Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0620 a PR0630 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PR0622 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Avaliação da corrosão de infraestruturas de prótese parcial removível após imersão em extrato de própolis verde: estudo preliminar
Silva IFV, Campos BMA, Costa RC, Borges MHR, Arruda JAA, Bhering CLB, Barão VAR, Moreno A
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As soluções de extrato de própolis verde brasileiro apresentam alternativa de desinfecção para próteses parciais removíveis obturadoras de palato e faringeana em pacientes maxilectomizados e radioterápicos. O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar a estabilidade à corrosão de infraestruturas de próteses parciais removíveis comerciais expostas a diferentes soluções. Foram confeccionados quarenta discos de infraestruturas de próteses parciais removíveis (Co-Cr) divididas em 8 grupos (n=5, para cada grupo) de acordo com a solução a qual serão submetidas por imersão durante 15 minutos: controle negativo (soro fisiológico), controle positivo (gluconato de clorexidina a 2%), soluções de extrato de própolis verde (aquosa a 11%, glicólica a 11%, 16% e 22%), Corega Tabs e solução Daro Anti-Microbial Agent. A avaliação de tribocorrosão foi realizada por meio de testes eletroquímicos, incluindo potencial de circuito aberto (3600 segundos), espectroscopia de impedância eletroquímica e testes de potenciação dinâmica de acordo com o método padronizado de eletrodos de 3 células. O grupo Própolis Glicólico 16% parece ter comportamento melhor nos ensaios de corrosão em comparação aos demais. Não houve diferença em relação ao veículo, tanto o aquoso quanto o glicólico obtiveram resultados satisfatórios. Os extratos de própolis em baixas concentrações não obtiveram bom desempenho em ambos.

Conclui-se que o extrato de própolis não tem ação corrosiva sobre a infraestrutura metálica, podendo ser utilizado para desinfecção extra-oral da prótese parcial removível.

PR0623 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Avaliação 3D das métricas faciais de pacientes reabilitados com próteses totais, através da estereofotogrametria: estudo comparativo
Neves MC, Nogueira VO, Pucciarelli MGR, Toyoshima GHL, Oliveira TM, Neppelenbroek KH, Soares S
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho foi realizar a avaliação 3D das correlações métricas em pacientes reabilitados com próteses totais, antes e depois da reabilitação oral, através da estereofotogrametria e comparar os dados obtidos com o grupo controle dentado. A amostra foi composta por dois grupos, sendo respectivamente 30 pacientes edêntulos reabilitados com próteses totais e 30 pacientes dentados com oclusão classe I de Angle. Através da demarcação dos pontos antropométricos e da captura de imagens tridimensionais utilizando estereofotogrametria, realizou-se a análise das métricas faciais lineares, angulares, superficiais e perimetrais. Os resultados dos dados dos pacientes que apresentavam o uso da prótese total, antes e depois da reabilitação foram submetidos ao teste t pareado, já a comparação entre o grupo dos pacientes reabilitados e dos pacientes dentados foram submetidos ao teste t independente. A comparação das medidas lineares dos pacientes antes e depois da reabilitação foram significamente diferentes, ressaltando assim prejuízo, bem como encurtamento do terço inferior, cerca de 2 a 5mm, quando comparados com o grupo dentado.

Portanto, observa-se que a ausência total dos dentes, prejudica funcionalmente os indivíduos, mas também afeta diretamente nas proporções faciais do terço inferior da face, as próteses totais restabeleceram a função e melhoraram a estética facial, mas quando comparados com indivíduos de dentição natural, notou-se diferenças estatísticas consideráveis, principalmente nas medidas de superfície e perímetro.

PR0624 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Hidroxiapatita sintética biofuncionalizada com concentrado sanguíneo PRF. Análise histológica e por microtomografia computadorizada
Silva MAFS, Cotrim LS, Costa MDMA, Linhares CRB, Limirio PHJO, Saboia-Dantas CJ, Dechichi P
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou o padrão de distribuição de partículas de hidroxiapatita sintética (HA) associadas a diferentes protocolos de fibrina rica em plaquetas (PRF) e a proporção PRF/HA. Participaram do estudo 4 indivíduos, que foram submetidos a 3 venopunções em momentos diferentes (estudo em triplicata e pareado). Em cada venopunção foram coletados cerca de 48ml de sangue em 6 tubos de plástico sem aditivos, separados em três grupos, de acordo com o protocolo de centrifugação: 700g/12min (L-PRF), 350g/15min (GM350) e centrifugação progressiva de 60g a 700g/15min total (GMPRO). A porção acima das hemácias, nos tubos de mesmo protocolo, foi aspirada e dispensada em recipientes de vidro (5ml) contendo 0,25g de HA. Após a polimerização, os coágulos foram prensados no PRF-box e as membranas foram analisadas por microtomografia computadorizada (micro-CT) quanto a densidade e arranjo das partículas de HA. Em seguida, as membranas foram incluídas em metacrilato e analisadas ao microscópio de luz (ML) para análise histomorfométrica, considerando a área ocupada por HA. Não houve diferença significativa na densidade (P = 0,579) e proporção (P = 0,132) de HA entre os grupos.

