Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0251 a PR0260 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PR0251 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Efeitos da corrosão relacionados à resistência à fratura por flexão de mini-implantes ortodônticos
Dalpaz J, Dallepiane FG, Silva A, Dias BK, Weber KR, Carli JP, Trentin MS
Mestrado UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou o efeito da corrosão na resistência à fratura por flexão em mini-implantes ortodônticos em duas soluções diferentes: saliva artificial e saliva artificial com 1500 ppm de flúor. Foram utilizados 20 mini-implantes, 10 da SIN Company (ligas de Ti6AL4V) e 10 da Morelli (ligas de aço), avaliando quatro grupos com cinco amostras por grupo (grupo 1: Ti6AL4V em solução de saliva sem flúor; grupo 2: Ti6AL4V em solução de saliva com 1500 ppm de flúor; grupo 3: Aço em saliva sem flúor; e grupo 4: Aço em saliva com 1500 ppm de flúor). Essas amostras foram montadas e transferidas ao potenciostato para induzir a corrosão na cabeça dos mini-implantes, e após foram levadas para avaliação da corrosão em microscópio eletrônico de varredura (MEV). Em seguida, avaliou-se a resistência à fratura por flexão desses mini-implantes, com cargas na direção perpendicular em Newtons até a ocorrência de deformação ou fratura. Por fim, foram levados ao MEV para identificar se havia indícios de corrosão no local dessas deformações ou fraturas. Todos os grupos estudados sofreram potencial de corrosão e pitting, sendo que aqueles que estavam em soluções com flúor apresentaram menor resistência à formação de pites de corrosão e o grupo 4 (Aço em saliva com 1500ppm de flúor) foi o único a formar uma camada de passivação.

De acordo com os achados, concluiu-se que a corrosão teve pouca influência na resistência à fratura por flexão dos mini-implantes de aço e Ti6AL4V nas diferentes soluções testadas.

PR0252 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Efeito biológico da adição de nanotubos de dióxido de titânio à scaffolds de quitosana e quitosana-cálcio
Melo CCSB, Bronze-Uhle ES, Cassiano FB, Silva ISP, Lisboa Filho PN, Soares DG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da adição de nanotubos de dióxido de titânio (ntTiO2) à scaffolds de quitosana (CH) e quitosana-cálcio (CHCa), visando a regeneração dentinária. Os scaffolds foram preparados através da adição de suspensões de hidróxido de cálcio e/ou ntTiO2 à uma solução de quitosana, sob agitação, seguido de um protocolo de congelamento lento e gradual e de liofilização. Células pulpares humanas (HDPCs) foram semeadas sobre os scaffolds para avaliar a viabilidade (Live/Dead) e o metabolismo celular (Alamar Blue). A deposição de matriz mineralizada após 21 dias (Alizarin Red) foi avaliada por meio de células cultivadas sobre os scaffolds (cultivo direto) e com os extratos dos mesmos (à distância) (ANOVA 1 critério/Teste de Tukey; p<0,05). As HDPCs permaneceram viáveis em todos os grupos, com um notável aumento na viabilidade celular a partir dos 7 dias, sendo os maiores valores para os grupos CH-ntTiO2 e CHCa-ntTiO2 aos 7 dias e CHCa-ntTiO2 aos 14 dias, quando comparados ao grupo CH. Com relação a deposição de tecido mineralizado, no cultivo direto, aumento significante foi observado para CH-ntTiO2, CHCa e CHCa-ntTiO2 comparado a CH, onde CHCa-ntTiO2 apresentou os maiores valores (253,8%) (p<0,05). No modelo de extratos, maior porcentagem de deposição foi observada para todos os grupos quando comparados ao grupo CH, sem diferença entre eles.

Portanto, a adição de ntTiO2 à scaffolds de CHCa apresentou efeito sinérgico sobre a bioestimulação de células pulpares humanas.

