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Resultado da busca [Siglas PR0261 a PR0271 ]
 9 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 9


PR0262 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortopedia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13

Avaliação da assimetria mandibular em pacientes com fissura labiopalatina em diferentes estágios de crescimento: estudo transversal
Azeredo TL, Celebrini VER, Freitas LRP, Soares RV, Oliveira DD, Visconti MA, Villoria EM
Patologia e diagnóstico oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar tridimensionalmente a assimetria mandibular em pacientes com fissura labiopalatina unilateral (FLPU) em diferentes estágios do crescimento, por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Exames de TCFC de 47 pacientes com FLPU foram incluídos e, após a análise de maturação das vértebras cervicais, grupos em estágios pré-puberal e puberal foram formados. A altura do ramo mandibular, comprimento do corpo mandibular, comprimento total da mandíbula, ângulo goníaco, volume dos côndilos mandibulares, em ambos os lados, e desvio lateral do mento foram avaliados. Os lados com fissura (LCF) e sem fissura (LSF) foram comparados por meio do teste t-pareado para amostras dependentes. As médias do desvio do mento e a associação com os lados foram avaliadas pelos testes Mann-Whitney e exato de Fisher, respectivamente. O nível de significância foi de 5%. No grupo pré-puberal, o comprimento total da mandíbula foi menor no LCF (105,5 ± 5,7; p = 0,036). No grupo puberal, a altura do ramo mandibular foi menor no LCF (46 ± 6; p = 0,004) e o comprimento do corpo mandibular foi maior no LCF (78,5 ± 5,8; p = 0,026). Foi observada associação significativa (pré-puberal, p < 0,001; puberal, p < 0,013) entre o lado para o qual o mento estava desviado e o lado afetado pela FLPU.

Concluímos que pacientes com FLPU em estágios pré-puberal e puberal do crescimento apresentaram assimetria mandibular, com o mento desviando para o LCF, reforçando a importância da intervenção ortodôntica/ortopédica precoce para o melhor desenvolvimento mandibular.

PR0263 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13

Eficácia do ácido peracético na desinfecção e esterilização de alicates, bandas e elásticos ortodônticos
Aguiar MCS, Caetano SRO, Artese F, Miguel JAM
PRECOM UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo laboratorial in vitro foi comparar métodos de desinfecção com álcool 70% e ácido peracético 2% e avaliar a desinfecção/eficácia de esterilização do ácido peracético 2%. A amostra foi dividida em 6 subgrupos e consistia em 72 alicates, 72 bandas e 72 elásticos modulares. Todos foram contaminados com microrganismos de cepas bacterianas da American Type Culture Collection (ATCC) e cada grupo foi submerso em álcool 70% ou ácido peracético 2% por 5 ou 10 minutos, para avaliar a desinfecção ou em ácido peracético 2% por 15 a 30 minutos para avaliar a esterilização. Os dados foram avaliados usando o teste qui-quadrado com post-hoc de Fischer. Após a contaminação das amostras com os microrganismos e subsequente exposição ao álcool 70%, tanto por 5 quanto por 10 minutos, a porcentagem de crescimento bacteriano foi positiva, sendo de 44,5% e 38,9%, respectivamente. Entretanto, após a exposição ao ácido peracético por 5 e 10 minutos, apenas 3,6% das amostras estavam contaminadas. Estes resultados mostram uma diferença estatística significativa (p<0,05). O ácido peracético eliminou 100% dos microrganismos após a imersão dos alicates ortodônticos, bandas e elásticos em períodos de 15 e 30 minutos.

Os resultados mostraram que o álcool 70% não foi eficaz para desinfecção e o ácido peracético 2% foi eficaz para todos os materiais testados tanto para desinfecção quanto para esterilização. Assim, o ácido peracético pode ser o agente desinfetante de escolha para desinfecção de alto nível e esterilização química na clínica ortodôntica.

