MEDLINE- PubMed, Scopus, Embase e ISI Web of Science) até dezembro de 2021 e listas de referências de publicações relevantes foram utilizadas para identificar estudos que avaliaram o estado periodontal de dentes com impacção vestibular após a sua exposição, e seus contralaterais com erupção espontânea. Dois revisores avaliaram independentemente os artigos e extraíram os dados, de acordo com as diretrizes PRISMA. Para a metanálise, utilizou-se um modelo de efeitos aleatórios com diferenças de médias padronizadas e intervalos de confiança de 95%. Ao final, foram identificados 30 estudos; 5 foram incluídos na revisão. A maioria dos estudos identificou algum dano ao tecido periodontal decorrente do tratamento cirúrgico associado ou não ao tracionamento ortodôntico de dentes impactados. Profundidade clínica de sondagem e nível ósseo alveolar foram os parâmetros periodontais que mais sofreram alterações estatisticamente significantes.
Dentes impactados que recebem exposição cirúrgica apresentam uma maior tendência a desenvolver alterações periodontais indesejadas, que podem influenciar tanto na saúde do periodonto, como na estética.
RS109 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Eficácia antiplaca e antigengivite de escovas dentais manuais novas e usadas: uma revisão sistemática e metanálise
Silva FH, Montagner AF, Silveira MC, Muniz FWMG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Revisar sistematicamente a literatura sobre a eficácia antiplaca e antigengivite de escovas dentais manuais novas em comparação com as usadas. Bases de dados (PubMed, Scopus, Embase, Web of Science e Cochrane) foram pesquisadas para identificar ensaios clínicos controlados, envolvendo adultos, comparando os efeitos clínicos de escovas de dentes manuais novas e usadas, com diferentes tempos de uso. Metanálises foram realizadas comparando as escovas dentais após uso único (eficácia antiplaca) e após uso múltiplo (eficácia antiplaca e antigengivite), utilizando-se a diferença média (DM) ou, quando aplicável, diferença média padronizada (DMP). Oito estudos foram incluídos. Em estudos com design de uso único, nenhuma diferença significativa foi encontrada entre escovas novas e usadas para eficácia antiplaca (DMP:-0,39; IC95%:-0,80-0,03). Estudos com design de uso múltiplo não mostraram diferença significativa entre os grupos para a eficácia antigengivite (DM:-0,10; IC95%:-0,24-0,03). Contudo, maior eficácia antiplaca foi demonstrada por escovas novas, nos estudos com design de uso múltiplo (DMP:-0,75; IC95%:-1,37--0,14). A certeza da evidência variou de muito baixa (antiplaca) à baixa (antigengivite).
Escovas dentais novas e usadas apresentaram eficácia antiplaca e antigengivite semelhantes. No entanto, mais ensaios clínicos controlados são necessários para aumentar a certeza dessa evidência.
(Apoio: CAPES)
RS110 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
A resposta inflamatória dos fibroblastos gengivais ao desafio microbiano do biofilme dental. Uma revisão sistemática
Izumi CA, Mendes RT, Soares GMS
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão sistemática foi realizada para reunir dados sobre a resposta inflamatória dos fibroblastos gengivais frente ao desafio microbiano do biofilme dental periodontopatogênico. As bases de dados PubMed, Cochrane, Scopus, LILACS, EMBASE e BBO foram pesquisadas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), sem restrições de ano ou idioma. Os descritores padronizados utilizados foram: "fibroblasts", "biofilm", "periodontitis" e "inflammatory response", com o uso dos operadores booleanos "AND". A avaliação do risco de viés foi realizada com a ferramenta adaptada ROBINS-I. Dois mil e doze artigos foram encontrados, dos quais 14 foram incluídos neste estudo. Treze estudos obtiveram baixo risco geral de viés e um estudo, risco moderado. Seis estudos realizaram o desafio do biofilme a partir do modelo de biofilme in vitro e nos demais, o desafio aconteceu em indivíduos com periodontite. Os dados obtidos mostraram que os fibroblastos gengivais estimulam o aumento de IL-6, COX-2, RANK/RANKL, fator 1 e IL-34, e a redução das expressões de IL-1β quando desafiados por biofilmes periodontopatogênicos.
Além de serem células essenciais para o processo de cicatrização e reparo tecidual, os fibroblastos gengivais atuam na regulação de citocinas importantes na doença periodontal e dessa forma podem interferir tanto para o início quanto na progressão da peridontite.
