Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1921 a 1930


RCR164 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

The race for antibacterial implant surface to fight biofilm-related disease: laboratorial studies vs. stagnation in clinical application
Pereira MMA, Nagay BE, Barão VAR, Pavarina AC, Beucken JD, Avila ED
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The commercialization of research outcomes provides real advancement in the biomedical field. In this sense, the development of antimicrobial surfaces as a strategy to overcome infection has been explored, but no product has been marketed so far. The aim of this study was to investigate the relationship between antimicrobial implant surfaces in the laboratory versus the clinical application of antibacterial implant surfaces through a systematic search. Research articles reporting antimicrobial implant surfaces were identified by searching PubMed, Scopus, Web of Science, The Cochrane Library, Embase, and System of Information on Grey Literature, between 2008 and 2020. The eligibility criteria considered materials for dental and biomedical implants as the population of interest; antimicrobial surface treatment as the intervention; untreated surface as the comparison; and positive effect of surface treatment on microorganisms as the outcome. A total of 1,777 studies were included for quality assessment and review. A total of 1,655 articles (93,1%) comprised in vitro studies, whereas 122 articles (6.9%) reported in vivo investigations, among these, only 21 articles were published on clinical performance of antibacterial implant surfaces. There is substantially less activity on this topic in terms of in vivo experimentation with such surfaces.

The stagnation of antimicrobial surfaces to clinical application reveals weaknesses that permeate the current system of basic and preclinical research.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2021/10762-1  |  FAPs - FAPESP  N° 2018/20719-3)
RCR165 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Papel do fungo Candida albicans na patogênese de infecções peri-implantares: revisão sistemática
Azevedo FR, Sampaio AA, Costa RC, Feres M, Shibli JA, Barão VAR, Abdo VL, Souza JGS

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Candida albicans é um microrganismo oportunista e principal fungo colonizador das superfícies orais. A evidência científica tem sugerido o potencial desse fungo de colonizar as superfícies de implantes. No entanto, o papel desse fungo na patogênese e progressão de infecção peri-implantar tem sido negligenciado. Dessa forma, a presente revisão sistemática sintetizou a evidência in vivo do papel da Candida na infecção peri-implantar.

A evidencia científica mostra que a Candida albicans tem uma alta habilidade de colonizar a superfície de implantes, o qual possivelmente favoreça diferentes processos na patogênese da infecção peri-implantar e, portanto, precisa ser considerada na progressão e tratamento da doença por estudos futuros.

RCR168 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Implantoplastia como alternativa no tratamento da doença peri-implantar: uma análise bibliométrica dos 20 artigos mais citados
Lupinacci MHM, Balduino TY, Cabral FC, Bianchini MA, Garcia LFR
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar os 20 artigos mais citados na literatura sobre a implantoplastia na resolução da doença peri-implantar. A busca se deu a partir da base de dados da Web os Science, utilizando uma chave de busca específica. O R- Project for Statistical Computing e RStudio através da ferramenta de análise Blibliometrix foram utilizados para gerar a rede bibliométrica. Dados como: informações das coleções, origens, autores, desenho de estudo e a eficácia da implantoplastia foram registrados. A busca resultou em 81 estudos, datados entre 1997 à 2022. Os 20 estudos selecionados foram ordenados em ordem decrescente pelo número de citações. Houve uma variação no número de citações de 13 à 144 (média: 18,64). Dentre os trabalhos selecionados, os ensaios clínicos randomizados (n=5) e os retorpectivos (n=5) foram mais frequentes. Schwarz F., é o autor com maior citação (n=123) e Romeo E, tem a obra mais citada (n=144). O periódico que reserva o maior número de publicações é o Journal Clinical Periodontol (n=6). A Europa, é continente que abriga o maior número de publicações (n=16), sendo a Alemanha o país de maior destaque (n=11) e a Universidade de Dusseldorf com a maior afiliação (n=7). O efeito positivo da implantoplastia foi identificado em 19 estudos sendo 1 sem previsibilidade.

A implantoplastia tem sido considerada uma estratégia encorajadora no tratamento da peri-implantite. O progresso científico sobre a realização da implantoplastia, foi evidenciado neste estudo, demonstrando a existência de redes colaborativas entre países e autores.

