Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0342 a PR0351 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PR0345 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Análise temporal da evolução dos serviços ortodônticos no âmbito do Sistema Único de Saúde
Silva DT, Ávila NF, Bulgareli JV, Herval AM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou analisar a evolução da oferta de procedimentos ortodônticos a partir da inclusão formal da Ortodontia no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi realizado estudo observacional transversal com base dos dados secundários coletados do Departamento de Informática do Ministério da Saúde, abrangendo o período de 2011 a 2019. Foram realizadas análises descritivas e teste de Wilcoxon com a produção de 201 municípios brasileiros. Observou-se que a maior parte dos municípios que ofertam serviços ortodônticos (n = 132; 65,67%) já realizavam esses procedimentos previamente a inclusão formal da ortodontia no SUS, sendo que apenas a Região Nordeste apresentou uma expansão consistente de municípios ofertantes desses procedimentos no período analisado. Aumentos estatisticamente significativos do volume de procedimentos ortodônticos foram observados de 2012 a 2015, caracterizando uma expansão inicial da oferta. Diferenças significantes não foram observadas em 2011 e de 2016 a 2019.

A inclusão da Ortodontia no serviço público de saúde não representou uma expansão consistente da especialidade entre os municípios brasileiros, o que pode estar relacionado a falta de incentivo para essa ampliação. Por outro lado, os primeiros anos analisados demonstraram que houve um incremento do volume de procedimentos realizados, o que estabilizou nos anos seguintes.

PR0346 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Revisão de escopo sobre a população LGBTQIAP+ na literatura odontológica
Diniz TC, Silva EMM, Félix TR, Zina LG, Drummond AMA, Mattos FF
Departamento de Odontologia - OSP UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Profissionais de saúde bucal devem fundamentar na literatura científica seus conhecimentos sobre sexualidade, identidade de gênero, necessidades em saúde geral e bucal e disparidades de tratamento entre pessoas LGBTQIAP+. Essa revisão de escopo retratou o estágio atual da literatura científica indexada sobre a saúde bucal dessa população. Na busca, utilizou-se combinações de descritores, em dois blocos: pessoas LGBTQIAP+ e saúde bucal. A literatura internacional foi acessada por meio do PUBMED, Web of Science, Embase, Lilacs e Scopus, sem restrições de idioma ou data. Os registros foram selecionados e avaliados por dois revisores independentes, sob supervisão de três revisores seniores. Os critérios de inclusão resultaram em 189 artigos elegíveis. Desde o primeiro em 1974, o número de estudos aumentou ao longo das décadas, chegando a 67 (35.4%) em 2010-2019. As populações mais estudadas foram a norte-americana (42.9%) e a europeia (19.0%) e o idioma de publicação mais frequente foi o inglês (99.0%). Predominaram os periódicos médicos (57.7%) e odontológicos (20.1%). Houve 38 (20.1%) artigos em acesso aberto. Os estudos transversais foram mais frequentes (65.1%), seguidos dos de coorte (11.1%). A manifestação oral das infecções sexualmente transmissíveis foi o tema mais abordado (58.7%).

A literatura científica sobre a saúde bucal de pessoas LGBTQIAP+ é restrita quanto às populações estudadas, nível de evidência científica e disponibilidade. É preciso estimular maior diversidade temática dos artigos sobre pessoas LGBTQIAP+.

PR0347 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

E-book Carreiras na Odontologia: ferramenta de orientação para o mercado de trabalho
Wanderley ML, Silveira CO, Tavares TSC, Nunes EFXA, Matos MWS, Ferreira LDO, Celestino-Júnior AF, Rodrigues PA
Dentística UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi produzir um material instrutivo para estudantes de graduação em odontologia sobre as oportunidades da profissão no mercado de trabalho. Foi elaborado um e-book pela facilidade de acesso e possibilidade de uso por meio de dispositivos móveis (tablets e smartphones); custo reduzido, pois dispensa a impressão; facilidade atualização de dados e de estabelecer links com páginas da web. Foram consultados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Organização Mundial da Saúde (OMS), Site Nacional de Empregos (SINE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Para gerar mais empatia dos usuários foram utilizados assistentes virtuais, em forma de avatar, que abordaram os seguintes conteúdos: estatística de profissionais atuantes no Brasil e na Região Norte; as especialidades odontológicas; especialidades com menor registro de profissionais no Brasil; oportunidades de trabalho na iniciativa pública, privada e no terceiro setor; média salarial por especialidade; importância da educação continuada; características que destacam um profissional; Após a diagramação procedeu-se o registro no ISBN (Internacional Standard Book Number).

