Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0312 a PR0321 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PR0312 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Avaliação in vitro do Papacárie Duo® gel associado ao Laser de Diodo de Baixa Potência para Terapia Fotodinâmica antimicrobiana (aTFD)
Mendes RJS, Sousa NM, Paschoal MAB, Lago ADN
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie é uma doença multifatorial, não transmissível. O Papacárie Duo® gel e a terapia fotodinâmica antimicrobiana (aTFD) são opções de tratamento viáveis para remoção de tecido cariado de forma minimamente invasiva. A aTFD consiste na combinação de fonte de luz e fotossensibilizador (FS). Sabendo-se que na composição do Papacárie Duo® há uma porcentagem de azul de toluidina, objetivou-se investigar o potencial antimicrobiano do Papacárie Duo® associado a uma fonte de luz sobre cepas de Streptococcus mutans. A fonte de luz escolhida foi o laser de diodo de baixa potência (λ = 660 nm, E = 3 J, P = 100 mW, t = 30 s). Para qualificação da capacidade antimicrobiana, suspensões planctônicas previamente ajustadas de Streptococcus mutans foram plaqueadas em Ágar Brain Heart Infusion (BHI) para pesquisa de formação de halos de inibição. Os grupos pesquisados foram Azul de metileno (0,005%), Papacárie Duo®, Água destilada (grupo controle negativo), Clorexidina a 2% (grupo controle positivo), Papacárie Duo® + laser e Azul de metileno (0,005%) + laser. Após distribuição nas placas, conforme cada grupo, foram incubadas a 37°C por 48 h em microaerofilia. Os halos formados foram mensurados com paquímetro digital. Os resultados demonstraram que a clorexidina apresentou maior efeito antimicrobiano seguido pelo grupo do Azul de metileno irradiado e Papacárie Duo® irradiado.

Todos os grupos apresentaram potencial antimicrobiano, exceto o grupo controle negativo. Concluiu-se que o Papacárie Duo® apresentou efeito antimicrobiano quando associado ao laser de diodo de baixa potência.

PR0313 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

O grau de desvio de septo interfere nas dimensões das vias aéreas?
Barros DMC, Costa JG, Bittencourt RC, Alencar DS, Mattos CT, Cury-Saramago AA
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da pesquisa foi comparar o volume da nasofaringe, da orofaringe e da área axial mínima de pacientes com diferentes graus de desvio de septo. Para isto foram selecionadas as imagens de tomografia computadorizada cone beam de 42 pacientes, entre 10 e 20 anos, distribuídos igualmente em três grupos: pacientes com desvio de septo não significante (menor que 7 graus), desvio de septo leve (entre 7 e 9 graus) e desvio de septo moderado a severo (maior que 9 graus), com total de 14 indivíduos por grupo. Em seguida, foram realizadas medições do volume da orofaringe, nasofaringe e da área de axial mínima das vias aéreas. Todas as mensurações foram realizadas no software Invivo Dental. Para avaliar a confiabilidade das medidas foi utilizado o teste de correlação intraclasse e o teste one way ANOVA foi o de escolha para comparação entre os grupos. A média do volume da orofaringe, nasofaringe e área axial mínima foi de, respectivamente 11744, 9648 e 175 mm3 para o grupo com desvio de septo não significante; 12523, 6444 e 173 mm3 para desvio de septo leve e 12285, 6954 e 178 mm3 para desvio de septo moderado a severo (p>0,05).

Conclui-se que o grau de desvio de septo mensurado na tomografia não interfere no volume das vias aéreas, consequentemente, não deve ser recomendado como ferramenta indispensável no diagnóstico de pacientes respiradores bucais.

