Resultado da busca [Siglas RCR001 a RCR047 ]
44
Resumo encontrados. Mostrando de 21 a
30
RCR022 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Uma análise bibliométrica dos 50 artigos mais citados sobre terapias pulpares vitais
Duarte LL, Chaves HGS, Sousa GH, Lima RG, Mendes ACS, Dias VCM, Figueiredo B, Drummond AMA
Departamento de Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desse estudo foi identificar e analisar os 50 artigos mais citados sobre as terapias pulpares vitais. Uma busca bibliométrica foi realizada em janeiro de 2023 no Web of Science Core Collection (WoS-CC). Três examinadores coletaram os seguintes dados: ano de publicação, país, título do periódico, número e densidade de citação, instituições, autores, desenho de estudo, modalidade de terapia pulpar, biomateriais e palavras-chave. Dos 91 artigos identificados no WoS-CC, foi compilado uma lista com os 50 artigos mais citados. Os artigos foram colocados em ordem decrescente do número de citações. Scopus e Google Scholar foram utilizados para comparar o número de citações. O software VOSviewer e SPSS 27.0 foram utilizados para análise dos resultados. Os artigos foram publicados entre 2003 e 2022. A Europa foi o continente com maior número de publicações (42%) e os Estados Unidos o país com maior número de artigos citados (10 artigos; 64 citações). A maioria dos trabalhos foram publicados no Journal of Endodontics (28%) e o autor mais citado foi o Duncan H (11 artigos; 339 citações). As revisões sistemáticas foram os trabalhos mais frequentes (32%) e o MTA foi o material mais abordado entre os estudos (37 artigos). Os mapas do VOSviewer demonstraram a existência de colaborações entre os principais pesquisadores do tema.
A avaliação dos 50 artigos mais citados nas terapias pulpares vitais forneceu um panorama quantitativo dos artigos listados, mas não avaliou a qualidade das evidências dos artigos. Está avaliação pode orientar pesquisas futuras e a prática clínica.
RCR024 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Influência do diâmetro foraminal do canal radicular, do tipo e da penetração da agulha, e do fluxo da solução na limpeza e na extrusão apical
Kovacs L, Scapinelli RR, Bisi BG, Cardoso LN
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Um dos passos mais importantes para um bom tratamento endodôntico é a irrigação dos condutos radiculares. O presente estudo foi proposto para analisar princípios relevantes para fazer uma irrigação adequada, tais como: diâmetro da agulha de irrigação, posição da agulha em relação ao comprimento de trabalho, designs diferentes de agulhas, entre outros. Foram selecionados alguns artigos, relacionados ao tema, para o presente estudo. Agulhas de menor diâmetro, posicionadas próximas ao comprimento de trabalho, em canais radiculares amplos e com uma maior taxa de fluxo, possui uma melhor eficácia na remoção de detritos dos canais radiculares; todos os designs de agulhas irrigadoras são eficazes, porém agulhas com ponta aberta levam à uma maior extrusão de irrigante para o ápice dental.
O diâmetro da agulha é importante para uma boa limpeza dos canais radiculares, conclui que quanto menor o diâmetro da agulha, maior é a remoção de resíduos nos canais radiculares, devido ao aumento na velocidade e na tensão de cisalhamento das paredes. Há uma melhora eficaz na limpeza e extrusão de detritos quando a agulha de irrigação é posicionada mais próxima ao comprimento de trabalho; quando o diâmetro do canal radicular é alargado; e quando aumenta-se o volume da taxa de fluxo de irrigante. Todos os designs de agulhas de irrigação são eficazes em uma boa limpeza do conduto radicular. Agulhas de ponta aberta levam à uma maior extrusão do irrigante para o ápice. Não houve diferenças significativas na quantidade de irrigante e detritos associados à curvatura leve e moderada do canal radicular.
