Resultado da busca [Siglas RS084 a RS125 ]
41
Resumo encontrados. Mostrando de 11 a
20
RS094 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Relação entre endometriose e doença periodontal, plausibilidade biológica ou evidência clínica?
Lourenço MEQ, Piuvezam EM, Bezzi TA, Barbosa ALMP, Brandt WC, Schwartz-Filho HO, Sendyk WR, Roman-Torres CVG
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A endometriose e a doença periodontal são doenças crônicas e inflamatórias, estudos, suposições e opiniões tentam elucidar essa possível relação. O objetivo da presente revisão sistemática foi avaliar a relação entre endometriose e a condição periodontal. Foram selecionados inicialmente 184 resumos nas seguintes bases de dados: Pubmed, Lilacs, Scielo, Bireme, Web of Science e Google Acadêmico, os descritores aplicados foram: endometriosis, periodontal disease, periodontitis, gingivitis na língua inglesa, no período de 1990 a 2023, e destes 184 resumos, 15 tiveram o artigo todo submetido a análise de inclusão. Os critérios de elegibilidade foram: estudos observacionais, específicos sobre endometriose, com diagnóstico periodontal. Foram excluídos relatos de caso, estudos laboratoriais, pesquisas sem a condição periodontal das participantes. Os resumos foram avaliados por dois examinadores. Após adoção dos critérios de elegibilidade, 2 estudos fizeram parte desta revisão, um tipo transversal e outro caso-controle. Os estudos incluídos não permitem comparação, possuem critérios de diagnóstico periodontal diferente, e tem o desenvolvimento mais voltado para a plausibilidade biológica do aumento de citocinas circulantes no corpo do que nos resultados observados.
Nos dias atuais a relação entre endometriose e doença periodontal não existe, os estudos apontam para uma plausibilidade biológica apenas, estudos clínicos com desenho metodológico adequado são necessários para comprovar tal relação.
RS095 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito da terapia fotodinâmica no tratamento periodontal em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2: revisão sistemática e meta-análise
Braz P, Abreu LG, Cota LOM, Costa FO, Viana KSS, Lima RPE
Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo da presente revisão sistemática e meta-análise foi avaliar o impacto da terapia fotodinâmica antimicrobiana adjunta ao tratamento periodontal não cirúrgico em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2. A declaração dos ítens de relatório preferidos para revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA) foi seguida. Seis bases de dados foram utilizadas para realização da busca, sem restrição quanto ao ano de publicação. Foram incluídos estudos comparando parâmetros clínicos periodontais entre indivíduos submetidos à terapia periodontal não cirúrgica associada à terapia fotodinâmica antimicrobiana e um grupo controle de indivíduos submetidos apenas ao tratamento periodontal não cirúrgico. A avaliação do risco de viés (RoB 2.0), a seleção do estudo e a extração de dados foram realizadas por dois revisores. Meta-análise foi realizada. Diferença média e intervalo de confiança de 95% (IC) foram fornecidos. Duzentos e cinco estudos foram identificados e 11 estudos foram incluídos. A meta-análise demonstrou que a terapia fotodinâmica antimicrobiana adjuvante à terapia periodontal, em indivíduos com diabetes, resultou em maior redução do sangramento à sondagem aos 6 meses e na profundidade de sondagem aos 3 e 6 meses em comparação ao tratamento periodontal isolado (p<0,05). Os estudos incluídos apresentaram baixo risco de viés.
A terapia fotodinâmica antimicrobiana adjunta à terapia periodontal contribui para a melhora dos parâmetros clínicos periodontais sangramento à sondagem e profundidade de sondagem em indivíduos com diabetes mellitus tipo 2.
RS096 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Melhora na qualidade de vida de pacientes diabéticos com doença periodontal após terapia periodontal não-cirúrgica: Revisão Sistemática
Almeida ND, Dantas RLM, Ferreira CL, Marco AC, Caneppele TMF, Melo Filho AB, Lopes SLPC, Jardini MAN
Pós-Graduação INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Algumas doenças comuns da cavidade bucal, podem influenciar o bem-estar geral dos indivíduos. Dentre elas podemos destacar a doença periodontal, que interfere na qualidade de vida (QV) das pessoas em diversos aspectos além do físico, como na função mastigatória, na aparência e até nas relações interpessoais. Esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar se o tratamento periodontal não cirúrgico comparado a ausência de tratamento melhora a QV de pacientes diabéticos. Para isso, foi realizada uma revisão de estudos clínicos randomizados e estudos clínicos controlados de acordo com os parâmetros internacionais de transparência em Revisões Sistemáticas e Metanálises PRISMA Statement. A revisão foi cadastrada na Base PROSPERO e foi traçada uma estratégia de busca sobre o assunto nas bases de dados: MEDLINE via PubMed, Scopus, Web of Science, Registro Central de Ensaios Controlados da Cochrane e EMBASE. Seis estudos preencheram todos os critérios de elegibilidade e foram selecionados para revisão sistemática (4 estudos clínicos randomizados e 2 estudos controlados). Cinco estudos demonstraram melhora na QV de pacientes adultos diabéticos após tratamento periodontal e apenas 1 não observou estatisticamente mudanças significativas em nenhum dos domínios de QV avaliados pelo questionário utilizado.
