Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1891 a 1900


RCR133 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso do laser de diodo no tratamento da anquiloglossia: Relato de Caso
Barbosa RVMM, Pereira CHS, Uzeda MJ, Campello AF, Oliveira LCA, Cabral AFS, Luna DRM, Brum SC
Odontologia UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Anquiloglossia é uma condição na qual a ponta da língua não pode se projetar além dos dentes incisivos inferiores devido ao frênulo lingual curto, provocando limitações de movimento da língua. O presente trabalho tem como objetivo relatar a técnica de frenectomia lingual com auxilio do laser de diodo. Foram operados 3 pacientes com idade entre 8 e 21 anos e apresentando anquiloglossia. Os pacientes foram submetidos a procedimento cirúrgico com um dispositivo de laser de diodo (Laser Tw Surgical, MMoptics, Brasil) com comprimento de onda micropulsado de 980 ± 10 nm e potência de 1,2 watts. O grau de dor imediato e no pós-cirúrgico foi mensurado com a Escala Numérica de Avaliação e os parâmetros clínicos que compõem a Pontuação de Cicatrização Precoce de Feridas foi avaliado 24 horas após a cirurgia. Os resultados mostram que a dor nos pacientes submetidos à frenectomia assistida por laser é mais baixa quando comparada a outros estudos com pacientes submetidos à frenectomia pela técnica cirúrgica convencional. Além disso, foi registrado uma excelente qualidade na cicatrização da ferida 24 h após a cirurgia, com escore de 10 em todos os casos.

Concluiu-se que, a frenectomia a laser de diodo apresenta redução significativa do desconforto trans e pós-operatório e elevada qualidade de cicatrização.

RCR134 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Harmonização do sorriso associada à bichectomia: um Relato de Caso
Carrera TMI, Ferreira JCM, Floriano LA, Brito YM, Silveira MI, Soares PBF, Pigossi SC, Almeida DAF
Periodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Um sorriso harmonioso depende das características dentárias, como forma, cor e posição dos dentes, dos níveis dos tecidos periodontais e da posição dos lábios. A exposição gengival excessiva, comumente denominada sorriso gengival, é uma condição clínica que resulta na desarmonia no sorriso e faz com que os pacientes procurem tratamento para melhorar a estética. O objetivo deste relato de caso foi descrever um protocolo clínico para o tratamento de uma paciente com lesões por mordiscamento na mucosa jugal, dentes escurecidos e sorriso gengival bilateral. O tratamento teve início com o procedimento de bichectomia para a remoção do corpo adiposo de Bichat do interior de ambas as mucosas jugais devido a queixa de mordiscamento. Em seguida, foi realizado o clareamento de consultório utilizando o gel de peróxido de hidrogênio à 35%. A exposição gengival excessiva (5 mm de exposição gengival bilateral) que era causada por hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior e da asa do nariz foi tratada utilizando a aplicação da toxina botulínica tipo A (2.5 unidades de toxina por ponto de aplicação). Como resultado do tratamento proposto, o hábito de mordiscamento foi eliminado, os dentes deixaram de ter coloração amarelada e passaram a ter tons mais brancos (transição de cor B2 para B1 na escala Vita) e houve uma redução significativa na quantidade de tecido gengival exposto durante o sorriso expontâneo.

Conclui-se que o protocolo clínico proposto é seguro e eficaz para fins funcionais com resultado estético favorável.

RCR135 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação da implantoplastia e enxerto de tecido conjuntivo para o tratamento da peri-implantite: relato de caso
Purisaca JEV, Sánchez-Puetate JC, Zandim-Barcelos DL, Fernandes L, Vaz LG
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A progressão da peri-implantite (PI) é um risco para a perda do implante dentário. Porém, o objetivo de este relato de caso foi avaliar parâmetros clínicos e radiográficos da associação da implantoplastia (IP) e enxerto de tecido conjuntivo (ETC) como tratamento para a peri-implantite. Foi selecionado um paciente diagnosticado com PI apresentando perda óssea radiográfica e profundidade de sondagem(PS) ≥6mm associado a sangramento à sondagem. Foram aplicadas as seguintes terapias: Instrumentação com acesso cirúrgico (AC), IP, colocação do ETC. Avaliações clínicas foram realizadas no baseline, 3 e 6 meses após tratamento avaliando nível de inserção clínica (NIC), PS, índice gengival (IG), índice de placa (IP), tecido queratinizado (KT), espessura tecidual (TT). Foram ainda realizadas radiografias no baseline e 6 meses após avaliando o nível ósseo (BL). Aplicação de questionários sobre satisfação do paciente e percepção deste em relação à terapia foram realizados 15 dias e 6 meses após. Após 6 meses de tratamento uma diminuição de PS e ganho de NIC de até 4 mm foi observada assim como também um ganho de TT de 3mm acompanhada de um IG e IP ≤ 20% . Não se encontraram diferenças no KT. Perda óssea radiografica de até 1.72mm foi observada. O paciente relatou estar satisfeito com o resultado pos-operatório.

