Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS043 a RS085 ]
 42 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


RS043 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação entre obesidade e/ou sobrepeso e cárie dentária em crianças e adolescentes brasileiros: uma revisão sistemática e meta-análise
Pizzi JF, Zeferino MVS, Carrada CF, Doriguêtto PVT, Abreu LG, Scalioni FAR, Devito KL, Ribeiro RA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática com meta-análise avaliou a associação entre obesidade e/ou sobrepeso e cárie dentária em crianças/adolescentes brasileiros. Foram realizadas buscas nas bases Web of Science, Scopus, Cochrane, PubMed, SciELO, Lilacs e literatura cinzenta até janeiro de 2022. O risco de viés foi avaliado com as escalas do Joanna Briggs Institute. Um total de 41 publicações foram incluídas e 11 meta-análises foram realizadas. Foram analisadas as diferenças de médias (DM) ponderadas e razão de chances e seus intervalos de confiança (IC) (95%) correspondentes para cárie dentária entre crianças/adolescentes eutróficos e com obesidade e/ou sobrepeso. Não houve associação entre crianças/adolescentes eutróficos e com obesidade e/ou sobrepeso em relação à cárie dentária para dentes decíduos e permanentes para nenhuma meta-análise, exceto a que incluiu estudos com adolescentes em dentição permanente e classificou obesidade com o índice de massa corporal (IMC) baseado na curva de referência atropométrica do CDC (2000). Esta meta-análise mostrou que adolescentes obesos apresentaram menor média de cárie dentária comparados aos eutróficos (MD=0,61; IC 95%=0,08-1,15).

Conclui-se que não há associação entre obesidade e/ou sobrepreso e cárie dentária em crianças/adolescentes brasileiros para a maioria das curvas de referência antropométricas utilizando IMC. Uma maior experiência de cárie dentária foi associada a adolescentes eutróficos, em dentição permanente, comparados a indivíduos obesos na mesma dentição, classificados pela curva CDC 2000.

(Apoio: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE)
RS044 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Fatores genéticos e hipomineralização molar- incisivo ou hipomineralização de segundos molares decíduos: uma revisão sistemática
Lima MDM, Figueira RS, Muniz FWMG, Rosing CK, Oliveira BM, Moura MS, Lima CCB, Moura LFAD
Patologia e Clinica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Hipomineralização molar-incisivo (HMI) e hipomineralização de segundos molares decíduos (HMD) são defeitos do esmalte que apresentam etiologia multifatorial e influência genética controversa. O objetivo deste trabalho foi determinar a associação entre fatores genéticos e HMI ou HMD por meio de revisão sistemática. Foi realizada pesquisa nas bases MEDLINE-PubMed, Scopus, EMBASE e Web of Science, e buscas manuais e na literatura cinzenta. A seleção dos artigos foi feita de forma independente por duas pesquisadoras pela leitura de títulos, resumos e, posteriormente, texto na íntegra de acordo com os critérios de inclusão. Um terceiro examinador foi envolvido quando houve discordância. Foram utilizadas as escalas JBI Critical Appraisal Checklist para avaliação de risco de viés de estudos transversais, Newcastle-Ottawa para casos-controle e coortes e GRADE para a certeza da evidência. Foram incluídos 14 estudos: 11 tiveram como desfecho HMI, dois HMD e um HMI/HMD. Foi identificada associação entre HMI e genes/variantes genéticas relacionados a amelogênese e resposta imune, além de interações entre genes da amelogênese e resposta imune e SNPs no gene de aquaporinas e receptores de vitamina D. Foi encontrada maior concordância de HMI nos pares de gêmeos mono do que nos dizigóticos, e a herdabilidade de HMI foi de 20%. HMD foi associada a SNPs no gene HIF-1.

Foi observada associação entre genes/variantes genéticas e interações entre genes da amelogênese, resposta imune e envolvidos no transporte de nucleotídeos, processos metabólicos e interação célula-célula.

