Resultado da busca [Siglas PR0209 a PR0218 ]
10
Resumo encontrados. Mostrando de 1 a
10
PR0209 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Autoestima, tempo de uso de redes sociais e características sociodemográficas de adolescentes
Machado-Silva CBB, Paiva SM, Silva GS, Bendo CB
Saùde Bucal da criança e do adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo do estudo foi avaliar a associação de variáveis sociodemográficas, tempo de tela em redes sociais, e a autoestima dos adolescentes. Foi realizado um estudo observacional transversal com a amostra de 154 adolescentes de ambos os sexos, com idade de 10 a 19 anos recrutados nas Clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Os adolescentes responderam a versão brasileira validada da Escala de Rosenberg para medir a autoestima e um questionário sobre o tempo de uso de telas em redes sociais. Os pais/responsáveis responderam um questionário sobre dados sociodemográficos dos adolescentes. Os dados foram analisados através do Teste Mann-Whitney e Correlação de Spearman (p<0,05). A análise bivariada demonstrou que meninos relataram maior autoestima (média=30,8 ±4,6) do que meninas (média=28,4 ±5,2; p=0,007). A autoestima era maior entre adolescentes que ficavam menos tempo em frente às telas no uso de redes sociais de segunda a sexta-feira (r= -0,17; p=0,050) e durante os finais de semana (r= -0,26; p=0,002) do que dentre aqueles que ficavam mais tempo exposto à telas nas redes sociais. A cor da pele e a idade dos adolescentes não teve associação com a autoestima (p>0,05).
Conclui-se que meninos e adolescentes que possuem menor tempo de exposição às telas para acesso às redes sociais apresentam maior autoestima.
(Apoio: CAPES | CNPq | FAPEMIG)
PR0210 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Análise bibliométrica das publicações sobre a erupção de dentes decíduos e permanentes
Fonseca BA, Fernandes TO, Antunes LS, Antunes LAA
PPGO UFF NF FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo objetivou realizar uma análise bibliométrica sobre publicações de erupção de dentes decíduos e permanentes para discutir as tendencias e perspectivas globais sobre este tema. A base de dados Scopus foi pesquisada em 14 de janeiro de 2023. A bibliométrica sobre autores, países, fontes e co-ocorrencia de palavras citadas foi feita com o software VOSviewer versão16.18. Após a aplicação dos critérios de exclusão, 492 estudos foram incluídos na análise. Os países mais citados foram os Estados Unidos e Brasil, as fontes Archives of Oral Biology and Journal of Dental Research foram as mais citadas. Kuchler E. C.; Hägg U.; Declerck D; Cavalcanti A. F. C.; Janicha J. foram os autores mais frequentes. Considerando as palavras-chaves, observou-se 3 clusters com 2 clusters bem definidos, foram relacionadas a patologias, desenvolvimento dentário, odontogênese e genética.
O cenário futuro está relacionado com as pesquisas mais recentes desenvolvidas sobre a cronologia e sequência de erupção dos dentes decíduos e permanentes, e os fatores que o alteram, como a genética, e os tratamentos clínicos desenvolvidos sob esta perspectiva estudada.
(Apoio: CNPq | Fundação Carlos Chagas Filhos de Amparo a Pesquisa do Estudo do Rio de Janeiro N° FAPERJ | CAPES)
PR0211 - Painel Aspirante
Área:
3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Avaliação de 2 métodos de contaminação in vitro no sistema de canais radiculares
Martins HC, Régis JR, Dorigon-Santos J, Mazzon RR, Prado M, Badaró MM, Andrade JSR, Duque TM
ODONTOLOGIA RESTAURADORA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este trabalho comparou 2 protocolos de contaminação in vitro estabelecidos na literatura, através da quantificação microbiológica por contagem de UFC de E. faecalis, em lúmen e túbulos dentinários. Foram selecionados 42 pré-molares inferiores humanos, com canal único. Após padronização do tamanho da raiz e diâmetro do canal radicular, os dentes foram divididos em 2 grupos de acordo com o tempo de contaminação: 1 e 21 dias. A coleta microbiológica do lúmen foi realizada com auxílio de cone de papel absorvente. As amostras foram clivadas em 3 terços. Para cada terço, foram utilizadas brocas tronco cônicas diamantadas, em ordem crescente de tamanho e após, os debris eram coletados. Os cones e debris, depositados em microtubos com BHI caldo, foram diluídos e plaqueados em BHI ágar para contagem das UFC's. Os dados foram submetidos à análise estatística. Nas coletas do lúmen e nas 3 profundidades dos 3 terços, a contaminação de 21 dias foi maior e apresentou diferença estatística entre a contaminação de 1 dia. A contagem de UFC do terço apical, foi menor que nos terços cervical e médio, nos 2 grupos, com valores insignificantes para a contaminação de 1 dia. Conclui-se que o biofilme imaturo impediu a penetração bacteriana no interior dos túbulos dentinários.