A terapia de implantoplastia associada ao enxerto de tecido conjuntivo parece ser eficaz para a resolução clínica da peri-implantite. Maior quantidade de estudos clínicos com uma amostra maior são necessários para esclarecer a eficácia do tratamento.

(Apoio: CNPq  N° 141166/2020-7)
RCR136 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reconstrução de Maxila Atrófica utilizando Enxerto Osseo Homógeno de Banco de Óssos ( Caso Clínico)
Santos ALV
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Na implantodontia moderna, tem sido utilizados enxertos em bloco para reconstrução de estruturas ósseas perdidas. Este trabalho tem como objetivo mostrar através de um caso clínico a reconstrução óssea de rebordo alveolar, utilizando osso homógeno, proveniente de um banco de ossos, na reconstrução de uma maxila comprometida, por meio do aumento da altura e espessura do rebordo alveolar, possibilitando, dessa forma, a instalação de implantes osseointegráveis e sua respectiva prótese. As principais vantagens que esse tipo de enxerto oferece é a eliminação da abordagem de um segundo acesso cirúrgico e quantidade suficiente de osso, o que reduz o tempo e a morbidade. O enxerto homógeno fresco congelado é, portanto, uma alternativa para as reconstruções dos rebordos atróficos por sua capacidade de remodelação, incorporação e qualidade que permitem resistir às cargas funcionais quando da instalação de implantes osseointegráveis.

O enxerto de banco de ossos para a reconstrução dos ossos maxilares, atualmente, é uma realidade que está intimamente relacionado ao tratamento implantar, além de uma opção, é um método eficiente e seguro na reconstrução dos maxilares atróficos, apresentando como uma alternativa plausível a estabilização estética, fisiológica e funcional. Mostrando, assim, que a combinação da implantodontia com a regeneração óssea promoveu o desenvolvimento das novas técnicas, na qual os profissionais podem oferecer resultados previsíveis e duradouros aos seus pacientes.

RCR137 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Terapia periodontal em pacientes com câncer de cabeça e pescoço: revisão da literatura e tópicos de interesse clínico
Paula IS, Irie MS, Mendes EM, Borges JS, Rabelo GD, Soares PBF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa revisão foi relatar importantes tópicos sobre manejo odontológico e periodontal nos períodos pré, durante e pós-radioterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Trinta e nove estudos, incluindo estudos originais, ensaios clínicos randomizados e revisões foram pesquisados nas bases de dados online MEDLINE (PubMed) e na biblioteca Cochrane, sem restrição ao ano de publicação. O idioma foi restrito ao inglês e foram utilizados os seguintes termos do Medical Subject Heading: "radiotherapy", "radiation therapy" and "periodontal treatment". Estudos sobre terapia periodontal e exodontia que envolviam o manejo clínico de pacientes irradiados foram selecionados. A terapia periodontal no período pré-radioterapia é necessário para evitar futuras exodontias e reduzir o desenvolvimento de osteorradionecrose. A terapia periodontal inclui principalmente raspagem e alisamento radicular, exodontia de dentes condenados e terapia antimicrobiana tópica e sistêmica. A exodontia deve ser planejada pelo menos 14 dias antes do primeiro dia da irradiação. Cuidados especiais devem ser tomados durante e após o tratamento.