(Apoio: FAPESP  N° 2019/00020-8  |  FAPESP  N° 2016/15674-5)
PR0253 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Modelos digitais: uma alternativa segura aos modelos de gesso na análise de dentição mista?
Cupolillo MD, Galisteu-Luiz K, Nojima MCG, Sant´Anna EF
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi determinar acurácia e reprodutibilidade da análise da dentição mista em modelos digitais, comparada aos modelos de gesso. Foram recrutados aleatoriamente 23 alunos do curso de graduação em Odontologia da UFRJ, que realizaram análise da dentição mista pelo método convencional, com compasso de pontas secas e fio de latão, e no programa 3D Slicer 4.8.1 (método digital), com modelos digitais, em dois modelos: modelo 1 (M1) com apinhamento leve (-2 mm) e modelo 2 (M2) com apinhamento moderado (-5 mm). O cálculo do espaço avaliado (EA) e espaço requerido (ER) no método convencional foi obtido com compasso de pontas secas, e no método digital com a ferramenta Ruler (programa 3D Slicer). O valor da curvatura da base óssea foi obtido com a ferramenta CurveMaker, correspondendo à medida obtida com fio de latão no modelo de gesso. Foram realizadas mensurações em dois tempos com intervalo de 30 dias. Medidas do ER foram mais reprodutíveis no M1 com análise digital, enquanto no M2 a reprodutibilidade foi similar em ambos métodos. Já nas medidas do EA em segmentos, M2 teve o método digital como mais reprodutível. Na medição do EA com fio de latão/CurveMaker, ambos os modelos foram mais reprodutíveis na análise digital. Houve uma tendência a médias menores no método digital. Existiram diferenças estatisticamente significativas entre os métodos em ambos os modelos.

Conclui-se que a reprodutibilidade no método digital foi proeminente nos dois modelos, e que, para maioria das medidas, não foram encontradas diferenças estatística ou clinicamente relevantes.

PR0254 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Caracterização de um hidrogel carreado com a fração diclorometano do extrato de Sideroxylon obtusifolium por análises físico-químicas
Costa MMA, Ribeiro AD, Silva DTC, Damasceno BPGL, Figueirêdo-Júnior EC, Freire JCP, Costa BP, Pereira JV
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo teve como objetivo caracterizar o hidrogel carreado com a fração diclorometano de Sideroxylon obtusifolium T. D. Penn (HFDIC) com possível atividade anti-Candida por meio de análises físico-químicas. Os testes foram realizados com o HFDIC e com a base do hidrogel sem a fração. A análise do pH da formulação foi realizada em pHmêtro digital Gehaka, previamente calibrado com soluções tampão de fosfato e biftalato, pH 7,0 e 4,0. Para a determinação da resistência à centrifugação, amostras de 13 g foram centrifugadas à 6.000 rpm durante 30 min em um tubo Falcon de 15 mL. Na avaliação da viscosidade empregou-se o viscosímetro rotativo digital de Brookfield, no qual a amostra foi medida por velocidade de rotação de eixo metálico, com cone coaxial spindle R7 imerso no material. Para a determinação da espalhabilidade, 10 placas, com peso pré-determinado, foram dispostas sobre a amostra posicionada acima de uma folha milimetrada consecutivamente a cada 1 min, calculando o diâmetro médio. Os valores de pH para a amostra de HFDIC e do hidrogel base sem a fração foram 5,85 e 6,05 respectivamente. O teste de centrifugação não promoveu estresse e sinais de instabilidade nos hidrogéis. O comportamento das formulações se caracteriza como fluido não-newtoniano do tipo pseudoplástico. Ambas as preparações são fáceis de espalhar, apresentando boas propriedades mecânicas.

O HFDIC apresenta características físico-químicas admissíveis para um fármaco de aplicação tópica na mucosa oral.

PR0255 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Tradução e adaptação transcultural do Your Teeth, You Are in Control para uso em crianças e adolescentes brasileiros
Silveira MAC, Arruda IT, Colares V
Faculdade de Odontologia de Pernambuco UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No relacionamento entre o dentista e o paciente infantojuvenil, a comunicação é fundamental para o aumento da interação entre as partes que proporciona maior cooperação, adesão ao tratamento e redução dos níveis de ansiedade. O atendimento odontológico requer estratégias específicas e adequadas, visando o favorecimento desta relação. Assim, se faz necessário o uso de ferramentas capazes de melhorar a abordagem na orientação comportamental de pacientes brasileiros. Este estudo objetivou traduzir e adaptar os guias do programa ''Your Teeth, You Are In Control'', baseado na Terapia Cognitivo Comportamental, para aplicabilidade com crianças e adolescentes brasileiros. Foi realizada a tradução do material para o português por um profissional bilíngue com fluência no português e inglês, que possuía conhecimento sobre o tema. Após isso, um comitê de revisores fez a comparação da versão traduzida com o original e avaliou itens considerados inadequados ou ambíguos, ajustando-se à linguagem brasileira e obtendo-se uma segunda versão com as adequações linguísticas. Essa versão foi aplicada com 10 pares de crianças/pais, em validação de face, quando se avaliou a compreensão pela população-alvo e chegou-se a uma 3ª e última versão, denominada então, "Seus dentes. Você está no controle''.