A importância da elaboração deste conteúdo está no seu potencial de orientar discentes, diminuindo o grau de ansiedade sobre as oportunidades de postos de trabalho e assim, ampliar a visão dos acadêmicos quanto a escolha das atividades a seguir após a graduação.

PR0348 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem na vigilância do câncer bucal na Saúde da Família
Zure NSB, Gontijo LPT, Elias MA, Herval AM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo buscou compreender o uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem na capacitação profissional e educação sobre o câncer bucal em comunidades rurais. Desenvolveu-se um estudo com aporte da Pesquisa-Ação em três etapas: 1) identificação do perfil socioprofissional, demográfico e interação com câncer bucal, 2) formação dos profissionais das equipes de Saúde Bucal da Família com metodologias ativas; e 3) realização de atividade de educação em saúde com a comunidade rural. O material produzido foi analisado por meio da Análise Temática de Conteúdo com referencial teórico do pensamento construtivista das metodologias ativas. Participaram do estudo 44 profissionais de saúde e 10 usuários da Saúde da Família da zona rural de um município mineiro. Os trabalhadores eram principalmente mulheres, entre 20 e 59 anos de idade, com menos de 10 anos de trabalho na rede pública de saúde, que relataram conhecimento básico do câncer bucal e abordagem infrequente sobre a temática. Foram elaboradas categorias relacionadas aos elementos fundantes das metodologias ativas: 1) Valorização das comunidades de aprendizagem; 2) Espaços para a reflexão crítica; 3) Respeito ao educando (profissional ou paciente); 4) Protagonismo e autonomia do educando; e (5) Aprendizagem significativa.

O emprego das metodologias ativas possibilitou reconhecer recursos educacionais (estratégias, técnicas e tecnologias) e difundir o conhecimento pela sensibilização e problematização a respeito do tema, demonstrando potencial para ações de vigilância do câncer bucal.

PR0349 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Programa de desenvolvimento de destreza manual: percepção de estudantes de odontologia
Hallak JC, Silveira FL, Neves TC, Pazos JM, Garcia PPNS
Odontologia Social UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou, de forma qualitativa, a percepção de estudantes de Odontologia sobre um programa de desenvolvimento de destreza manual aplicado previamente ao treinamento pré-clínico. Para isso foram selecionados estudantes do 2º ano do curso de graduação da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP (N=64). O programa consistiu em 8 sessões de treinamento com exercícios para desenvolver a destreza manual no trabalho com visão direta e indireta. O instrumento utilizado para avaliar a percepção dos estudantes foi um questionário. A análise dos dados baseou-se na técnica quali-quantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC. Para todos os estudantes avaliados (100,0%) o programa colaborou com o desenvolvimento de sua destreza manual percebido como maior controle/firmeza das mãos (65,5%), maior confiança e segurança (50,0%) e maior percepção visual e de profundidade (17,2%). Os principais pontos positivos relatados foram o contato com os motores e atividades práticas antes do treinamento pré-clínico (39,1%) e o aumento da confiança/segurança (21,9%) e os pontos negativos foram sessões cansativas e longas (7,8%) e a curta duração do programa (6,3%). O medo e a insegurança foram os principais sentimentos relatados (60,9%) no início do treinamento com o micromotor. A maior parte dos estudantes (98,9%) percebeu que houve diferença na utilização do micromotor entre o pré-treinamento e o pós-treinamento.

Concluiu-se que o programa de desenvolvimento de destreza manual proposto foi percebido positivamente pelos estudantes avaliados.

