Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR048 a RCR094 ]
 46 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


RCR048 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de medo e ansiedade na odontopediatria por meio do uso de escalas: uma revisão bibliométrica
Galdino FF, Bendo CB, Maia LC, Fidalgo TKS
Odontologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar as tendências mundiais em publicações científicas sobre a utilização de escalas para avaliação dos sentimentos de medo e ansiedade no atendimento odontopediátrico. Foi realizada uma busca eletrônica na base de dados Pubmed utilizando os termos relacionados a medo, ansiedade, escalas e odontopediatria. Foram selecionados todos os artigos que tivessem no título ou resumo, avaliação de ansiedade ou medo por meio do uso de escalas. Ano de publicação, autores, periódicos, países e as palavras-chave foram analisadas por meio do programa VOSviewer 1.6.19. A pesquisa recuperou 566 estudos e 250 foram selecionados. O primeiro artigo foi publicado em 1980 nos Estados Unidos. Um aumento no número de publicações relacionados ao tema ocorreu em 2011, sendo 2021 o ano com maior número de publicações (n=26). O país que mais publica sobre o assunto é a Índia (n= 59), seguida do Reino Unido (n=30) e Brasil (n=24). O mapa de palavras demonstrou que a palavra mais frequente foi "child" seguida de "female", "male", "child,preschool" e "dental anxiety". Os autores com maior número de publicações foram Aminabadi N (n=8), Jamali Z (n=7) e Oskouei S G (n=5). Entre as revistas, a "Int J Paediatr Dent" apresentou o maior número de publicações (n=24), seguido do "Eur Arch Paediatr Dent" (n=18), "J Indian Soc Pedod Prev Dent" (n=15), "Eur J Paediatr Dent" (n=12) e "Br Dent J" (n=11).

Conclui-se que há um crescente interesse pelo tema e que a maioria dos estudos analisados foram publicados em diferentes continentes e em revistas de Odontopediatria.

(Apoio: CAPES)
RCR049 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Associação de diamino fluoreto de prata (SDF) com a Hall Technique: uma revisão de literatura
Brenner C, Silva GAV, Alves NM, Zettermann J
Odontopediatria CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie é uma doença complexa, multifatorial e comportamental que desmineraliza os tecidos dentários, podendo causar extensa destruição coronária ou perda precoce dos dentes decíduos. A Hall Technique (HT) foi criada como método de tratamento restaurador para pacientes de difícil manejo e é utilizada para o selamento de cáries em molares decíduos. O diamino fluoreto de prata (SDF), também conhecido como cariostático, é um material dentário usado em odontopediatria para controlar a progressão das lesões de cárie. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a associação da técnica restauradora Hall Technique em dentes decíduos com o uso do cariostático, abordando os principais protocolos clínicos relacionados ao tema. Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, com os mesh terms (Hall Technique; Silver diamine fluoride; diamine silver fluoride; silver ammonia fluoride; deciduos teeth; dental caries; pediatric dentistry) e Google Scholar com os termos: Hall Technique e silver diamine fluoride. Foram selecionados 5 artigos que falavam da relação de Hall Technique com SDF. Resultados evidenciaram que a HT modificada em combinação com SDF mostra desfechos clínicos e radiográficos favoráveis em lesões cariosas em dentes decíduos em comparação com apenas a HT.

Conclui-se que a associação de HT e SDF garante resultados satisfatórios para o tratamento de lesões cariosas em molares decíduos e é uma opção viável para pacientes de difícil manejo.

RCR050 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise de tendência dos artigos sobre vídeos do YouTube e odontologia
Simões MSS, Rocha AO, Anjos LM, Bolan M, Santana CM, Cardoso M
odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi analisar as principais características dos artigos relacionados aos vídeos do YouTube e odontologia. A busca foi realizada em abril de 2023 na Web of Science. Foram incluídos artigos relacionados a vídeos do YouTube e odontologia e excluídos editoriais. Dois pesquisadores selecionaram os artigos e extraíram: número de citações; ano e periódico de publicação; desenho e temática de estudo; autoria e instituições; país e continente. Mapas bibliométricos foram gerados com o VOSviewer. O Google Trends foi usado para investigar a popularidade global da pesquisa sobre vídeos de YouTube e odontologia. A busca resultou em 185 artigos, sendo incluídos 136. O artigo mais citado somou 103 citações. Os artigos foram publicados entre 2011 e 2023. O periódico mais prevalente foi o Journal of Dental Education (n=7). O desenho de estudo mais comum foi o observacional (n=128). A temática mais prevalente foi ortodontia (n=21), seguida por odontopediatria (n=18). Buyuk SK foi o autor com mais artigos (n=6), seguido por Gas S (n=5). A Universidade de Beykent e Universidade de Ege destacaram-se (n=7 e 5). O país com mais artigos foi a Turquia (n=48) e o continente foi a Ásia (n=90). O VOSviewer demonstrou colaboração entre autores. Para o Google Trends o Reino Unido foi o país que mais pesquisou vídeos do Youtube e odontologia.

