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 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


PR0716 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Fatores associados ao Pré-natal Odontológico: estudo de caso
Santos MEQ, Souza CES, Daniel LBS, Zina LG, Rocha NB
Odontologia Social e preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se identificar fatores que influenciam o pré-natal odontológico (PNO) de município de pequeno porte de Minas Gerais. Estudo de caso, com abordagem quanti-qualitativa de profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) envolvidos no PNO. Foi aplicado questionário sobre trabalho e colaboração interprofissional, e realizado grupo focal abordando fatores sobre PNO, processo de trabalho e fluxo de atendimento. Foi realizada análise estatística descritiva pelo SPSS e Análise Temática de Conteúdo. A idade média dos participantes foi 42,9(±10,4) anos, sendo maioria: mulheres (80%), não efetivos (70%) e com mais de 10 anos na APS (50%). Foi constatado que há fluxo definido para execução do PNO, com identificação das gestantes pelas agentes de saúde, consulta com enfermeira/médico e encaminhamento para consulta odontológica, sendo o trabalho colaborativo essencial, tendo cada profissional sua responsabilidade. Foram apontados motivos para PNO ser importante, além de evidenciadas barreiras como mitos, desconhecimento das gestantes e falta de capacitação dos profissionais. O Programa Previne Brasil foi identificado como facilitador para aumento do acesso e captação de recursos. Os resultados sugerem que o PNO é um assunto complexo, com interferência de muitos fatores e que o Previne Brasil é um facilitador para seu funcionamento.

Os resultados sugerem que o PNO é um assunto complexo, com interferência de muitos fatores e que o Previne Brasil é um facilitador para seu funcionamento.

PR0722 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Qualidade de vida e saúde bucal de pessoas com mucopolissacaridoses: um estudo de caso-controle
Nunes PLS, Ferreira MC, Moffa EB, Tavarez RRJ, Costa CPS, Alves LAC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo comparar a percepção dos pais/responsáveis sobre o impacto da qualidade de vida relacionada à saúde bucal entre pessoas com e sem Mucopolissacaridoses (MPS) e associar com a presença de doenças bucais. Tratou-se de um estudo caso-controle, pareado pelo sexo e idade com pessoas com e sem MPS, na faixa etária de 3 a 23 anos. O grupo caso foi composto por 10 pessoas com MPS atendidos no Hospital Universitário Materno Infantil (HUMI),em São Luís-MA, Brasil e o grupo controle, por 10 pessoas sem MPS, ou outra alteração de saúde e os pais/responsáveis de ambos os grupos. Os pais/ responsáveis de cada grupo responderam a versão simplificada do Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire (P-CPQ), que mensura a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal (QVRSB) dos filhos na perspectiva dos pais. Em seguida, os pacientes com e sem MPS foram submetidos ao exame clínico odontológico, onde foram avaliadas a presença de cárie dentária, defeitos de desenvolvimento do esmalte e maloclusão. Comparando os resultados dos domínios do P-CPQ, assim como o escore total do instrumento, houve associação significativa da percepção dos pais em relação ao impacto negativo das condições bucais na QVRSB de pessoas com MPS (p≤0,05) e a presença de maloclusão apresentou maior impacto sobre a QVRSB das pessoas com MPS (p≤0,05) comparada às demais alterações bucais.

Pessoas com MPS apresentaram um impacto negativo maior na QVRSB quando comparados as pessoas sem MPS, sendo que a maloclusão apresentou maior impacto sob a perspectiva dos pais/ responsáveis.

PR0723 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Desmame precoce e seus motivos
Ramirez GTV, Saliba TA, Moimaz SAS, Okamoto AC
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O aleitamento materno é um evento importante para mãe e em especial para o bebê e, tem implicações emocionais, de vínculo afetivo, fisiológicas e imunológicas. Entretanto, seu insucesso não deve ser atribuído somente à mãe. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo fazer uma análise descritiva dos principais motivos que levaram mães a interromperem o aleitamento materno. Tratou-se de um corte transversal de um estudo longitudinal com 42 pares de mães e bebês. O período investigado foi referente aos 6 meses de idade da criança. A amostra foi caracterizada por mães com idade média de 29,57 anos, com predominância da cor parda (autodeclarada, 43,24%) e amasiada (50%), com pelo menos 11 anos de estudo e renda familiar de até 2 salários mínimos (45,24%). Das 42 mães, 26 (61,90 %) já haviam desmamado (aleitamento artificial) e os principais motivos foram: "Já estava na hora (n=1, 3,85%)"; "Estava faltando leite (n=1, 3,85%)"; "Porque achava que o leite não sustentava tanto (n=6, 23,08%)"; "Pois voltou a trabalhar (n=9, 34,62%)"; "Pediatra recomendou (n=6, 23,08%)"; "Ano que vem ele vai pra creche (n=1, 3,85%)"; "Porque [a mãe] tomava remédio (n=1, 3,85%)"; "Porque pegou bactéria (n=1, 3,85%)". Destas crianças que foram desmamadas, 10 (38,46 %) o leite materno foi substituído por leite de origem bovina e o restante (n=16, 61,54 %) por fórmula infantil.

