Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RS042 a RS083 ]
 42 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


RS052 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Fotobiomodulação na ortodontia: uma overview de revisões sistemáticas com metarregressão
Reis CLB, Stuani MBS, Kuchler EC, Oliveira DSB, Romano FL, Matsumoto MAN
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta overview objetivou responder a seguinte pergunta elaborada pela estratégia PICOS: "De acordo com revisões sistemáticas (RS), a fotobiomodulação (FBM) é eficaz em pacientes ortodônticos?" A revisão foi realizada seguindo a Cochrane Collaboration. Foram incluídas RS de estudos primários (EP) com humanos que abordavam a aplicação de quaisquer tipo de FBM em todas as áreas exploradas da ortodontia. A busca ocorreu em cinco bases de dados e literatura cinzenta até abril/2023. Amstar 2 foi utilizada para análise de qualidade metodológica, e GRADE para análise da certeza da evidência. Os dados de EP homogêneos foram sintetizados para metarregressão (MR). 52 RS foram incluídas, totalizando 139 EP. 46 RS foram qualificadas como de baixa qualidade, e 6 como moderada qualidade. A MR demonstrou que o laser AsGaAl foi eficaz na retração de caninos (p<0,001), entretanto, não houve associação ao avaliar apenas os EPs de baixo risco de viés (p=0,223). AsGaAl foi eficaz no alívio da dor provocada pelo elástico separador (Diferença Padronizada Pareada=-0,60; Intervalo de confiança 95%= -0,91--0,29; p<0,001; tau² = 0,1; p<0,001), e os efeitos foram diretamente proporcionais ao comprimento de onda (β=-0,004; p=0,006) e poder (β=-0,006; p=0,002) do laser independente da qualidade dos estudos.

Conclui-se que, devido à baixa qualidade e heterogeneidade dos EP e RS com certeza de evidência muito baixa, não é possível inferir conclusões robustas sobre a FBM na ortodontia. O comprimento de onda e o poder do laser AsGaAl podem estar associados com a resposta do indivíduo.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/02704-1)
RS053 - Painel Revisão Sistemática
Área: 4 - Ortopedia

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação entre lado preferencial de mastigação e assimetria facial: uma revisão sistemática
Faria SBG, Bergo BR, Abreu LG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi investigar a associação entre o lado preferencial de mastigação e a assimetria facial. Consultas às bases de dados PubMed, Lilacs, IBECS, Scopus e Web of Science foram realizadas. A seguinte estratégia de busca foi usada: "chewing side" OR "chewing pattern" OR "unilateral chewing" OR "chewing side preference" OR "masticatory side" AND "facial asymmetry" OR "asymmetrical face". Avaliação das referências e extração de dados foram feitas. O risco de viés dos estudos incluídos foi avaliado com a Escala Newcastle Ottawa (ENO). Devido à heterogeneidade metodológica, a meta-análise não foi possível. Ao todo, 280 referências foram recuperadas, 233 foram avaliadas e três artigos foram incluídos. Um estudo mostrou que indivíduos com mastigação bilateral não apresentam assimetria facial, apesar dos resultados não terem sido estatisticamente significativos (p>0,05). Tal estudo apresentou baixo risco de viés em todos os itens da ENO. Dois estudos demonstraram que a mastigação unilateral está associada com assimetrias faciais (p<0,05). Um estudo associou o lado preferencial de mastigação com alterações no ângulo funcional de Planas e o outro associou com alterações no arco bucal inferior e na cabeça do côndilo. Esses estudos apresentaram alto risco de viés para tamanho da amostra, taxa de não resposta e controle de fatores de confusão.

Conclui-se que a literatura é escassa e divergente em relação à associação do lado preferencial de mastigação e a assimetria facial. Mais estudos clínicos que avaliem esta relação devem ser feitos.

