Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1901 a 1910


RCR143 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das propriedades psicométricas de questionários de frequência alimentar usados na prática odontológica - Revisão sistemática
Paula ICSF, Santos CS, Moysés SJ, Rached RN, Baldani MH, Werneck RI, Gasparello GG, Rocha JS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisar a qualidade dos instrumentos de frequência alimentar usados na Odontologia, considerando suas propriedades psicométricas (PP). Revisão sistemática de estudos de construção e validação de instrumentos de avaliação do consumo alimentar para uso na Odontologia. Revisão e carta aos editores foram excluídos. A busca e seleção bibliográfica foi realizada nas bases de dados: Pubmed, Scopus, Web of Science, CINAHL e Dentistry & Oral Sciences Source, LILACS e BBO. A literatura Cinzenta também foi acessada. A seleção dos artigos foi realizada inicialmente pela leitura de títulos, resumos e posteriormente pela leitura do texto completo para confirmação dos critérios de elegibilidade. A análise de risco de viés dos estudos incluídos foi avaliada pelo Consensus-based Standards for the Selection of Health Measurement Instruments (COSMIN). A seleção, análise de risco de viés e extração de dados foram realizadas por dois avaliadores independentes. Foram encontrados 6383 artigos e ao final foram incluídos sete artigos. Apenas um estudo realizou tradução e validação transcultural de um instrumento, os demais eram estudos de construção. Todos os estudos foram considerados "inadequados" pelo check-list COSMIN, sendo que a confiabilidade (teste-reteste) foi a PP mais validada e apenas um estudo realizou a validação de todas as PPs previstas.

É evidente a necessidade de avanços no processo de validação desses instrumentos, com métodos apropriados e completos para validação de suas PPs, para minimizar erros de medição e evitar estimativas incorretas.

(Apoio: CAPES  N° 04/2022)
RCR144 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Conhecimento e práticas de cirurgiões-dentistas para prevenção da endocardite infecciosa: uma revisão sistemática
Bordin GM, Kublitski PMO, Rodrigues AOLJ, Rocha JS, Brancher JA, Caldarelli PG, Gabardo MCL
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foram avaliados o conhecimento e as condutas de cirurgiões-dentistas para a prevenção da endocardite infecciosa (EI). Foram incluídos estudos observacionais com base no guideline da American Heart Association (AHA). Excluíram-se pesquisas com estudantes de Odontologia, estudos em que não foi possível o isolamento de dados da AHA ou dos cirurgiões-dentistas, estudos com endocardite não-infecciosa, revisões, cartas editoriais, estudos-piloto, relatos e séries de casos, artigos de opinião, artigos técnicos, e estudos de intervenção. As buscas foram feitas nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, BBO, CINAHL e literatura cinzenta. Dois revisores independentes avaliaram e participaram das etapas de seleção e elegibilidade, até a extração de dados. Para avaliação da qualidade metodológica e risco de viés foi utilizada a lista de verificação do Joanna Briggs Institute. Dos 1085 estudos identificados, 22 foram incluídos. Em 12 estudos foi abordado o conhecimento da EI e das condutas adotadas para prevenção da morbidade. Sete estudos foram considerados de moderado risco de viés, e 15 de baixo risco.

O conhecimento e as condutas adotadas para a prevenção da EI se mostraram insuficientes, o que aponta a necessidade de uma abordagem mais aprofundada desta temática durante e após a graduação.

RCR145 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Pesquisas em Odontologia utilizando questionários eletrônicos: tendências mundiais observando a pandemia de COVID-19
Jural LA, Marinho MCFL, Santos K, Andrade ML, Ribeiro-Lages MB, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho é avaliar as tendências mundiais de pesquisas em Odontologia utilizando questionários eletrônicos (Q-e), observando mudanças causadas pela COVID-19. Utilizando o software VantagePoint, foram analisados dados bibliométricos como ano de publicação, palavras-chave, periódico, país e autores de artigos oriundos de buscas realizadas em jan/22 nas bases Pubmed, Scopus, Web of Science e Lilacs. Sem restrições ano ou idioma, foram utilizados termos livres e MesH relacionados à Odontologia/saúde oral e questionários eletrônicos. Após a remoção de duplicatas, 3.001 artigos foram avaliados quanto aos critérios de seleção e 1967 foram incluídos na análise bibliométrica. As palavras-chave mais frequentes, não relacionadas aos termos da busca, foram "COVID-19" e "awareness" (n=236 e 154) e, o Journal of Dental Education (n=159), o periódico que mais publicou. Estados Unidos, India e Reino Unido (n= 398, 297 e 231) apresentaram o maior número de artigos publicados utilizando esta metodologia e Ganapathy D, o autor com maior volume de publicações (n=53). Com relação ao ano de publicação, observou-se aumento de 155,9% entre o número de artigos publicados em 2019 (n=170) e 2020 (n=435), quando foi deflagrada a pandemia de COVID-19.

