Resultado da busca [Siglas PR0240 a PR0250 ]
8
Resumo encontrados. Mostrando de 1 a
8
PR0240 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 12
Percepções e experiências de pais e crianças sobre intervenções odontológicas: uma revisão sistemática de estudos qualitativos
Dalsochio L, Montagner AF, Tedesco TK, Maske TT, Van-De-sande FH
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi investigar experiências e percepções de crianças que participaram de intervenções odontológicas, e de seus pais/responsáveis legais que as acompanharam, em diferentes serviços odontológicos. O protocolo foi registrado no PROSPERO (CRD42022382611), e o estudo reportado seguindo o checklist PRISMA. A busca foi realizada nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, Embase, PsycInfo e ProQuest até outubro de 2022. Após seleção, a avaliação da qualidade metodológica dos estudos foi realizada com o checklist para pesquisas qualitativas do Instituto Joanna Briggs. Para análise de dados, a abordagem meta-agregativa foi empregada. De 2.195 estudos recuperados, 15 foram incluídos. Entre 14 estudos com pais/responsáveis legais, 97 achados e ilustrações foram resumidos em três achados sintetizados. E, entre 4 estudos com crianças, 13 achados e ilustrações foram resumidos em um achado sintetizado. Segundo os pais, a esfoliação dos dentes decíduos, experiências prévias e a eficácia e durabilidade das intervenções influenciaram suas escolhas. E, embora apresentassem dúvidas relacionadas a intervenções que alteram o aspecto natural dos dentes, a saúde bucal foi considerada mais importante que a aparência estética. Para as crianças, o estabelecimento de vínculo e o uso de linguagem acessível pelo profissional favoreceram a obtenção de uma experiência positiva.
Conclui-se que conhecer as percepções das famílias é importante para o planejamento de estratégias de promoção de saúde, bem como para a individualização dos atendimentos clínicos.
PR0242 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 12
Confiabilidade do método de razão de densidade da sutura palatina mediana utilizando imagens tomográficas
Bittencourt RC, Veloso NC, Barros DMC, Lisboa CO, Christovam IFO, Cury-Saramago AA, Mattos CT
Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a confiabilidade intra e interexaminador do método de análise da razão de densidade da sutura palatina mediana como uma ferramenta auxiliar no tratamento da deficiência transversa da maxila. Este estudo transversal incluiu CBCTs de 120 indivíduos, com idades entre 7 e 37 anos, que foram avaliados por três examinadores calibrados em dois momentos diferentes. A análise de confiabilidade intra e interexaminador foi realizada nas medições da densidade da sutura palatina mediana (Ds), processo palatino da maxila (Dppm), palato mole (Dpm) e razão de densidade da sutura palatina mediana (RDspm). A confiabilidade intra-examinador (ICC) demonstrou que, das 12 avaliações, cinco atingiram valores acima de 0,9; quatro entre 0,75 e 0,9; uma entre 0,5 e 0,75 e duas abaixo de 0,5. Na análise inter-examinadores, três atingiram valores acima de 0,9; quatro entre 0,75 e 0,9; dois entre 0,5 e 0,75 e três abaixo de 0,5. Os gráficos de Bland-Altman mostraram diferenças médias absolutas importantes e também altos limites de concordância (LoA) de 95%, evidenciando que as medidas possuem baixa confiabilidade. A medida Dppm atingiu o limite de erro mais alto. A RDspm também apresentou um erro importante para todas as análises, o que refletiu na menor confiabilidade.
A confiabilidade intra e inter-examinador não foi boa. A confiabilidade das densidades que compõem o cálculo dessa razão variou. Portanto, este método ainda não pode ser considerado uma ferramenta confiável para nortear o tratamento da deficiência transversal da maxila.
PR0244 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 12
Letramento em saúde bucal de cuidadores e experiência de cárie dentária em crianças com fissuras labiopalatinas
Fonseca-Souza G, Tessari VS, Queiroz IS, Scariot R, Souza JF
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desde estudo transversal com grupo de comparação foi avaliar o nível de letramento em saúde bucal (LSB) de cuidadores e a experiência de cárie dentária em crianças com fissuras labiopalatinas (FLP). Como desfecho secundário, avaliou-se a associação de características socioeconômicas com o LSB e a experiência de cárie. Foram incluídos pacientes de 5 a 12 anos com e sem FLP, e seus respectivos cuidadores. O LSB dos cuidadores foi mensurado por meio do instrumento Brazilian Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30), a experiência de cárie dentária das crianças foi avaliada através dos índices CPOD/ceod e as informações socioeconômicas foram obtidas utilizando um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados pelos testes Qui quadrado e U de Mann Withney (p<0,05). A amostra foi composta por 110 crianças com FLP e 78 sem FLP. Os cuidadores de crianças com FLP apresentaram significante menor LSB (mediana= 22,5) em relação aos pais de crianças sem FLP (mediana=25) (p=0,006). A experiência de cárie foi significantemente maior entre crianças com FLP (86,4%) quando comparadas às sem FLP (71,8%) (p=0,013). Em ambos os grupos, não houve associação estatisticamente significante entre o nível de LSB dos cuidadores e a experiência de cárie das crianças (p>0,05). O nível de escolaridade e a classe social não foram associados à experiência de cárie das crianças, mas apresentaram associação significativa com o nível de LSB (p<0,05).