Os resultados dessa revisão sistemática sugerem que a tratamento periodontal não cirúrgico leva a uma melhora tanto na QV geral quanto na QVRSB de pacientes adultos diabéticos acometidos de doença periodontal.
RS097 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Periodontite está associada com qualidade de vida relacionada à saúde bucal em pacientes com condições sistêmicas: uma revisão sistemática
Agnese CC´, Bortolaso RV, Schöffer C, Antoniazzi RP
Departamento de Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A relação entre periodontite e qualidade de vida em indivíduos com condições sistêmicas ainda é pouco compreendida. Algumas doenças podem influenciar negativamente essa relação por apresentarem repercussão negativa na saúde periodontal, enquanto outras, acabam impactando diretamente a qualidade de vida. O objetivo desta revisão é explorar a associação entre periodontite e qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) em indivíduos com condições médicas sistêmicas. As bases de dados PubMed, Embase, LILACS, Web of Science e Scopus foram utilizadas para a pesquisa. Estudos adicionais foram avaliados por meio da literatura cinza e busca manual. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos observacionais, em indivíduos com condições sistêmicas, exame clínico periodontal, definição de periodontite e questionário validado para avaliação da QVRSB. O risco de viés foi mensurado pela escala Newcastle-Ottawa. Metanálise de diferença média padronizada (SMD) foi realizada. Treze estudos foram incluídos na revisão e metanálise. A metanálise geral demonstrou associação entre periodontite e pior percepção da QVRSB em pacientes com condições sistêmicas (SMD: 0.39; 95% IC: 0.03-0.74). A heterogeneidade foi explicada em parte pela localização geográfica, tipo de comorbidade e grupo de comparação.
Pode-se concluir que a periodontite tem um impacto negativo na QVRSB em populações acometidas por condições sistêmicas distintas.
(Apoio: CAPES | CAPES)
RS098 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Papel do receptor 1 de LDL oxidado do tipo lectina (LOX-1) na patogênese da peri-implantite: Uma revisão sistemática
Pimentel LL, Silva PO, Barbirato DS, Barros MCM
Periodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo da pesquisa foi fazer uma revisão sistemática sobre o papel do receptor 1 de LDL oxidado do tipo lectina (LOX-1) na patogênese da peri-implantite. Uma busca eletrônica sem restrição de idioma ou data de publicação foi realizada nas bases de dados MEDLINE|Pubmed, Cochrane CENTRAL e Embase, registros de protocolos e outras fontes até abril de 2023. A questão clínica e a estratégia de busca foram formuladas usando o método PECOD. Os critérios de elegibilidade incluíram estudos observacionais que avaliam o papel da LOX-1 na patogênese da peri-implantite. A qualidade dos estudos primários foi avaliada por "JBI Critical Appraisal Tools for Analytical Cross-Sectional Studies". A síntese dos resultados qualitativos seguiu a diretriz de relatórios SWiM e o GRADE foi usado para avaliar a qualidade das respostas nesta revisão sistemática (RS). Esta RS foi estruturada de acordo com a declaração PRISMA 2020. Foram selecionados 6 artigos conforme os critérios de elegibilidade apresentando como resultados, o aumento e a participação do receptor 1 de LDL oxidado tipo lectina (LOX-1) em pacientes com peri-implantite, além de mediar a expressão de metaloproteinase de matriz 2, contribuindo para a destruição progressiva na peri-implantite. Esta RS fornece evidências iniciais preliminares sobre a associação entre LOX-1 e peri-implantite.
Reconhecendo as limitações deste estudo, observamos que a LOX-1 está envolvida na patogênese, além de ser um alvo potencial para o manejo da peri-implantite.
