Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0282 a PR0291 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PR0282 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Fatores biopsicossociais e alfabetismo em saúde bucal estão associados a necessidade de tratamento ortodôntico em escolares
Granja GL, Lima LCM, Leal TR, Bernardino VMM, Araújo LJS, Ferreira FM, Paiva SM, Granville-Garcia AF
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a associação entre fatores biopsicossociais, alfabetismo em saúde bucal e necessidade de tratamento ortodôntico em escolares. Realizou-se um estudo transversal com amostra representativa de 739 crianças de 8-10 anos de idade. Para coleta utilizou-se um questionário socioeconômico, o Revised Children's Manifest Anxiety Scale-RCMAS para ansiedade infantil, a escala Sleep Disturbance Scale for Children-SDSC para avaliação do sono e o questionário Oral Health Literacy Adults Questionnaire - OHL-AQ. Quatro examinadores calibrados avaliaram a necessidade de tratamento ortodôntico por meio do Dental Aesthetic Index (DAI). Foi realizada a análise descritiva, seguida da Regressão Logística binomial e multinomial. Observou-se que a necessidade de tratamento ortodôntico foi de 55,2%. Ter mães com mais de 35 anos (OR= 1,65; 95% IC: 1,03-1,54; p=0,03) e residir com mais de 5 pessoas (OR= 1,52; 95% IC: 1,28-1,96, p=0,03) foram associados à necessidade de tratamento eletivo. Crianças com mães maiores de 35 anos (OR= 1,71; 95% IC: 1,47-1,96 p=0,04), renda familiar até R$ 1.000,00 (OR= 1,81; 95% IC: 1,03-3,19, p=0,03), ansiedade infantil alta (OR= 1,53; 95% IC: 1,16-2,57, p=0,04), distúrbio do sono (OR= 1,94; 95% IC: 1,29-2,91, p=0,01) e pais com nível de alfabetismo em saúde bucal marginal (OR= 1,77; 95% IC: 1,04-2,99, p=0,03) apresentaram necessidade de tratamento ortodôntico obrigatório.

Conclui-se que fatores biopsicossociais e baixo alfabetismo em saúde bucal dos pais estão associados a necessidade de tratamento ortodôntico em escolares.

PR0283 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Percepção do paciente com o uso de contenções ortodônticas: uma revisão sistemática
Moda LB, Bastos RTRM, Flores Mir C, Normando D
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a percepção do paciente com o uso das contenções após o tratamento ortodôntico. As bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus, LILACS, LIVIVO, Cochrane Library e Google Scholar foram examinadas sem restrição de ano ou idioma. Também foi realizada busca manual nas referências dos artigos incluídos. Foram incluídos estudos que avaliassem a percepção do paciente com o uso de diferentes tipos de contenções ortodônticas pós-tratamento. A avaliação do risco de viés (RoB) foi realizada através das ferramantes RoB 2.0 ou ROBINS-I, de acordo com o desenho do estudo. A ferramenta GRADE foi utilizada para avaliar o nível da evidência. Dezesseis estudos atenderam ao critério de elegibilidade da revisão. Após a avalição do RoB, doze estudos clínicos randomizados apresentaram alto RoB e quatro estudos clínicos não randomizados apresentaram moderado RoB. A certeza da evidência foi classificada como baixa para os desfechos analisados. De maneira geral, os estudos relatam um impacto negativo inicial com o uso das contenções ortodônticas. Diferentes vantagens estéticas, funcionais e de facilidade de uso são relatadas com o uso de contenções fixas e removíveis. A análise quantitativa não ocorreu devido à grande heterogeneidade entre os estudos.

A evidência atual, embora limitada, sugere que as contenções ortodônticas têm impacto negativo inicial temporário. Parece haver preferência tanto pelas contenções termoplásticas, quanto pelas contenções fixas, embora cada uma cause diferentes dificuldades funcionais e de higiene bucal, respectivamente.

PR0284 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

A maior expressão de MMP-9 está associada a menor microdureza de esmalte em dentes de ratos hipertensos (SHR)
Mateus AR, Horta HF, Elias GP, Delbem ACB, Okamoto R, Silva CA
Pós Graduação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Reduzida microdureza de esmalte foi observada em dentes incisivos (DI) de filhotes machos de ratas espontaneamente hipertensas (fSHR) quando comparados aos DI de filhotes de ratas normotensas Wistar (fW). Neste estudo avaliamos se a expressão da metaloproteinase de matriz (MMP-9) em dentes incisivos (DI) poderia ser associada a reduzida microdureza previamente observada. Os filhotes machos (30 dias) de ambos os grupos foram sacrificados e os dentes incisivos foram removidos e processados. A expressão da MMP-9 foi determinada por reações imunohistoquímicas (imunoperoxidase). Marcação para MMP-9 foi observada em ameloblastos (AM), superfície externa de formação do esmalte (SEFE), odontoblastos (OD) e pré-dentina (PD) de DI de ambos os grupos. A imunomarcação para MMP-9 em AM e SEFE foi maior em DI de fSHR do que de fW. Nenhuma diferença entre os grupos foi observada em OD e PD.