(Apoio: CNPq  N° #594)
PR0350 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Associação entre configurações dentárias reduzidas e desfechos em saúde: uma revisão de escopo
Campos FL, Rodrigues LG, Campos JR, Rhodes GAC, Morais GF, Chalub LLFH, Ferreira RC
Saúde Coletiva CIÊNCIAS MÉDICAS DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Mapearam-se as definições de configurações dentárias reduzidas (exposição) e os desfechos em saúde em estudos de associação, com busca nas bases PubMed/Medline, Scopus, Web of Science e Scielo. Os desfechos em saúde foram clínicos (de acordo com a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde e Classificação Internacional de Doenças), centrados na pessoa referentes à saúde geral e bucal, dieta e mortalidade. Configurações dentárias reduzidas basearam-se na contagem (> 20/21) ou na posição dos dentes (estética, oclusão dentária) ou outras definições. 400 estudos foram incluídos, sendo maior parte de desenho transversal (n=237) e amostragem não-probabilística (n= 204). Saúde geral (n=186) e bucal (n=192) foram desfechos com número semelhante de estudos. Desfechos de saúde geral foram na maioria clínicos(n=169), sendo doenças endócrinas, nutricionais ou metabólicas (n=55) e as funções mentais (n=22) mais frequentes. A maioria das medidas centradas na pessoa (n=144) foram referentes à saúde bucal, maior parte qualidade de vida relacionada à saúde bucal (n=60). Desfechos clínicos de saúde bucal foram mais frequentemente referentes às funções de ingestão (n=42) e doenças do complexo orofacial (n=23). Padrões de dieta (n=39) e mortalidade (n=34) foram estudados. Configurações reduzidas baseadas no número de dentes foram as mais adotadas(n=181).

As pesquisas têm adotado majoritariamente desfechos de saúde geral clínicos e de saúde bucal centrados na pessoa para avaliar as associações com configurações dentárias reduzidas.

PR0351 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Sistema de Pré-Triagem Odontológico: design e desenvolvimento
Melo TS, Pacheco GA, Teixeira MKS, Telles DM, Figueiredo K, Souza MIC
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A dificuldade de acesso ao tratamento odontológico ainda é um desafio no Brasil. No contexto da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FOUERJ), identificou-se dois problemas centrais durante o acesso dos pacientes aos serviços oferecidos. O primeiro é a triagem por livre demanda e o segundo é o gasto de tempo e recurso financeiro bilateral. Para melhorar o atendimento à demanda espontânea de indivíduos que procuram a FOUERJ foi desenvolvido e testado o Sistema de Pré-Triagem Odontológico (STO), visando a avaliação inicial desses pacientes por um cirurgião-dentista à distância. A ferramenta foi criada por uma equipe multiprofissional, composta por profissionais de Odontologia, design e ciência de dados. Na elaboração dois aspectos foram priorizados: fácil acesso, sendo o sistema responsivo capaz de se adaptar aos diferentes dispositivos, e compreensão, adequando a linguagem técnica para leigo. Foi utilizado o modelo de Design Centrado no Usuário ao logo do processo, o JavaScript para a construção do código e o Cascading Style Sheets (CSS) na elaboração do design (aparência). Além disso, foram empregados frameworks como React e Express.js, que funcionam como peças de quebra cabeça na estruturação de um sistema. O React trabalha como uma biblioteca e facilita a exibição dos elementos gráficos na tela e o Express.js organiza as telas.

O STO se mostrou uma alternativa viável para o recebimento remoto de informações iniciais e pode ser útil no atendimento à demanda espontânea, reduzindo deslocamentos desnecessários e economizando dinheiro.

PR0343 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Avaliação da Educação Interprofissional em saúde utilizando grupos focais
Menezes CC, Rangel AS, Barros MCM
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a percepção da educação interprofissional (EIP) entre docentes de uma universidade pública brasileira. Professores de Medicina, Odontologia e Enfermagem foram convidados a participar de um grupo focal on-line síncrono explorando disciplinas acadêmicas comuns, estágios interprofissionais/projetos de pesquisa, atenção aos determinantes sociais nos planos de tratamento e prática colaborativa durante a pandemia de COVID-19. Uma abordagem descritiva interpretativa foi usada para analisar os dados de quatro grupos focais (n=10). Pelo conhecimento dos participantes, não havia disciplinas comuns entre os cursos de graduação dos diferentes programas de saúde. Os projetos de extensão com abordagem interprofissional foram iniciativas individuais dos professores. Alguns projetos de pesquisa apresentaram uma abordagem interprofissional. Os professores perceberam que os alunos estavam preparados para considerar os determinantes sociais nos planos de tratamento. Houve poucas práticas colaborativas durante a pandemia de COVID-19. No geral, nossos resultados mostraram a necessidade de diretrizes de EIP para programas acadêmicos de saúde para melhor atender a população brasileira.

