Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0473 a PR0483 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PR0474 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Instrumentos utilizados para avaliar o impacto da qualidade de vida relacionado à hipersensibilidade dentinária: revisão de literatura
Oliveira RC, Silva MMS, Amaral SF
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi revisar através da literatura os instrumentos que medem qualidade de vida relacionados à saúde bucal aplicados para avaliar o impacto da qualidade de vida causado pela hipersensibilidade dentinária (HD). A busca eletrônica foi realizada nas seguintes bases de dados: PubMed/MEDLINE, Scielo e Lilacs utilizando as palavras-chave: "dentin hypersensitivity"; "oral health-related quality of life"; "surveys". Estudos clínicos relevantes publicados entre os anos 2017-2023 foram incluídos nesta revisão. Os resultados mostram que os estudos que aplicaram o questionário Oral Health Impact Profile- 49 (OHIP-49) apresentaram irrelevância quanto aos impactos na qualidade de vida relacionados à hipersensibilidade dentinária, já os estudos aplicando a sua versão reduzida (Oral Health Impact Profile-14/ OHIP-14) mostraram scores que variam de baixo a médio impacto na qualidade de vida. Os estudos que aplicaram o instrumento específico para mensuração da HD (Dentine Hypersensitivity Experience Questionnaire - DHEQ), quanto na versão original como na versão reduzida, mostraram excelente confiabilidade e validade.

Conclui-se que por serem instrumentos genéricos para avaliação de várias condições de saúde bucal e um amplo espectro de disfunções, o OHIP-49 e OHIP-14 parecem não ser um instrumento sensível para detectar os impactos da HD na qualidade de vida da população.

(Apoio: CNPq  N° 145496/2020-1)
PR0475 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Impactos de protocolos de limpeza para remover resíduos de cimento endodôntico na interface adesiva: colagem com sistema adesivo universal
Silva MVM, Zaniboni JF, Gelio MB, Massola-Filho FF, Campos EA, Kuga MC
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A proposta deste estudo foi avaliar a eficácia de protocolos de limpeza para remover resíduos de cimento usando diferentes estratégias de limpeza e o efeito da resistência de união de dois adesivos universais. Cinqüenta espécimes de dentina bovina foram impregnados com cimento à base de resina epóxi contendo hidróxido de cálcio (Sealer Plus) e submetidos a protocolos de limpeza (n = 10): controle negativo (NC), controle positivo (PC), etanol 95% ( ET), xilol (XI) e acetato de amila (AA). Outros 100 espécimes foram submetidos aos mesmos protocolos (n = 20). Cada protocolo foi dividido em subgrupos (n = 10) de acordo com o sistema adesivo universal utilizado: Scotchbond Universal (SU); Âmbar Universal (AU). A resistência de união foi avaliada pelo teste de micro-cisalhamento (μSBT). Os dados de persistência de resíduos foram avaliados com os testes de Kruskal-Wallis e Dunn. Os dados do μSBT foram analisados ​​com ANOVA de duas vias (α = 5%). ET apresentou maior persistência de resíduos em relação a AA e XI (p < 0,05). AA e XI foram semelhantes entre si (p > 0,05). AU e SU apresentaram valores de μSBT semelhantes, independentemente da solução de limpeza (p > 0,05). SU-NC apresentou o maior μSBT entre todas as condições (p < 0,05).

Concluindo que a resistência de união dos adesivos universais não foi afetada por diferentes quantidades de resíduos de selador após diferentes protocolos de limpeza. Significado clínico: Substâncias apolares, como acetato de amila e xilol, são eficazes na remoção de resíduos de cimentos endodôntico à base de resina epóxi.

PR0476 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Resinas camaleão: avaliação da estabilidade de cor frente à fatores extrínsecos de manchamento - estudo in vitro
Fernandes T, Barbosa MP, Silva EM, Rabello TB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a estabilidade de cor em resinas compostas camaleão expostas a diferentes fatores extrínsecos de manchamento. Foram avaliadas três resinas compostas camaleão (Omnichroma, Tokuyama; Venus Pearl, Kulzer; Venus Diamond one, Kulzer), além de uma resina composta multicor (Empress Direct, Ivoclar). Foram confeccionados 80 espécimes, os quais foram submetidos ao protocolo de manchamento por três bebidas corantes (café, refrigerante a base de cola e vinho) e pelo controle (saliva artificial). O manchamento ocorreu por 30 dias, seguindo um protocolo de 10 imersões de 20s com intervalo de 60s entre elas. A escovação dos espécimes ocorreu 1x por semana totalizando 280 ciclos. Antes e após a imersão nas soluções, as amostras foram submetidas a leituras de cor pelo sistema CIELab (parâmetros *L, *a, *b e ΔE), por meio de um espectrofotômetro. A diferença de cor entre as amostras foi verificada por meio do teste ANOVA one-way, seguida do teste de Tukey, com nível de significância de 5%. Houve maior variação de cor quando os espécimes foram imersos em café em todas as resinas (p<0,05). Houve maior variação de cor para a resina multicor (p<0,05).

