Resultado da busca [Siglas PR0292 a PR0301 ]
10
Resumo encontrados. Mostrando de 1 a
10
PR0292 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Propriedades de um cimento de ionômero de vidro modificado por nanopartículas ou por vidros bioativos, após envelhecimento
Souza MS, Martins RA, Zuanon ACC
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) possuem características importantes, as quais são potencializadas a partir de sua associação às nanopartículas (NP) ou aos vidros bioativos (VB). O objetivo deste estudo foi avaliar a rugosidade, estabilidade de cor e porosidade do CIV Ketac Molar EasyMix associado às NP de hidroxiapatita ou ao VB 45S5, antes e após envelhecimento por seis meses de armazenamento associado à termociclagem. A rugosidade foi avaliada com auxílio de rugosímetro, a estabilidade de cor por meio de espectrofotômetro, e a porosidade foi analisada pelo programa Image J, por meio de imagens obtidas pelo MEV. Estes testes foram realizados antes e após termociclagem e envelhecimento por 6 meses. Antes do envelhecimento, a associação com VB 45S5 apresentou os menores valores para a rugosidade, sendo que após este processo, os valores foram semelhantes. Nos grupos de associação com NPHPa e VB 45S5, foram encontrados os menores valores de luminância, sem apresentar diferenças estatísticas na ∆E. Em relação a porosidade, foi apresentado maior número de poros NPHPa após o envelhecimento, porém, com menor área total.
A associação de CIV com NPHPa não resultou em alteração significativa na rugosidade, apresentou menor área de poros e melhor dureza, além de melhores condições após o envelhecimento do material, condição eminente da sua utilização clínica. A partir da associação de CIV à NPHPa e ao VB 45S5, foi observada alteração de cor, não limitando seu uso, pois o material dificilmente é utilizado para restaurações estéticas.
PR0293 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Associação entre postura corporal, pressão plantar e má oclusão
Brito AVO, Gouvêa GR, Costa AR, Correr-Sobrinho L, Santamaria-Jr M
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
As más oclusões são achados frequentes na fase de dentição mista, podendo ter relação com postura corporal e pressão plantar do indivíduo. Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar equilíbrio corporal e a pressão plantar em crianças na dentição mista e a associação com as más oclusões encontradas nessa fase. Foram avaliados 59 voluntários na faixa etária de 7 a 12 anos, pareados quanto ao sexo. A amostra foi dividida quanto à presença e ausência de má oclusão segundo os parâmetros de Grabowski. As características posturais foram analisadas por meio do tamanho dos membros superiores, tensão cervical, tensão lombar e nivelamento das cristas ilíacas. A avaliação postural podal foi registrada segundo a pressão plantar total em cada pé, e a simetria na pisada, sendo utilizado o baropodômetro. Para determinação da presença da má oclusão, foi realizado exame clínico. Para o estudo, o poder de teste considerado foi de 80% e nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram uma prevalência de 57,6% crianças com presença de má oclusão, 72,9% com alterações podoposturológicas e de 67,8% com resultados alterados, segundo a baropodometria. Não houve associação significativa entre más oclusões e postura corporal, assim como não foram registradas associações significativas entre más oclusões e postura podal.
As más oclusões não possuem associação significativa com alterações posturais corporais e a pressão plantar. Crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, na fase de dentição mista que apresentam más oclusões não possuem alterações na postura corporal ou na pressão plantar
PR0294 - Painel Aspirante
Área:
3 - Cariologia / Tecido Mineralizado
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Validação da curva de Stephan em biofilme misto e formação de lesões de subsuperfície em esmalte dental bovino in vitro
Santana JS, Delbem ACB, Pessan JP, Sampaio C, Morais LA, Pereira TL, Monteiro DR, Hosida TY
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo desenvolver um protocolo para a reprodução da curva de Stephan e formação de lesões de cárie subsuperficiais em esmalte bovino por biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans in vitro. Os biofilmes foram formados em blocos de esmalte bovino, por 7 dias, com saliva artificial (SA) como meio de crescimento. Após 24 h, os biofilmes foram cultivados em AS, com ou sem 0,005 ou 0,008 ppm F. A cada 24 h, os biofilmes foram expostos ou não à 20% de sacarose, por 3 min. No 7º dia, os polissacarídeos extracelulares (EPS) e concentrações de flúor (F), cálcio (Ca) e fósforo (Pi) nos biofilmes foram analisados. Os blocos foram submetidos à análise de microtomografia computadorizada de raios X para determinação da concentração mineral. Os dados foram submetidos a ANOVA a dois critérios, seguido pelos testes de Fisher LSD ou Student-Newman-Keuls (p<0,05). A exposição ao desafio sacarose levou a um aumento nos carboidratos do biofilme e na profundidade da lesão de cárie, em comparação aos biofilmes não expostos à sacarose, independentemente da presença de F na SA. Após desafio, os biofilmes formados na presença de 0,008 ppm F apresentaram níveis menores de F, comparado aos não expostos à sacarose. Os biofilmes expostos a 0,008 ppm F e sacarose apresentaram profundidade de lesão e área integrada da lesão menor, e maior camada externa, em comparação aos cultivados em SA pura, expostos à sacarose.