RCR170 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfil microbiológico e proteômico na região transcutânea de implantes extraorais em diferentes condições clínicas
Cortizo DL, Casati MZ, Casarin RCV, Corrêa MG, Salmon CR, Monteiro MF, Dib LL
DOUTORADO UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os implantes extraorais são fixados na região dos ossos da face para retenção de próteses faciais, usadas em pacientes com deformidades, após sofrerem ressecção tumoral. As taxas de sucesso entre 46% a 95%, as causas, radioterapia prévia, vascularização tecidual, quimioterapia e idade avançada. As reações de pele na região transcutânea pilar-implante, estão relacionadas ao formato dos pilares e biofilme, entre outras causas. A avaliação microbiológica das próteses faciais identificou patógenos que podem estar relacionados à inflamação na região. A proposta deste estudo foi investigar a região transcutânea em pacientes oncológicos por microbioma e proteoma, em condições de saúde e de inflamação, e estabelecer um protocolo específico de tratamento. Foram selecionados 11 pacientes, com próteses faciais implantossuportadas, 22 amostras da região, classificadas em 2 grupos, teste as com inflamação e controle, as saúde. Estão em avaliação os perfis microbiológico e proteômico, por sequenciamento de DNA, utilizando o primer 16S pela Illumina Miseq 2 x 250bp, na região do gene V3-V4, por bioinformática,para identificação. As análises e a indicação dos fármacos estão sendo realizadas para definição do tratamento específico. Serão utilizados os testes estatísticos ANOVA One-Way e Turkey, para os resultados da pesquisa.

A conclusão do presente estudo será verificada no breve término das análises em processamento.

(Apoio: CNPq  N° 402453/2021-2)
RCR171 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O efeito da modificação cervical em implantes hexagono externo. Relato de Caso
Balduino TY, Ramos MEE, Kühlkamp LF, Junior JMC, Lessa R, Lupinacci MHM, Bianchini MA
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo é relatar um caso clínico de reabilitação oral utilizando implantes hexágono externo modificado na região cervical (Implacil de Bortoli, São Paulo, Brasil), afim de avaliar o comportamento biológico peri-implantar longitudinalmente. As características macrogeométricas dos implantes, correspondem a um diâmetro de 4.1 mm x 11mm, com uma área cervical côncava de 2.8mm x 3.5mm na região de menor diâmetro. Paciente de 65 anos de idade, sexo masculino, sistemicamente saudável, com a necessidade da reabilitação múltipla da arcada inferior e superior; devido a notáveis perdas de elementos dentários. Em exame tomográfico o aporte ósseo foi identificado sendo determinante para a instalação dos implantes propostos para o caso. A área cirúrgica foi preparada e instrumentada, de acordo com a sequência de brocas para implantes cilíndricos (Implacil de Bortoli, São Paulo, Brasil). Os implantes foram instalados segundo o posicionamento protético planejado, na região de 36, 32, 42 e 45, com um torque de 25N deixando a plataforma do implante no nível ósseo e a modificação côncava dos implantes infraóssea.

Existe a expectativa de que implantes dentários com uma região cervical modificada, tanto pelo seu formato concavo, quanto pela sua superfície lisa, promova uma ação de osseointegração comparável com as câmaras de cicatrização dos implantes e a adesão das fibras peri-implantares, promovendo uma distância biológica propicia, tornando-o promissor na implantodontia atual.

RCR174 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação oral superior sobre implantes em zircônia monolítica altamente translúcida pelo sistema cad-cam: relato de caso
Ribeiro AOP, Silva GSA, Bochnia J, Agostinho Neto O, Mello EB, Campos TMB, Melo RM
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Com o advento da tecnologia CAD-CAM e da implantodontia é evidente o elevado sucesso de reabilitações implantossuportadas livres de metal em áreas de grande esforço mastigatório. A zircônia 3Y-TZP, devido características intrínsecas como tenacidade à fratura elevada, biocompatibilidade e estética, se consagrou como material de eleição para reabilitações posteriores. Contudo, sua alta opacidade e necessidade de aplicação de cerâmica de cobertura, culminou no desenvolvimento das zircônias de terceira geração (4Y-TZP e 5-TZP). A zircônia monolítica altamente translúcida surgiu com objetivo de aperfeiçoar sua translucidez, entretanto, a alta concentração dos grãos em sua forma cúbica levou a queda da resistência. Diante desse panorama, o objetivo desse trabalho foi relatar um caso clínico de um paciente submetido a tratamento reabilitador com coroa de zircônia altamente translúcida Zolid Fx White (Amann Girrbach®) sobre implantes Strong SW (SIN®) em região posterior em que foi aplicado um glaze experimental com o objetivo de melhorar a biocompatibilidade, diminuir propagação de trinca e manter a estabilidade de cor. As etapas clínicas e laboratoriais foram confeccionadas pelo sistema CAD/CAM em fluxo digital através do escaneamento com 3Shape, design no Exocad e fresagem na Ceramill therm 3.

