Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS043 a RS085 ]
 42 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 40


RS074 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de dessensibilizantes bioativos contendo cálcio no clareamento dental: uma Revisão Sistemática e Metanálise
Favoreto MW, Carneiro TS, Andrade HF, Burey A, Dreweck FDS, Loguercio AD, Reis A
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presente revisão sistemática foi feita para responder a seguinte questão de pesquisa: O uso de dessensibilizantes bioativos contendo cálcio no clareamento dental em adultos pode reduzir o risco e a intensidade de sensibilidade dental (SD) em comparação ao clareamento sem dessensibilização? Foram incluídos ensaios clínicos randomizados que avaliaram a aplicação tópica de dessensibilizantes bioativos contendo cálcio em relação ao risco e intensidade de SD durante o clareamento. Buscas foram realizadas no PubMed, Cochrane, BBO, LILACS, Scopus, Web of Science, Embase e literatura cinzenta. O risco de viés 2.0 (RoB) foi avaliado utilizando a ferramenta da Cochrane. Metanálises foram realizadas utilizando o modelo de efeitos aleatórios. A heterogeneidade foi avaliada com o teste Cochrane Q, estatística I2 e intervalo de predição. Foi utilizado o GRADE para avaliar a certeza da evidência (CE). Após a triagem, restaram 20 estudos, a maioria estava em alto RoB. Não houve diferença no risco relativo entre os grupos (RR = 0,95; IC 95% 0,90 a 1,01; p = 0,08); com baixa CE. Uma diferença de média significativa de -1,13 unidades de EVA (IC 95%, -1,65 a -0,61; p < 0,0001) para intensidade de SD, favorecendo os dessensibilizantes bioativos; com muito baixa CE. Não houve diferença na mudança de cor (p > 0,08).

Uma pequena redução da SD é observada quando dessensibilizantes bioativos contendo cálcio são aplicados no clareamento dental, mas essa redução é pequena e a CE muito baixa. Além disso, o risco de SD e padrão de clareamento não foram afetadas pela aplicação dos dessensibilizantes.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 303332/2017-4   |  CNPq  N° 308286/2019-7)
RS075 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Relação entre bruxismo e depressão: Revisão Sistemática de Literatura
Roithmann CC, Figueiredo EZ, Oliveira JAW, Fiorioli G, Antunes MLOF, Zeca GG, Machado JS, Grossi ML
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a relação entre bruxismo e depressão através de revisão sistemática, sob a hipótese de que bruxismo e depressão sejam comorbidades e/ou indicadores de risco entre si. O protocolo de pesquisa foi registrado no PROSPERO (CRD42020157053). Foi realizada revisão sistemática nas bases de dados PubMed, Embase, Web Of Science, Scopus e APA PsycNet, além de busca manual e pela literatura cinza, em estudos observacionais, para tentar responder se: "Há diferença na prevalência de bruxismo em indivíduos que apresentam depressão?". Dois revisores principais participaram de maneira independente. Um terceiro revisor foi requisitado em caso de discordâncias. A análise de qualidade dos artigos foi realizada pela Newcastle-Ottawa Scale. Os artigos selecionados após leitura de texto completo tiveram seus dados extraídos, que serão posteriormente submetidos à metanálise. A busca retornou 726 artigos. Foi conduzida a exclusão de duplicatas, e, de acordo com os critérios de elegibilidade, 34 artigos foram selecionados para a leitura de texto completo. Destes, 25 foram incluídos na revisão final. Ainda que os modos de aferição de depressão e bruxismo tenham variado entre os estudos, todos os artigos que apresentaram dados de depressão para grupos com e sem bruxismo revelaram escores maiores de depressão em pacientes bruxômanos.

Pode-se observar uma tendência de relação positiva entre a ocorrência de depressão e bruxismo. Estudos mais padronizados e futuros dados de metanálise serão necessários para que esta relação seja definida com maior assertividade.