(Apoio: FAPERJ)
PR0265 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13

Eficácia de alinhadores ortodônticos na movimentação de caninos e incisivos
Mendes FA, Ferreira JB, Santos RF, Christovam IFO, Nojima MCG, Nojima LI
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a eficácia dos alinhadores ortodônticos para movimentos de rotação em caninos e inclinação vestíbulo-lingual em incisivos de acordo a movimentação dentária planejada. Foram avaliados modelos digitais das arcadas dentárias de 21 indivíduos com média de idade de 35,9 anos. A análise longitudinal foi realizada por meio de mensuração em modelos digitais no software Geomagic Control® para avaliação dos movimentos planejados e efetivamente obtidos após o tratamento ortodôntico com alinhadores. Para avaliação estatística, foram aplicados coeficiente de correlação intraclasse, análise de concordância de Bland-Altman, Teste t de Student, correlação de Pearson e regressão linear simples (p<0.05). Boa confiabilidade entre os movimentos planejados e alcançados foi observada em todos os movimentos avaliados (> 0,80), exceto para rotação de caninos inferiores (< 0,75). Diferença estatisticamente significante foi observada para os movimentos de inclinação vestíbulo-lingual de incisivos e rotação de caninos, evidenciando que não existe concordância entre os valores do ∆planejado e do ∆real para estes movimentos (p<0.0001). Para cada grau de movimento foi estimada uma redução média na previsibilidade de, aproximadamente, 0,4º e 0,6º na inclinação vestíbulo-lingual de incisivos e rotação de caninos, respectivamente.

O movimento alcançado com o tratamento apresentou-se em todas as situações avaliadas, aquém do pretendido. A previsibilidade do tratamento com alinhadores reduz quanto maior a quantidade de movimentação necessária.

PR0266 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13

Análise de conteúdo e teor científico de publicações em mídias sociais relacionadas à ortodontia: estudo piloto
Fróes PHG, Duarte de Souza J, De Souza MMG, Castro ACR
Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o conteúdo e teor científico das informações relacionadas à Ortodontia publicadas em mídias sociais. Foram avaliadas 120 publicações em Português, nas mídias sociais Instagram (IG), Facebook (FB) e TikTok (TT) (n=40). O conteúdo das publicações foi avaliado quanto ao número de curtidas, comentários, duração, compartilhamentos, visualizações e salvos. A análise do teor científico foi realizada por meio do questionário DISCERN adaptado para as três mídias e o Global Quality Scale (GQS) para o TikTok. A análise estatística foi realizada no programa Jamovi (versão 2.2) por meio do coeficiente Kappa (k) e teste de qui-quadrado (a=0,05). A confiabilidade interavaliador para o score DISCERN variou de k= 0,89 a 1,0 e o GQS obteve k= 0,9. O TT apresentou a maior média de curtidas (22.050) e comentários (191) por publicação. O FB apresentou maior frequência de publicações baseadas em fontes confiáveis (FB: 87,5%; IG: 12,5%; TT: 0) (p<0,003). Em contrapartida, foi a mídia social com o maior número de publicações consideradas "muito ruins" (FB: 48,1%; IG: 16,7%; TT: 35,2%) (p<0,001) em relação ao DISCERN. Os Ortodontistas foram os maiores produtores de conteúdos para o IG (77%) e TT (97,5%), enquanto no FB os perfis de clínicas/leigos somaram 67,5% das publicações.

Conclui-se que as mídias sociais representam um meio de comunicação indireta com os pacientes. O FB apresentou a maior frequência de publicações baseadas em fontes confiáveis, entretanto, maiores níveis de engajamento e interação do público foram observados no TT.