(Apoio: CAPES)
RS045 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Defeitos de desenvolvimento do esmalte e sua associação com cárie em dentes decíduos e suas consequências clínicas: uma revisão sistemática
Portella PD, Dias BC, Ferreira P, Souza JF, Wambier LM, Assunção LRS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi verificar a associação entre os defeitos de desenvolvimento de esmalte (DDE) e a cárie, bem como suas consequências clínicas, em dentes decíduos. Esta revisão foi registrada no PROSPERO (CRD42021248064). As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, LILACS, BBO e Embase, e na literatura cinza, por três revisores independentes. O risco de viés foi avaliado por meio da Escala de Newcastle-Ottawa. DDE e seus subtipos (opacidade demarcada, hipoplasia, hipomineralização de segundos molares decíduos-HSPM e fluorose) foram considerados como exposição. Nas metanálises, odds ratio (OR) foi utilizado como medida para a estimativa do efeito e a qualidade da evidência foi avaliada pela abordagem GRADEpro. A amostra final incluiu 39 artigos para a análise qualitativa e 20 para a metanálise. Crianças com DDE apresentaram maior experiência de cárie em dentes decíduos (OR=2,35; IC95%:1,44-3,85), assim como aquelas com opacidade demarcada (OR=1,75; IC95%:1,09-2,78), hipoplasia (OR=2,84; IC95%:1,73-4,67) e HSPM (OR=2,89; IC95%:1,65-5,06). A fluorose não foi associada à cárie (OR=1,39; IC95%:0,97-1,98). Dentes com DDE apresentaram maior chance de lesões cariosas (OR=2,34; IC95%:1,74-3,16). Quanto às consequências clínicas da cárie, apenas a análise qualitativa foi realizada, não havendo consenso entre os estudos.

DDE estão associados a uma maior experiência de cárie em dentes decíduos. Os resultados devem, no entanto, ser vistos com cautela devido à alta heterogeneidade dos estudos primários.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RS046 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Sobrevida do selamento de lesões de cárie oclusais cavitadas em dentina em dentes decíduos: Uma revisão sistemática
Oliveira AA, Souza TM, Ferreira AM, Sabino JF, Peralta-Mamani M, Santiago-Junior JF, Honório HM, Rios D
Departamento de Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar a sobrevida de dentes decíduos com lesão de cárie oclusal cavitada em dentina submetidos ao selamento oclusal em comparação com a remoção seletiva da lesão de cárie seguida de restauração. Foi realizado o registro no PROSPERO (CRD42021259107). Os critérios de elegibilidade foram estudos clínicos controlados randomizados que avaliaram a sobrevida de dentes decíduos por 12 e 24 meses, com grupo teste de selamento de lesões de cárie cavitadas em dentina e grupo controle com remoção seletiva de lesão de cárie com abordagem restauradora tradicional. As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed/MEDLINE, LILACS, EMBASE, Livivo, SciELO, Web of Science, Scopus, Cochrane Library, OpenGrey, Ibict/BDTD, Google Scholar, ProQuest e literatura cinzenta. Com os dados extraídos foi criado um banco de dados. A metanalise da sobrevida dos tratamentos foi feita por meio do modelo de efeito randômico, adotando-se nível de significância de 5%. Foram incluídos 3 estudos (Kappa = 0.89). Foram avaliados 153 dentes sendo 73 do grupo teste e 80 do grupo controle. Tanto em 12 quanto 24 meses, não foi possível observar o favorecimento da direção do efeito para um dos grupos.

Apesar do pequeno número de estudos primários a evidência atual mostra que o selamento de lesões de cárie em dentes decíduos também é uma boa opção de tratamento como alternativa ao tratamento restaurador convencional.

