Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0272 a PR0281 ]
 8 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 8


PR0273 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14

Técnicas de amostragem endodôntica para análise microbiológica molecular: uma revisão sistemática de métodos
Lima TCS, Cotta IQ, Bastos JV
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Apesar dos significativos avanços na pesquisa da microbiologia endodôntica nos últimos 60 anos, observa-se ainda grande variação nos protocolos de amostragem dos canais radiculares, mesmo quando o objetivo e as técnicas de identificação dos estudos são os mesmos. Nesse sentido, este estudo, que é uma revisão sistemática metodológica, tem como objetivo revisar a literatura científica e apresentar as técnicas mais atualizadas de amostragem de canais radiculares para análise microbiológica molecular. Foram realizadas buscas em cinco bases de dados eletrônicas de saúde e literatura cinza. Entre os 909 estudos publicados nos últimos 10 anos, 158 foram selecionados para leitura completa após triagem de títulos e resumos, e exclusão de duplicatas. Desses 158, 97 estudos primários foram selecionados de acordo com os critérios de elegibilidade e submetidos à coleta e análise de dados. As técnicas utilizadas para a obtenção de amostras do interior dos canais radiculares são apresentadas de forma descritiva e cada uma das variáveis coletadas são discutidas conforme relatadas pelos 97 artigos incluídos.

Conclui-se que existem semelhanças notáveis entre as técnicas utilizadas nos estudos incluídos, especialmente em relação à desinfecção do campo operatório e acesso endodôntico. No entanto, foram identificadas e discutidas divergências críticas relacionadas à amostragem e armazenamento das amostras, a fim de fornecer orientações para pesquisas clínicas em endodontia e propor estudos futuros para padronização de técnicas e validação de protocolos e diretrizes.

(Apoio: CNPq  |  CNPq)
PR0276 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14

Uma nova abordagem do método de maturação das vértebras cervicais em tomografia computadorizada de feixe cônico
Brito FC, Tavares BP, Galisteu-Luiz K, Caldas LD, Nojima LI, Visconti MA, Nojima MCG
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi estimar a idade esquelética de indivíduos através de tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC) pré-existentes, analisando-se parâmetros morfológicos e de maturação de vértebras cervicais com estágios de crescimento mandibular. Setenta e cinco participantes examinaram 24 imagens, sendo 12 projeções cefalométricas laterais (Cef2D) extraídas de TCFC e 12 reconstruções tomográficas sagitais (Rec2D). A borda inferior das vértebras C2, C3 e C4, e a forma de C3 e C4 foram analisadas, correlacionando-as com os estágios de maturação óssea idealizados pela técnica de Baccetti et al. O grau de reprodutibilidade foi verificado por meio do índice Kappa. A análise da reprodutibilidade intra e inter-examinador referente à borda inferior das vértebras cervicais, bem como a classificação dos estágios de maturação mostraram níveis de concordância quase perfeitos e substanciais, respectivamente. Esses resultados foram similares em Cef2D e Rec2D. E quando os estágios de crescimento mandibular foram agrupados, a reprodutibilidade do método de maturação das vértebras cervicais também alcançou nível de concordância quase perfeito para Cef2D e Rec2D.

A adaptação do método de Baccetti et al, para TCFC, apresentou maior índice de concordância no grau de reprodutibilidade, considerando-se especificamente a borda inferior das vértebras C2, C3 e C4, e o agrupamento dos estágios de pós pico de crescimento mandibular.

PR0277 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14

Efeito antiplaca e antigengivite de dentifrícios com ingredientes naturais em pacientes ortodônticos: uma revisão sistemática
Russo JES, Seixas J, Ghiu ITP, Barros DMC, Bittencourt RC, Cury-Saramago AA, Mattos CT
Odontoclínica UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi realizar uma revisão sistemática sobre o efeito antiplaca e antigengivite de dentifrícios com ingredientes naturais utilizados em pacientes ortodônticos comparados a dentifrícios fluoretados convencionais. Critérios de inclusão: RCTs; pacientes com aparelho fixo; que comparassem dentifrícios com ingredientes naturais comparados aos dentifrícios convencionais; mensuração de índice de placa e/ou índice gengival. Critérios de exclusão: produtos usados concomitantemente. Foi feita uma busca eletrônica nas bases Pubmed, Scopus, Web of Science, Cochrane, BVS e OpenGrey. Dois revisores avaliaram título e resumo aplicando os critérios, com leitura dos textos completos selecionados. Os artigos incluídos foram submetidos à avaliação do risco de viés com a ferramenta ROB2. Foi realizada uma meta-análise. Foram encontrados 678 registros e, após aplicação dos critérios de elegibilidade, 5 artigos foram incluídos nesta revisão. Dos artigos incluídos, 1 foi considerado como baixo risco de viés e 4 moderados. Foi observado um efeito similar dos dentifrícios experimentais em relação aos convencionais. A meta-análise indicou menores índices após 4 semanas com uso dos dentifrícios teste.