Q-e estão sendo utilizados pela Odontologia em todo o mundo, bem como COVID-19 e educação/ensino parecem ser assuntos frequentemente avaliados através desta metodologia. Além disso, nota-se um aumento expressivo de pesquisas utilizando Q-e a partir do surgimento da pandemia de COVID-19.

RCR146 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Seria o YouTubeTM uma fonte confiável de informações sobre laminados cerâmicos ultrafinos?
Souza FN, Pimentel TO, França M, Ferreira DC, Prado M, Tannure PN
Odontologia UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar vídeos sobre laminados cerâmicos ultrafinos na plataforma YouTubeT, disponíveis ao público geral, na língua portuguesa. Buscas foram realizadas usando as expressões "laminados cerâmicos ultrafinos" e "lentes de contato dental". Os 100 primeiros vídeos foram analisados por 2 examinadores. Foram classificados quanto a fonte (profissional, pessoal, acadêmico e misto) e o conteúdo (útil, enganoso e experiência pessoal). A qualidade dos vídeos foi baseada na presença de informações confiáveis e poderia variar entre muito ruim-excelente. Questões adaptadas da ferramenta DISCERN (avaliação de informações de saúde) foram usadas para confiabilidade. Para comparar variáveis quantitativas com as classificações de fonte, conteúdo e qualidade foram usados os testes de Kruskal-Wallis e Dunn. Para categóricas, o qui-quadrado (p≤0,05). A amostra final foi composta por 72 vídeos. A maioria foi classificado como útil (68,1%) e a fonte era profissional (70,8%). Poucos obtiveram qualidade moderada-excelente (47,2%). Não se observou associação entre variáveis quantitativas como duração, visualizações, likes e popularidade e as categorias de qualidade (p>0,05). Vídeos de experiencia pessoal tiveram mais visualizações (p=0,002), likes (p=0,001) e popularidade (p=0,001). 49 vídeos mostraram confiabilidade baixa (média DISCERN:1,71±0,645).

Conclui-se que o YouTubeTM apresenta um grande número de vídeos muito visualizados a respeito do tema, porém não contribuem com informações de qualidade e confiabilidade para o público em geral.

RCR148 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Estratégias Desenvolvidas no Cuidado à População Trans: uma revisão de escopo
Souza LA, Félix TR, Figueiredo RST, Bulgareli JV, Herval AM
Programa de Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida com o objetivo mapear, sintetizar e apresentar as estratégias desenvolvidas para o cuidado ao público trans. A pesquisa foi realizada seguindo as recomendações do "PRISMA Extension for Scoping Reviews" e incluiu artigos que discutissem abordagens, estratégias, dispositivos e ferramentas desenvolvidos para o cuidado em saúde da população trans (transexuais, travestis e transgêneros), considerando o enfrentamento às dificuldades e particularidades na perspectiva dos profissionais e a problemática da relação profissional-paciente no contexto do atendimento a este público. A coleta dos dados foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, PsycNET, SciELO e LILACS em junho de 2021 abrangendo artigos, dissertações e teses. A amostra final foi composta por 15 artigos publicados entre os anos de 2008 e 2021. As estratégias publicadas eram diversas quanto a sua metodologia e contexto de desenvolvimento, e foram apresentadas em duas categorias: estratégias educacionais/formativas e estratégias institucionais/organizacionais.

Conclui-se que as estratégias existentes se constituem, principalmente, de abordagens educacionais voltadas para a conscientização dos profissionais de saúde em relação às necessidades específicas e disparidades que envolvem as pessoas trans, sendo estas práticas consideradas eficazes e necessárias.