Conclui-se que o modelo de biofilme desenvolvido foi capaz de produzir lesões de cárie de subsuperfícies e reproduzir a curva de Stephan in vitro.
(Apoio: CAPES N° 001)
PR0295 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Avaliação da eficácia antimicrobiana da lisozima em um modelo de biofilme endodôntico multiespécie
Régis JR, Martins HC, Dorigon-Santos J, Pereira ACC, Nunes EMM, Andrade JSR, Pinheiro ET, Duque TM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Bactérias organizadas em biofilmes podem ser cerca de mil vezes mais resistentes a agentes antibacterianos. A lisozima possui potencial para ser utilizada na Odontologia, visto suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antivirais, antissépticas, anti-histamínicas e antineoplásicas. Este trabalho teve como objetivo avaliar in vitro a eficácia antimicrobiana da lisozima em um modelo de biofilme do tipo endodôntico multiespécie de dez espécies. Após a formação do biofilme nos espécimes de dentina por 21 dias, os mesmos foram divididos em 4 grupos: Controle (apenas meio), pH Alcalino, Lisozima 200ug, e pH Alcalino associado com Lisozima 200ug. O tratamento dos espécimes foi realizado durante 24 horas. O plaqueamento da diluição seriada foi realizado e as placas foram incubadas em anaerobiose por 5 dias, para contagem das UFC's. As diferenças entre as contagens das UFC's entre os grupos de tratamento foram avaliadas pelo teste de Kruskall-Wallis, e pelo teste de múltiplas comparações de Bonferroni através do software IBM SPSS StatisticT. Houve diferença estatística entre o grupo do pH Alcalino com o grupo pH Alcalino associado com Lisozima 200ug (p=0,010), e entre os grupos Lisozima 200ug e pH Alcalino associado com Lisozima 200ug (p=0,013). O grupo que mais obteve potencial antimicrobiano foi o grupo pH Alcalino associado com Lisozima 200ug.
A Lisozima demonstrou ter potencial antimicrobiano para ser utilizada na Odontologia.
PR0296 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Síntese e ação de um novo ciclofosfato de cálcio sobre a composição de biofilmes de Streptococcus mutans e Candida albicans
Amarante VOZ, Delbem ACB, Pessan JP, Moraes JCS, Camargo ER, Sampaio C, Guisso LP, Hosida TY
Odontologia infantil e social UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste trabalho foi sintetizar e caracterizar um ciclotrifosfato de sódio (NaTMP) contendo cálcio e avaliar o seu efeito sobre biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans. A síntese do novo ciclotrifosfato de cálcio (CaTMP) foi realizada utilizando coluna de cromatografia e adição de solução contendo hidróxido de cálcio. Foram realizadas análises de microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de raios-X por dispersão de energia. Os biofilmes de duas espécies foram tratados 3 vezes com soluções de CaTMP a 0,5% ou 1%, com ou sem 1100 ppm F (F). Uma solução de F e saliva artificial (SA) serviram como controles. Após o tratamento final, foram analisadas a viabilidade microbiana (UFCs), atividade metabólica, produção de biomassa e a composição da composição da matriz extracelular (MEC). Os dados foram submetidos à ANOVA, e testes de Tukey ou Student-Newman Keuls (p<0,05). A síntese levou à substituição de átomos de Na por Ca, e as partículas apresentaram tamanhos homogêneos. Tratamentos com CaTMP, com ou sem F, levaram a aumentos na biomassa e metabolismo do biofilme em comparação a SA e 1100 ppm F, sem alteração significativa nas UFCs para ambas as espécies. O menor valor das proteínas da MEC foi observado para o grupo tratado com 1% TMP-Ca, associado ao F, enquanto 0,5 e 1% TMP-Ca, associados ao F, apresentaram as maiores reduções nos carboidratos da MEC.
Conclui-se que foi possível sintetizar e caracterizar um ciclotrifosfato de sódio contendo cálcio, os quais afetaram o metabolismo, produção de biomassa e componentes da MEC dos biofilmes.