RS054 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O fluxo de trabalho digital otimiza os tratamentos dos cirurgiões dentistas quando comparado ao fluxo convencional? Revisão sistemática
Collodetti AK, Zamprogno LS, Bourguignon JRB, Finck NS, Moraes RR
Odontologia FACULDADES ASSOCIADAS ESPÍRITO-SANTENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do atual estudo é responder, através de uma revisão sistemática, da literatura o questionamento: O fluxo de trabalho digital otimiza os tratamentos dos cirurgiões dentistas quando comparado ao fluxo convencional?. Sendo assim, as buscas ocorreram em três bases de dados: Cochrane, Scielo e Pubmed. Três revisores realizaram a seleção, extração de dados e avaliação da qualidade e risco de viés dos estudos inseridos de forma independente. A busca inicial identificou 7858 artigos, dos quais 31 foram incluídos inicialmente, seguindo os critérios de inclusão e exclusão. Considerou-se para a inclusão: estudos clínicos e estudos que compararam os fluxos de trabalho. Como exclusão: estudos in vitro, revisões de literatura, estudos de casos, estudos descritivos e estudos que utilizaram questionários. Após leitura desses estudos foram excluídos 16 artigos, totalizando ao final 15 artigos incluídos na íntegra. Os resultados obtidos foram: 8 artigos afirmaram que o fluxo digital diminui o tempo clínico comparado com o convencional, além de a maioria dos artigos incluídos utilizarem como tecnologia o escaneamento. Quatro artigos ressaltaram melhor registro de detalhes com escaneamento intraoral. Como contraponto consideram o valor comercial mais encarecedor. Dois artigos consideraram as moldagens convencionais como melhor técnica comparada a digital. Sobre o risco de viés, os fatores que tiveram maior risco foram a ausência do cálculo amostral e de informações sobre a calibração dos operadores.

Conclui-se que o fluxo digital otimiza o cotidiano do clínico.

RS055 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Incorporação versus revestimento de antimicrobianos no polimetilmetacrilato: Uma revisão sistemática
Costa DMG, Ferreira I, Reis AC
Materiais dentários e prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática teve como objetivo analisar criticamente a literatura e responder a pergunta "Antimicrobiano incorporado ou revestindo o polimetilmetacrilato (PMMA), qual promove melhor ação antimicrobiana?". Seguiu-se as diretrizes do Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews (PRISMA). As bases de dados utilizadas foram PubMed, Scopus, Embase e Science Direct para a estratégia de busca personalizada e a seleção dos artigos realizada em duas etapas de acordo com os critérios de elegibilidade. A ferramenta The quasi-experimental studies (non-randomized experimental studies) do Instituto JoannaBriggs (JBI) analisou o risco de viés. Encontrou-se 970 estudos nas bases de dados e após a remoção dos duplicados restaram 899 e destes, 32 foram selecionados para compor esta revisão e apresentaram baixo risco de viés. Apesar da maioria dos estudos realizarem incorporação, observou-se que ambos os métodos são eficazes na redução da adesão microbiana e formação de biofilme na superfície do PMMA. Não foi possível realizar meta análise devido à heterogeneidade dos estudos incluídos.

Conclui-se que ambos os métodos de incorporação e revestimento promovem ação antimicrobiana às resinas acrílicas termopolimerizável, autopolimerizável e fotopolimerizável e que a associação dos métodos pode apresentar maior eficácia antimicrobiana.

RS056 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Sensibilidade pós-operatória em restaurações realizadas com diferentes estratégias adesivas - Revisão sistemática e meta-análise
Cotrim JM, Favoreto MW, Condolo LC, Reis A, Schroeder MHD
Prótese e Materiais Dentários UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da presente revisão sistemática foi responder a seguinte questão de pesquisa: O risco e a intensidade da sensibilidade pós-operatória (SPO) em restaurações posteriores de resina composta é diferente quando realizadas com estratégia adesiva autocondicionante (AU) comparadas com a de condicionamento e lavagem (CL)? As buscas de artigos elegíveis foram realizadas no MEDLINE via PubMed, Biblioteca Cochrane, Biblioteca Brasileira de Odontologia, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scopus, Web of Science, Embase e literatura cinzenta sem restrições de data e idioma. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados comparando a eficácia clínica das estratégias adesivas AU e CL em restaurações diretas de resina composta na dentição permanente de pacientes adultos, avaliando o risco/intensidade de SPO. O risco de viés foi avaliado utilizando o Risk of Bias 2.0. Foram conduzidas meta-análises com o modelo de efeitos aleatórios. Foi avaliada a heterogeneidade com o teste Cochrane Q, estatísticas I2 e intervalo de predição. Os autores utilizaram a abordagem GRADE para avaliar a certeza das evidências. Após a triagem 36 artigos permaneceram elegíveis. A maioria dos estudos foram considerados com algumas preocupações na avaliação de risco de viés. O risco relativo geral de SPO foi de 0,63 (IC 95% 0,35 a 1,15), com certeza da evidência moderada. A diferença média padronizada foi de 0,08 (IC 95% -0,19 a 0,35).