RCR025 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Eficácia do ultrassom na remoção de material obturador durante reintervenção endodôntica: revisão narrativa
Leite CC, Czornobay LFM, Campos LP, Savaris JM, Dotto MEP, Teixeira CS, Alves AMH, Garcia LFR
Endodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a eficácia do uso do ultrassom durante a reintervenção endodôntica. O levantamento dos artigos foi realizado em base de dados da área médica e odontológica: PubMed (MedLine), Science Direct, Scopus, Web of Science, Latin American and Caribbean Health Sciences (LILACS), SciELO e Google Scholar. Demais buscas adicionais foram realizadas em revistas científicas da área. O levantamento cobriu somente artigos publicados em língua inglesa, durante o período de 2010 a 2022. Somente artigos referentes a avaliação do ultrassom durante a reintervenção endodôntica foram incluídos. Dos 22 estudos selecionados, em onze, o ultrassom se apresentou como a melhor estratégia complementar para remoção de material obturador. Em cinco artigos não apresentou diferença entre as estratégias comparadas, e em seis, o ultrassom não foi a melhor estratégia. A dificuldade de remoção do material obturador depende mais da anatomia e região do canal, sendo o segmento apical o mais crítico. Nenhuma técnica conseguiu remover totalmente o material obturador durante a reintervenção endodôntica.
Apesar das limitações, o uso do ultrassom pode ser uma estratégia complementar eficaz na remoção do material obturador durante a reintervenção endodôntica.
RCR026 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Microtrincas dentinárias e sua relação com a instrumentação endodôntica: Revisão de literatura
Santos E, Almeida EC, Silva GMG, Silva WO, Amaral CSF, Brasil SC
Odontologia UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Sucesso da terapia endodôntica requer limpeza e modelagem eficaz para realização da restauração e manutenção dentária em função. Porém, a formação/propagação de microtrincas durante preparo químico-mecânico tem sido possivelmente causada de fraturas radiculares. O presente trabalho explicita resultados obtidos por diferentes técnicas de instrumentação e sua relação com formação de microtrincas após busca nas bases de dados LILACS, SciELO, BIREME e PUBMED utilizando descritores dentinal defects, endodontic treatment e microcrack. Foram identificados 548 artigos e realizados critérios seletivos por título e resumo resultando em 293. Através da completa leitura e baseado nos parâmetros elegíveis foram selecionados 14. Os resultados demonstraram formação microtrincas dentinárias nos seguintes sistemas: Self-adjusting File SAF 75%; Xp-endo Shaper 65%; Lima manual de Niti 60%; ProTaper até F2 rotatório 53%; Protaper 50%; Protaper Universal 42%; OneShape 35%; Safesider 35%; ProTaper até F2 reciprocante 26%; RaCe 25%; WaveOne primary 15%; WaveOne 11%; Sistema Reciproc 5-8.72%; BioRaCe 7.9%; WaveOne Gold 2.73% e Unicone 1.9%
O estudo demonstrou que alguns sistemas de instrumentação promovem maior percentual de microtrincas, porém os resultados foram inconclusivos considerando diferentes metodologia sendo necessários novos estudos com padronização de protocolos e métodos avaliativos, verificando se as microtrincas dentinárias após a instrumentação endodôntica podem apresentar relação com as fraturas radiculares.
RCR027 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Tendência de pesquisa global sobre endodontia guiada: uma análise bibliométrica
Lima TO, Rocha AO, Alcalde MP, Duarte MAH, Silva GF, Anjos LM, Cardoso M, Vivan RR
Endodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo dessa revisão foi analisar a tendência de pesquisa e as principais características dos artigos relacionados à Endodontia Guiada (EG) da Web of Science. A busca foi realizada em abril de 2023. Foram incluídos artigos relacionados à EG e excluídas conferências. Dois pesquisadores selecionaram os artigos e extraíram: número de citações; ano e periódico de publicação; desenho e temática de estudo; autoria e instituições; país e continente. Redes colaborativas foram geradas no Vosviewer. O Google Trends foi usado para investigar a popularidade global da pesquisa sobre EG. A busca resultou em 130 artigos dos quais 82 foram incluídos. O artigo mais citado somou 114 citações. Os estudos foram publicados entre 2016 e 2023. Os periódicos mais prevalentes foram o Journal of Endodontics (n=28) e International Endodontic Journal (n=10). Relatos de caso (n=38) foi o desenho de estudo mais frequente. A temática mais estudada foi o uso da EG em canais calcificados (n=70). Connert T foi o autor com o maior número de artigos (n=13). A Universidade Federal de Minas Gerais (n=6) seguida da Universidade Maryland (n=5) destacaram-se. Os países que obtiveram mais estudos foram Brasil (n=13) e Estados Unidos (EUA) (n=12). A Europa foi o continente com maior número de publicações (n=37). O VOSviewer demonstrou interação entre autores. Segundo o Google Trends os EUA foi o país que mais pesquisou sobre EG.
