Resultado da busca [Siglas RCR001 a RCR047 ]
44
Resumo encontrados. Mostrando de 1 a
10
RCR001 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Biologia craniofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
"Oral Medicine & Science" - facilitando o acesso a odontologia baseada em evidencias através da rede social Instagram
Corrêa JD, Pires GR, Ribeiro AM, Silva ACDC
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O uso das tecnologias de informação tem ganhado cada vez mais adesão na proliferação de conteúdo acadêmico de qualidade, tendo em vista a disponibilidade on-line e gratuita. A página do instagram "Oral Medicine & Science" foi idealizada com a proposta de disseminar a odontologia baseada em evidências para os clínicos e estudantes. Buscamos nas bases de dados PUBMED, Cochrane Library e Scielo artigos científicos, de preferência revisões sistemáticas, sobre temas de interesse geral na odontologia. Após leitura criteriosa dos artigos traduzimos as informações em uma linguagem de fácil entendimento, de maneira que o clínico ou estudante possa ter acesso de forma rápida e simples. Geramos também enquetes para interação com os leitores sobre dúvidas e sugestões de temas. Entre julho de 2019 e abril de 2023 foram cerca de 200 posts. Temas que geram mais dúvidas foram escolhidos primeiro, como: uso de antibióticos na odontologia, terapia com anticoagulantes e cirurgias, tratamento de gestantes, uso de cremes dentais com carvão. Atualmente contamos com 1730 seguidores alcançando mais de duas mil pessoas na nossa publicação mais compartilhada sobre "Alterações Bucais em Pacientes com Anemia". Outros temas foram Manejo de Emergências, Relações de doenças sistêmicas e saúde oral, Covid e Monkeypox.
Os resultados das publicações e as interações com a audiência da página deixam claro a importância de se ter fontes confiáveis de informações nas mídias sociais, popularizando o acesso a evidências cientificas para clínicos e estudantes e combatendo fake news nas redes.
RCR002 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Biologia craniofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
"Gotas de conhecimento em Odontologia" - vídeos com informações baseadas em pesquisas científicas e na prática baseada em evidências
Cordeiro TD, Tavares LDF, Souto GR, Corrêa JD, Soares RV
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O "Gotas de Conhecimento em Odontologia" disponibiliza o acesso a informações de qualidade, democratiza o conhecimento científico e aprimora a formação profissional por meio da divulgação de vídeos didáticos técnico-científicos. Este projeto educacional consiste na elaboração de vídeos com conteúdo baseado em pesquisas científicas e na prática baseada em evidências sobre temas da Odontologia e áreas da saúde. Os vídeos, produzidos por doutorandos, mestrandos e alunos de graduação, sob orientação de docentes do Programa, abordam temas diversos como a demonstração prática de procedimentos clínicos, diagnóstico de doenças orais, demonstrações e instruções de higiene oral, uso de biomateriais, aspectos moleculares e celulares das doenças e condições bucais. O conteúdo pode ser acessado livremente por profissionais e estudantes da área, assim como por pessoas em busca de informações de qualidade, podendo também ser utilizados por professores em aulas teórico-práticas. O envolvimento dos discentes na escolha dos temas e elaboração dos vídeos com embasamento nas melhores evidências atuais, possibilita o desenvolvimento da capacidade de síntese e didática sobre conteúdos de relevância do cotidiano clínico de futuros profissionais e docentes. Em abril de 2023 contamos com 189 vídeos (https://www.youtube.com/@gotasdeconhecimentoemodont9680/videos) que se aproximam de 900.000 visualizações.
O significativo número de acessos evidencia a relevância do uso desse tipo de tecnologia de informação e comunicação.