O tipo de estratégia adesiva (CL ou AU) para restaurações posteriores de resina composta não influencia o risco e a intensidade da SPO.

RS057 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Correlação entre liberação de íons e ação antimicrobiana de resinas acrílicas incorporadas com antimicrobianos: revisão sistemática
Heck MCF, Ferreira I, Reis AC
MATERIAIS DENTÁRIOS E PRÓTESE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi analisar criticamente a literatura e responder à pergunta: "Há correlação entre liberação de íons e atividade antimicrobiana de resinas acrílicas incorporadas com agentes antimicrobianos? ". Seguiu-se as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic reviews (PRISMA). A estratégia de busca personalizada foi aplicada nas bases de dados PubMed, ScienceDirect, Embase e Scopus e Google Scholar. A seleção dos artigos foi realizada em duas etapas de acordo com os critérios de elegibilidade e o risco de viés com a ferramenta de estudos quasi-experimentais (estudos experimentais não-randomizados) do Instituto JoannaBriggs (JBI). Encontrou-se 440 artigos nas bases de dados, destes 33 eram duplicados e foram excluídos. Após as etapas de seleção, 6 estudos foram selecionados para compor esta revisão sistemática. O íon prata foi avaliado por 4 estudos, em diferentes métodos de incorporação, e teve sua eficácia antimicrobiana comprovada devido a liberação iônica. Após análise pela JBI, 3 estudos apresentaram alto risco de viés para uma das questões avaliadas. Devido a heterogeneidade dos estudos, não foi possível realizar uma meta-análise.

Conclui-se que há uma correlação entre a liberação iônica e a atividade antimicrobiana de resinas acrílicas incorporadas com agentes antimicrobianos, dentre os quais, o íon prata foi o mais mencionado.

RS058 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A influência da orientação de impressão em resinas acrílicas à base de polimetilmetacrilato (PMMA): uma revisão sistemática
Silveira RB, Ferreira I, Reis AC
Materiais dentários e próteses UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática foi examinar criticamente a literatura e responder à pergunta: "Qual a influência da orientação de impressão em resinas acrílicas obtidas por manufatura aditiva em relação às suas propriedades físicas, mecânicas e microbiológicas?". Seguiu-se as diretrizes do Preferred Reporting Items for Systematic reviews (PRISMA). As bases de dados Pubmed, Embase e Science Direct foram utilizadas para a estratégia de busca personalizada. A ferramenta de estudos quasi-experimentais (estudos experimentais não-randomizados) do Instituto JoannaBriggs (JBI) analisou o risco de viés. Encontrou-se 43 artigos nas bases de dados, após a remoção dos duplicados 38 estudos foram para leitura dos títulos e resumos. Para a leitura na íntegra, 27 artigos foram selecionados e após aplicar os critérios de elegibilidade, 5 restaram para análise qualitativa. Após a aplicação da ferramenta de risco de viés JBI todos os estudos apresentaram baixo risco de viés. Devido a heterogeneidade dos estudos, não foi possível realizar uma meta-análise.

Conclui-se que a orientação de impressão de 90° apresentou melhores propriedades físicas, mecânicas e microbiológicas com influência na estabilidade de cor da resina acrílica para impressão 3D e na exatidão dos objetos de acordo com seu posicionamento na plataforma.

(Apoio: CNPq)
RS059 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto dos tratamentos de superfície na alteração de cor e rugosidade de cerâmicas de matriz resinosa: Revisão sistemática e meta-análise
Brunetto JL, Nascimento VA, Bento VAA, Silva LS, Cruz KH, Mendonça IDN, Albergardi ABS, Pesqueira AA
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática e meta-análise foi avaliar a estabilidade de cor e rugosidade de vitrocerâmicas versus cerâmicas resinosas com diferentes tratamentos de superfície. Esta revisão seguiu as diretrizes do PRISMA e foi registrada na Open Science Framework. A pergunta da pesquisa foi: "Existe diferença na estabilidade de cor e rugosidade entre cerâmica resinosa versus cerâmica vítrea em diferentes protocolos de tratamento de superfície?". A pesquisa foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Embase, Web of Science, Scopus, Cochrane Library e ProQuest até janeiro de 2023. A escala Joanna Briggs Institute para estudos quase experimentais foi usada para avaliação de qualidade. A meta-análise baseou-se no método de variância inversa (IV) (α=0,05). Um total de 18 estudos in vitro, com total de 2160 espécimes, foram analisados. A meta-análise indicou alteração óptica significativamente menor para a cerâmica de dissilicato de lítio (P<0,01; MD: 2,69; IC 95%: 2,00 a 3,39; I²=89%, P<0,01), mesmo comparada à cerâmica resinosa com polimento ou selante (P<0,01; MD: 2,45; 95% CI: 1,59 a 3,30; I²=87%, P<0,01) e (P<0,01; MD: 3,24; 95% CI: 2,02 a 4,47; I²=89%, P<0,01), enquanto não houve diferença significativa na rugosidade de superfície (P=0,08; MD: -0,71; IC 95%: -1,52 a 0,09; I²=87%, P<0,01 ) (P=0,33; DM: -0,31; IC 95%: -0,94 a 0,32; I²=87%, P<0,01), respectivamente.