(Apoio: CNPq  N° 131959/2021-2)
RS047 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Existe associação entre cárie dentária e genética? Revisão sistemática e metanálise de estudos com gêmeos
Moura MS, Anjos AMC, Muniz FWMG, Rosing CK, Lima CCB, Moura LFAD, Lima MDM
Patologia e Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a concordância da experiência de cárie dentária entre gêmeos monozigóticos (MZ) e dizigóticos (DZ). Esta revisão sistemática foi realizada nas bases de dados: Embase, MEDLINE-PubMed, Scopus, Web of Science, além de buscas manuais e literatura cinzenta Google Acadêmico® e Opengray. Foram incluídos estudos observacionais que avaliaram cárie dentária em gêmeos MZ e DZ dentados, sem restrição de idade e sexo. O risco de viés foi analisado utilizando-se checklist Joanna Briggs. Metanálises foram realizadas para avaliar a Odds Ratio (OR) agrupada para estimar os valores de concordância de experiência de cárie dentária e índice CPO entre os pares de gêmeos (p<0,05). Para avaliação da certeza de evidência utilizou-se a escala GRADE. Foram identificados 1776 estudos, dos quais 19 foram incluídos na análise qualitativa e desses, seis na síntese quantitativa, com a realização de duas metanálises. Foi observada associação entre genética e o desenvolvimento da doença na maioria dos estudos. Na análise de risco de viés, 47,4% dos estudos apresentaram moderado risco. Foi observada maior concordância de experiência de cárie dentária em gêmeos MZ que DZ em ambas dentições (OR: 5,94; IC 95%: 2,00-17,57). Entretanto, não houve diferença entre os grupos de gêmeos MZ e DZ na análise comparando concordância de CPO (OR: 2,86; IC95%: 0,25- 32,79). A certeza de evidência foi considerada baixa para concordância de experiência de cárie e muito baixa para CPO.

Com certeza da evidência baixa, o fator genético parece influenciar na concordância da experiência de carie.

(Apoio: CAPES  N° Bolsa Mestrado)
RS048 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Os localizadores apicais eletrônicos são precisos para determinar o comprimento de trabalho em dentes decíduos? Uma revisão sistemática
Santos PS, Vitali FC, Cardoso M, Massignan C, Bortoluzzi EA, Garcia LFR, Teixeira CS
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão foi avaliar a precisão dos localizadores apicais eletrônicos (LAEs) para determinar o comprimento de trabalho (CT) em dentes decíduos. Em setembro de 2021, dois revisores pesquisaram dez bases de dados, identificando estudos clínicos que avaliaram a precisão dos LAEs para determinar o CT em dentes decíduos. Foram excluídos estudos sem grupo de comparação e com amostras menores que dez canais radiculares. Uma meta-análise foi realizada para avaliar as diferenças nos CTs médios determinados pelos LAEs e métodos de comparação. Além disso, foi aplicada uma meta-análise de proporção, de acordo com o nível de diferença entre as medidas. O risco de viés foi avaliado pela ferramenta QUADAS-2 e a certeza da evidência pelo GRADE. Vinte e nove estudos foram incluídos na análise qualitativa e 23 na quantitativa. Apenas 8 estudos apresentaram baixo risco de viés. Os métodos de comparação foram: radiografia convencional, radiografia digital, microscopia eletrônica de varredura e método visual direto. A meta-análise mostrou que a medida eletrônica tende a ser menor que a medida radiográfica convencional, sem diferença com os demais métodos de comparação. A meta-análise de proporção mostrou uma tendência do CT determinado pelos LAEs diferir das comparativas entre -0,5 a +0,5 mm (69,31%). A certeza da evidência foi considerada muito baixa.