(Apoio: CNPq)
RS076 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Temporomandibular disorders as a risk factor for otological alterations: a systematic review
Soares-Júnior EC, Façanha RC, Cabral LC, Simamoto-Júnior PC
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The aim of this systematic review was to evaluate the prevalence of otological alterations in paciente with Temporomandibular disorder (TMD). A search of the Embase, Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), PubMed, Scielo, Scopus, and Web of Science and Cochrane databases from inception of the each database up to December, 2021 found 1488 articles. After independent secreting of abstracts by two of the authors, we assessed 156 in full text. The inclusion and exclusion criteria reduced the these 11 studies report prevalence based on 4560 patients and 3941 controls. The most observed otological alterations in patients with TMD were tinnitus, vertigo, otalgia, hearing loss, associated with other comorbidities such as bruxism, depression, neck pain and headache. All studies showed the risk of otologic changes in the presence of TMD. The most observed otological alterations were: Tinnitus, Vertigo, otalgia and hearing loss.

Patients exposed to TMD have a higher risk of developing or presenting otological alterations compared to non-exposed individuals. The most common otological changes seen: tinnitus and vertigo.

RS077 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Intervenções não cirúrgicas para o tratamento da espasticidade muscular masticatória em pacientes com paralisia cerebral
Ferri EP, Martimbianco ALC, Rocha MM, Beltramin RZ, Sobral APT, Gonçalves MLL, Santos EM, Bussadori SK
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a eficácia e segurança de intervenções não cirúrgicas para o tratamento da espasticidade dos músculos mastigatórios em pacientes com paralisia cerebral (PC). Foi realizada uma busca abrangente em 8 bases de dados, sem restrições de data e idioma. Ensaios clínicos randomizados (ECR) avaliando intervenções não cirúrgicas foram considerados. Desfechos primários como função mastigatória e eventos adversos foram planejados para serem avaliados. A avaliação do risco de viés foi realizada usando a ferramenta de risco de viés Cochrane. A certeza da evidência foi avaliada usando a abordagem GRADE. Foram incluídos três ECR avaliando os efeitos da toxina botulínica, treinamento funcional mastigatório e eletroestimulação neuromuscular (EENM). Evidências com uma certeza muito baixa mostraram: (i) nenhuma diferença entre a toxina botulínica e o placebo em relação à força mastigatória máxima, eficiência mastigatória e escala global de saúde bucal; (ii) melhora da função mastigatória em favor do treinamento mastigatório funcional versus exercícios convencionais e (iii) em favor de exercícios de fortalecimento mais EENM versus placebo.

Não houve evidências suficientes para apoiar o uso de toxina botulínica e programas de fortalecimento da musculatura mastigatória isoladamente e associados à EENM.

RS078 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da prevalência de cefaleias primárias em crianças e adolescentes com DTM: uma Revisão Sistemática e Metanálise
Conte AL, Bonacina CF, Tedesco TK, Gimenez T, Lira AO
Curso de Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA SERRA GAÚCHA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar, por meio de uma revisão sistemática da literatura e metanálise (PROSPERO CRD42021288717), a prevalência de cefaleia primária (CP) em crianças e adolescentes com disfunção temporomandibular (DTM). Uma estratégia de busca foi desenvolvida e adaptada para três bases de dados (PubMed, Embase e Scopus) e duas fontes de literatura cinzenta (Open Gray e Google Acadêmico) e incluiu artigos publicados até junho de 2021, sem distinção de idioma. Os resumos e artigos foram selecionados por dois pesquisadores independentes. O risco de viés foi determinado pela ferramenta JBI para estudos de prevalência e a certeza da evidência pelo GRADE. Dos 499 artigos encontrados, 14 foram incluídos (11 com alta, 1 com média e 2 com baixa qualidade metodológica). A prevalência global de CP em jovens com DTM foi de 57% (IC 95%: 39% - 73%). O resultado da análise de inconsistência mostrou alta heterogeneidade (I2=98%) e foi estatisticamente significante (p<0,01). Na análise de subgrupos, para brasileiros a prevalência foi de 54% (IC 95%:28%-78%). No subgrupo do critério de diagnóstico da DTM, o RDC-TMD foi o instrumento mais utilizado, com prevalência de CP de 53% (IC 95%:30%-75%). No subgrupo do critério de diagnóstico da cefaleia, com o instrumento ICHD a prevalência de CP foi de 66% (IC 95%:38%-86%). Estas evidências apresentaram um nível muito baixo de certeza.

A cefaleia primária se apresenta como uma comorbidade em mais da metade das crianças e adolescentes com DTM.