Conclui-se que, considerando a metodologia utilizada e os protocolos avaliados, o padrão de distribuição de partículas de HA na biofuncionalização com PRF foi semelhante para os diferentes protocolos.

PR0625 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Influência do envelhecimento hidrotérmico nas propriedades física e mecânica de dois sistemas bicamadas de zircônia
Sousa EO, Campos TMB, Galli MZ, Marun MM, Alves LMM, Benalcázar-Jalkh EB, Thim GP, Bonfante EA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a influência do envelhecimento hidrotérmico nas propriedades física e mecânica de 2 sistemas experimentais bicamadas de zircônia. Foram utilizados pós comerciais (Tosoh) para 2 combinações bicamadas: 3Y-TZP+5Y-PSZ (G1) e 4Y-PSZ+5Y-PSZF (G2). Espécimes com dimensões 12x1.2mm (ISO 6872:2015) foram obtidos (i=imediato) e metade foi submetida ao envelhecimento (e=envelhecido) hidrotérmico (20h a uma pressão de 2,2 bar e 134ºC) para simular a degradação em baixa temperatura (DBT). Assim, os espécimes foram divididos em 4 grupos: G1i, G1e, G2i e G2e. Análises microestruturais e cristalinas foram realizadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e difração de raios-x (DRX). O teste de resistência à flexão biaxial (RFB) foi realizado e os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey. A análise fractográfica também foi realizada. A MEV não demonstrou mudanças microestruturais entre superfícies imediatas e envelhecidas, entretanto, a DRX demonstrou a formação de fase monoclínica nas camadas de 3Y-TZP e 4Y-PSZ nos grupos envelhecidos. O grupo G1i (812,25 MPa) apresentou menor RFB quando comparado ao G1e (1055,48 MPa) (p<0,05) e, nos outros grupos, não foi observada diferença estatística. A análise fractográfica mostrou a propagação da fratura da área de tração para a área de compressão, além do defeito estrutural, como possível originador da fratura para todos os grupos.

Conclui-se que a DBT gera alterações de fase cristalina das zircônias 3Y-TZP e 4Y-PSZ em um sistema bicamada, podendo impactar em suas propriedades físicas e mecânicas.

PR0626 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Estudo comparativo entre diferentes tipos de resinas acrílica para união de prótese múltiplas sobre implante
Pasqua-Neto J, Souza FA, Corrêa M, Blois MC, Cruz ACC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As próteses implantossuportadas têm mostrado êxito e longevidade na reabilitação de pacientes parcialmente ou totalmente edêntulos. Porém, distorção ou imprecisão na transferência do posicionamento dos implantes ou pilares para os modelos de trabalho podem culminar com resultados insatisfatórios na reabilitação protética. Avaliamos com esse trabalho in vitro a estabilidade dimensional de três tipos de resina empregadas para a união de múltiplos transferentes durante a moldagem protética, sendo: Resina Pattern (América Inc.), Resina Bisacril (VOGO) e Resina acrílica Dencrilay (Dencril). As amostras (n=21) foram avaliadas diariamente por 7 dias. Dois implantes de plataforma regular do tipo Hexágono Externo 3,75 x 11,5mm (SIN Implantes) foram instalados em manequins e distantes entre si por 10mm. Posteriormente, instalou-se um mini pilar de 1mm (SIN Implantes) em cada implante. Os transferentes quadrados foram parafusados e receberam 10 N de torque. Realizou-se a união dos transferentes empregando em cada grupo uma das resinas previamente citadas. A dimensão das resinas foi determinada empregando um paquímetro digital. Observou-se que os três grupos apresentaram estabilidade dimensional ao longo dos 7 dias. Adicionalmente, não se verificou diferença entre os grupos (p<0,05).

As resinas Pattern, Bisacril e Dencrilay mostraram similar estabilidade dimensional para serem empregadas para unir múltiplos transferentes durante a moldagem protética sobre implante.