RS099 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Desfechos periodontais de caninos impactados por vestibular expostos cirurgicamente e tracionados ortodonticamente
Galvão MNC, Amaral GCLS, Ribeiro RC, Pannuti CM, Villar CC
Estomatologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta revisão sistemática avaliou o estado periodontal de caninos maxilares impactados vestibularmente, que passaram por exposição cirúrgica e tracionamento ortodôntico. Foram pesquisadas quatro bases de dados (Medline, Embase, Web of Science e Scopus) até março de 2023 para identificar estudos controlados que investigaram os desfechos periodontais desses caninos. A revisão seguiu as diretrizes do PRISMA, e a qualidade dos estudos foi avaliada usando o checklist do Instituto Joanna Briggs e a abordagem GRADE. Quatro estudos preencheram os critérios de inclusão. Meta-análises foram realizadas apenas para a largura do tecido queratinizado e profundidade de sondagem. Estudos incluídos nesta revisão sistemática demonstraram que o acúmulo de biofilme supragengival e a inflamação gengival foram semelhantes entre caninos impactados e seus contralaterais. Não houveram diferenças estatisticamente significativas na média da largura do tecido queratinizado. Entretanto, uma meta-análise de estudos prospectivos indicou uma média de sondagem ligeiramente maior para caninos impactados (Diferença Média: 0.16 [0.02: 0.29]).
As evidências sugerem que os caninos impactados vestibularmente, após exposição cirúrgica e alinhamento ortodôntico, podem ter maiores profundidades de sondagem em comparação com seus contralaterais. No entanto, essa diferença não parece afetar a saúde periodontal.
RS100 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
O perfil de expressão de citocinas/quimiocionas do FCG é diferente entre fumantes e não fumantes periodontalmente saudáveis?
Moreira NR, Dutra TP, Sacramento CM, Nagay BE, Magno MB, Maia LC, Sallum EA, Ruiz KGS
Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O propósito deste estudo foi avaliar as evidências e comparar os níveis de citocinas no fluído crevicular gengival (FCG) de sítios periodontais saudáveis de fumantes e não fumantes. Sete bancos de dados foram pesquisados para estudos observacionais até 8 de abril de 2021. Estudos comparando os níveis de citocinas no FCG em sítios periodontais saudáveis de fumantes versus não fumantes foram incluídos no estudo. O risco de viés foi avaliado usando a ferramenta NIH (2014). Para meta-análises, os níveis no FCG foram analisados, seguidos pela certeza da evidência de avaliação usando a abordagem GRADE. Após identificação e triagem, 18 estudos foram incluídos para avaliação qualitativa e 8 foram incluídos na meta-análise. Apesar da alta heterogeneidade e risco de viés observados entre os estudos, a maioria das 50 citocinas analisadas não apresentaram diferença significativa nos níveis de citocinas entre os grupos. No entanto os resultados de meta-análise mostraram menores níveis de superóxido dismutase (SOD) no FCG de fumantes de forma dose-dependente nos quais fumantes pesados apresentaram níveis mais baixos em comparação com fumantes leves que também apresentaram menores níveis em relação a não-fumantes (MD−30,06 [−40,17,−19,96], p=0,07, IC95%). Este resultado pode indicar um aumento de estresse oxidativo nos FGC de fumantes.
Não foram detectados perfis distintos de citocinas no FCG para fumantes e não fumantes. Apesar das limitações observadas nos estudos incluídos, níveis mais baixos de SOD foram identificados em fumantes.
RS101 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeitos dos agentes biológicos na periodontite experimental: Uma revisão sistemática
Menezes BS, Barbirato DS, Fuly MS, de Molon RS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão sistemática foi responder a seguinte pergunta: qual é o efeito dos agentes biológicos na reabsorção óssea alveolar durante a progressão da periodontite experimental (PE)? Uma pesquisa sistemática da literatura foi realizada no Pubmed, Web of Science, Biblioteca Cochrane, Scopus e Embase. Os critérios de inclusão incluíram estudos em modelos animais de PE sobre os efeitos dos agentes biológicos nos tecidos periodontais. Os critérios de elegibilidade foram baseados na estratégia PI/ECOs: (P) modelos animais com periodontite; (I/E) agentes biológicos com potencial de proteção contra reabsorção óssea na PE ou benefício adicional como adjunto no tratamento da PE; (C) mesma intervenção/exposição com o grupo de teste; (O) reabsorção óssea alveolar (resultado primário), e (s) desfechos secundários. A qualidade dos estudos foi acessado por meio do SYRCLE tool para avaliação do risco de viés. Do total de 5236 resultados iniciais, foram incluídos 39 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A maioria dos estudos utilizou o modelo de ligadura de PE para testar o uso de biológicos como estratégias preventivas ou terapêuticas. As dosagens dos biológicos e os períodos de indução da doença variaram de acordo com o modelo de EP utilizado.