RCR149 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

A influência de estratégias educacionais acerca de Pessoas com Deficiência na formação de discentes em Odontologia: Revisão Sistemática
Silva FL, Tavares SJO, Silveira FM, Antunes LS, Antunes LAA, Assaf AV
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática objetivou analisar a influência de estratégias educacionais para atenção em saúde bucal de Pessoas com Deficiência (PcD) na formação técnica e ética/social de estudantes de graduação em Odontologia. Foi realizada uma extensa busca nas seguintes plataformas: Cochrane, Embase, PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS/BBO e Opengrey, além de ter sido realizada uma busca manual. Os estudos foram selecionados por dois revisores independentes, os dados foram extraídos e o risco de viés foi avaliado pela ferramenta ROBINS-I. A certeza da evidência foi avaliada usando o sistema GRADE. Foram encontrados 1447 artigos, após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, nove estudos foram incluídos. Foi demonstrado uma melhoria significativa da formação técnica dos discentes, todavia não há consenso nos resultados sobre a aquisição de competências ético/ sociais após a aplicação de estratégias educacionais. Os estudos incluídos apresentaram de moderado a sério risco de viés e o Grade classificou como muito baixa a certeza de evidência para ambos os constructos avaliativos, de formação técnica e ética/social.

Apesar dos estudos mostrarem que estratégias educacionais acerca de PcD aumentam significativamente a aquisição, especialmente de competências técnicas nos estudantes de odontologia, a evidência ainda é muito baixa devido ao alto risco de viés e a inconsistência observada tanto no constructo técnico quanto no ético/social, gerando assim a necessidade de maior aprofundamento desta temática de pesquisa.

RCR150 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Revisões de escopo em odontologia: um estudo de meta-pesquisa
Santos WVO, Zauza D, Dotto L, Moher D, Agostini BA, Sarkis-Onofre R
Programa de Pós-Graduação em Odontologia ATITUS EDUCAÇÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar o relato das justificativas dos autores para a escolha da metodologia "scoping review" em saúde bucal. Este é um estudo de meta-pesquisa sobre revisões de escopo em odontologia. Este estudo buscou, no ano de 2021, revisões no "PubMed" e "Scopus" sem restrições de ano e restrito a publicações em língua inglesa. A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores de forma independente. Cada um desses revisores extraiu dados de metade dos estudos incluídos considerando as características gerais do estudo e os objetivos das revisões de escopo, bem como dados sobre se os autores explicaram claramente ou não por que escolheram a estrutura de revisão de escopo. Dentre os 1229 registros, incluímos 184 artigos. Noventa e sete dos relatórios não forneceram uma justificativa para a escolha do método de "scoping review" (52,7%). Em relação aos objetivos relatados dos estudos, 29,9% (n = 29) das "scoping reviews" apresentaram mais de um. EUA, Brasil, Austrália, Reino Unido e Canadá foram os países que mais contribuíram (62,5%) e a Saúde Pública Odontológica foi a especialidade que mais publicou (30,4%). Ao comparar estudos que relatam o uso do PRISMA-ScR com aqueles que não relatam o PRISMA-ScR, não há diferença no relato de uma explicação clara do motivo pelo qual os autores usaram um método de "scoping review".

É possível concluir que há espaço para melhorias na forma como os autores relatam suas justificativas para a escolha do método de "scoping review".

RCR151 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O Ensino odontológico, a Teleodontologia e a pandemia da COVID-19: uma revisão narrativa
Santos IC, Oliveira LMF, Senra MRP, Dias AM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A teleodontologia surgiu com o intuito de quebrar paradigmas e difundir novas ferramentas. Na pandemia da COVID-19 o uso de plataformas e aplicativos digitais para a educação odontológica se tornou uma perspectiva. Este trabalho consiste em uma revisão narrativa da literatura e análise documental das diretrizes oficias. Entre os anos de 2019 e 2022 foi realizada uma busca sistemática nas bases de dados PubMed e Google Scholar, com os seguintes descritores: "Teledentistry" AND "Privacy" AND "Dental Education" AND "Health Technologies" AND "Telehealth" AND "COVID-19". A teletriagem e o telemonitoramento foram as abordagens mais utilizadas e regulamentadas da teleodontologia durante a pandemia, pois se mostraram eficientes na continuidade ao processo de assistência odontológica à distância. Foram adotados em diversos países como Filipinas, Itália, Hong Kong, Brasil, Estados Unidos, Canadá e Jordânia, que tiveram as atividades de ensino odontológico suspensas durante a pandemia e optaram pelo ensino remoto online. Além disso, a capacitação docente e discente para a aprendizagem remota ocorreu em diversos continentes.