RCR003 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Biologia craniofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
The use of the nasoalveolar molding (NAM) in children with cleft lip and palate: a case series
Bergo BR, Carvalho KRJ, Oliveira-Júnior JDA, Carvalho TCFP, Pinto YDA, Gribel BF, Pretti H, Macari S
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
This study aims to evaluate the effectiveness of therapy using a nasoalveolar molding (NAM) in reducing the extent of complete unilateral clefts in the four reported patients. As methodology used, in the first appointment, were taking photos and initial molding of the patients, before the therapy using NAM (T1). The NAM devices obtained were used in the first cycle of treatment, totaling seven weeks. Forthemore, another molding was taken for the second cycle, totaling fourteen weeks. After this period, the final model and the final photos were made (T2). The virtual models exported using stereolithographic file format (STL) were obtained through a digital scanner and analyzed by the software 3D Shape Viewer. The last device of the second cycle, used prior to the surgery, was compared with the initial device. The variables were collected and analyzed by a previously calibrated examiner to compare the results obtained. For the results, the following variables were measured: the length of the initial cleft (IC) and the initial maxillary arch (IMA) with the length of the final cleft (FC) and the final maxillary arch (FMA) after using the two NAM cycles, in order to perform a complete analysis. The mean (ME) and standard deviation (SD) of the IC length was (9.27mm ± 2.73) versus the IF length (4.57 mm ± 3.01). ME and SD of IMA length was (36.63 mm ± 3.63) versus FMA length (37.62 mm ± 3.54).
Based on the presented results, it is concluded that the use of NAM proved to be effective in reducing the length of the unilateral fissure, without causing injuries for the development of the maxillary arch.
RCR004 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Biologia craniofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Laser de baixa potência, com emissão simultânea de comprimentos de onda, pode causar dano térmico em pacientes de pele escura: série de casos
Lima FS, Souza AMA, Azevedo LH, Freitas PM, Simões A
Biomateriais e Biologia Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A terapia de fotobiomodulação é um processo não térmico, baseado em eventos fotoquímicos e fotofísicos, mediados por cromóforos endógenos; e que apresenta como efeitos básicos a analgesia, modulação da inflamação e reparação tecidual. Recentemente, novos protocolos clínicos envolvendo a irradiação nos comprimentos de onda vermelho e infravermelho, simultaneamente, têm sido discutidos. No entanto, dependendo do equipamento e do fototipo do paciente, esse tipo de irradiação pode causar danos térmicos, uma vez que os pigmentos agem como cromóforos, absorvendo energia e transformando em calor. Com isso, o objetivo dessa série de casos é relatar o dano térmico em pacientes que receberam irradiação extraoral e apresentavam tom de pele escuro. Em três casos, os pacientes apresentavam queixa de parestesia do nervo alveolar inferior. No quarto caso, a queixa era de paralisia no nervo facial. Todos os pacientes apresentavam fototipo de Fitzpatrick V e receberam irradiação simultânea com laser de baixa potência (660 e 808 nm). Apesar de não relatarem desconforto durante o procedimento, os pacientes retornaram na sessão seguinte com áreas de queimaduras exatamente nos pontos irradiados. Isso provavelmente ocorreu por sobreposição dos feixes, absorvidos em uma pequena área de tecido pigmentado, o que provocou aumento na densidade de potência e, consequentemente, na temperatura.
Até que estudos mais robustos sejam publicados, a irradiação extraoral de laser vermelho e infravermelho simultaneamente deve ser realizada com cautela em pacientes com fototipo elevado.
RCR005 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Biologia craniofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
O envelhecimento facial e a harmonização orofacial - uma revisão narrativa da literatura
Jares BC, Sumodjo PRPA, Muknickas DP, Boaro LCC, Pimentel AC
Odontologia UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O envelhecimento facial é um fenômeno natural, complexo e multifacetado. Acompanhando e considerando o entendimento que a relação etiologia-intervenção é necessária para abordagem ideal de qualquer terapêutica, se faz condição o entendimento dos processos fisiológicos do envelhecimento e seus sinais, para terapêutica adequada que vise devolver aspecto facial natural e jovial. Dessa forma, e considerando o potencial papel do cirurgião-dentista na clínica para melhorar a qualidade de vida do paciente, essa revisão narrativa da literatura busca servir de base sobre o status do processo de envelhecimento facial e suas alterações anatomo-fisiológicas na face do paciente. A coleta de dados foi feita nas bases PubMed, LILACS e Scielo, para solidificar esse estudo. Algumas teorias de envelhecimento estão descritas na literatura. Apesar dos sinais se tornarem visíveis nas porções superficiais e se caracterizam com comportamento distintos nos terços faciais e região cervical, anatomo-morfologicamente, as alterações ocorrem em todas as camadas lamelares da face.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde, não apenas como a ausência de afeções, mas como a situação de perfeito bem -estar físico, mental e social. É importante que os especialistas em harmonização orofacial tenham um amplo conhecimento de morfologia, fisiologia do envelhecimento, para oferecer tratamentos individualizados, consistentes e eficazes no que diz respeito a terapias cosméticas e envelhecimento sustentável da face.