Estes dados sugerem que a hipertensão aumenta a expressão de MMP-9 em esmalte, mas não em dentina e que a maior expressão de MMP-9 nos AM e SEFE poderia ser associada à reduzida microdureza do esmalte observada em DI de fSHR.

PR0285 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Efeito do geraniol na modulação Candida-hospedeiro em modelo in vitro de co-cultura celular
Vasconcelos PGS, Abuna GF, Costa EMMB, Murata RM
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito do geraniol na viabilidade celular, expressão de proteases de Candida albicans e na modulação da resposta inflamatória do hospedeiro. A viabilidade celular de monócitos humanos - THP1 e linhagem de células epiteliais - TR146 foi avaliada em ensaio cell titer blue, com concentrações de 0,25 a 2.500mM/mL de geraniol. A viabilidade celular de TR146 e C. albicans, em modelo de co-cultura, foi analisada por microscopia de fluorescência (live/dead e calcofluor), utilizando geraniol à 5mM/mL. O modelo in vitro dual-chamber de co-cultura foi utilizado para simular o epitélio oral. Na câmara apical, células TR146 foram cultivadas e infectadas por C. albicans ATCC MYA 2876, e na câmara basal, foram cultivadas células THP1. Em seguida, o RNA foi extraído da C. albicans e das células THP1 para avaliar, através de RT-PCR, a expressão de enzimas secretadas por C. albicans (SAP-1 e PLB-1) e citocinas inflamatórias secretadas por THP1 (IL-1β, IL-6, IL-17, IL-18, IL-10, and TNF), sob o tratamento com geraniol à 5mM/mL. No tocante a viabilidade celular, o geraniol apresentou LD50 = 5,8mM/mL para linhagem TR146 e LD50 = 8,03mM/mL para THP1. A microscopia de fluorescência mostrou redução substancial do crescimento de C. albicans, com preservação da integridade e viabilidade de TR146. Observou-se a redução da expressão das enzimas SAP-1 e PLB-1 e infra-regulação de citocinas pró-inflamatórias (IL-1β, IL-6, IL-17 e TNF).

O Geraniol reduz a expressão de proteases por C. albicans e de citocinas pró-inflamatórias, sem interferir na viabilidade celular de THP1 e TR146.

PR0286 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Fluxo digital no tratamento da hipomineralização molar incisivo: relato de caso
Lira GAL, Oliveira SCM, Braun E, Moreira KMS, Imparato JCP
odontopediatria FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os defeitos de desenvolvimento de esmalte tornaram-se mais evidentes com o declínio da doença cárie, sendo a hipomineralização molar incisivo (HMI) um defeito qualitativo de grande prevalência e de etiologia multifatorial. A HMI afeta pelo menos um dos primeiros molares permanentes, tem impacto na qualidade de vida do paciente e é considerada um problema de saúde pública. Caracteriza-se por opacidades demarcadas, assimétricas, de coloração variando do branco ao amarelo-acastanhado. É comum a perda estrutural pós-irruptiva e a hipersensibilidade. O esmalte hipomineralizado apresenta propriedades mecânicas inferiores ao esmalte sadio, com redução da dureza e do módulo de elasticidade, e a dentina apresenta um maior conteúdo orgânico, o que é um desafio para o tratamento restaurador. O objetivo do presente estudo foi relatar o tratamento de um caso de HMI severa do primeiro molar permanente inferior em um paciente do sexo masculino, 9 anos de idade, por meio do fluxo digital CAD/CAM. Foi confeccionado uma coroa de cerâmica híbrida por meio da técnica de restauração indireta com bons resultados, incluindo melhora da sensibilidade e o aumento da resistência mastigatória, além do selamento e proteção da estrutura dentária comprometida remanescente.

Podemos concluir que o fluxo digital é uma excelente opção de tratamento para dentes com HMI, devolvendo função, estética e bem-estar ao paciente. E que a tomada de decisão deve ser baseada na idade e colaboração do paciente, na severidade do defeito do esmalte, e na expectativa dos pais/paciente frente ao tratamento.