PR0314 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Citotoxicidade e ação antibiofilme de flavonóides isolados ou incorporados em hidrogéis de quitosana para terapia endodôntica
Peres GR, Souza ACA, Duque C, Santos VR, Pereira JA, Chorilli M, Caiaffa KS, Ribeiro TC
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar citocompatibilidade e efeitos de Morina (MO) e Miricetina (MY),em hidrogéis termorreversíveis de quitosana-poloxâmero contendo β-glicerofosfato de sódio (CPG). Atividade antimicrobiana dos compostos avaliada em bactérias em condições planctônicas, em biofilmes biespécies e multiespécies e analisada por contagens bacterianas e microscopia de varredura. Hidrogéis CPG caracterizados por reometria de fluxo e oscilatória, temperatura de gelificação, perfil de textura e análise de bioadesão em dentina. MO, MY e controles ncorporados em hidrogéis CPG e efeito antibiofilme formados em amostras de dentina radicular foi avaliado por microscopia. Efeito de toxicidade dos compostos determinado em cultura de fibroblastos por ensaios de resazurina. MO+MY teve efeito sinérgico ou aditivo contra bactérias orais testadas a partir de concentrações de 0,03 mg/mL MO + 0,06 mg/mL MY e não foram tóxicas para fibroblastos até 0,125mg/mL. MO + MY teve melhor efeito em biofilmes de espécies duplas e multiespécies considerando suas menores concentrações se comparado com os flavonóides sozinhos. Hidrogéis CPG caracterizados como termorreversíveis e com propriedades mecânicas e bioadesivas boas. Hidrogéis CPG com MO+MY+ controle têm efeitos inibitórios parecidos se aplicados em biofilmes multiespécies formados no interior dos túbulos dentinários radiculares por 48h e seus extratos apresentaram citotoxicidade acima de 50% de diluição

Morina e Miricetina incorporada ou não em hidrogéis de CPG tem efeito antibiofilme sobre patógenos orais e baixa citotoxicidade.

(Apoio: FAPESP  N° 2019/16300-0)
PR0315 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Efeito antibacteriano da óleo-resina de Copaifera Officinalis em patógenos de cavidade oral: Resultados preliminares
Gomes TV, Polo AB, Cardoso MM, Oliveira MS, Tomé BV, Apolonio ACM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As óleo-resinas do gênero Copaifera têm mostrado atividades biológicas notáveis, muitas das quais têm sido atribuídas a seus ácidos diterpenóides. Geralmente, associadas a atividades antimicrobiana, anti-inflamatórias, antiproliferativas e cicatrizantes. Sua propriedade antibacteriana é uma das funções mais estudadas nos últimos anos. Assim, o presente teve como objetivo avaliar o efeito antibacteriano da óleo-resina de copaíba (ORC), da espécie Copaifera Officinalis. A propriedade antimicrobiana da ORC foi avaliada através de ensaio de mínima concentração inibitória (MCI) com 17 patógenos orais. Foi encontrada atividade antimicrobiana para 9 espécies de patógenos, nas concentrações que variam de 1000 μg/ml a 31,5 μg/ml.

Pode-se concluir que os ensaios de MCI atestam a satisfatória atividade antimicrobiana da ORC, assim esta pode ser considerada uma potencial fonte de novos e seletivos agentes para tratamento de doenças que acometem a cavidade oral, porém novos estudos são necessários para entender os mecanismos antimicrobianos dos compostos encontrados na ORC.

PR0318 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Avaliação das concentrações de flúor em dentifrícios infantis comercializados na Bolívia
Basi DMC, Sampaio C, Arias TLLF, Hosida TY, Monteiro DR, Delbem ACB, Pessan JP
Departamento de Odontologia Preventiva e UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo teve o objetivo de analisar as concentrações de flúor em dentifrícios fluoretados para uso infantil comercializados na Bolívia. Para tanto, dezessete dentifrícios comerciais foram adquiridos em farmácias, supermercados e centrais de abastecimentos da cidade de La Paz (Bolívia). Em seguida, os dentifrícios tiveram o seu conteúdo de flúor iônico, flúor total e flúor solúvel total analisados por eletrodo íon-seletivo, em conjunto a um eletrodo de referência, acoplados a um potenciômetro, após tamponamento das amostras com TISAB II. Para análise do conteúdo de flúor total, esta ocorreu após extração com HCl 2 M, sob agitação das amostras por 1 h, a 45 ºC. As análises ocorreram em triplicata. Os dados foram analisados de forma descritiva. De uma forma geral, o teor de flúor presente em cada produto é semelhante ao indicado pelo fabricante. No entanto, quatro dentifrícios apresentaram concentrações de flúor inferiores ao indicado pelo fabricante (E, F, K, L), estando mais de 10% abaixo dos valores indicados no rótulo.