Conclui-se que cerâmicas resinosas polidas ou selantes aplicados apresentam menor estabilidade de cor que as vitrocerâmicas, porém são semelhantes em termos de rugosidade superficial.

(Apoio: CNPq  N° Processo 1800)
RS060 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Tratamento de superfície de resina composta indireta: revisão sistemática
Scio IS, Laxe LAC, Salvio LA, Wanderley e Lima RB, Fedoce-Silva AS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As resinas compostas evoluíram muito desde o surgimento e a melhoria de suas propriedades tornaram possível o uso em restaurações extensas. Quando utilizadas de forma indireta, esse material apresenta vantagens devido a polimerização adicional a qual é submetida. A união da resina composta indireta ao agente cimentante, entretanto, ainda é desafiadora, por não existir um protocolo de cimentação bem estabelecido. O objetivo deste estudo foi revisar a literatura a respeito da influência de diferentes tratamentos de superfície na resistência de união de resinas compostas indiretas. As buscas foram realizadas nas bases de dados, PubMed, Embase, Scopus e Web of Science. Os critérios de elegibilidade foram: estudos in vitro que avaliaram pelo menos dois tipos de tratamento de superfície e que compararam a resistência de união entre resina composta indireta e cimento resinoso. Do total de 749 artigos encontrados, 5 foram incluídos na análise qualitativa. Seis tipos de tratamentos de superfície foram avaliados: ácido fosfórico, ácido fluorídrico, silano, jateamento com partículas de óxido de alumínio e uso de laser. Três estudos concluíram que os maiores valores de resistência de união foram obtidos a partir do jateamento com partículas de óxido de alumínio e em um desses estudos o resultado foi comparado ao uso de laser.

Conclui-se que a rugosidade estabelecida pelo jateamento com partículas de óxido de alumínio ou uso de laser podem influenciar a resistência de união de resinas compostas indiretas, porém mais estudos são necessários para confirmar tal hipótese.

RS061 - Painel Revisão Sistemática
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da concentração do ácido fluorídrico na resistência de união às cerâmicas vítreas: Revisão sistemática e meta-análise
Nobre CFA, Araújo-Neto VG, Freitas MIM, Wanderley e Lima RB, Cury AAB, Giannini M, Sinhoreti MAC
Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar a resistência de união in vitro de cerâmicas vítreas usando diferentes concentrações de Ácido hidrofluorídrico (HF) (4-5% e 7-10%) como tratamento de superfície. Buscas sistemáticas foram realizadas no PubMed, Scopus, LILACS e Web of Science de 1989 a julho de 2021, sem restrição de idioma ou tempo. A meta-análise foi realizada comparando as diferenças nas médias padronizadas obtidas nos trabalhos entre os valores de resistência de união dos materiais avaliados (p<0,05). No total, foram encontrados 943 artigos, dos quais 17 estudos foram selecionados para análise qualitativa e 12 para análise quantitativa. A resistência de união às vitrocerâmicas utilizando concentrações de 4-5% HF não diferiu das concentrações de 7-10%, por outro lado o tempo de condicionamento de HF influenciou diretamente no tipo de vitrocerâmica utilizada: 20s para dissilicato de lítio (Z = 0,65; p = 0,51), 60s para feldspática (Z = 0,53; p = 0,60) e leucita (Z = 0,72; p = 0,35).

Menores concentrações de HF ( 5%) parecem ser uma alternativa confiável para produzir uma união eficiente a vitrocerâmicas sem comprometer a resistência de união em avaliações de curto prazo.