Resultado da busca [Siglas RCR001 a RCR047 ]
44
Resumo encontrados. Mostrando de 41 a
44
RCR044 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Alteração no irrompimento dentário como consequência de luxação intrusiva completa na dentição decídua: relato de caso
Arias-Guillén CJ, Guimaraes SH, Calvo AFB, Andrade APRCB, Imparato JCP, Moro BLP
ODONTOLOGIA INFANTIL FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi descrever o tratamento de ulectomia realizado em um paciente infantil com atraso no irrompimento do elemento 11 como consequência de luxação intrusiva completa durante a primeira infância. Paciente do sexo feminino, 6 anos de idade, compareceu à clínica de Pós-graduação do curso de Especialização em Odontopediatria da Faculdade São Leopoldo Mandic. A queixa principal da responsável era que o dente permanente ainda não estava em boca. Após a realização do exame clínico e avaliação dos exames radiográficos e tomográficos correspondentes ao elemento 11, observou-se um atraso no irrompimento do elemento 11 com presença de tecido denso e fibroso na região incisal. Assim, o tratamento proposto foi a cirurgia de ulectomia. Inicialmente, foi feito o condicionamento anestésico do paciente, seguido do procedimento cirúrgico. Iniciou-se com anestesia tópica, anestesia infiltrava, realização de incisão em formato de meia lua na região correspondente ao elemento, e remoção do tecido gengival que foi armazenado em formol para o exame anatomopatológico. Obteve-se o diagnóstico de hiperplasia fibrosa. Foram realizadas consultas periódicas de 1, 4 e 7 meses para acompanhar o irrompimento do elemento 11, e foi observada uma alteração no esmalte compatível com hipomineralização.
Conclui-se que é necessária a avaliação dos traumatismos dentários na primeira infância, com a realização e interpretação correta dos achados clínicos e radiográficos, seguindo as diretrizes propostas a fim de intervir no momento adequado caso seja necessário.
RCR045 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Quais são os tratamentos para anquiloglossia em neonatos, descritos na literatura mundial? - Uma revisão de escopo
Cerqueira AGS, Silva CA, Pintor AVB, Barja-Fidalgo F
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O presente estudo teve como objetivo mapear, por meio de uma revisão de escopo, os tipos de tratamento para anquiloglossia neonatal. Realizou-se uma busca eletrônica em 6 bases de dados, até abril de 2023, sem restrições de idioma ou data de publicação. Considerando a estratégia população-P (recém-nascidos / neonatos), conceito-C (tratamento para anquiloglossia), contexto-C (mundial), os critérios de elegibilidade foram definidos. Foram incluídos estudos clínicos experimentais ou observacionais, que reportaram tratamento cirúrgico ou não para anquiloglossia em neonatos. Dados bibliométricos e acerca das intervenções realizadas, profissionais envolvidos e desfechos foram coletados e uma síntese descritiva foi realizada. Quatorze estudos, realizados em nove países diferentes entre 2006 e 2022 foram incluídos - 3 ensaios clínicos randomizados e 11 estudos observacionais. Os estudos incluíram de 10 a 2333 neonatos. Todos os estudos incluíram intervenção cirúrgica, sendo a frenotomia a mais citada (8/14 - 57%), realizada principalmente com tesoura (7/14 - 50%), por médicos ou dentistas, sem relato de efeitos adversos. A melhora nos escores de amamentação (14/14 - 100%) e a diminuição da dor mamilar materna (9/14 - 62%) foram os desfechos mais referidos. Nenhum estudo avaliou tratamentos não cirúrgicos ou apresentou acompanhamento a longo prazo.
Conclui-se que há lacunas importantes acerca do manejo da anquiloglossia neonatal, em especial no que tange os riscos e benefícios a longo prazo. Ensaios clínicos randomizados adequados precisam ser conduzidos.
RCR046 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Distúrbios de linguagem infantojuvenil na interface multidisciplinar: top 100 artigos numa análise bibliométrica
Nogueira RF, Paiva SM, Rocha IA, Castro-Braga MF, Borges-Oliveira AC, Martins-Júnior PA, Serra-Negra JMC
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A linguagem envolve a comunicação e o equilíbrio do sistema estomatognático sendo o trabalho multidisciplinar muito importante. O objetivo deste trabalho foi analisar os 100 artigos mais citados na área de linguagem infantojuvenil e verificar a existência de interface com a área odontológica. Realizou-se uma busca dos artigos mais citados na área de linguagem, incluídos na base de dados Web of Science Core Collection até o mês de dezembro de 2021. Quatro pesquisadores realizaram a extração dos dados que incluÍram: número de citações, título, autores, país, ano, periódicos, desenho do estudo e área temática. Redes bibliográficas foram criadas usando o VOSviewer. O número total de citações de cada artigo incluído no top 100 variou de 251 a 1431. Quatro artigos foram citados mais de 1000 vezes. A maioria dos 100 artigos mais citados foi publicada por países da América do Norte (61 artigos; 27.101citações), seguida pela Europa (37 artigos; 13.695 citações). Os desenhos de estudo mais publicados foram estudos observacionais (77%). As condições clínicas mais abordadas foram Transtorno de Espectro Autista (TEA) (18%) e dislexia (14%). As áreas que mais publicaram os distúrbios estudados foram a fonoaudiologia (32%) e a psicologia (27%). Nenhum artigo apresentou interface com a odontologia.
Concluiu-se que houve destaque das áreas da fonoaudiologia e da psicologia, com maior número de trabalhos na América do Norte. TEA e dislexia foram as condições clínicas mais estudadas. Não foi observada interface com a odontologia na análise deste estudo bibliométrico.
RCR047 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Ação do diamino fluoreto de prata e verniz fluoretado no controle da cárie de estabelecimento precoce - Revisão Integrativa
Fadini ACS, Fernandes LB, Teixeira DA, Tesch FC, Silva LAH, Oliveira LMC, Miasato JM
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se analisar a produção científica sobre a ação do diamino fluoreto de prata (DFP) e verniz fluoretado (VF) no controle da cárie de estabelecimento precoce. Para tal, na construção da estratégia de busca utilizou-se os descritores "diammine silver fluoride AND fluoride varnishes" na base de dados eletrônica Medline (via PubMed) e filtros, "textos completos", "anos de publicação - 5 anos", "estudo clínico", "estudo clínico randomizado" e "pré-escolar 2-5anos") em 13/04/2023. A busca resultou um total de 378 artigos, e após a aplicação dos filtros, 4. Assim, 4 estudos foram incluídos na revisão, 2(2020) China e Tailândia, 1(2022)Tailândia e 1(2023) Estados Unidos. Os estudos apontam a aplicação semestral do DFP e VF como eficazes na prevenção e controle da cárie. Quando associados, em relação à paralização e prevenção, não apresentam resultados inferiores aos selantes e VF com restaurações atraumáticas.
Conclui-se que a aplicação do DFP associado ou não ao VF se apresenta eficaz no controle e prevenção da cárie de estabelecimento precoce.