Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0395 a PR0405 ]
 11 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 11


PR0399 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 13h30 - 15h15 - Sala: 2

Propriedades físico-mecânicas e microbiológicas de resina impressa e termopolimerizável para fabricação de dispositivos interoclusais
Lopez VP, Teixeira ABV, Marinho VT, Botelho AL, Ferreira I, Valente MLC, Reis AC
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Resinas para manufatura aditiva se difundem em consultórios odontológicos e desafiam o padrão de confecção de dispositivos oclusais. O estudo tem por objetivo a avaliação da microdureza, resistência à flexão e módulo de elasticidade, rugosidade superficial e adesão microbiana em resina para impressão 3D (tridimensional) em comparação com a resina acrílica termopolimerizável para confecção de dispositivos interoclusais. Os ensaios de resistência à flexão e módulo de elasticidade (n=10) foram realizados por meio do ensaio de flexão em 3 pontos em máquina universal de ensaios; a microdureza do tipo Knoop (n=10), em um microdurômetro com carga de 25 gf por 20 segundos em 3 pontos distintos da amostra. Para avaliação da rugosidade superficial (n=10) utilizou-se um microscópio confocal a laser 3D em objetiva de 5X. Para avaliação da adesão microbiana (n=9) de Candida albicans e Streptococcus mutans, foi realizada contagem de Unidades Formadoras de Colônia por mililitro (UFC/mL) e avaliação da atividade metabólica. A resina termopolimerizável apresentou melhores resultados de resistência à flexão e módulo de elasticidade do que a resina impressa (p<0,05), que por sua vez, apresentou maior microdureza, menor adesão microbiana e atividade metabólica de C. albicans (p<0,05). Não houve diferença entre as resinas na adesão e atividade metabólica de S. mutans e na rugosidade superficial (p>0,05).

Conclui-se que a resina termopolimerizável apresenta maior resistência mecânica à flexão e rigidez, já a resina impressa apresenta maior dureza e menor adesão microbiana.