Conclui-se que o maior motivo do desmame precoce foi o fato da mãe ter que voltar a trabalhar, recomendações médicas e por achar seu leite fraco.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PR0715 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Formação diferenciada em odontologia para o cuidado da população em situação de rua: a visão dos estudantes
Ribeiro AERA
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A redução de inequidades em saúde pode ser favorecida desde a formação dos profissionais, para o acesso e a cobertura universais. Pessoas consideradas em situação de rua estão mais sujeitas às iniquidades, em decorrência das suas maneiras de vida e também por dificuldade de acesso aos serviços. A intenção deste trabalho foi apresentar dados qualitativos da formação diferenciada em saúde bucal, para as vulnerabilidades. Por meio de um projeto de extensão, parceria entre uma instituição de ensino superior, o Centro Pop, a Secretaria Municipal de Saúde e a Equipe de Consultório na Rua, foi possível obter a visão dos estudantes do que foi vivenciado. Em uma construção teórico-prática, estudantes de odontologia realizaram desde estudos teóricos, até educação em saúde (consumo de drogas, redução de danos em saúde, orientações de higiene oral e distribuição de insumos) e atendimentos clínicos sob supervisão em ambientes não-ambulatoriais e ambulatoriais, de mais de cem procedimentos. Foi aplicado um questionário aberto e realizadas entrevistas complementares com os quatro estudantes, analisados pelo método de Bardin sem o recurso de softwares. Chegou-se à quatro temáticas sobre a experiência: Interesse, Prática Vivida, Aprendizados e Futuro Profissional.

A formação condizente com as diversas realidades nacionais é um aspecto que vem sendo trabalhado nas esferas de ensino da odontologia para potencializar mudanças no perfil epidemiológico polarizado da área. Esta proposta pode servir de subsídio, tendo a formação como caminho para garantia da equidade em saúde bucal

PR0717 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Análise da Produção dos Serviços Especializados Odontológico Brasileiros Durante a Pandemia da COVID-9
Prado OEB, Dias GC, Sousa LG, Mariotti C, Souza LA, Herval AM
FOUFU UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi analisar a correlação da produção dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) com indicadores socioeconômicos, estruturais e assistenciais durante o período da Pandemia da COVID-19. Foi realizado estudo observacional ecológico sobre a oferta de procedimentos odontológicos especializados, considerando as características dos municípios CEO, entre os anos de 2019 e 2021. Dados secundários foram coletados do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (DATASUS) e do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE). Foram realizadas análises descritivas e correlação de Spearman de 964 municípios brasileiros. Houve uma diminuição importante de 2019 para 2020, com leve recuperação de 2020 para 2021. Nos três anos analisados, os indicadores estruturais tiveram correlação negativa e estatisticamente significante com a produção do CEO. O indicador assistencial e o PIB per capita apresentaram correlação com a produção dos CEO apenas antes da pandemia. A taxa de ocupação e o salário médio mensal apresentaram correlação positiva em todos os anos analisados.

Concluiu-se que produção dos CEO brasileiros está relacionada com a estrutura de saúde e indicadores sociais relacionados ao trabalho dos municípios e esse resultado não teve relação com o estágio da pandemia. Por outro lado, quando se mede o acesso da população aos serviços de saúde, houve uma perda de correlação com a produção dos CEO a partir do ano do ano de início da pandemia.