Pode-se concluir que, de modo geral, os dentifrícios apresentaram concentrações compatíveis com as indicadas pelo fabricante, embora uma discrepância tenha sido observada para alguns dentifrícios. No entanto, estudos longitudinais são necessários para verificar a viabilidade do conteúdo de flúor no produto a longo prazo, de modo que o seu efeito protetivo não seja afetado.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/16041-1; 2017/17993-3; 2016/17577-7)
PR0319 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Termogênico induz perda óssea alveolar em ratos submetidos a movimentação ortodôntica via ativação da via de sinalização RANK/RANKL/OPG
Fernandes EC, Gurgel GR, Moreno MC, Silveira EJD, Silva JSP, Simplicio H, Araujo AA, Lins RDAU
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de termogênicos no tecido ósseo de ratos submetidos à movimentação ortodôntica. Um total de 38 ratos Wistar machos foram submetidos à movimentação ortodôntica (21 dias) dos primeiros molares superiores permanentes do lado esquerdo. Grupo controle: água e grupos experimentais: termogênico 1 (c4-Beta Pump) e termogênico 2 (PRE-HD). Mudanças dinâmicas na microestrutura do osso alveolar durante a movimentação ortodôntica em ratos foram exploradas empregando microtomografia computadorizada (micro-CT). A análise histopatológica foi realizada pela hematoxilina e eosina (H&E) e a contagem de osteoclastos pela fosfatase ácida resistente ao tartarato. O tecido maxilar foi coletado e avaliado para Receptor ativador de NF-κB/RANK, Receptor ativador de NF-κB ligante/RANKL e Osteoprotegerina/OPG por imuno-histoquímica. O grupo Controle apresentou percentual de volume ósseo (BV/TV%) de 86,84% + 12,91% e o Termogênico 1 de 86,84% + 15,94%. O Termogênico 2 apresentou percentual significativamente menor de BV/TV (68,21% ± 17,70%) em relação aos grupos Controle e Termogênico 1 (p < 0,05). O grupo Controle teve um movimento ortodôntico médio significativamente maior na direção mesial (0,2143 mm + 0,1513 mm) do que o Termogênico 2 (0,0420 mm + 0,05215 mm) (p < 0,05). O Termogênico 2 apresentou escore mediano de 2 pela imunomarcação para RANK/RANKL quando comparado ao grupo Controle (p < 0,05).

Termogênico induz perda óssea alveolar em ratos submetidos a movimentação ortodôntica via ativação da via de sinalização RANK/RANKL.

PR0321 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

The influence of professional oral care on reducing hospital costs for the prevention of VAP in intensive care unit: A systematic review
Quintanilha RMC, Cavalcante IL, Marinho MFP, Pintor AVB, Maia LC, Agostini M, Torres SR
Patologia e Diagnóstico Oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Oral hygiene plays an important role in preventing ventilator-associated pneumonia (VAP) and, consequently, in reducing hospitalization time and costs, but evidence-based economic decision-making is fundamental in health care. The aim of this systematic review was to collect studies that included or changed the professional oral hygiene protocol for the prevention of ventilator-associated pneumonia (VAP) in the intensive care unit (ICU) to assess their financial impact on hospital costs. The PUBMED, WEB OF SCIENCE, Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), EMBASE, SCOPUS and LILACS databases were searched until June 2022 to identify studies on the relationship between hospital costs and oral care for VAP prevention. The search was performed by two independent reviewers. The quality of the economic studies was checked using the Critical Appraisal Checklist for Economic Evaluations, from the Joanna Briggs Institute (http://joannabriggs.org/research/critical-appraisal-tools.html). The search strategy identified 39 potentially eligible articles, of which 13 were included. The study period ranged from 1 to 72 months according to the study design. All studies showed hospital cost savings, ranging from US$40,000 to US$1.9 million, with the inclusion of oral care for VAP prevention. However, studies were heterogeneous with regard to research methods and were considered to be moderately biased.

Thus, professional oral care to prevent ventilator-associated pneumonia in intensive care unit patients has decreased hospital costs.

