Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0322 a PR0331 ]
 9 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 9


PR0322 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

A saúde bucal da criança e do adolescente autista: uma revisão de escopo
Miranda ML, Miranda VEVL, Colares V, Menezes VA
Departamento de Odontopediatria UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi mapear a produção científica relacionada à saúde bucal de crianças e adolescentes autistas e fornecer informações sobre os principais tópicos estudados, identificar as lacunas na área de pesquisa, a forma de condução desses estudos e sua distribuição global.Este estudo consisiu em uma revisão de escopo usando itens da declaração PRISMA para revisões de escopo (PRISMA-ScR). A estratégia de busca foi realizada na base de dados MEDLINE via Pubmed sem restrições quanto ao ano de publicação ou idioma. A questão de pesquisa foi desenvolvida com base na metodologia População, Conceito, Contexto (PCC). A População foi crianças e adolescentes autistas, o Conceito e Contexto foram saúde bucal e atendimento odontológico. Todos os tipos de estudos primários sobre crianças e adolescentes autistas relacionados à saúde bucal ou atendimento odontológico foram considerados. 125 artigos foram incluídos na presente revisão de acordo com os critérios de inclusão. Os principais tópicos de saúde bucal estudados foram orientação comportamental, seguido de higiene bucal, cárie e doença periodontal. Enquanto o tópico menos estudados nas publicações científicas, foi relacionado ao uso de sedativos ou necessidade de anestesia geral para atendimento odontológico de crianças autistas.

A principal preocupação dos pesquisadores da área está relacionada ao desafio desse público para o tratamento bucal. Nesse sentido, é importante estabelecer estratégias facilitadoras na prática odontológica para auxiliar o tratamento de pacientes autistas.

PR0324 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Saúde bucal de pacientes que sofrem com transtornos mentais: uma revisão de escopo
Miranda VEVL, Colares V, Miranda ML, Barros KCF, Menezes VA
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi realizado um mapeamento da produção científica mais atual com o objetivo de avaliar as publicações presentes na literatura sobre a condição de saúde bucal de pacientes que sofrem com transtornos mentais. Este estudo consistiu em uma revisão de escopo usando itens da declaração PRISMA para revisões de escopo (PRISMA-ScR). A estratégia de busca foi realizada na base de dados MEDLINE via Pubmed sem restrições quanto ao ano de publicação ou idioma. A questão de pesquisa foi desenvolvida com base na metodologia População, Conceito, Contexto (PCC). A população foi considerada adolescentes e adultos, o conceito foi a condição de saúde bucal e o contexto foi a presença de transtornos mentais. 79 artigos foram incluídos na presente revisão de acordo com os critérios de inclusão e estudos que não associaram os dois fatores: saúde bucal e presença de algum tipo de transtorno mental foram excluídos. Os dados foram categorizados por ano de publicação, faixa etária e tamanho da amostra. Os principais tópicos de saúde bucal estudados foram: cárie, doença periodontal e bruxismo.

Com base nos achados é possível concluir que pode existir uma íntima relação entre a presença de um diagnóstico de transtornos mentais e o desenvolvimento de doenças orais. Com isso, destaca-se a necessidade de estratégias facilitadoras que foquem no paciente psiquiátrico e na necessidade de um olhar multidisciplinar especialmente voltado para o grande desafio que é a conscientização do auto cuidado e da manutenção de condições equilibradas de saúde bucal.

PR0327 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Criação e validação de aplicativo móvel para acompanhamento de protocolo fotobiomodulador
Veras SRA, Silva BYB, Barbosa MGL, Silveira FMM, Mello MJG, Lins MM, Carvalho LR, Godoy GP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou criar e validar um aplicativo móvel para facilitar o acompanhamento, pelos cirurgiões dentistas, da terapia de fotobiomodulação de pacientes oncológicos pediátricos. Estudo exploratório de desenvolvimento metodológico de um aplicativo móvel submetido à validação semântica, de aparência e de conteúdo em 3 etapas: 1. Desenvolvimento de aplicativo móvel; 2. Validação do aplicativo móvel por especialistas, utilizando o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) para análise de conteúdo; 3. Validação do aplicativo móvel por especialistas utilizando o System Usability Scale (SUS) para análise da usabilidade. O aplicativo foi criado para oferecer ao profissional espaços para marcar consultas, fazer anotações sobre a classificação da mucosite, disposição e saúde geral do paciente e gerar um gráfico de frequência.As informações contidas no aplicativo na fase de teste, bem como sua usabilidade, foram validadas por profissionais, sendo a maioria mulheres (93,1%). Em todos os itens avaliados pelo IVCES, houve porcentagem de concordância maior que 80%. Em relação à usabilidade pelo SUS, o escore total médio foi 79,5 ± 14,5, o que é considerado excelente.

Foi projetado, desenvolvido e testado um protótipo de aplicativo móvel utilizável e funcional direcionado para a equipe de saúde, oferecendo as funções de agendamento e acompanhamento de pacientes durante o tratamento fotobiomodulador. Espera-se que o aplicativo contribua com a diminuição da evasão de tratamento entre os pacientes e a melhor comunicação entre a equipe.