A presente análise de tendência demonstrou as principais características dos artigos relacionados aos vídeos do YouTube que aborda assuntos voltados à odontologia, tendo como temática prevalente ortodontia com a maioria dos estudos publicados na Turquia.

(Apoio: CAPES)
RCR051 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Um panorama global da microabrasão para lesões dentais de mancha branca: uma análise bibliométrica
Cardoso K, Rocha AO, Goebel MC, Santos PS, Bolan M, Santana CM, Andrade JSR, Cardoso M
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se analisar as principais características dos artigos sobre microabrasão em lesões dentais de mancha branca. A busca foi realizada em fevereiro de 2023 na Web Of Science. Foram incluídos artigos relacionados a microabrasão em lesões dentais de mancha branca e excluídos editoriais. A seleção foi feita por dois pesquidadores e os seguintes dados foram extraídos: número de citações; ano e periódico de publicação; desenho e temática de estudo; autoria e instituições; país, continente e material microabrasivo utilizado. Mapas bibliométricos foram gerados com o VOSviewer. Através do Google Trends investigou-se a popularidade global da microabrasão.182 documentos foram encontrados, sendo incluídos 88 nesta análise bibliométrica. O artigo mais citado recebeu 64 citações.O ano de publicação variou de 1990 a 2022. Os periódicos mais prevalentes foram Operative Dentistry (n=9) e Quintessence Internacional (n=7). Os desenhos de estudos mais comuns foram relatos de caso (n=32) e estudos de intervenção (n=18). Desempenho clínico dos materiais microabrasivos (n=70) foi a temática mais abordada. O material mais utilizado foi o Opalustre (n=37). Sundfeld RH foi o autor com maior número de publicações (n=90). A instituição que se destacou foi Universidade Estadual Paulista (n=9). O Brasil (n=24) foi o país com maior número de publicações e o continente foi a América do Norte (n=31). O México foi o país que mais pesquisou Microabrasão.

Conclui-se que há uma tendência da temática Desempenho Clínico dos Materiais, com maior número de publicações originadas no Brasil.

RCR052 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise bibliométrica sobre o estado nutricional e cárie dentária em crianças e adolescentes: tendências globais atuais e futuras
Fernandes TO, Resende MD, Fonseca BA, Antunes LS, Antunes LAA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou realizar uma análise bibliométrica sobre o estado nutricional e cárie dentária em crianças e adolescentes para discutir as tendências e perspectivas globais sobre o tema. A base de dados Scopus foi pesquisada em 20 de novembro de 2022. A bibliometria sobre autores, países, fontes, organizações e co-ocorrência de palavras-chave citadas foi realizada com o software VOSviewer versão 16.18. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 265 estudos foram incluídos na análise. O país mais citado foi os Estados Unidos da América, quanto às fontes, Community Dentistry and Oral Epidemiology foi a mais citada. A Universidade de Oxford foi responsável pelo centro de pesquisa mais citado e a principal publicação pertenceu a Hayden et al. Adicionalmente, 36 palavras-chaves foram agrupadas e representaram tendências atuais e uma sugestão para perspectivas futuras. As tendências atuais mostram a popularidade do assunto em países, fontes (revistas científicas) e centros de pesquisa europeus. No entanto, países como Brasil, Estados Unidos da América e Austrália também foram bem representados nos principais centros de pesquisa, pesquisadores e publicações mais citadas. Dos artigos mais citados, dois utilizaram a metodologia de revisões sistemáticas e as temáticas mais citadas foram estudos sobre estado nutricional e cárie com saliva, status socioeconômico e fatores sociais.