Conclui-se que o fluxo totalmente digital possibilitou a reabilitação em zircônia altamente translúcida monolítica sobre implante, apresentando alta resistência à fratura, estética adequada, baixa distorção no resultado final e menor tempo clínico.

RCR175 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação unitária implantorretida em incisivo lateral utilizando implante ultra estreito GM
Dib CNT, Neves FD, Zancopé E, Menegazzo EB, Pinto AVC, Santos FHPC, Prado CJ, Zancopé K
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Pacientes com espaço mésio-distal e/ou volume ósseo limítrofes exigem a seleção de implantes específicos. Implantes com diâmetro inferior a 3mm são classificados como ultra-estreitos e devem ser utilizados com cautela em situações onde implantes de diâmetro estreito não seriam indicados, sem cirurgia para ganho ósseo. Este relato de caso clínico demonstra uma reabilitação implantorretida com implante ultra-estreito grand morse (GM) em região de 22. Paciente V.G, 69 anos, leucoderma, sexo feminino, compareceu ao consultório com interesse em substituir sua prótese ferulizada. Ao exame clínico, foi observado uma prótese fixa de dois elementos, tendo o 23 como dente pilar e o 22 como cantiléver. Na 1ª sessão clínica, a prótese foi removida, o preparo foi refinado e a proximal do 21 desgastada, criando espaço mínimo para instalar o implante, e confeccionou-se uma provisória de dois elementos, usada até a instalação do implante. Na 2ª sessão, a provisória foi removida e foi instalado um implante GM de 2,9x12mm no espaço desdentado, seguindo as normas do fabricante. A estabilidade primária de 45 N.cm viabilizou a instalação imediata de um Munhão Universal Click 3,3x6x2,5mm; criou-se duas coroas unitárias a partir da provisória inicial. Após 4 meses, constatou-se a osseointegração do implante por imagem radiográfica e exame de percussão, permitindo a reabilitação final.

Observou-se que implantes de diâmetro ultra-estreito, quando bem indicados e em próteses com pouca carga mastigatória, são uma boa alternativa para casos em que implantes estreitos não sejam viáveis.

(Apoio: CNPq)
RS003 - Painel Revisão Sistemática
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Realidade virtual: combate à ansiedade odontológica no paciente pediátrico- Revisão sistemática de meta-análise
Buzo-Souza M, Rios BR, Costa MG, Baccaro GC, Silva MC, Santiago-Junior JF, Paludetto LC, Faverani LP
Cirurgia e Diagnóstico UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo do presente estudo é avaliar o uso de dispositivo de realidade virtual (VR) como opção viável para reduzir a ansiedade e percepção da dor durante procedimentos odontológicos em crianças. Portanto, uma revisão sistemática e meta-análise foi realizada seguindo as escalas PRISMA, PICO e Council. A taxa de eventos de complicações e falhas foi calculada com intervalo de confiança (IC) de 95%. O critério de inclusão utilizado foram estudos que envolviam pacientes pediátricos até 12 anos, com ambos grupos (VR e não VR) e excluído os estudos in vitro, em animais, relatos de casos, séries de casos e estudos clínicos restropectivos, totalizando 18 estudos prospectivos, incluindo 1.670 indivíduos. Em 5 estudos foi analisado a taxa de pulso trans e pós-operatório de 360 pacientes, sendo favorável para o grupo VR (MD -11,56; IC 95% -19,65 a 3,47, P=0,005). Em 3 estudos foi avaliado a escala de Imagem Facial de 240 indivíduos, onde não apresentou diferença significativa (MD -0,65; IC 95% -1,32 a 0,007, P=0,052). Em 7 estudos foi analisado a escala de Wong-Baker após atendimento de 563 pacientes, em que a diferença foi significativa e favorável ao grupo VR (MD -2,27; IC 95% -3,17 a -1,38, P=0,00). Em 3 estudos foi avaliado Escala de Ansiedade Dental Infantil Modificada após atendimento de 426 pacientes, que apresentou diferença favorável ao grupo VR (MD -5,03; IC 95% -5,25 a -4,80, P=0,00).