Pode-se concluir que a resina composta multicor apresentou maior manchamento em comparação as resinas compostas camaleão. Entretanto, todas as resinas apresentaram maior variação cromática quando submetidas a imersão em café.

PR0479 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Fadiga e adaptação marginal de restaurações Bulk Fill: efeito da técnica e da dimensão da cavidade em dentes amplamente destruídos
Lopes MWP, Bortoluzzi A, Zanatta M, Bervian J, Borba M, Collares KF
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tratamento restaurador de dentes amplamente destruídos é um desafio para o cirurgião-dentista. As Resinas Bulk Fill (RBF) prometem bom desempenho e técnica simplificada. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho das RBF em diferentes técnicas e configurações cavitárias em dentes tratados endodonticamente, além de comparar o tempo operacional de cada uma. Cavidades classe II (MOD) foram realizadas em 72 pré-molares superiores. Metade tiveram 1/3 da cúspide palatina removida. As amostras foram restauradas em 3 técnicas: incremental com Filtek Z350XT, combinada com Filtek Bulk Fill Flowable e Bulk Fill com Filtek One Bulk Fill Restorative, totalizando 6 grupos. As amostras foram submetidas a teste de fadiga com carga de 80N por 1 milhão de ciclos. As restaurações foram avaliadas com critério clínico da FDI. Os dados foram analisados com distribuição de Weibull e Método de Máxima Verossimilhança, já os escores FDI com teste exato de Fischer. Diferentes técnicas restauradoras apresentaram desempenho similar na análise FDI e na sobrevivência do conjunto dente/restauração. Na análise de sucesso, em uma situação de maior perda de estrutura dental, a técnica Bulk Fill teve maior confiabilidade, já a Técnica Combinada resultou em maior tempo de vida em fadiga. Dentes mais frágeis possuem maior risco de falha e impactaram no desempenho das restaurações independente da técnica. O tempo de trabalho clinico com as RBF foi inferior.

As RBF podem ser utilizadas em situações de grande perda de estrutura com tempo clinico inferior as resinas compostas e desempenho adequado

PR0480 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Influência da espessura e tonalidade da cerâmica de dissilicato de lítio na transmitância e no grau de conversão do cimento resinoso
Batista SG, Spyrides SMM, Schroeder MHD
Prótese e Materiais Dentários UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo in vitro teve como objetivo avaliar a influência da espessura e da tonalidade do dissilicato de lítio prensado na transmitância (T), transmissão de luz através das cerâmicas, e no grau de conversão (GC) de dois cimentos resinosos. Para análise da T, 54 discos cerâmicos de IPS e.max Press (Ivoclar Vivadent) de alta translucidez (HT) foram confeccionados e divididos em três grupos de acordo com tonalidade: A1, A2 e A3. Cada grupo foi subdividido em 3 subgrupos conforme a espessura: 0,5mm, 1,0mm e 1,5mm (n=6). Para análise do GC, foram confeccionados 60 espécimes de dois cimentos seT PP (SDI) e Variolink Esthetic LC (Ivoclar Vivadent). Os espécimes foram fotoativados através dos discos cerâmicos (n= 3). A T foi avaliada por um espectrômetro clínico (VITA Easyshade V) e o CG foi avaliado pela Espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR/ATR). Os resultados foram submetidos aos testes ANOVA a 2 e 3 critérios, ao teste Tukey e à correlação de Pearson (α=5%). Houve diferenças estatísticas nos valores da T para os fatores tonalidade (p=0,007) e espessura (p<0,001) individualmente, mas não para a interação destes (p=0,351). Apenas a tonalidade foi estatisticamente significativa nos valores do GC dos cimentos resinosos (p=0,001). As diferentes espessuras cerâmicas não geraram diferença estatística nos valores do CG (p=0,293). Uma correlação não foi encontrada entre a T cerâmica e o GC de ambos cimentos testados (p=0,156).

Pôde-se concluir que a tonalidade e a espessura das cerâmicas influenciaram a T da cerâmica e a tonalidade afetou o GC dos cimentos.