(Apoio: CAPES  N° 177056)
RS079 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A efetividade do tratamento de fotobiomodulação no manuseio da dor em indivíduos com disfunção temporomandibular: revisão sistemática
Silveira RB, Ferreira I, Botelho AL, Reis AC
Materiais dentários e próteses UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar criticamente a literatura e responder à pergunta: "Qual a eficácia do tratamento por fotobiomodulação no controle da dor em pacientes com DTM? Foram seguidas as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta Analyzes Protocols (PRISMA) e as bases de dados Pubmed, Web of Science, Scopus e Embase foram utilizadas para estratégia de busca personalizada. Os estudos foram selecionados em duas etapas, sendo a primeira a leitura dos títulos e resumos, seguida pela leitura na íntegra. Foram aplicados os critérios de inclusão: avaliação da aplicação de fotobiomodulação em pacientes portadores de DTM. E critérios de exclusão: estudos in vitro, sem grupo controle, resumo de conferência, revisão, capítulos e estudos sem Journal Citation Reports (JCR). Para risco de viés, utilizou-se as ferramentas Rob 2.0 para ensaios clínicos randomizados e ROBINS-I para ensaios clínicos não randomizados. Oitenta e quatro artigos foram encontrados e após a remoção das duplicatas, setenta e um estudos foram incluídos para títulos e resumos. Para uma leitura completa, trinta artigos foram selecionados e, de acordo com os critérios de elegibilidade, vinte e quatro permaneceram para análise qualitativa. Os estudos mostraram um baixo risco de viés. Devido à heterogeneidade dos estudos, não foi possível realizar uma meta-análise.

Conclui-se que a fotobiomodulação é eficaz para o tratamento de desordens temporomandibulares, sendo uma abordagem menos invasiva, segura, de baixo custo e sem efeitos colaterais.

(Apoio: CNPq)
RS080 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Atividade anormal dos músculos mastigatórios em pacientes com diagnóstico de paralisia cerebral. Revisão Sistemática
Sobral APT, Martimbianco ALC, Beltramin RZ, Rocha MM, Gonçalves MLL, Gallo JMAS, Santos EM, Bussadori SK
Odontologia UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Essa revisão tem como objetivo avaliar se indivíduos com paralisia cerebral (PC) apresentam ativação anormal dos músculos mastigatórios. Foram pesquisados seis bancos de dados para estudos observacionais comparativos avaliando a ativação dos músculos mastigatórios em pacientes com PC por meio de análise eletromiográfica. A qualidade metodológica foi avaliada usando o Joanna Briggs Critical Appraisal Checklist. Os dados foram combinados em meta-análise usando o software Review Manager. Foram incluídos cinco estudos transversais com baixo risco geral de viés. As meta-análises não mostraram diferença entre PC e indivíduos saudáveis quanto à contração isométrica voluntária máxima: masseter direito (diferença média padrão [SMD] -0,95; IC 95% -2,03 a 0,13); masseter esquerdo (SMD -0,92; IC 95% -1,93 a 0,09); direito temporário (SMD -0,72; IC 95% -1,63 a 0,18); e temporal esquerdo (SMD -0,68; IC 95% -1,76 a 0,40). A amplitude da atividade elétrica no período inativo foi maior no grupo CP, e a pressão máxima de mordida apresentou valores maiores no grupo controle ([MD] -17,38; IC 95% -26,62 a -10,15).

Com base em estudos observacionais com menor nível de evidência, pacientes com PC parecem apresentar dificuldades na ativação dos músculos mastigatórios. Futuros estudos com metodologia rigorosa são necessários para apoiar esses achados.

RS081 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Função mastigatória, satisfação e qualidade de vida em usuários de próteses totais utilizando reembasadores: uma revisão sistemática
Santiago JB, Leao RS, Pellizzer EP, Vasconcelos BE, Moraes SLD
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi avaliar a função mastigatória, satisfação e qualidade de vida entre usuários de próteses totais reembasadas com reembasadores resilientes de longa duração (RRLD) em comparação com próteses convencionais (PC). Esta revisão seguiu a lista de verificação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses e foi registrada no PROSPERO (registro prospectivo internacional de revisões sistemáticas) (CRD42021258700). A pergunta PICO (população, intervenção, comparação e desfecho) foi: "Próteses totais reembasadas com materiais resilientes de longa duração favorecem uma melhor função mastigatória, satisfação e qualidade de vida em comparação com próteses convencionais?". As buscas foram realizadas nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase, Scopus, Lilacs, BBO e Open Grey, bem como buscas manuais. Foram encontrados 3.953 artigos, e após a retirada dos duplicados, leitura dos artigos e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 15 artigos para análise qualitativa, totalizando 422 pacientes, com períodos de seguimento que variaram de 1 semana a 3 anos. Entre estes, 8 avaliaram a função mastigatória por diferentes métodos, 2 avaliaram a satisfação, 1 avaliou a qualidade de vida e 4 avaliaram todos os desfechos.