Os resultados apontam bom desempenho dos LAEs para determinar o CT em dentes decíduos. No entanto, a baixa qualidade dos estudos incluídos e a certeza de evidência muito baixa exigem cautela para interpretar os resultados.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RS049 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Hipoclorito de sódio na pulpotomia de dentes decíduos: Uma revisão sistemática e meta-análise
Tavares BS, Bendo CB, Fernandes IB, Coelho VS, Abreu LG, Ramos-Jorge J
odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Essa revisão sistemática fornece uma síntese da literatura sobre a eficácia clínica e radiográfica do uso de hipoclorito de sódio (NaOCl) na pulpotomia de dentes decíduos comparado a outros materiais. Onze bases de dados foram consultadas. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados, não randomizados e estudos de coorte. A avaliação qualitativa foi realizada. Foram realizadas meta-análises com estudos metodologicamente homogêneos. De um total de 2654 estudos,14 preencheram os critérios de elegibilidade e 12 foram para a meta-análise. Não houve diferença significativa entre NaOCl e outros materiais. Comparado ao formocresol: desfecho clínico com 6 (IC:0,13-7,47) e 12 meses (IC:0,11-2,81); radiográfico com 6 (IC:1,58-3,38), 12 (IC:0,74-4,17) e 18 meses (IC:0,90-67,89). Comparado ao sulfato férrico: desfecho clínico com 6 (IC:0,12-82,16), 12 (IC:0,75-18,86), 18 (IC:0,20-3.28) e 24 meses (IC:0,28-6,48); radiográfico com 6 (IC:0,30-5,59), 12 (IC:0,41-2.47), 18 (IC:0,05-2,19) e 24 meses (IC:0,09-5,99). Comparado ao MTA: desfecho clínico com 24 meses (IC: 0,44-38,96); radiográfico com 12 (IC:0,67-56,13) e 24 meses (IC:0,32-8,84). Comparado ao soro fisiológico: desfecho clínico com 3 (IC:0,25-116,31), 6 (IC:0,38-157,14) e 12 meses (IC: 0,21-5,29); radiográfico com 3 (IC:0,65-18,98), 6 (IC:0,09-12,25) e 12 meses (IC:0,38-2,22).

Os resultados deste estudo apontam que o NaOCl não difere de outros medicamentos como formocresol, sulfato férrico, MTA e soro fisiológico, no sucesso clínico e radiográfico da pulpotomia de dentes decíduos.

RS050 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Mapeando as evidências para o manejo das lesões de cárie em dentes decíduos - uma meta-pesquisa
Pascareli-Carlos AM, Reis TM, Raggio DP, Tedesco TK
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi mapear as evidências disponíveis para o manejo de lesão de cárie em Odontopediatria por meio de uma meta-pesquisa. A busca dos artigos foi realizada na base de dados eletrônicas MEDLINE/PubMed, Cochrane Library, Scopus, Embase, Web of Science, Epistemonikos, e OpenGray até fevereiro de 2021. Foram incluídas as revisões sistemáticas (RS) sobre o manejo de lesões de cárie em dentes decíduos. Estudos focando em pacientes com necessidades especiais ou dentes com defeitos de desenvolvimento de esmalte foram excluídos. Síntese qualitativa dos dados foi realizada. De 1207 RS potencialmente elegíveis, 111 foram incluídas. Destas, 24% tinham protocolo de registro, 82% realizaram a busca em mais de duas bases de dados, e 57% afirmaram não ter havido restrição de idioma na inclusão. O risco de viés foi avaliado em 72% das RS, e a certeza de evidência (GRADE) em 21%. Destes, 8 estudos eram sobre tratamento restaurador, que variaram de muito baixa a alta certeza da evidência; 4 sobre o tratamento não restaurador, com variação de muito baixa a alta; e 11 artigos sobre tratamento endodôntico, com variação de muito baixo a alta certeza de evidência.

Embora existam RS publicadas sobre as diferentes estratégias de manejo de lesão de cárie em Odontopediatria, a maior parte delas ainda não são registradas e não apresentam a certeza de evidência da questão de pesquisa. Além disso, a variação da certeza de evidência entre muito baixa e alta, mostrando grande parte das RS com muito baixa ou baixa, reforça a necessidade de estudos primários bem delineados.