Conclui-se que a tecnologia de VR é uma terapia não farmacológica eficaz na modulação da dor e ansiedade em crianças, no ambiente odontológico, reduzindo o estresse relacionado ao procedimento.

RS004 - Painel Revisão Sistemática
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Eficiência do avanço maxilomandibular para o tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono: uma overview de revisões sistemáticas
França AJB, Rocha NS, Niño-Sandoval TC, Vasconcelos BE, Laureano Filho JR
Cirurgia Bucomaxilofacial UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta overview teve como objetivo avaliar a eficiência do avanço maxilomandibular usando dados agregados de pacientes de vários estudos. Foi estruturada de acordo com a estratégia PICO (Population, Intervention, Comparison and Outcome), aderiu aos Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-análises (PRISMA) e foi registrada no Registro Prospectivo Internacional de Revisões Sistemáticas (PROSPERO - 42020206135). As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scopus, Embase, Web of Science, LILACS e Cochrane para estudos publicados até 1º de janeiro de 2021. Doze revisões sistemáticas foram incluídas. As medidas de desfecho estudadas foram o índice de apneia-hipopneia, índice de distúrbio respiratório, saturação média de oxigênio, menor saturação de oxigênio, dados de sonolência, espaço aéreo posterior, ângulo sela-násio-ponto A, ângulo sela-násio-ponto B, sucesso cirúrgico e cura cirúrgica em pacientes submetidos à cirurgia. A escala AMSTAR apresentou avaliações moderadas, com notas variando entre 6 e 10 pontos. A escala de Glenny revelou que a seleção do estudo não incluiu todos os idiomas. Apenas três revisões identificaram avaliações de qualidade realizadas por pelo menos dois revisores, e apenas cinco, possíveis buscas relacionadas a dados não publicados.

O avanço bimaxilar melhorou os indicadores respiratórios, os dados de sonolência e aumentou o tamanho das vias aéreas superiores. No entanto, é necessário padronizar os critérios cirúrgicos para estabelecer a eficácia mensurável do procedimento.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RS005 - Painel Revisão Sistemática
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A higiene bucal com clorexidina reduz a incidência de pneumonia e mortalidade em pacientes de UTI?: Uma revisão sistemática e meta-análise
Marchiolli CL, Piassi JEV, Santiago-Junior JF, Faverani LP, Sanches NS, Garcia-Junior IR
Doutorado em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) é uma das principais causas de morte por infecções hospitalares. A clorexidina (CHX) tem sido a principal abordagem para a Prevenção da Incidência de PAV em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Este estudo teve como objetivo avaliar pacientes ventilados mecanicamenteque receberam aplicações orais de CHX em comparação com os cuidados bucais convencionais em termos de incidência de PAV e mortalidade. Uma revisão sistemática e meta-análise foi realizada seguindo o PRISMA e PROSPERO (CRD42020209760). Os dados foram obtidos através das bases MEDLINE, Biblioteca Cochrane e EMBASE. Uma investigação abrangente e estrutural foi realizada por ensaios clínicos randomizados. Nenhuma restrição de idade ou localização foi aplicada. O risco seguiu os critérios Cochrane. O risco relativo (RR) do VAP incidência e mortalidade por todas as causas foi avaliada usando o modelo de efeitos aleatórios. A diferença média em dias de duração da ventilação mecânica e tempo de permanência na UTI foram também avaliados. Dezenove estudos envolvendo 2.667 pacientes foram incluídos na meta-análise. A aplicação oral de CHX reduziu a incidência de PAV e não apresentou aumento na mortalidade por todas as causas. Não houve diferença média no tempo de permanência na UTI e duração da ventilação mecânica.

A CHX mostrou-se eficiente nas dosagens avaliadas para prevenir a PAV. No entanto, novos estudos também devem incluir o risco relativo específico de mortalidade relacionada à pneumonia.