A formação de biofilme imaturo impediu a penetração bacteriana no interior dos túbulos dentinários.
PR0212 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Aplicativo de Diagramação Individual com Emprego de Múltiplas Fontes de Imagem
Silva FEF, Vedovello SAS, Vedovello-Filho M, Gouvêa GR, Santamaria-Jr M
ODONTOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A diagramação individual é imprescindível para que os tratamentos possam obter qualidade, estabilidade, estética, saúde e harmonia. Os métodos de confecção destes diagramas exigem a manipulação de modelo de gesso ou registro de mordida, e tem baixa confiabilidade e precisão. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e apresentar aplicativo, otimizado para uso de imagens da Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), capaz de utilizar imagens tiradas pela câmera do celular ou armazenadas, seja de modelos ou ainda oclusais intraorais, como fontes para confecção de diagrama individualizado. O método consiste em utilizar imagens parametrizadas, que uma vez calibradas para o tamanho real, permitirão a confecção do raio de curvatura anterior da arcada, e a partir daí, demarcar lateralmente os limites do diagrama, de forma segura, eficaz e simétrica. As imagens podem ser ajustadas e então compartilhadas por qualquer aplicativo de comunicação, enviada pela internet ou ainda impressa, sempre mantendo a fidelidade de tamanho e forma. Para garantir que as imagens sejam adequadas, o Manual de Diagramação Individual foi desenvolvido e apresentado em conjunto com o aplicativo, para uso em plataformas móveis e Computadores.
Como resultado deste trabalho, apresentamos uma nova técnica de parametrização de imagens, baseada na TCFC, de imagens obtidas pela câmera ou armazenadas, e o uso do aplicativo para a plataforma Android DIAGRAMA ORTODÔNTICO INDIVIDUAL POR IMAGEM, com registro no INPI Nº 512022001679-6 na construção de diagramas individualizado.
PR0213 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Tradução e adaptação cultural do "Children's Experiences of Dental Anxiety Measure (CEDAM)" para uso no Brasil
Lamarca JH, Rocha RASS, Steiner-Oliveira C, Paschoal MAB, Castilho ARF, Gavião MBD, Barbosa TS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O questionário "Children's Experiences of Dental Anxiety Measure" (CEDAM) foi originalmente desenvolvido na língua inglesa para avaliar aspectos importantes da ansiedade odontológica em crianças. Este estudo objetivou traduzir e realizar a adaptação cultural do CEDAM para o Português Brasileiro. O CEDAM consiste de 14 itens sobre pensamentos, comportamentos, sintomas físicos e sentimentos experimentados por crianças. As opções de resposta em escala Likert de 3 pontos indicam a intensidade da ansiedade odontológica. O processo consiste da tradução para o Português Brasileiro, a retradução para o Inglês, o Comitê Revisor de Especialistas e o pré-teste (aplicação em 10 escolares de oito a doze anos de idade). O Comitê Revisor de Especialistas comparou as versões original, traduzida (T1 e T2) e retraduzida (RT1 e RT2) e sugeriu algumas mudanças visando melhorar a compreensão dos itens. Em algumas questões, as versões traduzidas foram idênticas (T1=T2); em outros, uma versão foi priorizada (T1 ou T2); em outros optou-se por modificar os termos para obter maior clareza sobre o item (T3). No pré-teste, somente a questão 8 não foi compreendida por uma criança, isto é, a versão traduzida foi bem compreendida por mais de 85% dos participantes.
A versão traduzida do CEDAM mostrou-se culturalmente adaptada para a população brasileira de crianças. Novos estudos são necessários para testar as propriedades psicométricas do instrumento.