Foi possível concluir, com evidência moderada, que o efeito antiplaca e antigengivite dos dentifrícios com ingredientes naturais é relevante.

PR0278 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14

Hipomineralização Molar Incisivo x Cárie Dentária em adolescentes: Estudo de base populacional
Franco MMP, Costa EM, Thomaz EBAF, Ribeiro CCC, Alves CMC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) é um defeito de desenvolvimento do esmalte de alta prevalência e que pode ter repercussões clínicas, incluindo cárie dentária. Esta associação tem sido estudadaporém nenhum estudo examinou adolescentes entre 18 e 19 anos, e a maior idade dos participantes é importante para que o processo de cárie tenha um maior tempo de evolução e a associação possa de fato ser investigada. O objetivo deste estudo foi verificar a possível associação entre HMI e o desenvolvimento de cárie. Estudo transversal aninhado em coorte, com 2500 adolescentes.. Dados sociodemográficos e comportamentais foram coletados através de questionários padronizados. O exame clínico foi realizado para obter diagnóstico de HMI (seguindo critério de Ganhin), CPOD e PUFA. As variáveis incluídas no modelo multivariado foram selecionadas a partir de gráficos acíclicos direcionados (Directed Acyclic Graph - DAG), além de . inferência causal para estimar ATE e análise multivariada por regressão de Poisson para estimar a razão de prevalência(p<0,05). A taxa de HMI entre adolescentes foi 15,43% e a de cárie dentária não tratada foi 63,35 %. Verificou-se forte associação entre cárie não tratada e HMI no modelo bruto (RP=1,25, p<0.001), ajustado (RP=1,28; <0,001) e pelo modelo de inferência causal (ATE=0,42, p<0.001). O índice CPOD (RP=; <0,001) e o PUFA( RP=; <0,001) também foram associados com a presença de HMI.

A HMI está fortemente asssociada a maior prevalência de cárie dentária não tratada, maior índice CPOD e maior prevalência de cárie com acomentimento pulpar.

(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  FAPEMA)
PR0279 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14

Potencial anti-Candida e antibiofilme do geraniol, citronelal e linalol
Silva JPR, Vasconcelos PGS, Abuna GF, Costa EMMB, Murata RM
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou, in vitro, a atividade antifúngica e antibiofilme dos compostos geraniol, citronelal e linalol. Foram definidas as concentrações Inibitória Mínima (CIM) e Fungicida Mínima (CFM) de cada composto contra cepas de Candida albicans (ATCC 321182, ATCC 90028, ATCC MYA 2876 e ATCC MYA 274) e Candida não-albicans (C. tropicalis ATCC 750, C. dublinienses ATCC MYA 646 e C. glabrata ATCC MYA 275). As concentrações CIM e 10xCIM dos compostos foram testadas quanto à capacidade de inibir a formação de um biofilme e agir contra um biofilme maduro de C. albicans. A atividade antibiofilme foi definida com base na contagem de Unidades Formadoras de Colônias por mL, e normalizada pela biomassa do biofilme (UFC/mL/g de peso seco). Todos os compostos apresentaram atividade antifúngica contra todas as cepas testadas: Geraniol, CIM 1,25-5 mM/mL e CFM 10-20 mM/mL; linalol, CIM 25-100 mM/mL e CFM 25-100 mM/mL; e citronelal, CIM 100-200 mM/mL e CFM 200 mM/mL. As concentrações de geraniol inibiram a formação do biofilme e reduziram significativamente o biofilme maduro de C. albicans. As duas concentrações do linalol também inibiram a formação do biofilme de C. albicans, mas somente a concentração de 500 mM/mL (10xCIM) reduziu o biofilme maduro. O citronelal não apresentou atividade antibiofilme.

O geraniol, citronelal e linalol apresentam atividade anti-Candida, com destaque para o geraniol, que inibiu a formação do biofilme e reduziu o biofilme maduro em menores concentrações.

PR0280 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14

Modelo experimental em Galleria mellonella para prospecção de drogas anticandida
Campos LT, Vasconcelos PGS, Romario-Silva D, Silva JPR, Antonino EMV, Lacerda VNL, Pereira JV, Costa EMMB
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo analisou um modelo experimental em Galleria mellonella para prospecção de drogas anticandida, utilizando o fluconazol como antifúngico padrão. Para infecção foram utilizadas cepas de Candida albicans (ATCC 90028, ATCC10231 e isolados da cavidade oral: A1 e A2), nas densidades: 2x104, 2x105, 2x106, 2x107 e 2x108 células/mL. A toxicidade do fluconazol foi analisada nas larvas (20, 40 e 80 mg/kg corporal), por 72h. Para infecção, a C. albicans foi inoculada na pró-pata esquerda e o tratamento foi realizado 1h após com o fluconazol, aplicado na pró-pata direita, com observação por 72 horas. Os critérios para avaliar a viabilidade das larvas foram: movimentação, formação de casulo e melanização. Os dados foram plotados em curvas de sobrevivência de Kaplan-Meier e analisados pelo teste log-rank, no GraphPad Prism 5.0. O fluconazol não induziu toxicidade. As infecções com até 2x107 células/mL foram não letais, com exceção da cepa A2, que induziu infecção letal (morte de 50% das larvas em 48h), apresentando 100% de taxa de sobrevivência com 20mg/kg de fluconazol. As infecções com 2x108 células/mL induziram super infecção (morte de todas as larvas em 48h), e apresentaram melhor resposta ao tratamento com 80mg/kg de fluconazol.