PR0481 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Análise do pH dos cremes dentais clareadores e a influência sobre a microdureza no esmalte dental
Pimentel ACS, Amorim LS, Catão MHCV
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se analisar o pH dos cremes dentais clareadores e a influência sobre a microdureza no esmalte dental. Foi realizado um estudo da microdureza do esmalte de dentes bovinos submetidos aos tratamentos clareadores e avaliação do pH dos cremes dentais. 70 espécimes foram divididos aleatoriamente em 7 grupos contendo 10 amostras cada submetidos aos tratamentos.Grupo 1:Controle (Colgate total 12); Grupo 2: Colgate Natural Extracts Purificante; Grupo 3: Creme dental Black Pura Vida; Grupo 4: Creme dental New White; Grupo 5: Creme Dental Boni Natural Carvão Ativado Branqueador Com Menta e Carvão Vegetal Grupo 6: Close up White Attraction Natural Glow; Grupo 7: Oral-B Whitening Therapy Charcoal. Os dados obtidos relativos à microdureza dos espécimes foram registrados nos intervalos de tempo: inicial e final. A análise dos espécimes para a Microdureza Inicial e Final no Grupo 1 (M 41,13; DP 26,30; p ,001), no grupo 2 (M -66,21; DP 25,72; p ,000), no Grupo 3 (M -60,77; DP 19,88; p ,000), no Grupo 4 (M -39,80; DP 19,11; p ,000), no Grupo 5 (M -89,13; DP 15,98; p ,000), no Grupo 6 (M -47,20; DP 8,95; p ,000), no Grupo 7 (M -48,59; DP 17,27; p ,000).

Concluiu-se que a análise da microdureza mostrou não haver diferença estatisticamente significativa antes e após utilização dos cremes dentais. No grupo 1, se observou a microdureza final maior que a inicial. Quanto ao potencial hidrogeniônico, em nenhum grupo foi observado pH ácido.

PR0482 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Restauração Posterior Semidiretas em dentes com HMI: Série de Casos
Silva DKC, Trajano IO, Penha KJS, Firoozmand LM
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa série de casos foi relatar o uso das restaurações semi-diretas (RSD) associadas a cimento autoadesivo (Set PP-SDI) no tratamento de cavidades profundas, em dentina, em pacientes com Hipomineralização do Molar Incisivo (HMI). Após a aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa (5.043.146), 4 pacientes entre 9 e 20 anos, com lesões amplas de HMI, hipersensibilidade, sem comprometimento endodôntico e primeiros molares superiores homólogos foram selecionados. No atendimento inicial avaliou-se a sensibilidade dolorosa por meio de Escala Visual Analógica (EVA), sendo observada dois pacientes com grau moderado e dois com grau intenso de dor. Todos foram anestesiados, isolados e tiveram preparo cavitário conservador, suficiente para os padrões das RSD, com paredes divergentes, ângulos internos arredondados e remoção de dentina infectada. O preparo foi moldado (Hydrogum) e vasado com Die Silicone (VOCO). Nos modelos foram preparadas as restaurações SD em resina composta (Filtek TM Z350XT) e cimentadas com Set PP. Os pacientes foram acompanhados após 30 dias e após 6 meses sob os critérios do FDI e EVA.

Concluiu-se que as SD, associadas a cimento autoadesivo dual, sem uso de adesivo ou condicionamento ácido, possibilitam sessões curtas, resultados estéticos e funcionais duradouros em dentes hipomineralizados, além de redução de sensibilidade dolorosa.

PR0483 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Desenvolvimento e caracterização de resina composta aditivada com nanopartículas de sílica carregadas com própolis vermelha de Alagoas
Leite IF, Oliveira LFAM, Vitti RP, Porto ICCM, Nascimento TG, Fonseca EJS, Ferreira SMS, Oliveira JMS
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver uma resina composta aditivada com nanopartículas de sílica carregadas com própolis vermelha de Alagoas (PVA). O extrato da PVA foi obtido por maceração e submetido à cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), determinação de flavonoides (FLT), fenóis totais (FET) e atividade antioxidante (AOX). Nanopartículas de sílica carregadas com 15% de PVA (MCM-41/Pr) foram obtidas em um estudo prévio e incorporadas à resina comercial (RC), Filtek Bulk Fill Flow (3M/ESPE), resultando na formulação enriquecida: RNP25. Foram determinadas as concentrações inibitória e bactericida mínimas (CIM e CBM) para MCM-41/Pr contra Streptococcus mutans CCT 3440. RC e RNP25 foram caracterizadas quanto a resistência flexural (RF), microdureza Knoop (MK), profundidade de cura (PC), rugosidade superficial (RS) e atividade antibacteriana (AA) por contato direto. Foram identificados 7 marcadores da PVA: daidzeína, liquiritigenina, pinobanksina, isoliquiritigenina, formononetina, pinocembrina e biochanina A. PVA apresentou AOX IC50 de 7,6 μg/mL, FLT de 5,3 % e FET de 12,9 %. As MCM-41/Pr apresentaram CIM e CBM de 250 μg/mL. RNP25 apresentou PC de 3,51 mm, RF de 80,98 MPa, MK de 40,4 KHN e RS de 5,47 nm. AA de RNP25 foi de 39,8 % (± 10,2; p < 0,05) de inibição frente ao S. mutans após 1 hora, enquanto RC foi igual ao controle de células (p > 0,05).