O manejo de pacientes irradiados representa um desafio, sendo importante estabelecer recomendações para os clínicos em relação aos procedimentos odontológicos e periodontais antes, durante e após o tratamento.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  |  FAPEMIG)
RCR138 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Alinhadores Invisalign® em paciente com histórico de periodontite severa: dois relatos de casos com 12 meses de acompanhamento
Silva LA, Nahás ACR, Patel MP, Maltagliati LA, Matias M, Amad RCOA, Domingues DVAP, Retamal-Valdes B
UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento ortodôntico de pacientes com histórico de periodontite severa ajuda a melhorar a saúde periodontal, a oclusão funcional e a estética. O objetivo desse relato de casos foi descrever o tratamento com o sistema Invisalign® em dois casos clínicos de pacientes com periodonto reduzido associado a histórico de periodontite severa. Dois participantes do sexo masculino (43 anos e 62 anos, respectivamente) foram diagnosticados com periodontite estagio IV, generalizada, grau C e tratados com o mesmo protocolo de tratamento periodontal. Após 12 meses de acompanhamento da manutenção periodontal, os indivíduos foram encaminhados para o tratamento ortodôntico da má oclusão de Classe II, os quais receberam alinhadores do sistema Invisalign®. Após o início da terapia ortodôntica, os pacientes receberam manutenção periodontal aos 3, 6, 9 e 12 meses. Os parâmetros periodontais permaneceram estáveis durante todo o tratamento com os alinhadores. Aos 12 meses de tratamento ortodôntico, observou-se melhora nas angulações, inclinações e posicionamentos dentários, obtendo-se uma oclusão estável e atingindo os objetivos propostos para a etapa de tratamento.

Em conclusão, uma melhora significativa na relação oclusal pôde ser alcançada com o sistema Invisalign® em pacientes adultos com periodonto reduzido por histórico de periodontite severa. A terapia ortodôntica com alinhadores transparentes mostrou-se segura na manutenção da boa saúde periodontal com o protocolo de tratamento periodontal utilizado nos casos clínicos apresentados.

RCR139 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação estética do sorriso: um relato de caso
Alves RO, Lacerda GC, Carrera TMI, Oliveira JA, Haddad MF, Oliveira GJPL, Pigossi SC, Almeida DAF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A harmonia do sorriso depende das características físicas e visuais dos elementos dentários e sua relação com a face, lábios e gengivas. Neste contexto, o desnível da margem gengival é um obstáculo para uma estética agradável, bem como o escurecimento dos dentes e a presença de diastemas. O objetivo desse relato de caso foi apresentar um protocolo clínico para otimização da estética vermelha e branca em um paciente com desnível da margem gengival, dentes escurecidos e diastema na região anterior. Iniciou-se o tratamento com a cirurgia de aumento de coroa clínica para correção do nível da margem gengival. Para isso foi realizada a gengivoplastia e osteoplastia/ostectomia nos dentes 13 ao 23. Após a cicatrização do tecido gengival, foi realizada a aplicação de toxina botulínica tipo A para correção de marcas de expressão facial. Em seguida, foi realizado clareamento caseiro na região anterior superior e inferior com peróxido de carbamida 10% por 18 dias. Após vinte dias do fim do uso do clareador, observou-se a estabilização na coloração dental (transição da cor A2 para A1 na escala Vita). Por fim, foram realizadas as facetas diretas em resina composta para fechamento dos diastemas nos dentes 13 ao 23. Ao final do tratamento foi possível observar estabilidade do posicionamento da margem gengival e restabelecimento da estética do sorriso, com elevada satisfação do paciente.

Conclui-se que o protocolo clínico multidisciplinar apresentado constitui uma alternativa viável e conservadora, com ótimo custo-benefício, para restabelecer a harmonia do sorriso.