PR0270 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13

Efeito da utilização de laser de diodo na desinfecção da superfície de implantes
Furlani FP, Kantovitz KR, Peruzzo DC, França FMG
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo in vitro foi analisar a descontaminação bacteriana da superfície de implantes por meio da terapia fotodinâmica com utilização do Laser de Diodo ao ser comparado com a Clorexidina 2%. Foram utilizados 12 implantes distribuídos em três grupos: sem desinfecção; aplicação de solução de clorexidina 2% (Rioquímica) e laser de Diodo. Para o ensaio da adesão bacteriana utilizaram-se cepas-padrão de Streptococcus aureus cultivadas sobre cada disco e incubadas por 2 h. As culturas novas foram colocadas em um tubo com 5mL de solução de cloreto de sódio. A amostra foi diluída em frascos estéreis, adicionada a sangue de carneiro e distribuída em placas de Petri por 48 horas. Em seguida, foram realizadas as contagens formadoras de colônia. Os dados foram compilados e submetidos à análise estatística ao nível de significância de 5%. De acordo com os resultados, houve diferença estatística significativa entre os grupos. O Laser de Diodo apresentou nível de descontaminação menor quando comparado ao uso da Clorexidina 2% que alcançou valores zero ou quase zero de contagem. Porém, ainda assim é possível afirmar que o Laser de Diodo é uma terapia eficaz, sobretudo, pela contagem de unidades de colônia significante menor quando comparado ao grupo com ausência de descontaminação. Palavras-chaves: Desinfecção. Terapia fotodinâmica. Implantodontia.

O laser de Diodo mostrou-se efetivo no tratamento antimicrobiano da peri-implantite, sobretudo, quando comparado com as superfícies com ausência de descontaminação.

PR0271 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13

Distúrbio do sono e aleitamento em bebês nascidos pré-termo
Silveira KSR, Serra-Negra JMC, Reis TVD, Abreu LG, Prado IM, Auad SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a prevalência de distúrbio do sono em bebês nascidos pré-termo e sua associação com o tipo e frequência de aleitamento. Participaram deste estudo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética Institucional, 104 díades de mães e crianças na faixa etária de 0 a 3 anos, acompanhadas em um centro de referência para crianças pré-termo de Belo Horizonte, o Ambulatório da Criança de Risco (ACRIAR), do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. As mães responderam a um questionário de forma remota (Google Forms®), que avaliou os tipos de aleitamento e também dados sociodemográficos. A versão brasileira do Breve Questionário sobre Sono na Infância (BQSI), verificou a presença de distúrbio do sono entre as crianças. Foram realizados análise descritiva e teste Qui-quadrado (p<0,05). A prevalência de distúrbio do sono foi de 45,2%. Em relação ao tipo de aleitamento, 80,8% das crianças amamentaram no seio, e 77,9% utilizaram mamadeira. A presença de distúrbio do sono foi maior entre crianças com idade inferior a 1 ano (p=0,002), e que amamentam no seio 3 vezes ou mais durante a noite (p<0,001). A maioria das crianças que usam/usaram mamadeira não apresentou distúrbio do sono (p=0,010). Entretanto, dentre aquelas que utilizam mamadeira à noite, a maior frequência de uso foi associada à ocorrência do distúrbio do sono (p=0,008).

Concluiu-se que houve associação entre a idade, o tipo e a frequência noturna de aleitamento, e a presença de distúrbio do sono.

PR0261 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13

Agenesia em pacientes submetidos à quimioterapia durante a infância: análise de relação causal
Nascimento AC, Biz MT
Departamento de Ciências Morfológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A odontogênese inicia, para a maioria dos dentes, na gestação e finaliza após o nascimento. Estudos de observação clínica demonstram que crianças submetidas à quimioterapia durante a infância possuem maior incidência de alterações dentárias em decorrência do tratamento. Assim, este trabalho buscou, baseando-se na literatura de observação clínica, discutir a relação causal quimioterapia-agenesia. Para isso, foi utilizado como fonte de busca as bases de dados PubMed e Scielo. Critérios de elegibilidade incluíram artigos de observação clínica de alterações dentárias em pacientes submetidos à quimioterapia na infância. Foram excluídos artigos de revisão e aqueles em que houve tratamento concomitante com radioterapia. Com estes critérios, 9 artigos foram selecionados, sendo 8 os que incluíram agenesia como observação. Destes, 4 apresentaram a agenesia como tendo correlação com a quimioterapia. Ao passo que pareça relevante, é preciso ter cautela, visto que em um artigo o terceiro molar consta como observação (com 38 agenesias das 48 relatadas); e, em outros não fica claro se o terceiro molar foi incluído/excluído da observação.