Conclui-se que o nível de LSB de cuidadores de crianças com FLP não está associado à experiência de cárie destas.
PR0246 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 12
Associação das proporções dentárias dos arcos e as diferentes direções de crescimento verticais e as relações molares de angle
Beltrão CSA, Valdrighi H, Santos ECA, Santamaria-Jr M
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo associou a discrepância das proporções dentárias interarcos com as diferentes direções de crescimento vertical da face e a relação anteroposterior das arcadas dentárias. Foram realizadas medidas mesiodistais nos 12 dentes de modelos de estudo superiores e inferiores , para análise da discrepância de Bolton e registradas a relação molar- Classe I, Classe II e Classe III de Angle. As telerradiografias cefalométricas laterais digitais foram divididas em três grupos de acordo com a direção de crescimento vertical, dólico, meso e braquifacial e analisadas no Dolphin Imaging 3D version 11.95 software (Dolphin Imaging & Management Solutions, Chatsworth, CA). Para a determinação da direção de crescimento vertical craniofacial foram medidos os ângulos FMA e o Índice de altura facial (INDEX). Modelos de regressão logística foram ajustados para cada variável e o desfecho discrepância de Bolton, estimando os odds ratio com intervalos de 95% de confiança. O nível de significância considerado para todas as análises foi de 5%. Os resultados mostraram a presença de discrepância de Bolton em 56,5% da amostra localizada no arco inferior em todos os grupos avaliados. Pacientes com relação molar Classe I têm mais chance (OR=2,90; IC95%: 1,24-6,84) de apresentar discrepância de Bolton do que indivíduos Classe II(p<0,05).
Concluiu-se que não houve associação da presença e localização da discrepância de Bolton com a direção de crescimento vertical craniofacial, porém os pacientes com relação molar de Classe I de Angle tem maior chance de apresentar discrepância de Bolton.
PR0247 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 12
Efeito da educação em saúde no ecossistema digital associada à orientação convencional: estudo clínico randomizado no binômio mãe-filho
Ribeiro YJS, Ferreira LG, Carvalho MS, Nelson-Filho P, Arnez MFM, Paula-Silva FWG
Clinica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo é comparar a influência da educação convencional na promoção da saúde bucal, versus a educação convencional mais a plataforma digital WhatsApp, no controle do biofilme dental em pares mãe-filho. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo cego, paralelo com uma amostra de 100 pares de mãe-filho, com as crianças com idade de 6 a 12 anos. Foi realizado exame odontológico onde foram feitas as seguintes avaliações: Índice de Placa Visível (IPV) e o Índice de Sangramento Gengival (ISG). Os participantes foram divididos em Grupo 1 - Controle (receberam exame clínico, profilaxia e orientação de higiene bucal no consultório odontológico) e Grupo 2 - Experimental (receberam exame clínico, profilaxia, orientação de higiene bucal e vídeos educativos 2 vezes por semana ao longo de 30 dias). Os dados foram analisados utilizando os testes de Mann-Whitney e Wilcoxon (α= 5%). Quando comparado os tempos T0 (baseline), T1 (30 dias pós-intervenção) e T2 (6 meses pós intervencao) no Grupo 1 houve um aumento tanto para o IPV e ISG apresentando diferença estatística (p<0.0001), enquanto no Grupo 2 houve redução do IPV e ISG da mãe e filho no T1 comparativamente ao T0; no entanto quando comparado o T1 com o T2 houve um aumento em IPV e ISG em menor magnitude do que no Grupo 1 (p=0.001).
Indivíduos que receberam as informações por mídias digitais apresentaram IPV e ISG da mãe e dos filhos significativamente menores do que aqueles que receberam a educação convencional.