PR0316 - Painel Iniciante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Efeitos do ácido gálico sobre alterações induzidas pela radiação ionizante em osteoblastos
Martins MLS, Leite RS, Rodrigues DC, Guimarães FAD, Tabosa ATL, Guimarães ALS, Farias LC, de Paula, AMB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Ácido Gálico (AG) é um polifenol presente em diversas plantas do Cerrado brasileiro. Possui propriedades antioxidante, antineoplásico e radioproteção em células hematopoiéticas; sua ação é pouco conhecido em células ósseas. Apesar do efeito terapêutico da radioterapia, tal tratamento pode causar danos em células normais. Nesse contexto, esse estudo investigou o efeito citoprotetor do AG em osteoblastos expostos à radiação ionizante, com enfoque no estresse oxidativo. A linhagem de células osteoblásticas MC3T3-E1, adquirida comercialmente em banco de células, foi tratada com AG 10 μM, seguida pela exposição a 6 Gy de radiação, em um acelerador linear. A dose de AG e de irradiação foram estabelecidas através de curvas dose-resposta. Foi realizado ensaio de formação espécie reativa de oxigênio (EROs) induzida por radiação, nas células tratadas com AG. Para as análises, utilizou-se o software SPSS 20.0 e o testes Anova One-Way e Two-Way, com significância p<0,05. O tratamento concomitante do AG e radiação mostrou que, apesar do efeito prejudicial induzido pela radiação, o AG aumentou a proliferação celular, exercendo efeito citoprotetor. Além disso, o AG reduziu significativamente o percentual de EROs nas células irradiadas, desempenhando um papel protetor contra o estresse oxidativo.

Este estudo destaca o efeito potencial do AG para reduzir as injúrias promovidas pela radiação em osteoblastos, podendo ser uma substância terapêutica promissora para minimizar a necrose óssea radioinduzida, que ocorre em pacientes com câncer sob tratamento radioterápico.

PR0317 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Inserção no mercado de trabalho dos ex-alunos da Faculdade de Odontologia da UERJ
Lourenço MES, Henrique SC, Almeida RCC
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O aumento de oportunidade de inserção no ensino superior e a mudança no mercado de trabalho geram consequências para muitas profissões. Com isso, o presente estudo pesquisou avaliou, por meio de um questionário no Google Forms com 16 questões, como os ex-alunos formados na Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 1970-2021, estão lidando com o mercado de trabalho, percepções e vivências. Nesta pesquisa qualitativa obtivemos 387 respostas onde 71,6% dos ex-alunos é do sexo feminino, sendo 88,9% especialista em alguma área. No campo de atuação profissional, a maioria, 57,1%, atua em consultório particular como autônomo. A carga horária de trabalho de 26,9% dos egressos é de 30 horas/semanais. O impacto de filhos na jornada de trabalho foi questionada, onde os homens aumentaram a jornada e as mulheres diminuíram. Apesar das respostas quanto a qualidade de vida na profissão não ser a mais positiva, a maioria relata que se pudesse voltar no tempo faria Odontologia novamente. Os ex alunos apresentam alta carga horária semanal de trabalho, nível de satisfação com o mercado de trabalho mediano e apesar do mercado se mostrar adverso, fariam novamente Odontologia.

O estudo dos ex-aluno de Odontologia da UERJ evidencia a feminização do mercado de trabalho; Atuação é predominantemente como autônomo no consultório particular; maioria com título de especialista e carga horária de trabalho alta. Apesar das queixas em relação a satisfação com a profissão grande parte faria Odontologia novamente.

PR0320 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 16

Análise bibliométrica da produção científica publicada nos anais do SBPqO entre 2017-2022 sobre Oncologia Pediátrica
Feitosa RR, Queiroz RG, Serpa EBM
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil da produção científica sobre Oncologia Pediátrica com base nos Anais da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) entre os anos de 2017-2022. A busca empregou as seguintes palavras-chaves: "câncer", "neoplasia", "oncologia", "oncológico", "quimioterápico", "quimioterapia", "radioterapia", "antineoplásico", "crianças", "adolescentes", "pediátrico" e "pediatria", sendo os trabalhos categorizados por ano de publicação, tipos de estudo, instituição de ensino, estado de origem e temática. Foram encontrados 64 resumos, sendo 65,7% publicados entre o período de 2017-2019 e apenas 34,3% entre o período de 2020-2022. O tipo de estudo mais comum foi o transversal (n= 22, 34,4%). Das instituições de ensino, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) destacou-se na quantidade de resumos publicados (n=24, 37,5%), sendo o estado da Paraíba responsável pelo maior número de publicações (n= 24, 37,5%). Além disso, dentre os trabalhos, à Mucosite Oral foi a principal temática pesquisada (n=27, 42,2%).

Notou-se que a COVID-19 interferiu nas publicações acerca da Oncologia Pediátrica, havendo redução entre o período pré-pandêmico e pandêmico. Quanto ao perfil das publicações, houve predomínio dos estudos transversais, ocorrendo uma maior concentração do número de trabalhos realizados pela UFPB, tendo as pesquisas como foco principal a discussão sobre a Mucosite Oral.