Com base nessa revisão, um maior interesse de pesquisa sobre EG foi observado na Europa abordando a aplicação da EG na localização de canais radiculares severamente calcificados.
RCR029 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação do tratamento da apneia obstrutiva do sono com dispositivos de avanço mandibular. Uma revisão integrativa
Almeida GD, Gonçalves CP, Fermoseli ICC, Ortega GB, Zulick IH, Lalue-Sanches M
Odontologia UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Existem diversas abordagens para o tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), sendo o uso do aparelho de pressão positiva contínua (CPAP) o tratamento de primeira escolha. Esse trabalho realizou uma revisão integrativa onde avaliou estudos sobre a eficácia dos dispositivos de avanço mandibular no tratamento da AOS em comparação ao CPAP. Foi realizada uma busca de artigos, dos últimos 10 anos, nas bases de dados PubMed, Lilacs e Scielo. As palavras chaves utilizadas foram: oral device X obstructive apnea. Foram recuperados 275 artigos. A aplicação dos critérios de inclusão, ensaios clínicos e estudos de coorte, indivíduos maiores de 18 anos, diagnóstico pelo padrão referência para AOS, permitiu a seleção de 15 artigos. Os parâmetros analisados nos estudos foram: Índice de distúrbios respiratórios, saturação de oxihemoglobina, qualidade do sono, sonolência em vigília, qualidade de vida. Os dispositivos de avanço mandibular se mostraram eficazes no tratamento da AOS, tendo uma grande adesão pelos pacientes e uma considerável melhora dos parâmetros avaliados. Os aparelhos se mostraram eficazes no tratamento dos graus leve e moderado de AOS, podendo algumas vezes ser utilizado nos casos graves, compensando a diferença do CPAP pela maior adesão.
A utilização do dispositivo de avanço mandibular se mostrou uma terapêutica eficaz para o tratamento da AOS, sendo uma importante alternativa ao CPAP. É importante não esquecer a necessidade de acompanhamento devido a resposta individual de cada paciente.
RCR030 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
A efetividade da toxina botulínica no tratamento das dores neuropáticas: uma revisão integrativa
Zulick IH, Ortega GB, Almeida GD, Gonçalves CP, Fermoseli ICC, Lana JS, Lalue-Sanches M
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A dor neuropática é definida como uma algia causada por uma lesão ou doença do sistema nervoso somatossensitivo, que pode ser classificada com base no aspecto temporal em episódica e contínua. Os tratamentos convencionais para dores neuropáticas nem sempre são eficazes. Em decorrência disso, outras terapias como o uso de toxina botulínica vêm sendo estudadas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a efetividade do uso da toxina botulínica para o tratamento das dores neuropáticas. Nessa revisão integrativa foram realizadas pesquisas nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs, Portal do Periódico Capes, selecionando ensaios clínicos e revisões sistemáticas dos últimos 10 anos, cruzando as palavras-chaves neuropathic pain X botulinum toxin or botox.Foram recuperados, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão 5 artigos. Os resultados mostraram que, em pacientes refratários o uso da toxina botulínica foi eficaz na melhora da dor, pela escala VAS, quando comparado com placebo, independente da dose aplicada.
A toxina botulínica pode ser um tratamento tanto de eleição como complementar dos fármacos já utilizados para dores neuropáticas, de acordo com estudos já realizados.
RCR031 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Tratamento de ronco com lasers de alta potência em mulheres no climatério- revisão da literatura
Oshiro STK, Saguchi AH, Lira AO, Akisue E, Oliveira A, Navarro RS, Araki AT
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O ronco é um problema frequente na população mundial, acomete todos os gêneros e idade, porém há uma prevalência crescente em mulheres no climatério. Essa fase está relacionada com queda de produção de hormônios e consequentemente redução do tônus muscular. Os distúrbios do sono afetam a qualidade de vida, a produtividade no trabalho e podem ter efeitos a longo prazo na saúde e no bem estar da mulher. São diversos estudos que avaliam a ação do laser como tratamento para esse distúrbio ao mostrar um estimulo na produção de colágeno tecidual. Diante deste fato, considera-se importante uma revisão integrativa visto que os estudos com lasers têm mostrado resultados promissores em relação ao tratamento de ronco. O objetivo do estudo foi realizar revisão integrativa da literatura do tratamento de ronco com lasers de alta potência em mulheres no climatério. Foi realizada revisão da literatura de estudos clínicos randomizados publicados nas bases de dados PubMed, Scopus, BVS, Web of Science, SciELO e Cochrane Library. Foram selecionados estudos clínicos segundo as diretrizes do PRISMA, com descritores em português, inglês e espanhol: ronco X tratamento, ronco X laser, ronco X laser de alta potência, ronco X menopausa, entre 2012 e 2022. Foram encontrados 19 artigos dentro dos critérios de exclusão e inclusão determinados, destes 15 artigos relacionavam ronco a menopausa e 4 artigos consideravam o laser como tratamento desse distúrbio.