RCR006 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Eminectomia como tratamento de luxação recidivante da articulação temporomandibular: relato de caso clínico
Lima TMR, Ramos JER, Oliveira KM, Silva VHAF, Casanovas RC, Gonçalves PPA, Corrêa MMF, Feitosa MAL
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A luxação recidivante da articulação temporomandibular (ATM) é uma condição rara e degradante, caracterizada por repetidos episódios de deslocamento condilar para frente da eminência articular sem o retorno autônomo à posição anatômica habitual e que necessita de tratamento adequado, tendo em vista a sintomatologia, o alto potencial de gerar um desarranjo interno progressivo na articulação e o impacto psicológico e social. Este trabalho teve a finalidade de apresentar um relato de caso clínico de luxação recidivante da ATM tratada por eminectomia em um hospital público de alta complexidade em São Luís - MA. Paciente do sexo feminino, 27 anos, feoderma, sem comorbidades, compareceu ao Hospital da Ilha, São Luís, Maranhão, Brasil, com hipótese diagnóstica de luxação recidivante bilateral da ATM, relatando 6 episódios em um intervalo de 2 meses, e com necessidade de redução manual em hospital de urgência. Optou-se pelo tratamento cirúrgico por eminectomia sob anestesia geral, que consiste na remoção das eminências articulares bilateralmente. Após o procedimento, a paciente continuou sob acompanhamento para supervisão do reparo tecidual e funcional.
A eminectomia se mostrou uma técnica segura e eficaz, além de apresentar um bom prognóstico, para tratamento da luxação recidivante da ATM.
RCR007 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Complicações associadas à lipoaspiração submentoniana: uma revisão de escopo
Costa JRF, Diniz DA, Gonçalves KKN, Vasconcelos BE, Silva CCG, Roman-Torres CVG
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A lipoaspiração é um dos procedimentos estéticos mais realizados em todo o mundo. As complicações associadas à lipoaspiração submentoniana são raras. No entanto, quando ocorrem, são significativos e podem causar consequências desfigurantes. O objetivo deste estudo foi avaliar as complicações da lipoaspiração submentual na literatura e descrever a experiência clínica de complicação após a lipoaspiração submentual. Uma busca sistemática da literatura foi realizada nas bases de dados PubMed, Embase e Web of Science, além de uma busca manual nas revistas especializadas até dezembro de 2023. As variáveis analisadas foram: idade, sexo, tipo de procedimento estético, anestesia, complicações, tempo após o procedimento, tratamento, acompanhamento e sequelas. Inicialmente foram selecionados 539 artigos, após a aplicação dos critérios de inclusão, foram incluídos 4 estudos. A maioria dos casos era do sexo feminino (8:1), com idade média de 55,77 anos. Complicações pós-operatórias foram encontradas, como depressão submentoniana, edema submentoniano, formação de cicatriz hipertrófica, contratura cicatricial, fasciíte necrosante cervical, distonia cervico-facial e paralisia transitória do nervo facial. O período de seguimento dos casos variou de 3 a 12 meses.
A lipoaspiração submentoniana requer atenção do cirurgião. Conhecimento anatômico, correta clínica e manejo cirúrgico, diagnóstico e abordagem imediata em situações adversas são pontos que devem ser respeitados na este tipo de procedimento estético para evitar complicações mais graves.
RCR008 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Reconstrução de mandíbula com retalho microvascularizado de fíbula em paciente vítima de projétil de arma de fogo: relato de caso clínico
Silva VHAF, Ramos JER, Rosa LRO, Oliveira KM, Lima TMR, Corrêa MMF, Casanovas RC, Feitosa MAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A violência por projétil de arma de fogo (PAF), quando não resulta em óbito, ocasiona lesões graves. Os ferimentos por PAF podem acometer a mandíbula, um dos ossos mais afetados da região facial. Em vista da gravidade das injúrias por PAF e da relevância das reabilitações, esse trabalho relata um caso clínico de reconstrução de mandíbula com retalho microvascularizado de fíbula em paciente vítima de PAF internado em um hospital de alta complexidade de Goiânia, Goiás, bem como evidenciar a relevância do planejamento digital por meio de tecnologia tridimensional (3D) nas reconstruções cirúrgicas. Paciente I.P.B. do sexo masculino, 57 anos de idade, leucoderma, sem histórico de doenças sistêmicas, com queixa principal de "má adaptação da prótese total e desejo de reabilitação com implante" e antecedente de trauma mandibular por arma de fogo em 2015. Foi admitido no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) e após realização de exames complementares a conduta terapêutica de escolha foi de reconstrução de mandíbula com retalho microvascularizado de fíbula associado a planejamento digital tridimensional. O paciente prosseguiu sob os cuidados da equipe de Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial (CTBMF) junto à Ortopedia e Traumatologia até alta hospitalar. Decorridos 4 meses do procedimento cirúrgico, paciente permaneceu em acompanhamento ambulatorial, sem sinais de perda do retalho.
