Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PR0198 a PR0208 ]
 10 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PR0198 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Fatores associados ao óbito de crianças e adolescentes com meduloblastoma no Brasil
Moura ABR, Silva VB, Bezerra PMM, Valença AMG, Sousa SA
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se determinar fatores associados ao óbito de crianças e adolescentes com meduloblastoma no Brasil. Trata-se de um estudo com dados secundários por meio de análise dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC). Foram incluídos no estudo pacientes de 0 a 19 anos, de ambos os sexos, diagnosticados com meduloblastoma, no período de 2000 a 2019. Foram excluídos os casos que ultrapassaram 365 dias para iniciar o tratamento após a data do diagnóstico, bem como os que apresentavam perda de informações. Empregou-se regressão logística para estimar as associações, calculando-se a razão de chances (OR) com intervalos de confiança de 95%. Dos 944 casos analisados, 28,39% foram a óbito. Pacientes na faixa etária de 5 a 9 anos, 10 a 14 anos e 15 a 19 anos apresentaram menores chances de evoluírem a óbito em 0,84, 0,87 e 0,85 vezes, respectivamente, quando comparados aos de 0 a 4 anos. A presença de mais de um tumor aumentou a chance de óbito em 1,77 vezes. Quanto à região de residência, observou-se que indivíduos com meduloblastoma que residiam no Centro-Oeste (OR=0,88) apresentaram menor chance de evoluírem ao óbito em relação às demais regiões.

A partir dos resultados expostos, sugeriu-se que portadores de meduloblastoma de 5 a 19 anos e que residiam na região Centro-Oeste apresentaram menor perspectiva de evoluir a óbito, enquanto a presença de mais de um tumor constituiu um agravante para esse desfecho.

PR0200 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Degradação da união do reparo de cimento ionômero de vidro modificado por resina
Silva CL, Cavalheiro CP, Lenzi TL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a degradação da união do reparo de um cimento de ionômero de vidro modificado por resina encapsulado (CIVMR) com o mesmo material ou sistema adesivo universal e resina composta. Vinte e quatro blocos (8 x 8 x 4 mm) de CIVMR (Riva Light Cure, SDI) foram envelhecidos por armazenamento em água destilada por 14 dias e submetidos a 5.000 ciclos de termociclagem. Em seguida, os blocos foram abrasionados com lixa de granulação #320 e divididos aleatoriamente de acordo com o protocolo de reparo: CIVMR (Riva Light Cure, SDI), sistema adesivo universal (Single Bond Universal, 3M Oral Care) no modo convencional + resina composta (Filtek Z350 XT, 3M Oral Care) ou sistema adesivo universal (Single Bond Universal, 3M Oral Care) no modo autocondicionante + resina composta (Filtek Z350 XT, 3M Oral Care). Após 24 horas de armazenamento em água destilada, os blocos reparados (8 x 8 x 8 mm) foram seccionados em palitos. Metade dos espécimes foi submetida imediatamente ao teste de microtração e a outra metade após 6 meses de armazenamento em água destilada. Os dados foram submetidos à Análise de Variância de dois fatores e teste de Tukey (α = 0,05). Não houve degradação da união após 6 meses de armazenamento em água. Os maiores valores de resistência de união foram obtidos quando o CIMR foi reparado com o mesmo material (32,3 ± 7,6 MPa). O modo de aplicação do sistema adesivo universal não influenciou na resistência de união do reparo (p < 0,001).

Em conclusão, é preferível reparar uma restauração de cimento de vidro modificado por resina com o mesmo material.