As perspectivas futuras estão relacionadas, em sua maioria, à investigação da obesidade infantil, complicações, estudos clínicos e estado nutricional em todo seu espectro.

RCR053 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Panorama global da anquiloglossia em recém-nascidos: uma análise bibliométrica
Nunes LMN, Bonelli JM, Antunes LS, Antunes LAA
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho buscou mapear o panorama global da anquiloglossia em recém-nascidos por meio da análise bibliométrica de produções científicas até janeiro de 2023. Para extração dos artigos, foi realizada uma busca avançada com os termos Newborn e Ankyloglossia (e seus sinônimos) nas plataformas Pubmed, Embase, Cochrane, BVS, Web of Science e Scopus. Os resultados foram importados para o gerenciador de referência Zotero. Após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, 431 estudos foram incluídos na análise e importados para o software VOSviwer versão 16.18. As palavras-chave mais citadas na pesquisa foram "Cirurgia" (198) e "Aleitamento" (151), que também apresentaram forte ligação entre si. Dentre os 49 países pesquisados, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Austrália foram os que mais publicaram sobre o assunto, com 107, 44 e 28, respectivamente. O estudo mais relevante no portfólio estudado foi escrito por Ballard e colaboradores sob o título "Ankyloglossia: assessment, incidence, and effect of frenuloplasty on the breastfeeding dyad". A revista "Pediatrics" obteve o maior número de citações (608) e ano de 2019 registrou a maior quantidade de artigos sobre a anquiloglossia em recém-nascidos (44).

Os achados deste estudo demonstram que a temática ligada aos freios orais tem despertado um interesse crescente na comunidade científica e evidenciam a preocupação em desvendar o impacto real da anquiloglossia na amamentação do bebê, assim como a necessidade de buscar um consenso no diagnóstico em relação à indicação cirúrgica.

RCR054 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Qualidade de vida relacionada à saúde bucal em crianças e adolescentes com autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral: revisão de escopo
Kammer PV, Moro JS, Rocha AO, Santana CM, Cardoso M, Bolan M
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão de escopo tem como objetivo mapear os estudos que avaliaram a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista, síndrome de Down e paralisia cerebral. Seguindo um protocolo registrado, uma estratégia de busca foi desenvolvida com termos relevantes em cinco bases de dados e na literatura cinza. Os resultados dos estudos foram extraídos e sintetizados de forma descritiva. Após seleção, 15 dos 1396 estudos atenderam aos critérios de inclusão. Nove estudos foram sobre QVRSB em crianças com paralisia cerebral, seguidos por quatro em crianças com transtorno do espectro autista e um em crianças com síndrome de Down. Os instrumentos mais utilizados foram o Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire (P-CPQ) e o Family Impact Scale (FIS), seguidos pelo ECOHIS. Apenas um estudo utilizou um instrumento específico de QVRSB para crianças com síndrome de Down. Quando comparada à QVRSB de crianças sem deficiência, crianças com paralisia cerebral apresentam pior QVRSB. A maioria dos estudos observou um impacto negativo da cárie dental e do estado de saúde bucal na QVRSB de todas as crianças.

Em conclusão, é necessário desenvolver instrumentos específicos para avaliação da QVRSB em crianças e adolescentes com deficiência. Além disso, a maioria dos estudos incluídos foram sobre QVRSB em crianças com paralisia cerebral no Brasil. O instrumento de coleta mais utilizado foi o P-CPQ. Crianças com deficiência aparentam ter pior QVRSB, mas não há concordância na literatura existente.