PR0297 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Prevalência, incidência e fatores associados de lesões dentárias traumáticas em bebês: estudo coorte
Pinto TNN, Alves WNS, Queiroz IQD, Kominami PAA, Damasceno IMBP, Leal SC, Takeshita EM, Costa VPP
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente estudo foi avaliar as lesões dentárias traumáticas (LDTs) e fatores associados durante os 24 meses de idade de bebês pertencentes a uma coorte de nascimento no Hospital Universitário de Brasília. Durante o acompanhamento de 12 e 24 meses foram coletados dados sociodemográficos, socioeconômicos e comportamentais, além de dados sobre LDTs. Além disso, foi realizado a avaliação da cavidade bucal do bebê para presença de LTDs, tanto para 12 e 24 meses, e desenvolvimento da oclusão aos 24 meses. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos a análise estatística descritiva e teste qui-quadrado para as associações (p<0,05). Um total de 120 bebês foram acompanhados e 55% eram meninos. Aos 12 meses de idade 55% sofreram algum trauma oral e a prevalência de LDTs foi de 20,8%. Aos 24 meses o número de trauma oral e LDTS foi de 77,5% e 31,6%, respectivamente. Aproximadamente 36,8% dos bebês sofreram LDTs nos dois momentos. Quantos aos fatores avaliados, houve uma associação estatisticamente significativa entre a presença de LDTS e amamentação (p=0,004), uso de chupeta (p=0,008) e a frequência de mamadeiras (p=0,04).
Conclui-se que a incidência de trauma orofacial e LDTs foi elevada e houve um aumento da prevalência de LDTs concomitante com a idade. Assim como, houve associação entre o uso de bicos artificiais, descontinuidade da amamentação e a frequência do uso de mamadeiras com o trauma dentário.
PR0299 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Equivalência semântica do caries impacts and experiences questionnaire for children (CARIES-QC) para o português brasileiro
Freire-Maia J, Clementino LC, Gilchrist F, Freire-Maia FB, Paiva SM, Martins-Júnior PA
Odontopediatria e ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a equivalência semântica entre a versão em Português Brasileiro do Caries Impacts and Experiences Questionnaire for Children (CARIES-QC) e a versão original em inglês. O CARIES-QC é um instrumento condição-específica para avaliar o impacto da cárie dentária na qualidade de vida de crianças e adolescentes de 5 a 16 anos e é sensível a mudanças resultantes de intervenções para o tratamento da doença. A equivalência semântica abrangeu 8 etapas: (1) duas traduções do CARIES-QC para o Português Brasileiro, realizadas por dois tradutores independentes (ambos nativos no Brasil e fluentes no inglês); (2) unificação das duas traduções; (3) duas retrotraduções feitas independentemente por dois tradutores (ambos nativos em país de língua inglesa e fluentes no português brasileiro); (4) unificação das duas retrotraduções; (5) envio da versão unificada para os autores do instrumento original para avaliação; (6) revisão das traduções e retrotraduções seguindo as considerações dos autores originais e de um grupo de especialistas; (7) pré teste em um grupo de 07 (sete) crianças e adolescentes brasileiros dentro da faixa etária proposta; (8) produção do instrumento final. Esta versão se mostrou semanticamente equivalente à original.
As traduções e retrotraduções, avaliadas pelos autores originais e por especialistas, e a incorporação das sugestões da população do estudo, permitiu o desenvolvimento de uma versão semanticamente equivalente do CARIES-QC original para o Português Brasileiro.
(Apoio: CAPES | CNPq | FAPs)
PR0300 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Utilização de um aplicativo de educação em saúde bucal com realidade aumentada no controle de placa em crianças
Arena FPN, Silva JG, Garbim JR, Pontes LRA, Braga MM, Mendes FM, Raggio DP, Novaes TF
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o impacto e percepção de um aplicativo (APP) de educação em saúde bucal no controle de placa em crianças. Um APP utilizando o recurso de Realidade Aumentada (RA) foi desenvolvido com orientações de escovação dentária e aplicado a 27 famílias cujas crianças de 10 a 12 anos participaram de um Estudo Clinico do Grupo Cardec Trials (Moro et al., 2020). Uma consulta clinica para monitoramento da saúde bucal dos participantes da pesquisa foi marcada para avaliação baseline do índice de placa (Greene, Vermillion, 1964) de cada um deles. No mesmo dia da consulta, mensagens de texto foram enviadas ao celular dos responsáveis disponibilizando o link de acesso ao APP e orientando o uso e motivação das crianças com a RA. Após 3 meses de acesso a esse conteúdo educativo, as crianças foram rechamadas para uma nova avaliação do índice de placa, sendo os dados comparados com os iniciais através do teste de Wilcoxon. A percepção dos pais também foi avaliada através de uma escala de satisfação, de 0 a 10. Não houve diferença na presença de placa dos participantes antes e depois da utilização o APP (p>0,05). A maioria dos responsáveis (83,3%) disseram ter gostado do material educativo disponibilizado, pontuando valor máximo na escala.