PR0201 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Conhecimento dos pais sobre o bruxismo infantil: uma revisão sistemática e meta-análise
Kominami PAA, Pinto TNN, Leal SC, Takeshita EM, Massignan C
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão sistemática com meta-análise foi determinar a proporção de conhecimento dos pais e responsáveis sobre o bruxismo infantil. A busca foi realizada nas bases de dados Embase, PubMed, LILACS, Scopus e Web of Science e, na literatura cinzenta, Google Scholar, e ProQuest. Para a realização das meta-análises de proporção foi utilizado o Software Jamovi 2.3.21 (Sydney, Australia). A qualidade metodológica foi determinada utilizando o Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist para estudos transversais. Ao total, 332 estudos foram encontrados após a remoção de duplicatas. Dezoito artigos foram selecionados para a leitura completa e quinze estudos foram incluídos, desses, treze foram utilizados na meta-análise sobre conhecimento e seis para a de conceito correto de bruxismo. O desfecho principal foi o conhecimento dos pais acerca do bruxismo infantil. A meta-análise demonstrou que 51% (IC: 0,39 a 0,64; I2=99,18%; p<0,001) dos pais declaram ter conhecimento sobre o bruxismo (população = 5122) e que, acerca do conceito correto de bruxismo, 62% (IC: 0,34 a 0,90; I2= 99,8%; p<0,01) dos pais definiu corretamente (população = 2850). Em geral, os artigos apresentaram boa qualidade metodológica, na qual dois artigos apresentam respostas negativas ou pouco claras, principalmente em relação a fatores de confusão, tipo de questionário e análise estatística utilizados.

Conclui-se que apenas metade dos pais tem o conhecimento sobre o bruxismo infantil e que a maioria soube conceituar corretamente. Registro de protocolo (CRD42023389357).

PR0202 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Impacto do senso de coerência e cárie dentária nas percepções da qualidade de vida em pré-escolares: modelagem de equações estruturais
Araújo ILP, Gomes MNC, Neves ETB, Firmino RT, Paiva SM, Perazzo MF, Granville-Garcia AF
Programa de Pós-graduação em Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal explorou os caminhos pelos quais a cárie dentária e o senso de coerência (SOC) impactam a qualidade de vida relacionada a saúde bucal (QVRSB) de escolares de 5 anos. A amostra foi composta por 729 pares de pais/responsáveis e crianças de escolas públicas e privadas de Campina Grande, Brasil. Os pais/responsáveis responderam ao questionário sociodemográfico e o Sense of Coherence Scale (SOC-13) (alfa = 0,734); além do Scale of Oral Health Outcomes for 5-year-old children (SOHO-5), que apresenta a versão autorrelatada pela criança (alfa = 0,868) e a versão de relato-proxy dos pais/responsáveis (alfa = 0,789). O diagnóstico seguiu o critério do International Caries Detection and Assessment System (ICDAS-II). A modelagem de equações estruturais foi utilizada para determinar as associações diretas e indiretas entre as variáveis incorporadas ao modelo teórico do estudo (95%:IC). As análises estatísticas foram realizadas por meio do software Mplus versão 8.8. O modelo final apresentou um ajuste adequado: RMSA = 0,04 (0,03-0,04), CFI = 0,95, TLI = 0,94 e SRMR = 0,06. O SOC teve um efeito direto maior na QVRSB da criança (coeficiente padronizado [CP]: -0,09; p=0,4) do que na família (CP: -0,27; p=0,04), enquanto a presença de cárie exerceu influência indireta no desfecho.

O senso de coerência foi associado à QVRSB, apresentando maior impacto para o autorrelato da criança sobre QVRSB que quando comparado ao relato-proxy dos pais. Portanto, quanto maior o senso de coerência dos pais, menor o impacto sob a QVRSB de crianças em idade pré-escolar.

(Apoio: CNPq  N° 309021/2019-7)
PR0203 - Painel Aspirante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana em biofilmes duo-espécies de Candida albicans e Streptococcus mutans
Arruda AB, Aguiar-Filho JBS, Sousa MVMS, Soares BLL, Sousa DMS, Silva LCN, Araújo JGL, Costa-Oliveira BE
POS GRADUAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo piloto foi avaliar o efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT) em biofilmes duo-espécies de Candida albicans (Ca) e Streptococcus mutans (Sm). Biofilmes de Ca, Sm e Ca+Sm foram cultivados in vitro sobre discos de titânio (n=4/grupo). O inóculo foi ajustado para cada microrganismo e adicionado ao meio TY (triptone and yeast extract) suplementado com 1% de sacarose (37°C, 5% CO2). O meio de cultura foi trocado diariamente e o pH foi determinado. Após 72 h, parte dos biofilmes foi corada com azul de metileno 0,01% e irradiada com laser de baixa potência (luz vermelha, 660nm) em modo de varredura, com energia total de 9 J e distância média da ponteira variando de 1 a 2 mm. Em seguida, biofilmes expostos e não expostos à aPDT foram coletados por sonicação (7w/30 s) e a contagem de unidades formadoras de colônia (UFC) e a biomassa do biofilme (peso seco do biofilme) foram determinados. Os dados foram analisados a um nível de significância α=5%. A contagem de Ca reduziu significativamente após a aPDT em biofilmes mono e duo-espécies. Entretanto, esta redução não foi observada em biofilmes contendo apenas Sm (p<.05). A maior acidificação do meio ocorreu em biofilmes contendo Sm, os quais apresentaram maior biomassa (p<.05).