RCR055 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Defeitos de desenvolvimento de esmalte: uma análise bibliométrica dos 100 artigos mais citados
Golini NNC, Andrade-Maia G, Clementino LC, Pereira TS, Belém FV, Perazzo MF, Martins-Júnior PA, Paschoal MAB
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo bibliométrico analisou os 100 artigos mais citados em relação aos Defeitos de Desenvolvimento de Esmalte (DDE). Para tanto, foi utilizada a estratégia de busca de combinação de palavras-chave, selecionando os 100 artigos mais citados na Web of Science Core Collection (WoS-CC). Artigos que mencionavam qualquer tipo de defeito de esmalte foram incluídos. As informações coletadas foram título, número de citações, tema do estudo, autoria, revista da publicação, tipo de DDE, tipo de dentição (decídua ou permanente), tipo de diagnóstico, design do estudo, ano e país de publicação. Os 100 artigos tiveram uma variação de 78 a 459 citações. Os principais temas dos estudos foram etiopatogenia (53%), prevalência e incidência (22%) e diagnóstico (8%). Menos de 20% dos artigos referenciaram diferentes tópicos, revisões, tratamentos e repercussões clínicas. O autor com maior número de citações foi Goodman AH e Rose JC (459 citações). A maioria dos artigos foi publicada em revistas odontológicas (47%). Os defeitos de esmalte mais estudados foram a fluorose e amelogênese imperfeita em dentição permanente (47% dos artigos). Estudos observacionais (24%) e revisões não-sistemáticas (24%) foram os tipos de estudos mais comuns. Os anos de publicação variaram de 1977 até 2019 e o país com maior número de citações foi o Estados Unidos.

Concluiu-se que a maior parte dos 100 artigos mais citados com a temática acerca de DDE eram sobre fluorose e amelogênese imperfeita, sendo tais artigos de três diferentes continentes com inglês como a língua nativa.

RCR056 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Como controlar abertura da mordida posterior durante o tratamento com alinhadores?
Santos WP, Bespalez-Neto R, Conti ACCF, Fernandes TMF, Almeida-Pedrin RR, Almeida MR, Oltramari PVP

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Dentre as dificuldades observadas durante o tratamento com os alinhadores ortodônticos, destaca-se a abertura da mordida posterior. Esta intercorrência pode ser causada pela intrusão não programada de dentes posteriores superiores e/ou inferiores, principalmente molares, e ocorre de forma mais frequente em pacientes braquifaciais. O objetivo deste relato foi apresentar um caso clínico tratado com alinhadores ortodônticos em que se observou a intrusão não planejada de molares, com necessidade de correção em fase de tratamento ativo. Como recursos para fechamento da mordida posterior, utilizaram-se levantes de mordida nos incisivos superiores, correção do torque dos molares superiores e inserção de attachments de extrusão nos dentes posteriores. Houve correção completa após 2 sequências de refinamento com alinhadores adicionais. Todo planejamento requer acompanhamento dos efeitos ao longo do tratamento. Nem tudo que é pensado ao início do tratamento se traduz de fato como resultados clínicos obtidos, sobretudo no tratamento com alinhadores, em que ainda se busca aprender a trabalhar com o binômio força/resposta. Esse cuidado permite ao ortodontista redirecionar a qualquer mo- mento o tratamento e oferecer melhores resultados aos pacientes.

Recomenda-se atenção aos pacientes braquifaciais e à expansão dentária com inclinação vestibular excessiva dos dentes posteriores. A inserção de levantes de mordida e controle de torque nos dentes posteriores podem minimizar os efeitos negativos da técnica.

RCR057 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Protetor bucal esportivo sobre alinhador ortodôntico invisível - protocolo piloto e relato de caso
Fronza HP, Cordeiro MMR, Padilha ACL
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho objetivou descrever a construção de um protetor bucal esportivo sobre arcos em tratamento com alinhadores ortodônticos invisíveis e as consultas de acompanhamento. Um atleta de combate foi selecionado, posto que a remoção do aparelho durante a prática de 3 horas diárias reduziria a eficácia do tratamento ortodôntico. Este foi submetido ao procedimento de moldagem com hidrocolóide irreversível sem os alinhadores. O alinhador foi posicionado sobre os modelos e um material para alívio foi acomodado nas áreas de attachments. Um protetor bucal do tipo III foi construído com duas camadas, utilizando placas de copolímeros de etileno-acetato de vinila e poliuretano no arco superior. No arco inferior, uma placa de 1mm foi adaptada para evitar lesões de tecido mole e manter a estabilidade oclusal do dispositivo superior. As consultas de retorno foram realizadas aos 6 meses de 1 ano de entrega. Nelas, era realizado o mapeamento de áreas de pressão e desgastes internos para aumentar a longevidade do protetor bucal, sem a necessidade da construção de um novo dispositivo, mesmo com a movimentação do arco.

Logo, este protocolo demonstrou-se eficaz no caso presente e poderá ser replicado para atletas com a mesma demanda de tratamento, além de conduzir estudos com maior número de participantes.