PR0287 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Saliva artificial enriquecida com CaneCPI-5 para pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP): efeito antibacteriano e anticárie in vitro
Silva NDG, Santos PSS, Henrique Silva F, Magalhães AC, Buzalaf MAR
Ciências Biológicas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou o efeito de salivas artificiais enriquecidas com CaneCPI-5 no perfil bacteriano e na desmineralização do esmalte bovino irradiado in vitro, a partir de saliva de pacientes com câncer de cabeça e pescoço (CCP), submetidos à radioterapia. Amostras de esmalte irradiadas (70 Gy; n = 108) foram previamente tratadas (1 min) com um dos seguintes tratamentos: 1) Solução tampão fosfato-salina (PBS; controle negativo, CTR); 2) Hidroxietilcelulose 0,1% (AS); 3) AS com CaneCPI-5 0,1 mg/mL (AS+Cane); 4) AS com CaneCPI-5 0,1 mg/mL e monofluorofosfato de sódio 1500 ppm (AS+Cane+F); 5) BioXtra® (controle comercial, BXT); e 6) Clorexidina 0,12% (controle positivo, CHX). O biofilme foi produzido a partir de saliva de pacientes com CCP diluída em saliva McBain por 8 h. Após, o biofilme foi exposto à McBain com sacarose 0,2% por 5 dias (5% CO2, 37 ºC) e tratado diariamente com um dos tratamentos (1 min). A contagem (UFC) de Lactobacilos totais e Streptococcus mutans, e a desmineralização do esmalte (TMR) foram determinadas. Os dados foram analisados por ANOVA/Tukey (p < 0,05). AS+Cane e AS+Cane+F reduziram significativamente a contagem das bactérias avaliadas quando comparado com o CTR, demonstrando uma eficácia similar entre si na redução de ambas as bactérias e similares à CHX na redução de S. mutans. Ainda, foram capazes de reduzir a perda mineral do esmalte em relação ao CTR.

As salivas com CaneCPI-5 apresentaram efeito antibacteriano e anticárie sob este modelo experimental e, portanto, podem ser formulações promissoras para serem utilizadas por pacientes com CCP.

PR0289 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Efeito de géis fluoretados contendo trimetafosfato de sódio sobre o desgaste erosivo da dentina in vitro
Silva IF, Fabregat BD, Carmona WR, Capalbo LC, Monteiro DR, Delbem ACB, Pessan JP
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito de géis fluoretados contendo trimetafosfato de sódio (TMP) sobre o desgaste erosivo da dentina in vitro. Blocos de dentina bovina (4×4×2 mm, n=22/grupo) foram alocados em 7 grupos experimentais: Placebo (PLA, sem NaF ou TMP); 4.500 e 9.000 ppm F (4500F e 9000F, respectivamente), 4500F + 5% TMP microparticulado (4500F+5micro), 4500F + 2,5 ou 5% TMP nanoparticulado (4500F+2,5nano e 4500F+5nano, respectivamente) e 12.300 ppm F (gel acidulado - FFA). Os géis foram aplicados uma única vez sobre os blocos (1 min), sendo, em seguida, submetidos a desafios erosivos (ácido cítrico 0,05 M, pH 3,2), 4×/dia, por 5 dias. Posteriormente, metade dos blocos foi imersa em suspensão de dentifrício sem NaF, durante 15 s (grupo ERO), enquanto a outra metade foi submetida a abrasão por escovação (grupo ERO+ABR), usando o mesmo dentifrício durante 15 s. O desgaste da dentina foi determinado por perfilometria e os dados, avaliados por ANOVA e teste de Tukey (p<0,05). Para ERO, todos os géis contendo TMP promoveram efeito protetor significativamente maior em comparação a 4500F (p<0,05), alcançando valores semelhantes a 9000F. Para ERO+ABR, o gel contendo 4500F+5nano apresentou desempenho significativamente superior de entre todos os géis experimentais contendo TMP, atingindo níveis semelhantes a 9000F e FFA.

A adição de TMP potencializou os efeitos antierosivos dos géis contendo 4500F, cujos efeitos foram estatisticamente comparáveis aos obtidos pelo uso de 9000F. De forma geral para ERO e ERO+ABR, a adição de 5% de TMPnano mostrou os efeitos mais promissores.