Por ser alta a frequência de agenesia do terceiro molar na população em geral sua inclusão na análise pode gerar inconsistência no estabelecimento da relação causal quimioterapia-agenesia. No mais, há concordância de que quanto mais jovem for o paciente ao início da quimioterapia, maior a possibilidade de alterações como a agenesia e esta tende a incidir, com maior frequência, nos segundos pré-molares e segundos molares.

PR0264 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13

Efetividade de programas de educação em saúde bucal, durante o pré-natal, na melhora da condição odontológica de mães e bebês
Helde NM, Martins ML, Motta MC, Souza TF, Maia LC, Fonseca-Gonçalves A
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisou-se, por meio de uma revisão sistemática, a efetividade de Programas de Educação em Saúde Bucal (PESB), durante o pré-natal, na melhora da condição odontológica de mães e bebês. Realizaram-se buscas em 5 bases eletrônicas e literatura cinza, sem restrições. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados (ECR) e não randomizados (EC) que incluíram mães expostas ou não a PESB durante o pré-natal, cujo estado de saúde bucal, em período pré ou pós-natal, ou o dos seus bebês foram averiguados. Instrumentos educacionais (IE), desfechos clínicos e resultados (sucesso/insucesso) foram as variáveis extraídas. O risco de viés foi avaliado pelo ROBINS-I e RoB 2.0. Dos 9 estudos incluídos, os IE utilizados foram material didático (apresentações, folders, panfletos e apostilas), material digital (mensagens de texto, rede social, DVD e áudios) e orientação verbal (entrevista motivacional, discussão em grupo e conversas). A maioria utilizou mais de um IE (n=8), sendo orientação verbal o mais frequente (n=8). Mães apresentaram queda nos índices de biofilme (n=3), cárie (n=4) e periodontite (n=4). Todos os estudos que analisaram o resultado nos bebês (n=3) obtiveram sucesso na prevenção de cárie. Os ECR foram classificados com baixo risco de viés (n=1), com preocupações (n=1) e com alto risco de viés (n=1). Quanto aos EC (n=6), o risco de viés variou de baixo a muito alto.

Sugere-se que PESB, utilizando diferentes IE, podem ser efetivos na melhora da higiene bucal, dos índices de cárie e da condição gengival das mães, além de prevenir a cárie dentária em bebês.

(Apoio: CNPq)
PR0269 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 13

Uso de treinamento teórico-prático para melhora da capacidade de diagnóstico da Hipomineralização Molar-Incisivo
Ferreira AM, Tosta-Junior W, Caracho RA, Martins DS, Braga MM, Lourenço-Neto N, Rios D, Honório HM
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta pesquisa teve como objetivo comparar a efetividade da aprendizagem baseada em problema e do método de ensino tradicional, na capacidade de diagnóstico da Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) e avaliar a percepção dos alunos frente a atividade. Este estudo foi desenvolvido com alunos de graduação e envolveu dois grupos: grupo controle (GC)(n=22), que recebeu apenas conteúdo teórico (aula teórica); e grupo teste (GT) (n=25), no qual além da aula teórica foi aplicado um treinamento teórico-prático (TTP). A aula teórica abordou os conceitos atuais de HMI e seu diagnóstico utilizando o índice EAPD. O TTP envolveu a exposição de fotos de dentes afetados por HMI em diferentes níveis de severidade e discussão acerca do diagnóstico de cada um. Após as atividades ambos os grupos responderam uma avaliação para classificar os dentes de acordo com o índice e foi aplicado um questionário de satisfação. Os dados referentes a capacidade de diagnóstico foram comparados através do Teste Anova e houve diferença estatisticamente significativa na porcentagem de acertos (%A) entre os grupos (p<0.001), sendo que GT apresentou maior %A. Na análise de satisfação com a atividade, os dados foram avaliados pelo Teste Mann Whitney. Constatou-se que nas questões de caráter positivo o GT se sentiu melhor, enquanto nas questões de caráter negativo, não houve diferença entre os grupos.

Conclui-se que a atividade prática associada à aula teórica aumenta a aprendizagem para o diagnóstico da HMI, além de promover maior satisfação dos alunos.