Como principal resultado, a perda óssea alveolar foi significativamente inibida pela aplicação de produtos biológicos, e diversos mediadores pró-inflamatórios foram reduzidos. Este estudo demonstrou que os agentes biológicos possuem efeitos benéficos na redução da perda óssea e na diminuição da inflamação.
RS102 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Diferentes tipos de ETCS e seus fatores modificadores relacionados ao recobrimento radicular de recessões gengivais
Eustachio RR, Abreu LG
Clínica Patologia e Cirurgia Odontológic UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Atualmente, toda a comunidade acadêmica que trabalha, faz estudos científicos e acompanha a evolução da CPP, reconhece a importância da utilização dos ETCSs nos resultados imediatos e tardios de cirurgias relacionadas ao recobrimento radicular de dentes afetados pelas recessões gengivais. Sabe-se que, além de variarem em sua geometria e morfologia, os ETCSs removidos de diferentes áreas do palato, e em outros sítios doadores, variam também em sua composição histológica (Harris, 2003; Zuhr et al., 2014; Bertl et al., 2015; Eustachio et al., 2018). Essa diversidade histo-morfológica e geométrica implicará em diferentes tipos de ETCSs nas cirurgias. No entanto, poucos estudos clínicos reconhecem a importância dessa diversidade dos ETCSs, e menos ainda, relatam a utilização de um tipo específico de enxerto de acordo com o objetivo principal de sua cirurgia reconstrutiva. Por isso, essa revisão sistemática possui elevada relevância científica, uma vez que reunirá em um único documento os diversos estudos clínicos realizados nessa área, além de propor, para suas análises, uma classificação primária, que irá explicitar os diferentes tipos de ETCS e seus fatores modificadores, que provocam alterações relativas à porcentagem de lâmina própria (rica em matriz extracelular e fibras colágenas tipo I e II) e submucosa (camada que une a lâmina própria ao periósteo e possui tecido mais frouxo, adiposo e glandular) nos enxertos.
A proposta de classificação dos ETCSs auxiliará na tomada de decisões clínicas e também no reconhecimento dos fatores modificadores mais relevantes.
(Apoio: CAPES)
RS103 - Painel Revisão Sistemática
Área:
8 - Periodontia
Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Uso adjuvante da terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento periodontal não cirúrgico em pacientes com HIV e doença periodontal
Silva ANA, Nunes GP, Alves RO, Ragghianti MHF, Martins TP, Reis-Prado AH, Nunes LP, Porto IM
Departamento de Morfologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desta revisão sistemática e metanálise (RSM) foi avaliar a eficácia do uso adjuvante da terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) no tratamento periodontal não cirúrgico em pacientes com HIV e doença periodontal. Esta RS foi registrada no PROSPERO (CRD42023410180) e seguiu as diretrizes dos Itens Preferenciais de Relato para Revisões Sistemáticas e Meta-Análise (PRISMA). As buscas foram realizadas nos bancos de dados PubMeb, Scopus, Web of Science, Embase, Web of Science, Clinical Trials e Cochrane Library. As metanálises foram realizadas no software Rev Man, com os resultados apresentados como diferença de média (MD), sob o modelo de efeito aleatório com um intervalo de confiança de 95% e a heterogeneidade testada pelo índice I2. A qualidade metodológica e o risco de viés foram avaliados pela ferramenta Cochrane Risk of Bias (RoB 2.0). Em relação aos 1.118 estudos selecionados, 4 foram elegíveis e utilizados na síntese quantitativa. Houve maior redução na contagem de microrganismos após o tratamento não cirúrgico associado a aPDT. A meta-análise mostrou que os índices de profundidade de sondagem e perda de inserção clínica foram menores para o grupo tratados com aPDT após 6 meses do tratamento (MD -0,70 [-0,99; -0,41], p < 0,0001; MD -0,84 [-1,34; -0,34], p < 0,0009 respectivamente). Os estudos tiveram um baixo risco de viés e a análise das evidências pelo GRADE foi classificada como baixa.
Sugere-se que a aPDT seja uma terapia adjuvante e promissora, mostrando eficácia na redução da carga microbiana e nos parâmetros periodontais de indivíduos com HIV.
(Apoio: FAPs - FAPESP N° 2014/13295-1, 2016/03753-8, 2016/08070-6 e 2016/18313-3)