O presente estudo corrobora os benefícios da reconstrução mandibular com retalho microvascularizado de fíbula e validação do planejamento combinado.
RCR009 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Terapias adjuvantes em reconstrução de maxila acometida por cisto inflamatório: um relato de caso
Almeida TL, Pimentel AC, Marão HF, Resende LD, Sendyk WR, Menezes FRA, Goto AAA, Momesso GAC
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O cisto inflamatório radicular se desenvolve ao redor do ápice de raízes em que se persistem inflamação de longo tempo devido a proliferação de restos epiteliais aprisionados no osso. O tratamento indicado para os cistos inflamatórios varia de acordo com a extensão da lesão e para extensos defeitos ósseos, que comprometem a integridade do dente, restaurando a função o quanto antes. Sendo assim, este trabalho relata um caso clínico de uma paciente de 31 anos, sem alterações sistêmicas, encaminhada para o tratamento de lesão cística em região anterior de maxila, acometendo área dos dentes 12,11,21,22 e 23. O procedimento foi realizado sob regime de anestesia local. Uma vez que se obteve o acesso, foi realizada a enucleação e curetagem da lesão. O material coletado foi encaminhado para exame anatomopatológico, foi executado a apicectomia dos dentes 21, 22 e 23 e obturação retrógrada. Aplicou-se terapia fotodinâmica com azul de metileno e irradiação com laser vermelho, em seguida, foi colocado o enxerto sticky bone associado ao plasma rico em fibrina. O diagnóstico de cisto radicular traumático foi confirmado por meio do exame anatomopatológico. Após acompanhamento de 1 ano, ao exame radiográfico observou-se regressão extensa da lesão com imagem sugestiva de neoformação óssea e com ótimo aspecto clínico de cicatrização.
O uso de terapias complementares no tratamento reconstrutivo de lesões orais pode beneficiar a cicatrização óssea e a terapia fotodinâmica contribui para a prevenção de infecções locais e um melhor pós operatório.
RCR011 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área:
1 - Cirurgia bucomaxilofacial
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Padronização de técnicas de produção e coleta dos agregados plaquetários em Mus musculus: Uma Revisão de literatura in vivo
Costa JC, Lima MR, Mourão CFAB, Resende RFB, Uzeda MJ, Machado RCM
Ciência da saúde UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A fibrina rica em plaquetas (PRF) 2º dos agregados sanguíneos é um subproduto do sangue que tem chamado a atenção na área da medicina em geral devido ao seu potencial de regeneração tecidual e cicatrização de feridas. Entendendo a importância em estudos em modelo in vivo, utilizando ratos, camundongos entre outros, profissionais vem relatando dificuldade no uso desses modelos por falta de padronização e dificuldade na coleta. Esta revisão realizou uma busca especifica nos principais periódicos visando comparar as evidências existentes e fornece diretrizes para a pesquisa em um modelo específico de animal com PRF, enfatizando a importância da padronização de modelo animal, seguindo considerações éticas e mantendo a transparência e a responsabilidade. A padronização de modelos e técnicas animal é crucial para estreitar a lacuna entre a pesquisa laboratorial e as aplicações clínicas, melhorando, em última análise a qualidade de saúde dos nossos pacientes.
Conclui-se que o entendimento sobre a padronização de modelos de técnicas animais é essencial para reduzir a lacuna entre a pesquisa laboratorial e as aplicações clínicas. É fundamental relatar informações detalhadas sobre os materiais para coleta, vasos utilizados para a coleta de sangue, o tipo de centrífuga utilizada, rpm, RCF e o raio máximo ou médio para o cálculo, bem como o tamanho do tubo e a quantidade de sangue coletados, para garantir a reprodutibilidade dos resultados.