RCR140 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análises bibliométricas no campo da Medicina Periodontal
Cruz APCF, Martins-Júnior PA, Pereira TS, Lima RPE, Costa FO, Cota LOM
CPC UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Medicina periodontal (MP) avalia as relações entre periodontite e saúde geral, sendo um extenso campo de pesquisa nas últimas décadas. Este estudo avaliou os 100 artigos mais citados em MP para mapear sistematicamente e analisar os indicadores de produção acadêmica na área. A busca bibliográfica foi feita na Web of Science Core Collection (11/2021) e os artigos foram ordenados em ordem decrescente de citações. Três pesquisadores realizaram a seleção dos artigos e a extração dos dados: título, número de citações, instituição e país do autor correspondente, revista e desenho de estudo e condições sistêmicas avaliadas. O número total de citações variou de 189 a 927. O autor mais citado foi Genco RJ (11 artigos; 3.692 citações). O centro de pesquisa com o maior número de publicações e citações totais foi o Suny Buffalo University/EUA (8 artigos; 2.790 citações). Os países com maior número de publicações e citações totais foram Estados Unidos (66 artigos; 20.308 citações) e Inglaterra (12 artigos; 3.561 citações). Journal of Periodontology foi a revista com maior número de publicações (18%). Os desenhos de estudo mais frequentes foram revisões de literatura (23%), estudos transversais (15%) e estudos de coorte (15%). As condições sistêmicas mais abordadas foram doenças cardiovasculares (37%), diabetes (19%) e artrite reumatóide (15%).

Indicadores bibliométricos em MP mostraram redes colaborativas nacionais e internacionais, com predominância de citações para artigos de revisão e estudos observacionais com destaque para estudos com autores dos Estados Unidos.

(Apoio: CAPES)
RCR141 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Parâmetros clínicos, análise histológica e fluxometria por laser Doppler em diferentes tipos de enxerto de tecido conjuntivo subepitelial
Eustachio RR, Ferreira R, Brondino NCM, Cota LOM, Costa FO
Clínica Patologia e Cirurgia Odontológic UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (SCTG) apresenta resultados favoráveis nos procedimentos de recobrimento radicular de elementos afetados pelas recessões gengivais. No entanto, a técnica de remoção pode influenciar a composição anatômica e histológica do SCTG. Dentro das limitações de um relato de caso, o comportamento clínico dos SCTGs, removidos por duas técnicas, foi avaliado bilateralmente em um paciente usando o bisturi de lâmina dupla (DBS) e a técnica do enxerto desepitelizado (DE). Parâmetros clínicos periodontais, fluxometria de laser Doppler (LDF) e análise histológica foram avaliados

Recobrimento radicular completo foi observado bilateralmente, bem como melhora na faixa (largura) e espessura do tecido ceratinizado após 2 anos de acompanhamentos pós-cirúrgicos. A análise da fluxometria por laser Doppler demonstrou melhor (mais rápida) revascularização na área receptora de DBS em comparação com DE até 7 dias. A avaliação histológica mostrou diferenças na composição tecidual e organização das fibras colágenas dos tipos I e II. Desfechos clínicos semelhantes foram observados bilateralmente, porém maior morbidade e estética foi relatada na área que recebeu o enxerto do tipo DE.

(Apoio: CAPES)
RCR142 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais em Centros de Especialidades Odontológicas no Brasil: revisão integrativa
Costa EE, Pires MM, Pires MM, Rosa SV, Caldarelli PG, Brancher JA, Gabardo MCL
odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão integrativa tratou do atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais (PNEs) em Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) brasileiros. As bases consultadas foram Google Scholar, PubMed, Bibliografia Brasileira em Odontologia e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Os descritores foram: "pessoa com deficiência", "pessoa com necessidade especial", "pessoa com incapacidade" , odontologia, "atenção secundária à saúde", "atenção secundária", "centro de especialidades odontológicas", CEO, "disabled persons", handicapped, "people with disabilities", dentistry, "secondary care", "dental specialty center", "secondary care centers", "personas con discapacidad", "atención secundaria de salud" e "centro de especialidad dental". Não foi feita restrição quanto ao idioma, mas o período definido foi de 2015 a 2020. Foram excluídas as duplicatas, os textos cujos títulos e resumos não estivessem de acordo com os critérios de inclusão. Dos textos eleitos para leitura na íntegra foram extraídos: autor, tipo de estudo, caracterização da amostra, local, objetivo, resultados principais e conclusão. De 383 estudos, cinco foram incluídos, os quais abordaram questões socioeconômicas e demográficas, localização dos CEOs, recursos financeiros, acessibilidade e qualificação profissional para a prestação dos atendimentos.

Mesmo com a evolução gradativa do atendimento dos PNEs nos CEOs, há aprimoramentos necessários, tanto em relação à qualificação dos profissionais, quanto à melhoria do acesso para esses pacientes