Pode-se concluir que o laser de Er: YAG é promissor para o tratamento do ronco, é seguro, indolor e tem ótima aceitação entre os pacientes.
(Apoio: CAPES N° 88887640922/2021-00)
RCR032 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Diluição do excesso de ácido hialurônico no preenchimento labial com hialuronidase- revisão de literatura
Carvalho MN, Montalli VAM
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A busca por procedimentos estéticos conservadores e reversíveis, a Harmonização Orofacial tornou-se uma especialidade importante na Odontologia, buscando o equilíbrio entre a parte estética e funcional da face. O tratamento estético à base de preenchedores com ácido hialurônico (AH) sobre a pele é considerado um produto seguro e minimamente invasivo. O ácido hialurônico é um glicosaminoglicano, componente natural da matriz extracelular, e é a substância que mais se aproxima do preparo ideal utilizado como preenchedor devido à sua estrutura idêntica da molécula em todos os organismos vivos. Além disso, é capaz de estimular a neocolagenogênese como resultado da expansão mecânica dos tecidos após uma injeção e a subsequente ativação de fibroblastos dérmicos. Além disso, o uso de hialuronidase, uma enzima que degrada o ácido Hialurônico, pode ser necessário em casos de correção de complicações e resultados insatisfatórios após a injeção do preenchedor. Os efeitos colaterais do uso dessa substância são raros, mas podem incluir prurido ou reações alérgicas. O uso de hialuronidase pode ser necessário em casos de correção, mas seus efeitos colaterais são raros.
O preenchimento é um dos procedimentos mais procurados em harmonização orofacial, contudo deve-se ter cuidado com a quantidade aplicada, o material de escolha do procedimento e evitar excessos. A hialuronidase se mostrou um material eficaz na remoção total do ácido Hialurônico, revelando a facilidade de reversão do tratamento.
RCR033 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação Ecológica Momentânea e Reconhecimento do Bruxismo em Vigília: Revisão Narrativa e Proposta de Ficha com Pintura Lúdica Infantil
Araujo NRR, Gavião MBD
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Considerando o Consenso Internacional do Bruxismo de 2018, o bruxismo em vigília - BV é uma atividade dos músculos mastigatórios caracterizada pelo contato repetitivo ou prolongado e/ou apertamento dos dentes, ou pelo movimento de lateralizar ou avançar a mandíbula sustentando os dentes (Lobbezoo et al., 2018). E pode estar associado à dor muscular e ao desgaste dos dentes (Wetsellari et al., 2021). A Avaliação Ecológica Momentânea - AEM pode ser um instrumento para identificação do Possível BV (Lobbezoo et al., 2018). Este trabalho objetiva apresentar uma revisão narrativa sobre a AEM como instrumento de identificação do BV, através de busca nas bases de dados Pubmed, Scielo e Lilacs no período de 2018 a 2023. A AEM é aplicada em pesquisas com uso de "smartphones" (Manfredini et al., 2021; Zani et al., 2019), é aceita pela psicologia científica (Camara-Souza et al., 2020), e tem perspectivas epidemiológicas (Colonna et al., 2023). Para o diagnóstico de BV, Emodi-Perlman et al. (2021) sugerem perguntas baseadas na consciência do comportamento. Dessa forma, foi elaborada uma ficha de Avaliação de BV, com relato-entrevista e AEM adaptada para crianças, com uma proposta inovadora de pintura lúdica e observação do comportamento por sete dias, em substituição ao uso de "smartphones".-
Espera-se que a combinação entre autorrelato-entrevista e EAM possa promover a capacidade de avaliar BV em crianças com a perspectiva de validar esse método futuramente, considerando que a ficha "Avaliação de BV" - ABV é uma alternativa ao uso da tecnologia na autopercepção infantil do BV.