PR0627 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Influência da adição de carga nas propriedades mecânicas de resinas para restaurações provisórias impressas
Pegoraro CP, Perez CR, Senna PM
Programa de Pós-Graduação e Pesquisa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi avaliar o efeito da adição de carga em resinas para restaurações provisórias impressas na dureza, resistência à flexão e deflexão. Para isto, 10 amostras medindo 25x2x2mm foram impressas utilizando resinas comerciais contendo carga de sílica ou zircônia (Varseo, Nanolab e BioCrown) e sem carga (BioProv). As amostras foram impressas na posição horizontal utilizando uma impressora com tecnologia LCD seguindo os parâmetros de impressão e pós impressão recomendados por cada fabricante. A dureza Vickers foi avaliada na superfície superior dos corpos de prova (n=10) e a resistência à flexão e deflexão foram avaliadas em uma máquina de ensaio universal (n=10) seguindo as orientações da norma ISO 10477. Os grupos foram comparados utilizando análise de variância no nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que as resinas com carga apresentam maior dureza e resistência à flexão que a resina sem carga (p< 0,05). A resina sem carga apresentou maior deflexão (2,2±0,1 mm) que as resinas contendo carga (P<0,05). Dentre as resinas com carga, a BioCrown apresentou os maiores valores para dureza e resistência à flexão (P<0,05).

Portanto, foi possível concluir que a adição de carga aumenta a resistência à flexão e dureza das resinas para impressão de restaurações provisórias, porém reduz a sua deflexão.

PR0628 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Efeito da angulação de impressão na resistência à flexão, microdureza e rugosidade superficial de resina de impressão 3D para provisórias
Martins AS, Queiroz NV, Antunes ANG, Barros VM
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho avaliou a influência da angulação de impressão (0, 45 e 90°) nas propriedades mecânicas e características superficiais de uma resina impressa para restaurações provisórias utilizando a tecnologia DLP/LCD de impressão 3D. Foram produzidas 10 barras (4x2x10 mm) com uma espessura de camada de 0,05 mm para cada grupo experimental (n=10), desenhadas no software Meshmixer, utilizando a resina marca Printax AA Temp. Foram realizados testes de flexão em 3 pontos, sem qualquer período de envelhecimento, em máquina de ensaio universal e a rugosidade superficial aferida por perfilômetro de contato. A microdureza foi aferida por microdurômetro e a superfície dos corpos de prova foi avaliada por microscópio eletrônico de varredura. A resistência a flexão do grupo de 0° (236,20 +-29,73) foi significativamente maior do que os de 45° (155,80+-36,19) e 90° (138,70+-48,20). Da mesma forma, a rugosidade superficial do grupo de 0° (0,10+-0,06) foi significativamente menor do que os de 45° (1,62+-0,55) e 90° (0,97+-0,22). A microdureza foi semelhante entre os grupos. Concluiu-se que a angulação de 0°, proporcionando a deposição das camadas no objeto impresso de forma que elas se orientem perpendicularmente à direção de aplicação de forças, resultou na melhor resistência à flexão e menor rugosidade, o que poderá contribuir para um melhor comportamento clínico.

A angulação de impressão 0° (camadas perpendiculares à direção de aplicação de forças) resultou na melhor resistência à flexão e menor rugosidade, podendo contribuir para um melhor comportamento clínico.

PR0629 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Impacto da associação da genisteína local ao tratamento com risedronato sistêmico no reparo perimplantar de ratas osteopênicas
Castro TA, Hassumi JS, De-Souza-batista FR, Ervolino-Silva AC, Gomes-Ferreira PHS, Lisboa Filho PN, Julião GM, Okamoto R
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Com o aumento da expectativa de vida, alterações como a osteoporose tem se manifestado em muitos pacientes que buscam por reabilitações orais com implantes osseointegráveis. Portanto, o presente estudo avaliou o reparo peri implantar de ratas tratadas com risedronato de sódio sistêmico associado a implantes funcionalizados com genisteína. Dessa forma, 48 ratas Wistar foram divididas em 4 grupos (Sham, Sham-SM, Ovx-SM e Ovx-SM-Ris) e subdivididas conforme os implantes que receberam (IC e GEN). O risedronato/veículo foi administrado 30 dias após as cirurgias OVX/Sham mantendo-se até o fim do experimento. 60 dias depois, foram feitas as exodontias dos 1°s molares superiores, bilateralmente, com a instalação imediata dos implantes. Após 14 e 24 dias, foi feita a aplicação dos fluorocromos. A eutanásia por sobredosagem anestésica foi feita 28 dias após a exodontia. Analisamos a dinâmica óssea, a taxa de aposição mineral diária e os parâmetros IS, Bv.Tv Tb.th, Tb.N, Tb.Sp que foram submetidos a estatística com nível de significância de 5%. O grupo Ovx-SM-Ris/GEN obteve os melhores valores em IS, BV/TV, Tb.Th. Em Tb.N o maior valor foi de Ovx-SM-Ris/IC e em Tb.Sp o grupo Ovx-SM/GEN. Na dinâmica óssea todos os grupos exibiram maior precipitação de calceína. Quanto a taxa de aposição mineral diária os grupos tratados com genisteína obtiveram destaque.