Conclui-se que o uso da RA para educação em saúde bucal constrói experiências positivas para as crianças, sendo bem avaliado pelos seus responsáveis, porém não impactando no acúmulo de biofilme.
PR0301 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Hipomineralização de molares decíduos (HMD) e hipomineralização de molares e incisivos (HMI) em pacientes com fissura orofacial
Yupanqui Barrios KV, Farias AL, Rojas-Gualdron DF, Restrepo MR, Zecchin KG, Bussaneli DG, Amaral CER, Santos-Pinto L
Departamento de Morfologia e Clinica inf UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar a presença da HMD e da HMI, bem como outros defeitos de desenvolvimento do esmalte (DDE) em pacientes fissurados dependendo da dentição, tipo de dente, fenótipo e lateralidade das fissuras orofaciais. Este estudo transversal foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e a amostra avaliada foi composta por pacientes fissurados atendidos em hospital de referência. Os dados referentes aos fenótipos das fissuras orofaciais e os tipos de DDE foram obtidos por um examinador calibrado, utilizando o Índice da HMI, nos prontuários dos pacientes com registros fotográficos completos, atendidos de 1980 a 2021. Foram avaliadas 290 documentações, das quais o 59,3% eram do sexo masculino e o fenótipo mais frequente das fissuras foi a fissura labiopalatina (68,3%), seguida da fissura lábio alveolar (18,3%). Avaliou-se um total de 6432 dentes, dos quais o 50,5% eram da dentição decídua. A prevalência de pelo menos um DDE foi de 8,6% nos dentes decíduos e de 23,7% nos permanentes. A prevalência de hipomineralização demarcada foi de 6,6% na dentição decídua e de 8,1% na permanente. O dente 65 (RP: 2,6; IC95%: 1,7 - 4,0) e o dente 16 (RP: 1,8: IC95%: 1,2 - 2,6) tiveram uma probabilidade aumentada de estarem afetados por hipomineralização demarcada nesta população. Os dentes 55, 65, 16 e 26 foram os mais afetados nos pacientes com fissuras palatinas e labiopalatinas.
Conclui-se que os pacientes fissurados apresentaram alta prevalência de HMD e HMI no arco superior e foram associados aos fenótipos mais severos das fissuras.
(Apoio: CAPES N° 001)
PR0298 - Painel Iniciante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 15
Efeitos esqueléticos e dentoalveolares após ERM dento-suportada e dento-ósseo suportada MARPE em pacientes pós-surto de crescimento
Moura MSS, Fernandes LQP, Capelli Júnior J, Almeida RCC
Odontologia preventiva e comunitaria UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A (ERM) visa o aumento no sentido transversal da maxila, proporcionando um movimento de rotação do complexo zigomático-maxilar. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos na base óssea, no processo alveolar da maxila e nos primeiros molares superiores, através de medidas angulares, após ERM com expansor dento-suportado do tipo hyrax e com expansor dento-ósseo suportado (MARPE), e identificar o fulcro de rotação após tratamento com as duas técnicas. Foram selecionados 31 pacientes (HYRAX: n = 17, média de idade de 14,7 + 0,8 anos; grupo MARPE: n = 14, média de idade de 16,2 + 2 anos) com indicação de ERM, submetidos a tomografia computadorizada de feixe cônico em três tempos: antes da ERM (T1), após ERM (T2) e após seis meses de contenção (T3). As tomografias foram orientadas e sobrepostas na base do crânio utilizando o Dolphin, para que as medidas de interesse fossem realizadas pelo mesmo examinador de forma aleatória. Em relação à fase de contenção, o grupo HYRAX apresentou recidiva de 50% na região esquelética, 53% na região alveolar e 32% na região dentária, enquanto o grupo MARPE apresentou recidiva de 41% na região esquelética, 27% na região alveolar e 28% na região dentária, não havendo diferença estatisticamente significativa.
Como conclusão, apesar de ambas as técnicas terem sido eficientes na correção da deficiência transversa inicial, sem diferença em relação à estabilidade dos resultados, a diferença encontrada entre os grupos sugere que a técnica MARPE deve ser indicada para casos limítrofes, em que se deseja o mínimo de movimentação dentária compensatória.