PR0328 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Desempenho da Publicação e Tendências na Pesquisa de Desgaste Dentário Erosivo: Uma Análise Bibliométrica
Clementino LC, Ho Y, Pereira TS, Rocha AO, Cardoso M, Paiva SM, Martins-Júnior PA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A bibliometria é considerada uma área da ciência que utiliza métodos para analisar o perfil científico e o desempenho da pesquisa. Este estudo bibliométrico analisou o desempenho das publicações e as tendências na pesquisas relacionadas ao desgaste dentário erosivo. A busca foi realizada na Web of Science Core Collection, em Março de 2023, utilizando-se uma chave de busca contendo palavras-chave específicas sobre o tema. Um total de 1.973 documentos foi encontrado e, após a inclusão de filtros, 1.311 artigos científicos foram avaliados usando indicadores de citação e publicação. O artigo mais antigo foi publicado em 1992 e o artigo mais citado, publicado em 2005, recebeu 1.327 citações. Journal of Dentistry apresentou o maior número de artigos (n=149), seguido d Caries Research (n=142). O Brasil foi o país mais produtivo (n=318), apresentando também a instituição com maior número de publicações (Universidade de São Paulo, n=188). Os 1.311 artigos foram publicados por autores de 72 países, sendo que 971 artigos (74%) continham apenas autores de um mesmo país. Lussi A foi o autor mais produtivo (n=77), seguido de Buzalaf MAR (n=66). As palavras-chave mais frequentes foram esmalte (n=184), fluoreto (n=111) e saliva (n=70), enquanto dentina, prevalência e desmineralização se tornaram populares na última década.

Esse estudo permitiu uma aprofundada análise quali-quantitativa desse campo de pesquisa muito promissor.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMIG)
PR0326 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Hipomineralização de Segundos Molares Decíduos (HSMD) é preditivo de Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI)?
Gomes APM, Rezende KMPC, Gomes AMM, Sarmento LC
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo: Verificar dados disponíveis na literatura sobre fatores etiológicos, características clinicas e associação da Hipomineralização de Segundos Molares Decíduos (HSMD), e Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) que afeta molares permanentes podendo acometer ou não incisivos. Metodologia: Foi realizado uma Revisão Integrativa da Literatura nas bases de dados: PubMed, SciELO, LILACS, BBO e MEDLINE, Decs "Dental Enamel Hypoplasia", "Molar Incisor Hypomineralization", "Children", Deciduous, Primary, "MIH" "HSMD", de 2012-2022. Resultados: Quatorze estudos foram selecionados. A etiologia da HSMD período perinatal foram baixo peso ao nascer, prematuridade, complicações no parto e necessidade de incubadora. Ausência de amamentação, uso de antibióticos, febre e asma infantil são fatores pós-natais. O tabagismo e a hipertensão materna também estão associados a maiores chances desta alteração. A asma está estreitamente relacionada com defeito de esmalte em dentes decíduos e permanentes. As crianças com HSMD têm maior risco de desenvolver HMI porque o segundo molar decíduo e o primeiro molar permanente têm um período semelhante de desenvolvimento e mineralização. Se um fator de risco ocorreu durante este período de sobreposição, a hipomineralização pode ocorrer simultaneamente na dentição decídua e permanente.

Estudos de prevalência, fatores etiológicos em HSMD/HMI precisam ser realizados de forma padronizada com relação a faixa etária, tamanho da amostra, método utilizado e calibração do método para obter uma informação mais precisa.

PR0325 - Painel Iniciante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Efeito antimicrobiano e citotóxico de dentifrícios à base de fluoreto de sódio, fluoreto de amina, citrato de zinco, arginina e clorexidina
Amancio BH, Pires JR, Cassiano AFB, Jeremias F, Faria G
Endodontia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar a ação antimicrobiana e a citotoxicidade de dentifrícios à base de fluoreto de sódio, fluoreto de amina, citrato de zinco, arginina e clorexidina. Foram avaliados os dentifrícios: Kin Cariax Gengival® (KCG), Colgate Periograd® (CP), Colgate Sensitive Pró-Alívio Imediato® (CSPI), Curaprox Enzycal 1450® (CE), Elmex Anticaries® (EA). Para a análise de citotoxicidade foram utilizadas culturas de queratinócitos bucais humanos de linhagem imortalizada NOK-SI, a viabilidade celular foi avaliada por meio dos ensaios de metil-tiazol-tetrazólio (MTT) e de vermelho neutro (VN). Para a análise antimicrobiana foi realizado o teste de formação de halo de inibição em ágar para os microrganismos (MO): S. mutans, S. aureus e C. albicans. Para ambas as análises, os testes ANOVA e Tukey foram aplicados (α=0,05). Os ensaios de MTT e VN mostraram que o dentifrício KCG não apresentou citotoxicidade, o dentifrício EA foi menos citotóxico que CE (p<0,05), e ambas apresentaram menor citotoxicidade que CSPI e CP (p<0,05), estes dois últimos apresentaram maior citotoxicidade que os demais dentifrícios avaliados (p<0,05), exceto na maior diluição (1:64), na qual a CSPI não apresentou citotoxicidade. Os dentifrícios CP, CSPI e KCG apresentaram formação de halo de inibição em todos os microrganismos avaliados, o EA apresentou apenas para S. aureus e o CE não apresentou halo de inibição em nenhum ensaio realizado.