(Apoio: CAPES N° 40001016065P8)
RS111 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Níveis de estresse oxidativo em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 com e sem periodontite: uma Revisão Sistemática
Lobao WJM, Menezes CC, Marañón-Vásquez G, Ferreira DMTP, Maia LC, Barros MCM, Silva-Boghossian CM, Sansone C
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi verificar as evidências científicas para a diferença nos níveis dos biomarcadores de estresse oxidativo em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) com e sem periodontite. Esta revisão sistemática foi registrada no International Prospective Register of Systematic Reviews. A busca sistemática da literatura foi realizada até março de 2022, com base na sigla PECO: (P) indivíduos com diabetes mellitus tipo 2, (E) presença de periodontite, (C) ausência de periodontite, (O) biomarcadores de estresse oxidativo. A avaliação da qualidade e do risco de viés dos estudos incluídos foi realizada por meio das diretrizes de Fowkes e Fulton e Grading of Recommendations Assessment Development and Evaluation. 9 artigos foram incluídos na análise final: 4 eram transversais, 3 de caso-controle e 2 de intervenção. Foi relatado altas concentrações de agentes oxidantes e baixos níveis de antioxidantes entre os biomarcadores de estresse oxidativo mostrados em indivíduos com DM2 e periodontite quando comparados aos sem periodontite. No entanto, esses achados podem ser considerados com um nível de evidência muito baixo, com base nos critérios de avaliação estabelecidos.
Devido à alta heterogeneidade, falhas metodológicas e baixa certeza das evidências entre os estudos incluídos, não foi possível determinar se havia diferenças nos níveis de estresse oxidativo em indivíduos com DM2 com e sem periodontite.
(Apoio: FAPERJ)
RS112 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeitos dos Enxaguatórios no Microbioma Oral Humano: Revisão Sistemática de Ensaios Clínicos Controlados
Amaral GCLS, Hassan MA, Sloniak MC, Pannuti CM, Romito GA, Villar CC
Estomatologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar o impacto de enxaguatórios bucais na composição do microbioma oral humano. Critérios de inclusão foram ensaios clínicos controlados com população de adultos ≥ 18 anos que utilizassem enxaguatórios orais como adjuvantes ao controle mecânico do biofilme o qual foi analisado por sequenciamento do 16S rRNA, sequenciamento metagenômico completo ou microarray filogenética. A busca eletrônica foi realizada no MEDLINE- PubMed, Scopus, Embase e ISI Web of Science. Os estudos foram avaliados seguindo as diretrizes PRISMA para análise qualitativa. Cinco estudos clínicos controlados encontraram associações entre o uso diário de enxaguatórios e a composição do microbioma oral, com efeitos distintos de acordo com a substância ativa. Bochechos de clorexidina (CHX) reduziram as diversidades microbianas ɑ- e β e quando usada por 7 dias levaram a um aumento de Neisseria, Streptococcus e Granulicatella e uma diminuição de Actinomyces, por outro lado seu uso prolongado levou a reduções generalizadas. Enxaguatórios contendo cloreto de Cetilpiridínio (CPC) reduziram especificamente táxons e gêneros relacionadas à gengivite. Em contraste, os enxaguatórios à base de N-acetilcisteína não promoveram mudanças no microbioma oral.
Apesar de substancial heterogeneidade entre os estudos, encontramos evidências que suportam a hipótese de que os enxaguatórios com CHX e CPC alteram a composição do microbioma oral humano, reduzindo a abundância e a diversidade microbiana.
(Apoio: LAOHA)
RS113 - Painel Revisão Sistemática
Área: 8 - Periodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Impacto do Tratamento Periodontal Não Cirúrgico nos Níveis Séricos de TNF-α em Diabéticos tipo II: Revisão Sistemática e Meta-análise
Braz P, Pereira GHM, Cota LOM, Costa FO, Cunha FA, Lima RPE
Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão sistemática e meta-análise foi buscar evidências científicas sobre o impacto da terapia periodontal não cirúrgica no fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) em diabéticos tipo 2. O presente estudo foi conduzido conforme as diretrizes do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) e registrado no registro prospectivo de revisões sistemáticas (CRD42020192790). Cinco bases de dados foram utilizadas para realizar a busca. Não foi imposta restrições na data de publicação. Foi incluído estudos que relataram níveis séricos de TNF-α de indivíduos com diabetes mellitus (DM) tipo II antes e após a terapia periodontal não cirúrgica. Foi realizado a meta-análise e o consenso foi alcançado. Foram fornecidos o intervalo de confiança de 95% e a razão de chances. Seiscentos e vinte três estudos foram selecionados e 18 foram incluídos. Os estudos apresentaram um baixo risco de viés. A meta-análise demonstrou que após seis meses da terapia periodontal não cirúrgica, os níveis séricos de TNF-α em indivíduos com diabetes diminuíram.
Portanto, a terapia periodontal não cirúrgica tem impacto nos níveis séricos de TNF-α após seis meses em pacientes diabéticos com DM tipo II.