PR0291 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Tratamento com anticonvulsivante valproato de sódio aumenta amilase, reduz fosfato e cálcio e prejudica o estado redox salivar de ratos
Freitas RN, Silva LGL, Fiais GA, Ferreira DSB, Kawaguchi M, Rodrigues GWL, Nakamune ACMS, Chaves-Neto AH
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou os efeitos do valproato de sódio (VPA) (Depakene®, Abbott Laboratórios do Brasil, LTDA.) no fluxo, composição bioquímica e estado redox salivar. Para tanto, vinte e quatro ratos Wistar machos foram randomizados e divididos em 3 grupos (n=8/grupo): Controle (NaCl 0,9%), VPA100 (100 mg/kg) e VPA400 (400mg/kg). Após 21 dias consecutivos de tratamento via gavagem intragástrica, os animais foram anestesiados para a coleta da saliva induzida pela pilocarpina (CEUA FOA/UNESP n°0215-2021). Imediatamente após a coleta foram determinados o fluxo, pH e a capacidade tamponante. Métodos espectrofotométricos foram usados para as análises salivares da proteína total, amilase, cálcio, fosfato, sódio, potássio, cloreto, dano oxidativo lipídico (TBARs), dano oxidativo as proteínas (PC) e capacidade antioxidante total (FRAP). Os dados foram submetidos ao teste ANOVA one-way e post hoc de Tukey (p<0,05). O fluxo salivar, pH, capacidade tamponante, proteína total, potássio, sódio e cloreto foram semelhantes em ambos os grupos. Contudo, houve uma diminuição nas concentrações de fosfato no VPA400 em comparação aos grupos Controle (p < 0,01) e VPA100 (p < 0,01), assim como o cálcio em relação ao Controle (p < 0,05) e VPA100 (p < 0,05). Enquanto amilase aumentou no VPA100 (p<0,01) e VPA400 (p<0,05). O aumento da FRAP nos grupos VPA100 (p < 0,05) e VPA400 (p < 0,05), não preveniu o aumento do TBARs no VPA100 (p<0,05). A PC foi semelhante entre os grupos.

Conclui-se que o tratamento crônico com o VPA altera a composição bioquímica e causa distúrbios no estado redox salivar.

PR0288 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Impactos da COVID-19 no Estágio Obrigatório da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual de São Paulo - UNESP
Santos RMM, Passos AS, Silva MG, Rodrigues VP, Pereira CAA, Casanovas RC, Pinelli LAP, Feitosa MAL
Departamento de Odontologia I - CCBS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pandemia da COVID-19 impactou a vida em sociedade e, consequentemente, o ensino superior. A adaptação temporária ao ensino remoto devido o distanciamento social possui pontos positivos e negativos experienciados por docentes e discentes do Curso de Odontologia, que é eminentemente prático. Esta pesquisa se propôs a verificar o impacto da pandemia da COVID-19 nas atividades do Estágio Obrigatório do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara (FOAr) da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Foi realizado um estudo descritivo e prospectivo com abordagem quantitativa , utilizando questionários estruturados no Google FormsT, aplicados a docentes e discentes em Estágio Obrigatório na FOAr. A maioria dos docentes considerou que, apesar da rápida adaptação (46,66%), não foi fácil transferir seus conhecimentos no método didático remoto (63,33%). Dos discentes 50% afirma que a assimilação de informações é melhor no ensino presencial, assim como considera, com o ensino híbrido, não estar preparada para a parte prática (54,17%). A maioria dos docentes (80%) e discentes (75%) considerou o ensino presencial como a melhor maneira de transferência de conhecimento.

A pandemia da COVID-19 afetou o processo de ensino-aprendizagem no Curso de Odontologia, especialmente na adaptação do modelo presencial para o remoto. A identificação desses impactos ajuda a compreender os desafios passados e as novas possibilidades nos campos do Estágio Obrigatório no Curso de Odontologia.

PR0290 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 14

Influência do plasma sanguíneo na virulência de biofilmes uniespécie: análise do metabolismo celular
Lima MBS, Borges-Grisi MHS, Gomes Filho FN, Bastos CFB, Almeida LFD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a influência do plasma sanguíneo no desenvolvimento de biofilmes uniespécie de Candida albicans. Os inóculos foram padronizados em 106 para C. albicans (SC5314). Foram utilizados espécimes de resina acrílica (n=8/grupo) como substrato para a formação do biofilme. Os grupos foram divididos de acordo com a suplementação ou ausência de plasma sanguíneo. Inicialmente, induziu-se a formação da película salivar, com saliva humana, adicionada de 5% de plasma sanguíneo para os grupos na presença de plasma. Posteriormente, os biofilmes foram semeados utilizando-se BHI com 1% sacarose, 10% de saliva e 1% de plasma sanguíneo, de acordo com os grupos correspondentes. Os biofilmes foram incubados durantes 24h e 96h à 37°C em microaerofilia e posteriormente foi realizada a análise do metabolismo celular por meio do teste de MTT. Os dados da absorbância foram analisados pelo teste de Mann-Whitney (α=5%). Maior metabolismo celular foi observado no biofilme com suplementação de plasma sanguíneo no tempo de 24h (p<0,05). Não houve diferença estatisticamente significante para o metabolismo celular dos biofilmes em 96h (p>0,05).

O plasma sanguíneo aumenta o metabolismo celular de biofilmes uniespécie de C. albicans no tempo de 24 horas.