PR0718 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Procedimentos odontológicos realizados no estado do Pará: uma análise retrospectiva da demanda na atenção básica de saúde
Pinheiro AN, Oliveira SRF, Policarpo PPS, Cunha RCS, Ribeiro MES, Oliveira RP, Baia JCP
laboratório multidisciplinar odontologia UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o número de restaurações diretas e exodontia de dentes permanentes, realizadas na atenção básica de saúde (AB) do estado do Pará entre 2018 e 2022. Foram utilizados os dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), através da produção ambulatorial (SIA/SUS), onde os valores absolutos de produção mensal foram coletados e tabelados entre os anos de 2018 e 2022. Para análise dos dados, foi realizado o teste de Kruskal-Wallis com post-hoc de Dunn (α=5%). A maior mediana foi observada no ano de 2022 para restaurações diretas (592.63±3.50) e exodontias (677.85±0.80) - já a menor mediana foi observada no ano de 2020, para restaurações diretas (42.47±0.81) e exodontias (188.50±0.86). Para as restaurações diretas, houve uma diminuição significante entre os anos 2019 e 2020 (p≤0.001) e, aumento entre os anos de 2021-2022 (p≤0.001) - não sendo observada diferença significante entre os anos de 2018-2019 e, 2020 -2021 (p≥0.001). Para as exodontias, não foi observada diferença estatística quando comparados os anos de 2018-2019 e entre, 2020-2021 (p≥0.001) - sendo identificado um aumento entre os anos de 2021-2022 (p≤0.001).

O aumento de procedimentos restauradores diretos e de exodontias em dentes permanentes identificada de maneira mais evidente no ano de 2022, sugere uma possível falha na realização de tratamentos preventivos, bem como reflete a dificuldade de acesso dos usuários da AB de saúde no estado do Pará à tratamentos mais conservadores da estrutura dental.

PR0719 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

Satisfação com as instalações dos Centros de Especialidades Odontológicas no Nordeste
Nascimento VAM, Protasio APL, Almeida LFD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se verificar os fatores associados à satisfação com as instalações dos usuários dos Centros Especialidades Odontológicas (CEO) do Nordeste. Utilizou-se o Módulo III do instrumento de avaliação externa do 2° ciclo do PMAQ-CEO (Programa de Melhoria ao Acesso e Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas). Analisou-se apenas as respostas dos usuários com dados completos nas 32 variáveis com perdas inferiores a 10% (n= 3.972). Um modelo de regressão logística (α=0,05) foi realizado tendo como variável dependente a satisfação com as instalações dos CEOs. Constatou-se que as chances de os usuários obterem satisfação diminuem quando: os usuários se sentem razoavelmente confortáveis durante o atendimento (OR= 0,27), quando o atendimento é considerado razoável (OR= 0,15), quando o CEO não está em boas condições de uso (OR= 0,23) e não está em boas condições de limpeza (OR= 0,46), quando não há cadeiras o suficiente (OR= 0,45) e quando as placas de identificação não ajudam a encontrar os serviços (OR= 0,43). Os usuários que relataram que não mudariam de CEO têm mais chances de obter satisfação do que aqueles que desejam mudar (OR= 2,39), assim como aqueles que não moram na cidade onde foram atendidos têm mais chances de obter satisfação do que aqueles que residem na cidade do atendimento (OR= 2,02).

É possível concluir que, para obter a satisfação com as instalações dos usuários dos CEOs do Nordeste, pode-se melhorar os serviços em aspectos relacionados às condições de uso do local, a limpeza, a quantidade de cadeiras, ao conforto e as placas de identificação.

PR0721 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 16

A resposta emocional à publicidade contendo imagens de tratamento: estudo piloto utilizando a escala de Wells
Souza AA, Ulhoa MEL, Carvalho CM, Machado CR, Curi JP, Beaini TL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Normativas como o código de ética odontológica (CEO) e leis como o código de defesa do consumidor visam proteger a população de publicidades antiéticas. Proibidas pela lei 5.081/66 e CEO, a divulgação de imagens de trabalhos odontológicos era desejada pelos profissionais e a resolução do conselho federal odontológico 196/2019 retirou da esfera ética a vedação. Resta entender se o público leigo está preparado para tal exposição. Este estudo piloto objetivou simular publicidades com imagens odontológicas e aferir a resposta emocional desse público por um instrumento utilizado na área do marketing. Uma amostra piloto de 39 pacientes do Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia, utilizou a escala de Wells para aferir a resposta emocional causadas por imagens simuladas de clareamento dental (A), um transcurso endodôntico (B) e imagens computadorizadas de implantes (C). As várias respostas do questionário foram divididas em positivas ou negativas e dos resultados obteve-se análises descritivas e o teste de Qui-quadrado para aferir se havia correlação com o sexo, idade ou escolaridade do indivíduo. Na imagem A 74% foram positivas, enquanto nas B e C apenas 54%. Nota-se que respostas antagônicas como "esse anúncio me causa arrepio" e "esse anúncio me fez sentir bem" obtiveram mesmo resultado (15%). Nenhuma correlação estatística foi estabelecida com os grupos avaliados.

Este estudo inova por utilizar um instrumento de pesquisas de marketing, demonstrando que as respostas às imagens de trabalhos podem causar emoções ambíguas ao mesmo anúncio.