A tradução, adaptação transcultural e validação de face foram concluídas com sucesso e a versão brasileira do ''Your Teeth, You Are In Control'' pode ser uma estratégia viável para abordagem de pacientes infantojuvenis que apresentam ansiedade odontológica.

PR0257 - Painel Aspirante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Avaliação da saúde bucal e analise do cálcio salivar em pacientes bariátricos e a interação com a saúde sistêmica
Silveira AS, Delphino C, Borsodi C, Nardy RO, Marceliano-Alves MFV, Coutinho TMC, Goulart PASR, Mourao LCS
doutorado UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A obesidade é uma doença epidêmica, crônica, multifatorial, de alto risco, acometendo parcela da população, que pode influenciar a saúde sistêmica. Objetivo: avaliar e identificar alterações bucais como lesões cariosas, fluxo salivar e analise do cálcio salivar em pacientes que serão submetidos à cirurgia bariátrica. Metodologia: Avaliação da correlação da alteração da composição corporal com a cavidade bucal; concentração do Cálcio (Ca) /Fósforo (P) na saliva; índice CPOD e saúde periodontal: Profundidade Clínica de Sondagem (PCS), Índice de Placa Visível (IPV) e Índice de Sangramento à Sondagem (ISS). Foram selecionados 50 pacientes de ambos os gêneros, faixa etária entre 18 e 64 anos-Clínica Bariátrica - RJ, Brasil. Realização a coleta do fluxo salivar no pré e pós-cirúrgico (em 03 e 06 meses) para a realização da análise bioquímica. Avaliação sistêmica dos parâmetros sanguíneos. A composição corporal foi mensurada a massa corporal, estatura, circunferência abdominal (CA), circunferência de quadril (CQ) e relação cintura-quadril (RCQ). Para o IMC, foi utilizada balança com bioimpedância por técnica tetra polar para segmento corporal e tronco. Foi considerado um nível de significância p<0,05. Os resultados mostraram que 80% da amostra, estavam com nível baixo de Cálcio e Fósforo; bifração dentária DP em atividade e baixo fluxo salivar.

Concluiu-se que os resultados servirão de orientação técnica e clínica para a preservação pós-operatória e a manutenção da saúde bucal.

PR0259 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Efeito antileishmaniose, antimalária e antidengue de nanopartículas metálicas biogênicas
Oliveira EC, Carmona WR, Fabregat BD, Sampaio C, Araujo HC, Pessan JP, Monteiro DR
Odontologia preventiva e restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Leishmaniose, malária e dengue são doenças infecciosas causadas por vírus ou protozoários e transmitidas por vetores, afetando populações de áreas tropicais e subtropicais. Problemas associados ao controle de vetores e à efetividade limitada de algumas vacinas têm contribuído para o desenvolvimento de nanopartículas (NPs) metálicas biogênicas para combater essas doenças. Portanto, o objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura narrativa abordando os principais tipos de NPs metálicas sintetizadas por microrganismos e utilizadas no combate à leishmaniose, malária e dengue, incluindo seus potenciais efeitos biológicos. Os estudos mostraram que os principais microrganismos usados na síntese de NPs foram bactérias dos gêneros Bacillus e Streptomyces, fungos dos gêneros Rhizopus, Fusarium, Aspergillus, Beauveria e Trichoderma, além de algas dos gêneros Ulva, Sargassum e Hypnea. As principais NPs obtidas foram as de prata, óxido de zinco, cobalto e ouro, com diâmetros variando de 4 a 143 nm. As NPs mostraram efeito larvicida dose-dependente sobre Aedes aegypti e Anopheles stephensi, e reduziram a viabilidade de Leishmania.

Conclui-se que NPs biogênicas são alternativas eficazes no combate à leishmaniose, malária e dengue. Contudo, as evidências para atestar a eficácia das NPs biogênicas ainda são incipientes e vêm de estudos in vitro ou de modelos animais.