O dentifrício KCG não foi citotóxico às células NOK-SI e apresentou atividade antimicrobiana para todos os microrganismos avaliados.

PR0329 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Problemas respiratórios e diferentes manifestações de bruxismo em crianças: um estudo retrospectivo transversal
Corsi PM, Gonçalves JL, Marubayashi LM, Torres CP, Díaz-Serrano KV, Galo R
Departamento de clínica infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo analisar comparativamente associações entre problemas respiratórios e adenoidectomia com as diferentes manifestações do bruxismo em crianças. Foram analisados dados secundários do banco de dados de um serviço especializado em bruxismo e disfunções temporomandibulares (DTM) em crianças, no período de outubro a novembro de 2022. Dois examinadores treinados realizaram a extração, conferência e organização dos dados. A análise descritiva e comparativa foi realizada com o teste q-quadrado, e o teste de correlação de Pearson foi utilizado para a relação entre as variáveis, ambos ao nível de 5% de significância. A amostra incluiu dados secundários de 259 prontuários de crianças com idade média de 8,6 anos (±7,7), 44% do sexo feminino e 51% do sexo masculino. O bruxismo provável foi diagnosticado em 55% dessas crianças. Foi encontrada correlação positiva entre bruxismo e obstrução nasal (p=0,052) e correlação negativa entre adenoidectomia e ranger de dentes durante a vigília (p=0,002), apertamento durante o sono (p=0,004) e ranger durante o sono (p=0,040).

Os resultados desse estudo mostram que existe associação entre obstrução nasal e ocorrência de bruxismo independente de sua manifestação, enquanto todas as manifestações de bruxismo foram menos frequentes quando relacionadas à adenoidectomia.

PR0330 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

O uso da goma de mascar é eficiente na diminuição da dor ortodôntica? Uma revisão sistemática com metanálise
Cabral EMC, Mendoça BCL, Prosini P, Gomes JML
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A finalidade desta revisão sistemática e metanálise foi analisar a eficácia da goma de mascar comparada ao uso de analgésicos e anti-inflamatórios na diminuição da dor ortodôntica. Esta revisão sistemática foi conduzida de acordo com Guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA). A pergunta condutora do estudo foi: "O uso de analgésicos e anti-inflamatórios é mais eficaz do que métodos não medicamentosos (OU USO DA GOMA DE MASCAR) no controle da dor após a colocação de fios ortodônticos?''. No total foram incluídos 8 artigos, todos ensaios clínicos controlados e randomizados, os quais convergem para a equivalência entre a utilização da goma de mascar e dos métodos medicamentosos, na diminuição da dor ortodôntica. A meta-análise apresentou semelhança entre a goma de mascar e o ibuprofeno quanto a percepção da dor nos períodos de 2 horas, 6 horas, 12 horas , 24 horas e 7 dias. Além disso, dados qualitativos demonstraram que não ocorreu nenhum aumento significativo no número de perda dos bráquetes durante o primeiro dia de tratamento ortodôntico.

Não há diferenças estatisticamente significantes entre a goma de mascar e os fármacos na diminuição da sensibilidade dolorosa ortodôntica no período de pico da dor

PR0331 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 16

Tratamento restaurador com compósito do tipo bulk fill em criança com transtorno do espectro autista: relato de caso
Corrêa MMF, Ferreira RAM, Costa CPS, Casanovas RC, Oliveira KM, Lima TMR, Silva VHAF, Feitosa MAL
Departamento de Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição identificada em indivíduos que apresentam alterações comportamentais, principalmente de convívio social, podendo ser um fator que dificulte o atendimento ao paciente pelos cirurgiões-dentistas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a longevidade de dois métodos restauradores utilizados no atendimento ambulatorial sem sedação em uma criança com TEA. Relato de caso: Estudo de caso realizado em criança de 6 anos de idade portadora de TEA em tratamento odontológico na Unidade de Especialidades Odontológicas "Clínica Sorrir", em São Luís-MA, no período de setembro de 2022 a fevereiro de 2023, com o procedimento restaurador utilizando a resina composta bulk fill e a resina convencional Llis. Os resultados mostraram que a técnica em incremento único com a resina bulk fill apresentou desempenho insatisfatório e inferior em relação à cor, pigmentação marginal, adaptação marginal e cárie secundária, quando comparados com a resina convencional.

A restauração com a técnica de incremento único da resina bulk fill apresentou comportamento clínico e longevidade inferior à técnica incremental da resina composta convencional no tratamento restaurador do paciente com TEA e de comportamento difícil.