A caracterização da PVA é fundamental para o desenvolvimento de produtos derivados. Neste estudo a RNP25 atende aos parâmetros preconizados pela ISO 4049, sendo um material promissor para uso na odontologia restauradora.

PR0473 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Resistência ao cisalhamento de cimentos de ionômero de vidro tipo I modificados com grafeno
Dias MO, Martins SP, Monteiro CMG, Silva RR, Menezes LR, Pintor AVB, Pithon MM, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência ao cisalhamento de cimentos de ionômero de vidro (CIVs) para cimentação Vidrion C® (VC), GC GL® (GCGL) e GC Plus® (GCP) com incorporação de grafeno (Gr) em diferentes concentrações (Gr E%, Gr F%, p/p - sigilo de patente), comparados aos seus controles (CIVs sem Gr).  Um total de 120 dentes bovinos tiveram as faces vestibulares polidas na politriz (#100, #220, #400) para padronização da superfície de colagem. Na sequência, foram aleatoriamente alocados em 9 grupos. Bráquetes com base de 3,8x2,7 mm foram colados, e as amostras armazenadas à 5°C e 90% de umidade por 24h. Avaliou-se a resistência ao cisalhamento com carga de 50gf e velocidade por 1 mm/min em máquina de ensaios universais (EMIC). Os dados de média e desvio-padrão foram tabulados e analisados estatisticamente no software Jamovi®2.2.5 (p<0,05). Na análise para o grupo VC, a incorporação F% (0,82 ± 0,27) apresentou resultado inferior ao controle (3,08 ± 0,83) (p<0,05), enquanto E% (2,11 ± 2,09) mostrou resistência ao cisalhamento semelhante (p>0,05).  Da mesma forma, em relação à GCGL (11,6 ± 4,21), a incorporação F% (3,22 ± 1,08) foi inferior (p<0,05), enquanto E% (4,32 ± 1,76) foi similar (p>0,05). Para o grupo GCP (5,05 ± 0,94) as incorporações F% (6,82 ± 1,80) e E% (3,61 ± 1,90) mostraram resultados semelhantes ao controle (p>0,05), embora o F% tenha sido superior à E% (p<0,05).

Concluiu-se que incorporações de grafeno alteraram a resistência ao cisalhamento dos CIVs, com menor efeito em GC Plus®.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/202.037/2021  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/201.175/2021)
PR0477 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 15h30 - 17h30 - Sala: 5

Ação de enxaguatórios bucais com e sem álcool sobre a rugosidade superficial de resinas compostas
Silva RAG, Marques MP, Santos WI, Almeida ABMS, Cavalcanti JVWN, Rodrigues RF, Fragoso LSM, Romão DA
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As resinas compostas podem sofrer desgastes pelo uso de produtos de higiene bucal. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar, in vitro, o efeito de enxaguatórios bucais com e sem álcool na rugosidade superficial de resinas compostas microhíbrida e nanoparticulada. Para isto, foram confeccionados 40 corpos de prova de resina compostas microhíbrida Filtek Z250 XT e 40 com resina nanoparticulada Filtek utilizando matrizes de teflon individualizadas. Posteriormente, as amostras de cada resina foram divididas aleatoriamente em quatro subgrupos (n=10) de acordo com os seguintes enxaguantes: Colgate® Plax Classic, Colgate® Plax Kids, Listerine® Cool Mint Zero álcool e Listerine® Cool Mint. As amostras foram imersas em 20ml de cada enxaguante, por 12 horas (equivalente a um ano de uso diário por 2 min) e avaliados por rugosidade superficial inicialmente e após os tratamentos. Os corpos de prova foram armazenados em água destilada até a realização da leitura final no rugosímetro. Os dados foram submetidos ao teste de normalidade e posteriormente ao Teste de Friedman. Os resultados apontaram que apesar da diferença entre o tamanho das partículas de carga das resinas não houve diferenças de rugosidade entre elas.

Os enxaguantes bucais com e sem álcool não interferiram na rugosidade superficial das resinas compostas microhíbrida Filtek Z250 XT e nanoparticulada Filtek Z350 XT.