Por meio da análise qualitativa, os reembasadores resilientes de longa duração apresentaram resultados satisfatórios na maioria dos estudos quando comparados às próteses convencionais em relação à função mastigatória, satisfação e qualidade de vida.

(Apoio: CAPES  |  FACEPE)
RS082 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influence of occlusal appliances on chewing of individuals with sleep bruxism: A systematic review and meta-analyses
Ferreira GF, Carletti TM, Gama LT, Magno MB, Maia LC, Rodrigues Garcia RCM
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Bruxism management has been widely studied, being the oral appliance insertion a reversible and non-invasive therapy mostly used to protect the dentition from its damage. However, its effect on chewing of individuals with bruxism is not well established. This systematic review aimed to answer the focused question: "Does occlusal appliance influence masticatory function of dentate individuals with sleep bruxism?". Literature search included six main databases, gray literature, and manual search for article selection, without language, publication time, and follow-up limitation. Randomized and non-randomized clinical trials were included comparing the masticatory function of dentate individuals with sleep bruxism before and after receiving occlusal appliances. Risk of bias was assessed with risk of bias assessment for randomized clinical trials tool and risk of bias assessment for non-randomized clinical trials. 12 studies were included in this review. Quantitative data analysis revealed that occlusal appliances did not influence muscle activity with hard (p=0.178) and soft occlusal appliances (p=0.241) and maximum bite force with hard (p=0.898) and soft occlusal appliances (p=0.315) of individuals with SB. Qualitative analysis showed also that occlusal appliance did not influence masticatory performance and muscle volume.

Occlusal appliances did not influence masticatory function of dentate individuals with sleep bruxism. Notwithstanding the results must be interpreted with caution, due to the low and very low certainty of evidence.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RS083 - Painel Revisão Sistemática
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Rugosidade e adesão/formação de biofilme de C. albicans em resina acrílica após desinfecção: Revisão sistemática e meta-análise
Ferro AC, Padilha JH, Ribas BR, Tasso CO, Oliveira JS, Jorge JH
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi revisar a literatura sobre a influência dos agentes de desinfecção na rugosidade e adesão e formação de biofilme de Candida albicans em resinas acrílicas para base de prótese. O registro da revisão sistemática foi realizado sob o protocolo INPLASY202120039 e o checklist PRISMA foi utilizado para o relato do estudo. A pergunta de pesquisa e a estratégia de busca foram estruturadas a partir do acrônimo PICO e a busca foi feita em bases de dados eletrônicas e na literatura cinzenta. Não houve restrição de data e idioma. Foram incluídos estudos in vitro que avaliaram os efeitos dos agentes de desinfecção química por imersão, na rugosidade de superfície (µm) e na atividade antimicrobiana de C. albicans por contagem de unidades formadoras de colônia (UFC/mL) em amostras de resina acrílica termopolimerizável. A ferramenta OHAT foi utilizada para a avaliação do risco de viés e a síntese dos dados foi feita de forma qualitativa para os desfechos de interesse, e a meta-análise para a rugosidade de superfície. A busca resultou na inclusão de 17 estudos, e para a meta-análise, somente 9 estudos foram incluídos. Os resultados da meta-análise mostraram que as soluções avaliadas não influenciaram a rugosidade das amostras. Na análise qualitativa não foi possível estabelecer uma associação entre a rugosidade e adesão e formação de biofilme de C. albicans sobre as amostras de resina acrílica para base de prótese.

Concluiu-se que os agentes de desinfecção não influenciaram a rugosidade de superfície de resinas acrílicas para base de próteses.

(Apoio: CNPq  N° 131880/2020-9)