(Apoio: 5o Edital PRCEU-USP, FUSP e Banco Santander)
PR0248 - Painel Aspirante
Área:
3 - Cariologia / Tecido Mineralizado
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 12
Influência da radioterapia in vivo nas propriedades químicas e mecânicas da dentina intrarradicular
Pelloso AM, Rossi ME, Miranda RR, Soares CJ, Novais VR
Dentistica e Materiais Odontológicos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Investigar as propriedades químicas e mecânicas da dentina intrarradicular submetida à radioterapia in vivo. Dezesseis incisivos inferiores foram divididos em dois grupos (n=8): não irradiados e irradiados. Após o preparo das amostras, fatias de dentina intrarradicular de cada terço radicular foram avaliadas por espectroscopia Raman, espectroscopia de energia dispersiva (EDS) e teste de microdureza Knoop. Os dados foram analisados por Two-way ANOVA e teste de Tukey (α=0,05). Na espectroscopia Raman, carbonato e amida III apresentaram diferença significativa para irradiação e terço (carbonato p=0,021 e p<0,001; amida III p<0,001 e p=0,001, respectivamente). Para amida I houve diferença significativa apenas para o terço (p<0,001). Para a relação carbonato/mineral, houve diferença significativa para irradiação (p=0,0016) e terço (p<0,001). Para a relação amida I/amida III, houve diferença significativa para irradiação (p=0,005) apenas no terço cervical. No EDS, carbono (p=0,004; p=0,020), fósforo (p<0,001; p=0,009) e cálcio (p=0,008; p=0,007) apresentaram diferenças para irradiação e terço, com os grupos irradiados apresentando valores menores no terço cervical e médio. Para a relação Ca/P, houve diferença significativa para irradiação (p<0,001) nos terços cervical e médio. Em relação à microdureza, irradiação (p<0,001), todos os grupos irradiados apresentaram menores valores de microdureza.
A radioterapia alterou as propriedades químicas e mecânicas da dentina intrarradicular, principalmente nos terços cervical e médio da raiz.
PR0245 - Painel Efetivo
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 12
Análise estrutural dos fatores socioeconômicos e do jet lag no traumatismo dentário em escolares
Bernardino VMM, Lima LCM, Granja GL, Leal TR, Neves ETB, Perazzo MF, Paiva SM, Granville-Garcia AF
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Analisar as direções pelas quais o jet lag escolar está associado ao traumatismo dentário em crianças, avaliando os efeitos diretos e indiretos dos fatores socioeconômicos e do sono. Foi realizado um estudo transversal representativo de base populacional com 739 pares de pais e escolares de oito a 10 anos de idade. Os pais/responsáveis responderam a um questionário sociodemográfico, Escala dos Distúrbios do Sono para Crianças e a Escala de Energia Circadiana. Quatro examinadores foram calibrados para o diagnóstico do traumatismo dentários (K>0,80) de acordo com os critérios de Andreasen. A análise descritiva foi seguida pelo uso de modelagem de equações estruturais para determinar associações diretas e indiretas entre as variáveis incorporadas ao modelo teórico do estudo. O jet lag escolar [standardized coefficient (SC): -0,238, IC 95%: (-0,390-0,087)], a renda (SC: -0.151, IC 95%: 0,0010-0,292) e o número de pessoas na família (SC: -0,109, -0,212-0,007) foram associados diretamente ao traumatismo dentário, enquanto os distúrbios do sono e a escolaridade dos pais/responsáveis exerceram efeito indireto na ocorrência de traumatismo dentário.
Os fatores sociodemográficos e o jet lag escolar foram associados ao traumatismo dentário em crianças de oito a 10 anos de idade.
PR0249 - Painel Efetivo
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 12
Ensaio clínico longitudinal a longo prazo para caracterização dos fios CuNiTi 35°C
Araújo ME, Gonzaga AS, Pinto ETF, Simão CEPCN, Caldas SGFR
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Determinar se existe alterações na composição química e morfologia superficial, histerese mecânica e térmica dos fios CuNiTi (cobre - níquel - titânio) 35°C durante a sua permanência em ambiente oral por 90 dias. A amostra foi constituída de 15 arcos pré-contornados Ormco® 0.016", termodinâmicos com adição de cobre (Cu), com temperatura Af (fim da fase austenítica) de 35°C. Dez fios foram instalados sobrepostos ao fio base de aço 0.018" x 0.025" de 05 pacientes, e permaneceram em boca durante 30, 60 e 90 dias, e 05 foram analisados como recebidos. Após este período, os fios foram submetidos a um teste de padronização das suas dimensões, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectrometria por Raios X Fluorescentes (FRX), ensaios de tração uniaxial e ensaio de Varredura Diferencial de Calorimetria (DSC). Não houve diferença significativa entre os diâmetros das amostras, das forças obtidas ou mesmo das temperaturas Af entre as amostras, independentemente do tempo de permanência em boca. Foram encontrados predominantemente Ni (níquel), Ti (titânio), Cu (cobre) e Al (alumínio) nas amostras, além de outros elementos químicos em concentrações variadas.
Os fios têm diâmetros padronizados e permanecem inalterados até 90 dias de permanência em ambiente oral. Todos os fios apresentam Ni, Ti, Cu e Al, porém a distribuição química destes elementos não é homogênea em toda a estrutura do fio. A temperatura Af dos fios se mantém estável por até 90 dias, sendo em média em torno de 25°C. A força de tração dos fios se mantém estável até 90 dias, sendo em média em torno de 14N.