A funcionalização com genisteína promoveu melhora na microarquitetura e dinâmica da biomineralização. Porém, mais estudos são necessários para melhor caracterizar os efeitos locais da genisteína no sítio reparacional.

PR0630 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Influência da macrogeometria no torque de inserção e a estabilidade primaria dos implantes osseointegrados estudo invitro
Pinheiro-Neto SM, Alencar LGB, Santos-Neto OS, Jesus ASM, Maia Filho EM, Mattos GML, Pinto PA, Tavarez RRJ
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da macro geometria na estabilidade primária e torque de inserção de implantes cônicos e cilíndricos. Foram utilizados implantes cônicos (B-fix profile, TitaniumfixR) (n=20) e cilíndricos (B-fix Black fix, TitaniumfixR) (n=20). subdivididos em quatro grupos experimentais. Os implantes foram instalados seguindo técnica de subinstrumentação em um osso sintético tipo IV (Nacional Oss, São Paulo, Brasil). A avaliação da estabilidade do implante foi realizada por meio da frequência de ressonância magnética medida pelo Osstell (Integration Diagnostics, Göteborg, Suécia). O torque de instalação do implante foi aferido por motor cirúrgico (Driller, Endo Master Surgical). Foram realizados testes de Shapiro Wilk, p<0,05 o teste Kruskal-Wallis e teste do Eta ao quadrado (ƞ2). O nível de significância estabelecido foi de 5%. Houve diferença significativa para a estabilidade Vestíbulo Lingual (p=0,002) e para a média das estabilidades (p=0,008). Para a média de estabilidade os resultados das diferenças entre os grupos foram semelhantes ao resultado para a estabilidade VL. Resultado semelhante foi alcançado para a média de estabilidade. Para torque final também houve significância (p=0,018). Não houve diferença entre as demais comparações.

Concluísse que implantes de maior diâmetro atingiram maiores torques de inserção, a estabilidade primária obtida foi satisfatória para implantes cônicos e cilíndricos e o torque de inserção foi maior para implantes de maior diâmetro.

PR0621 - Painel Iniciante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 12

Influência do uso do limitador vertical em brocas de cirurgia guiada na refrigeração no interior do leito ósseo: estudo in vitro
Matos DM, Pereira MR, Senna PM
Odontologia UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi verificar se o uso do limitador vertical em cirurgia guiada influencia a refrigeração das brocas durante a osteotomia para implantes dentários. Dois sistemas de cirurgia guiada (SpeedGuide e Epkut) foram testados simulando a sequência de fresagem para instalação de um implante com tamanho 4,1x10 mm com e sem o limitador vertical. Em bases projetadas com orifícios similares a cada broca da sequência de fresagem foram acoplados um frasco coletor na parte inferior e um guia cirúrgico na parte superior. A superfície divergente destas bases permite apenas que o volume de soro fisiológico passado no leito ósseo seja armazenado. Todas as fresagens foram automatizadas com auxílio de uma máquina de ensaio universal com 4 movimentos de bicada até 10 mm de profundidade com a irrigação acoplada no contra-ângulo. O motor foi configurado com 1000 rpm rotação e dois fluxos de irrigação foram testados: 20% (1,2 ml/s) e 50% (2,3 ml/s). Logo, o soro coletado foi pesado em uma balança de precisão. Os grupos foram comparados com o teste t (α=0,05). Observou-se que houve redução do volume coletado com o uso do limitador vertical em todas as brocas (p < 0,05) para ambos os sistemas. O aumento do parâmetro de fluxo no motor de 20% para 50% aumentou o volume de soro coletado para ambos os sistemas de implantes (p < 0,05), porém teve maior relevância no sistema SpeedGuide.

Conclui-se que o uso do limitador vertical reduziu o fluxo de soro para o interior do leito ósseo e a regulagem correta do parâmetro de fluxo é fundamental para promover a refrigeração dentro do leito ósseo durante a cirurgia guiada.