PR0260 - Painel Aspirante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Efeito de bebidas lácteas na desmineralização do esmalte dental
Neves PN, Barbosa PGO, Flauzino LP, Gonçalves FVA, Silva PV, Aranha AMF
Ciências Odontológicas UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de diferentes bebidas lácteas sobre a desmineralização do esmalte dental, através do modelo de biofilme de microcosmos, a partir da saliva de um doador. Espécimes de dentes bovinos (N=40) foram preparados e divididos em quatro grupos experimentais (N=4), de acordo com o tratamento: G1- leite fermentando probiótico; G2- Iogurte desnatado; G3- leite integral; G4- meio de cultura enriquecido com mucina - DMM (controle negativo). A exposição do biofilme às bebidas lácteas foi realizada por um período de 24 horas a 37° C. Para avaliação da desmineralização do esmalte dentário foi realizado o teste de microdureza superficial de Knoop (MD), determinando-se a diferença da MD inicial (esmalte hígido) e MD final (após 7 dias de tratamento do biofilme). Os dados da porcentagem da perda de dureza superficial (% PDS = Leitura inicial - Leitura final)/Leitura inicial) foram submetidos à ANOVA e teste de Tukey, considerando α=5%. Em todos os grupos, foi observada a perda de dureza superficial (%PDS), do esmalte dentário, após 7 dias de formação do biofilme cariogênico de microcosmos e tratamentos investigados. O valor da %PDS dos tratamentos foi G1=71,87%, G2=84,46, G3=70,08%, quando comparadas ao grupo controle (G4= 91,32). A desmineralização do esmalte foi, estatisticamente menor, na presença do tratamento G1 (p<0,05).

Conclui-se que as bebidas lácteas podem desempenhar um efeito potencialmente inibitório na desmineralização do esmalte dental.

PR0256 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Impacto da utilização de máscaras de proteção na percepção da estética da face
Oliveira AC, Holz IS, Cunha AS, Almeida RCC
ORTODONTIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As máscaras tornaram-se importantes aliadas durante a pandemia do SARS-CoV-2. No entanto, por cobrir grande parte da face, inclusive a área perioral, estima-se que exista uma influência na mensuração da atratividade e estética facial. Por meio deste trabalho, objetivou-se verificar se a utilização de máscara influencia na percepção estética da face. As percepções estéticas das faces de de 10 homens e 10 mulheres, em três momentos distintos: foto frontal em repouso, sorrindo e utilizando a máscara foram avaliadas por 100 ortodontistas e 100 leigos por meio do aplicativo "Google Forms". Os resultados foram analisados no software Statistical package for the social sciences. As fotografias em que os modelos estavam sorrindo receberam notas superiores, seguidas das fotos frontais em repouso e das fotos dos modelos utilizando as máscaras. Não houve diferença estatisticamente significativa na avaliação de ortodontistas e leigos nas fotografias com o uso da máscara. As notas dos ortodontistas foram maiores do que as dos leigos nas fotos sorrindo e sem sorrir. O grupo das mulheres receberam notas maiores do que as dos homens nos três momentos.

Portanto, as máscaras apresentam impacto na percepção estética da face. As fotos frontais sorrindo foram consideradas as mais atrativas comparadas às frontais em repouso e frontais utilizando máscara. Os avaliadores leigos e ortodontistas divergiram apenas nas notas dos modelos sem máscara. O resultado sugere que a área perioral apresenta importância na avaliação da percepção estética da face.

PR0258 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 13

Análise 3D do movimento dentário na correção da biprotrusão com exodontias e fechamento em massa ou em duas fases: ensaio clínico randomizado
Rosa BSPA, Caetano SRO, Miguel JAM, Artese F
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se com esta pesquisa analisar tridimensionalmente a movimentação dentária nas mecânicas de retração em massa e em duas fases. A amostra constou de 32 adultos Classe I, com biprotrusão, tratados com aparelho ortodôntico fixo, alinhamento e nivelamento e extração dos quatro primeiros pré-molares. Foram, então, alocados aleatoriamente no Grupo 1, de retração em massa (n = 16) e Grupo 2, retração em duas fases (n = 16). Para sobreposição de imagens tomográficas iniciais e finais e análise da movimentação dentária utilizou-se os programas de acesso livre ITK-SNAP e 3D-Slicer. A estatística foi realizada com os testes t de Student e Mann-Whitney. Observou-se movimento de inclinação controlada distal dos dentes anteriores e mesial de corpo dos dentes posteriores em ambos os grupos. A maior perda de ancoragem no Grupo 2 e maior retração anterior no Grupo 1 não se mostrou estatisticamente significativa. As médias de ambos os grupos mostraram que os incisivos superiores inclinaram lingualmente 5,4 mm (13,5°) e os incisivos inferiores 5,6 mm (14,72°). Os molares superiores mesializaram 2,4 mm (0,7° de inclinação e 1,5° de torque), 5,6° de rotação mesial, ocupando 1/3 do espaço do primeiro pré-molar. Os molares inferiores mesializaram 1/4 desse espaço, com 1,8 mm de perda de ancoragem (2,1° de inclinação e 2,0° de torque) e 4,5° de rotação mesial. Os segundos pré-molares apresentaram valores de perda de ancoragem equivalentes aos dos primeiros molares.

As duas mecânicas foram semelhantes quanto a retração dos dentes anteriores e perda de ancoragem dos dentes posteriores.