Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS042 a RS083 ]
 42 Resumo encontrados. Mostrando de 41 a 42


RS082 - Painel Revisão Sistemática
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Risco de câncer oral em pacientes portadores de lúpus eritematoso: revisão sistemática e meta-análise
Rodrigues LRS, Ferraz DLF, Mezaiko E, Oliveira CRG, Arruda KEM, Yamamoto-Silva FP, Silva BSF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A última atualização feita no grupo de desordens orais potencialmente malignas (DOPMs) pela Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a incluir o lúpus eritematoso discoide neste grupo de lesões, devido ao risco de transformação maligna. O objetivo desta revisão foi determinar o risco de câncer oral em pacientes com manifestação oral de lúpus eritematoso sistêmico/discoide. Uma revisão sistemática da literatura foi desenvolvida após registro do protocolo no PROSPERO (CRD42023396241). Foram realizadas buscas em 6 bases de dados principais e 2 na literatura cinzenta, sem restrição de linguagem ou período de publicação. Foram incluídos estudos de coortes e transversais, que avaliaram a transformação maligna de manifestações orais do lúpus eritematoso sistêmico/discoide. Ao todo 8 estudos foram incluídos após leitura completa e análise dos critérios de elegibilidade. O risco de viés foi avaliado através do instrumento da JBI para análise crítica de estudos de coortes e estudos transversais. A meta-análise dos dados foi feita separadamente entre estudos de coortes e transversais, conduzida pelo software Metaxl. Observou-se risco aumentado de transformação maligna em pacientes com manifestações orais do lúpus eritematoso sistêmico/discoide (RR 2,69).

As manifestações orais dessas duas formas de lúpus eritematoso apresentam alto potencial de transformação maligna, sendo importante o diagnóstico e rastreamento de pacientes portadores de ambas manifestações da doença.

RS083 - Painel Revisão Sistemática
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Performance da inteligência artificial no diagnóstico da relação entre o nervo alveolar inferior e terceiro molar: uma revisão sistemática
Teodoro AB, Tobias RSF, Arruda KEM, Leite AF, Cevidanes LHS, Valladares-Neto J, Silva MAG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A extração do terceiro molar inferior é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns realizados na cirurgia buco-maxilo-facial. Frequentemente há distúrbios sensoriais, com taxas que variam de 11,5 a 77%, dependendo da avaliação subjetiva ou objetiva. A crescente disponibilidade de dados digitais traz aplicações promissoras de inteligência artificial (IA) e estudos anteriores relataram que os métodos de aprendizado de máquina auxiliam na detecção da relação entre o nervo alveolar inferior e os terceiros molares. O objetivo desta revisão sistemática foi fornecer uma síntese da literatura acerca do desempenho da IA, quando comparada à interpretação convencional, para prever a relação do nervo alveolar inferior com os terceiros molares. As estratégias de busca foram realizadas nas bases de dados PubMed/MEDLINE, EMBASE, LILACS, Web of Science, Scopus, LIVIVO, Computer & Applied Sciences, ACM Digital Library, Compendex e literatura cinzenta. Dois revisores independentes selecionaram os estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Na presença de discordância, um terceiro revisor participou da análise para a decisão de consenso. Os revisores avaliaram o risco de viés, utilizando o QUADAS-2 e um questionário de qualidade metodológica específica para estudos com IA. Utilizou-se o GRADE para avaliar a certeza da evidência.

As ferramentas de inteligência artificial demonstraram uma boa performance no diagnóstico da relação entre o nervo alveolar inferior e os terceiros molares, sendo a maioria dos estudos centralizados em radiografias panorâmicas.