PR0214 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Analgesia por eletroestimulação em pontos de acupuntura no tratamento restaurador: Estudo clínico randomizado, em crianças
Consiglieri RSA, Torres CP, Souza-Gabriel AE, Borsatto MC
Clinica infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O trabalho visou utilizar a eletroestimulação em pontos de acupuntura, técnica não invasiva e pouco agregada no contexto de pacientes infantis como alternativa para a analgesia, possuindo explicações fisiológicas como liberação de substâncias endógenas. Dessa forma, foi eliminada a etapa da punção e técnica anestésica convencional, avaliando o nível de estresse e ansiedade dos pacientes por dosagem de cortisol salivar, análise de frequência e pressão arterial, bem como o uso de escalas de dor (escala visual analógica e escala analógica facial), além da Subescala dental (CFSS-DS) de medo geral e escala comportamental de Frankl. A amostra foi composta por 25 pacientes entre 6 e 9 anos que apresentavam lesões cariosas de profundidade de média a profunda, homólogas bilaterais em molares inferiores decíduos, ou necessidade de selante em primeiros molares permanentes homólogos inferiores. Os dentes de cada paciente foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos de acordo com a técnica empregada sendo: 1) anestesia convencional e 2) eletroestimulação nos pontos IG4, E 36, B60, E6. Os dados obtidos foram analisados por teste t, ANOVA, MannWhitney e Wilcoxon, média, mediana, porcentagem e desvio padrão, mostrando melhor aceitação e melhora de comportamento bem como controle adequado da dor.
A analgesia por eletroestimulação em pontos de acupuntura foi bem aceita e efetiva no controle da dor e na melhora do comportamento das crianças no tratamento odontológico, quando comparada com a técnica anestésica convencional, em procedimentos preventivos e restauradores.
PR0215 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Consumo de carboidratos durante a gestação e sua Influência no padrão ou preferência alimentar da prole: uma revisão sistemática
Souza TF, Martins ML, Magno MB, Maia LC, Fonseca-Gonçalves A
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Verificou-se a influência da ingestão de carboidratos em geral (CG) ou carboidratos simples (CS) - apenas açúcares, por gestantes, no padrão ou preferências alimentares da prole. Incluíram-se estudos de intervenção em animais (EA) (n=5) ou observacionais com humanos (EH) (n=5) após busca, sem restrições em, 5 bases e literatura cinzenta. Avaliou-se o risco de viés dos EH pela ferramenta Newcastle-Ottawa (total=9 estrelas) e dos EA pelo SYRCLE. Utilizou-se o GRADE para avaliação qualitativa da certeza da evidência (CE). A ingestão de CG pela gestante foi associada à preferência a dietas ricas em gordura e proteína na prole animal, enquanto nos EH não influenciou nos padrões alimentares de pré-escolares (r=0,10; p<0,1); mas, em bebês e crianças, o consumo de dietas ocidentais (p<0,01) e de CG (p= 0,002) aumentou, respectivamente. Nos EA, o consumo de CS pela mãe não influenciou o padrão alimentar da prole (p>0,05) e sua associação com a preferência alimentar por sacarose foi observada em um estudo (p=0,03). Nos EH, o consumo de CS pela grávida foi proporcional ao consumo pelos bebês (p<0,001) e adolescentes (p<0,001). Atribuiu-se alto risco de viés na maioria das categorias avaliadas nos EA e, nos EH, a pontuação variou entre 7 (n=2) e 8 (n=3) estrelas.
Conclui-se, com baixa CE, que o consumo de CS durante a gravidez está associado a maior preferência e padrão alimentar da prole por açúcares nos EH e que a preferência por proteínas e alimentos gordurosos da prole nos EA e no maior consumo de dietas ocidentais e CG por bebês e crianças está associado ao maior consumo de CG por gestantes.
(Apoio: CNPq N° 001 | FAPERJ N° E-26/201.175/2021)
PR0216 - Painel Aspirante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Modulação da expressão de miR-34a induzida por mini-implante ortodôntico
Sobral JG, Pereira CM, Voigt DD
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Durante a aplicação de forças ortodônticas ocorre a ativação de diversas vias moleculares envolvidas no recrutamento de osteoclastos e osteoblastos. Essas vias podem ser moduladas pelo tipo de superfície do implante e pelos microRNAs, pequenos RNAs não-codificantes, como miR-34a. O presente estudo avaliou a expressão de miR-34a em amostras ósseas de coelhos que receberam mini-implantes (MI) de titânio com diferentes superfícies na presença e ausência de carga. Neste estudo foram utilizados seis coelhos. Cada animal recebeu quatro MI ortodônticos: 2 MI do tipo porous e 2 MI do tipo convencional. Os MI proximais instalados em cada perna foram submetidos à força de 1N através de mola fechada de níquel titânio, enquanto os MI mais distais permaneceram sem carregamento. Após a extração de RNA, o miR-34a foi avaliado por PCR em tempo Real. As amostras que receberam o MI porous sem carga apresentaram um aumento significativo da expressão de miR-34a em comparação ao grupo controle (p= 0,002). Já em comparação a esse grupo, as amostras que receberam o MI do tipo porous com carga apresentou uma menor expressão. Entretanto, apesar de reduzida, houve um aumento da expressão de miR-34a nesses MIs comparados ao grupo controle (p= 0,064).