Dentre os modelos de tratamento testados, as terapias com aplicação de 20mg/kg e 80mg/kg de fluconazol proporcionaram melhores taxas de sobrevivência nas larvas G. mellonella, com infecção letal e super infecção por C. albicans, respectivamente.

PR0272 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14

Contaminação bacteriana em equipamentos de proteção individual após atendimento odontológico em uma clínica escola
Rosa TS, Costa MVC, Silva MA, Angelo TC, Ribeiro RSP, Ribeiro ALR
Diagnóstico Bucal UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetiva-se avaliar a contaminação bacteriana de máscara e óculos utilizados por acadêmicos de Odontologia durante atendimento, assim como as regiões mais contaminadas, afinidade tintorial, formas e arranjos. O projeto tem a aprovação do CEP/UNITPAC através do CAAE 57319522.5.0000.0014. Foram utilizados dois equipamentos de proteção individual (EPIs), sendo: 10 máscaras tripla descartáveis (M) e 5 óculos de proteção (O). O grupo M foi dividido em seis quadrantes, sendo quadrante: superior (A1), mediano (A2), inferior (A3), superior (B1), mediano (B2) e inferior (B3) sendo esses quadrantes da parte externa (A) e interna (B). O grupo O dividiu-se em: lente direita (LD) e lente esquerda (LE). Todos os EPIs foram entregues no início do atendimento, recolhidos após 1 hora e acondicionados em graus cirúrgicos estéreis. Os materiais foram inspecionados e as amostras foram coletadas com swab embebido a solução salina e inoculado em meio de cultura líquido. Com todos os meios turvados, as amostras passaram por diluição seriada a 10-5 e inoculadas em meio de cultura sólido. As coletas foram feitas em triplicatas semanais. Todos as amostras ficaram armazenados em estufa a 37ºC por 48 horas. Os grupos de máscaras e óculos apresentaram contaminação. De forma decrescente, os grupos mais contaminados foram: A1, A3, A2, B2, B3, LD e LE. Bactérias Gram positivas e negativas foram visualizadas. Os gêneros Staphylococcussp, Streptococcussp, Bacillussp e Diplococcussp foram os mais presentes.

Conclui-se que as máscaras e óculos pós atendimento apresentam alto grau de contaminação.

PR0274 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 14

O ensino odontológico em meio aos entraves da Covid-19: Reflexos nos Estágios Obrigatórios
Passos AS, Santos RMM, Rodrigues VP, Pinelli LAP, Silva MG, Feitosa MAL
CCBS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Como consequência das medidas de contenção do vírus SARS-CoV-2, necessárias em virtude da pandemia da Covid-19, faculdades de Odontologia de todo o mundo tiveram as atividades presenciais modificadas. Este fato repercutiu diretamente na formação profissional em Odontologia, pois essa combina conceitos teóricos ao desenvolvimento de habilidades práticas. Esta pesquisa se propôs a investigar os impactos da pandemia da Covid-19 nas atividades do Estágio Obrigatório do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão, a fim de listar os pontos críticos ante ao ensino remoto no Curso. Para tanto, foi conduzido um estudo descritivo com abordagem quantitativa, baseado na aplicação de questionários estruturados a docentes e discentes em Estágios. Um grupo de 108 discentes e 36 docentes participou da pesquisa. Dentre os discentes, 65,74% vivenciaram apenas atividades remotas e 30,56% tiveram atividades organizadas de forma híbrida. 60,48% dos estagiários afirmaram não se sentirem bem preparados para as práticas, com a aplicação da metodologia híbrida; e para 69,44% dos discentes e 55,26% dos docentes, o ensino presencial é a forma de ensino que apresenta melhor troca de conhecimento.

Evidenciou-se, portanto, que diante do cenário da pandemia de Covid-19, na percepção dos discentes, o conteúdo das aulas online não ofereceu o preparo necessário para as atividades práticas, e por conseguinte, estes não se sentiam confiantes para realiza-las. Nesse sentido, discentes e docentes indicaram o ensino tradicional como o método mais enriquecedor para o aprendizado.