Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0418 a PR0428 ]
 11 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 11


PR0418 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 3

Avaliação da sorção, solubilidade e microdureza Knoop de materiais resinosos utilizados para a cimentação de laminados cerâmicos
Schirm JA, Castro AS, Pacheco RR, Alves LJ, Lima ILA, Manzi FR, Miranda DA
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As boas propriedades físico-mecânicas dos materiais utilizados na cimentação de laminados facilitam a escolha pelo cirurgião-dentista. Desta forma, avaliou-se a sorção (Sp), a solubilidade (Sl) e a microdureza Knoop (KHN) de 4 materiais resinosos fotopolimerizáveis utilizados para cimentação de laminados cerâmicos. Corpos de prova foram confeccionadas com a resina Filtek Supreme Flow, Resina composta Z100 pré-aquecida a 69o C, cimento resinoso RelyX Veener e Filtek Bulk Fill Flow, todos na cor A1 (n=10). Os materiais foram inseridos em uma matriz de teflon e fotoativados por 20 segundos, com a interposição de um disco de cerâmica reforçada por dissilicato de lítio. O teste de KHN foi realizado pelo microdurômetro com carga de 0,5Kg por 10s. Para os testes de Sp e Sl, as amostras foram pesadas inicialmente (m1), imersas em água destilada (H2O) por 7 dias (m2), armazenadas em estufa a 37oC e, em seguida, colocadas em um dissecador de vidro, contendo sílica até que as massas se estabilizem (m3). Os dados de Sp e Sl foram submetidos aos testes de Kruskal Wallis e Dunn e pode-se observar que a Sp foi significativamente maior para a Filtek Flowable do que a resina Z100 (p<;0,05). Em relação à Sl, não houve diferença entre os materiais testados (p=0,0688). Os dados de KHN foram submetidos a ANOVA e teste de Tukey e mostraram que a todos os materiais diferiram entre si, sendo que as maiores taxas de dureza foram obtidas pela resina Z100 pré-aquecida.

As resinas pré-aquecidas demonstraram excelentes resultados em relação aos testes de KHN, Sp e Sl, quando compradas aos demais materiais.