Os dados obtidos nesse estudo sugerem que o MI tipo porous sem carga possivelmente favorece o aumento da expressão do miR-34a e que a movimentação ortodôntica parece reduzir a expressão do miR-34a nesse tipo de implante, devido a ativação de alguma molécula inibidora deste miRNA.
PR0217 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Vulnerabilidade social, consumo de açúcares, anemia e cárie em gestantes - Coorte Brisa-São Luís
Costa BR, Ladeira LLC, Thomaz EBAF, Alves CMC, Ribeiro CCC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Na gravidez, alterações metabólicas exigem uma alta demanda de ferro para atender as necessidades do desenvolvimento do complexo materno-fetal, aumentando risco de anemia. Paralelamente, pode haver aumento do consumo de doces o que pode ser explicado por alterações no paladar e uma percepção sacarose reduzida pela gestante. A hipótese é de que a vulnerabilidade social e o consumo de açúcares, estariam associados ao agrupamento da anemia e cárie em gestantes. A pretensão foi investigar a associação entre anemia e cárie na gestação, analisando o efeito da vulnerabilidade social e do consumo de açúcares pelas gestantes nesta relação. Trata-se de um estudo observacional analisou dados da Coorte Brisa - São Luís, em 2010, em 1447 mulheres entre 22-25 semanas de gestação. As variáveis exploratórias principais foram frequência de consumo de bebidas ricas em açúcares e os desfechos de interesse foram a anemia e a cárie em gestantes e a sua correlação. Os modelos foram ajustados para Situação Socioeconômica e idade da gestante por meio da Modelagem com Equações Estruturais. A anemia e cárie estavam correlacionadas nas gestantes (SC=0.104; p=0.005). Observamos o consumo de açúcares associados tanto com a anemia (SC=0.117; p=0.002) quanto com a cárie (SC=0.069; p=0.004) em gestantes. Distalmente, a vulnerabilidade social explicou a anemia (SC=0.117; p=0.005) e cárie (SC=0.209; p<0.001) nas gestantes
Anemia e cárie são condições agrupadas na gestação, e a vulnerabilidade social e o consumo de açúcares podem contribuir a potencialização dos riscos de agregação destas doenças.
(Apoio: FAPEMA N° 1)
PR0218 - Painel Aspirante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 08h00 - 09h45 - Sala: 11
Validade e Confiabilidade da versão brasileira do "Ilness Perception Questionnaire - Revised for Dental"
Aguiar MIB, Gavião MBD, Lacerda-Santos R, Rocha RASS, Barbosa TS
Patologia e Pacientes Especiais UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo testou a validade e a confiabilidade da versão brasileira do "Ilness Perception Questionnaire-Revised for Dental" (IPQ-RD) em pais/responsáveis por crianças de 6 a 14 anos. A amostra consistiu de 63 pais/responsáveis de escolares da rede municipal de Teófilo Otoni, MG. O Google Forms foi utilizado para coletar dados pessoais, socioeconômicos e de qualidade de vida ("Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire" 16-P-CPQ e "Family Impact Scale" 4-FIS). O IPQ-RD foi aplicado por entrevista via telefone. Quase 1/2 pertencia às classes C1/C2. Aproximadamente 1/3 classificou a saúde bucal da criança como regular/ruim, enquanto 11,1% reportou muito/bastante impacto no bem-estar geral da criança. Os itens mais frequentemente impactados no 16-P-CPQ foram: mau hálito (23,8%), respiração bucal (20,7%), se sente ansioso ou com medo (20,7%), prestar atenção na escola (10%). No 4-FIS, 11,1% teve menos tempo para si mesmo ou para família. No IPQ-RD, houve maiores escores no domínio "coerência da doença" para o sexo feminino; e menores escores em "representações emocionais" para aqueles com escolaridade incompleta. A consistência interna foi "quase perfeita" para o escore total do IPQ-RD, e variou de "moderada" a "quase perfeita" para os domínios "controle-criança" e "consequências-criança". O coeficiente de correlação intraclasse indicou estabilidade temporal "pobre" a "substancial".
A versão brasileira do IPQ-RD mostrou-se válida e confiável para avaliar a percepção cognitiva e emocional dos pais/responsáveis sobre a cárie dentária na infância.