No geral, nossos resultados mostraram a necessidade de diretrizes de EIP para programas acadêmicos de saúde para melhor atender a população brasileira.

PR0342 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Universidade pública interiorana: Acesso de estudantes de odontologia residentes nas circunjacências
Oliveira ACM, Silva BL, Sobral MIB, Sousa HV, Marinho SA
Ciências, Saúde e Tecnologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi verificar a procedência dos estudantes matriculados no Curso de Odontologia de uma universidade estadual interiorana da região nordeste, localizada no estado da Paraíba. Um questionário estruturado foi aplicado, de modo que os estudantes do primeiro ao décimo períodos do Curso de Odontologia assinalaram sua procedência. As cidades foram divididas por regiões e por estados, e as distâncias das cidades da região Nordeste foram buscadas através do Google Maps, considerando o menor percurso (por carro) dentre as opções. Não foram contabilizadas distâncias das cidades que não pertenciam à região Nordeste. Um total de 192 estudantes maiores de idade participou do estudo, sendo a análise dos dados realizada por meio de estatística descritiva. Foi verificado que a grande maioria dos estudantes era procedente da região Nordeste, principalmente do estado da Paraíba (n=119), seguido pelo estado de Pernambuco (n=). As cidades paraibanas mais prevalentes de proveniência dos estudantes foram: Campina Grande (n=27; 100km), João Pessoa (n=11; 159Km), Bananeiras (n=8; 35,8km) e Araruna (n=6), onde se localiza o Curso de Odontologia. Guarabira (66,5km), Cuité (60km) e Solânea (45km), foram cidades paraibanas de procedência de seis estudantes cada.

Foi observado que a grande maioria dos estudantes do Curso foi procedente do estado da Paraíba e das circunjacências da sede da Faculdade de Odontologia. Nenhum estudante foi procedente da região Sul do país.

PR0344 - Painel Iniciante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 17

Representatividade feminina em artigos mais citados em odontologia - Houve alguma mudança ao longo das décadas?
Moreno LB, Van-De-sande FH, Franco MC, Montagner AF
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo observacional transversal avaliou diferenças no gênero dos primeiros e últimos autores nos estudos mais citados em Odontologia nas últimas 4 décadas. Foram obtidos através de busca eletrônica dos artigos mais citados da área odontológica por década (n total = 400). Eleitos os 100 estudos mais citados em cada década (D1: 1980 - 1989, D2: 1990 - 1999, D3: 2000 - 2009, e D4: 2010-2019), com qualquer delineamento em odontologia. O gênero dos autores foi determinado associando os primeiros nomes à probabilidade de ser de homem ou mulher, usando a base Genderize. A avaliação comparativa da distribuição de gênero foi realizada com o teste qui quadrado, e a comparação das médias de citação entre os gêneros com o teste T de Student. Do total de primeiros autores 335 (83,8%) são homens e 65 (16,3%) mulheres; e na última posição, 347 (86,8%) são homens e 53 (13,3%) mulheres. Houve diferença estatistica no gênero do último autor (p=0,010), com aumento de mulheres, de 6% para 22% entre as últimas décadas. Na distribuição de gênero do primeiro autor não houve diferenças ao longo das décadas (p=0,440). Não houve diferença na média de citações entre artigos publicados por homens (468,7 ±276,6) ou mulheres (462,1 ±325,4), como primeiro (p=0,864) ou como último autor (p=0,440).

Resultados apontam que uma grande porcentagem dos estudos mais citados em odontologia são liderados por homens e que essa tendência não apresenta grandes modificações ao longo dos anos, apenas para a posição de última autoria observou-se um aumento na representatividade feminina ao longo das últimas décadas