Concluiu-se que a teleodontologia é uma ferramenta para complementar os métodos tradicionais de educação e atuação na odontologia, por ser pouco reconhecida e praticada pelos cirurgiões dentistas, é fundamental abordar as possibilidades de aplicação dessa modalidade para novos meios de atuação da classe odontológica.

RCR152 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Saúde bucal e traumas orofaciais em atletas com deficiência visual: Revisão de Literatura
Liporaci ER, Dias RB, Cometti GF, Dantas BCK, Favrin M, Elchin CB, Gomes B, Coto NP
Cirurgia e Prótese Bucomaxilofacial UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O esporte paralímpico no Brasil cresceu na proporção que se destacou nas últimas quatro edições dos jogos paralímpicos. Entre as modalidades com boa atuação estão as praticadas exclusivamente pelos deficientes visuais: judô, goalball e futebol de cegos. O objetivo deste trabalho é trazer os principais achados bibliográficos relacionados à saúde bucal e traumas orofaciais em atletas com deficiência visual e criar uma abordagem relacionada à odontologia do esporte, com os protocolos de prevenção e proteção. Foi realizada uma revisão de literatura do tipo integrativa utilizando as bases de dados como pubmed e literatura cinza, com os termos "atletas", "deficiência visual", "saúde bucal" e "trauma". A saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral do atleta. Doença periodontal e cáries causam dor, alteram a aparência, afetam a confiança, impactando na qualidade de vida e consequentemente no desempenho. Sua manutenção é feita por consultas preventivas e intervenções quando necessárias. No caso do goalball e futebol de cegos, os atletas são mais suscetíveis a sofrerem traumas bucais e faciais, uma vez que a modalidade esportiva está diretamente ligada ao padrão de lesão que ocorre de forma acidental nos esportes coletivos.

Tendo em vista a falta de estudos que inter-relacionam a saúde bucal e atletas com deficiência visual, faz-se necessário mais pesquisas acerca do tema. Os traumas orofaciais ocorrem nas modalidades praticadas pelos deficientes visuais e faz-se necessária a utilização de protetor bucal e facial, tornando-os de uso obrigatório.

RCR153 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Violência Doméstica Contra a Mulher Detectada e Gerenciada em Odontologia Prática: uma Revisão Sistemática
Oliveira MN, Nascimento CTJS, Vidigal MTC, Inocêncio GSG, Vieira WA, Rosário Junior AF, Ferreira MC, Paranhos LR
Programa de Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática teve como objetivo responder à seguinte questão norteadora, baseada no acrônimo PICo (Population, Interest, and Context): Qual é a formação educacional, gestão, percepção, nível de conhecimento e atitude dos profissionais da área odontológica em relação à violência doméstica contra a mulher? . A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados MedLine/PubMed, Scopus, LILACS, SciELO, Embase e Web of Science. As bases de dados OpenGrey, OpenThesis e OATD foram usadas para capturar parcialmente a "literatura cinza". Estudos observacionais (transversais, coorte ou caso-controle) foram incluídos sem restrições de ano ou idioma de publicação. O risco de viés foi avaliado com o JBI Critical Appraisal Checklist. Na primeira fase de seleção dos estudos, foram encontrados 10.115 registros. Onze estudos preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos na síntese qualitativa. Todos os estudos apresentaram baixo risco de viés. Apenas 1-7,1% dos dentistas incluíram busca de lesões e exame de seus pacientes para sinais de violência. Menos de 47% dos profissionais tinham formação educacional para identificar lesões por violência. Quando se trata de Conhecimento dos requisitos de notificação de episódios de violência doméstica, as respostas positivas ficaram abaixo de 24%.

Os profissionais da área odontológica apresentaram restrições no conhecimento sobre a violência doméstica contra a mulher, como resultado potencial da falta de educação/formação na área. As estratégias de formação educacional no campo devem ser incentivadas.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPEMIG  |  CNPq)