RS051 - Painel Revisão Sistemática
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepções e opiniões dos dentistas, implementação e vontade de adotar práticas baseadas em evidências: uma revisão sistemática
Prado VO, Rodrigues LR, Vicioni-Marques F, Feres M, Nelson-Filho P, Flores Mir C, Feres MFN
Odontopediatria / Ortodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Considerando que as percepções e opiniões sobre a prática baseada em evidências podem predizer comportamentos de implementação, o objetivo desta revisão sistemática foi sintetizar e avaliar as evidências existentes relacionadas às percepções, opiniões, comportamentos de implementação de prática baseada em evidências e sua disposição de adotar a prática baseada em evidências. Incluímos estudos primários que coletaram informações de entrevistas, questionários ou conversas com dentistas. As seguintes fontes foram pesquisadas: Cochrane Central Register of Controlled Trials, Embase, PubMed, Scopus e Web of Science, além da literatura cinza. Os estudos incluídos foram avaliados de acordo com os instrumentos de avaliação recomendados pelo Joanna Briggs Institute para estudos observacionais qualitativos e quantitativos. Os dados descritivos foram coletados em tabelas padronizadas e sintetizados descritivamente. O processo de seleção resultou em 36 estudos incluídos. Apesar dos altos riscos metodológicos e heterogeneidade significativa, os resultados coletados indicaram que revistas científicas, diretrizes de prática clínica e colegas de confiança são altamente consultado. Os dentistas compartilham opiniões positivas sobre a prática baseada em evidências e relatam vontade de aprender ou adotar essas práticas.

Apesar das percepções de práticas baseada em evidências relatadas de apoio, e vontade de adotar essas práticas, existe uma certeza muito baixa sobre os comportamentos reais de implementação de práticas baseadas em evidências.

RS052 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Tratamento Restaurador Atraumático com e sem o auxílio de agentes químico-mecânicos de remoção de tecido cariado: uma revisão sistemática
Silva LB, Fonseca-Gonçalves A, Pintor AVB
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigar se o uso de agentes para Remoção Químico-Mecânica de Tecido Cariado (RQMTC) é vantajoso para a técnica do Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). Realizou-se busca eletrônica nas bases: MEDLINE, SCOPUS, EMBASE, Cochrane Library, Web of Science, BVS e Google Scholar em 02/2022. Foram incluídos estudos clínicos randomizados e não-randomizados, com indivíduos (P) que fizeram TRA utilizando RQMTC (I), em comparação com indivíduos submetidos ao TRA (escavação sem RQMTC) (C), considerando aceitabilidade, dor/desconforto, tempo de remoção/tratamento, sobrevida das restaurações, dentre outros desfechos (O). A qualidade metodológica foi avaliada (RoB 2 e ROBINS-I). De 38 artigos identificados, 11 foram incluídos: 6 com baixo, 5 com alto e 1 com preocupações de risco de viés. Quatro estudos investigaram a aceitabilidade, 5 pesquisaram a dor/desconforto, 7 analisaram o tempo de tratamento, 3 avaliaram a sobrevida das restaurações, 1 avaliou a qualidade de vida e outro a satisfação ao tratamento. TRA com RQMTC foi tão aceito quanto ao TRA e 2 estudos relataram menos dor/desconforto no grupo TRA com RQMTC. Dois afirmaram que TRA com RQMTC dispensou menos tempo para remoção de cárie e 1 estudo reportou menos tempo total de tratamento com RQMTC. Não houve diferença quanto à sobrevida das restaurações. Quanto à qualidade de vida, não houve diferença entre os tratamentos e maior nível de satisfação foi observado no TRA com RQMTC.

Conclui-se que o uso de RQMTC para o TRA é vantajoso quanto ao tempo de tratamento, oferecendo mais conforto e maior satisfação ao paciente.

(Apoio: FAPs - FAPERJ  N° E-26/202.766/2019)