Sugere-se que a aPDT pode ser eficaz para a redução da viabilidade de C. albicans em biofilmes orais.

PR0205 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Aprendizagem e incertezas: correlação entre vacina e um modelo híbrido de ensino Pré-Clínico em Ortodontia
Moutinho MV, Berry MCC, Souza MIC, Quintão CCA
Departamento de Ortodontia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em um mundo Bani, onde a incerteza tornou-se fator central é fundamental entender como essa variável afeta os métodos de ensino e aprendizagem em Odontologia. Com a pandemia da Covid-19 vivenciamos um dos maiores períodos de incerteza de nossa História, trazendo discussões sobre como implementar o que foi aprendido no currículo de Odontologia. Neste sentido, esta pesquisa transversal teve por objetivo identificar possíveis associações no impacto da aprendizagem em um modelo híbrido desenvolvido durante a pandemia do Covid-19 com a variável vacina. Para isso, participaram do estudo estudantes do 6º período matriculados na disciplina de Ortodontia Pré-clínica da Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro nos períodos 2020.2 (sem vacina; n= 23), 2021.1 (com vacina; n= 46) e 2021.2 (pós vacina; n=33). O método de ensino foi o mesmo entre os períodos, sendo a única varável o período de vacinação. Os dados sobre a percepção de ansiedade dos alunos foram obtidos a partir de questionário próprio e os resultados de aprendizagem obtidos pelo instrumento RE-AIM e os resultados foram correlacionados entre as turmas. Após descrição dos dados foi feita análise multivariada no SPSS 29, com nível de significância de 5%. Em relação aos dados do RE-Aim em termos de aprendizagem, observou-se que não houve diferenças significativas entre aprendizagem e a vacinação, sendo o modelo de ensino efetivo mesmo em momentos de incertezas.

Os resultados indicaram que tanto as mulheres quanto os homens sentiram 1,04x mais ansiedade no período sem vacinação.

PR0206 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Percepção dos pais sobre o impacto de condições bucais na qualidade de vida de crianças/adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
Procopio SW, Tavares MC, Carrada CF, Scalioni FAR, Ribeiro RA, Paiva SM
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a percepção dos pais/cuidadores sobre o impacto das condições bucais na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de crianças/adolescentes com TEA e comparar com a percepção dos pais/cuidadores de crianças/adolescentes sem TEA. Trata-se de um estudo transversal comparativo. Participaram deste estudo 80 crianças/adolescentes com TEA de três a 16 anos, pareados por sexo e idade com 80 crianças/adolescentes sem TEA e seus pais/cuidadores. Realizou-se exame clínico para o diagnóstico da experiência de cárie dentária (CPO-D/ceo-d), das consequências clínicas de cárie dentária não tratada (PUFA/pufa), da presença de placa visível (IPV), do sangramento à sondagem periodontal (ISS), da má oclusão e de traumatismos dentoalveolares (TD). Os pais/cuidadores responderam um questionário sobre condições socioeconômicas e a versão brasileira do Parental-Caregiver Perceptions Questionnaire (P-CPQ), que mensura a QVRSB na perspectiva dos pais/cuidadores. A análise dos dados incluiu o Teste Wilcoxon, o Teste qui-quadrado e regressão de Poisson. A experiência de cárie dentária impactou a QVRSB no grupo com TEA tanto no escore total do P-CPQ (p<0.001) quanto nos domínios "sintomas bucais" (p=0.011) e "bem estar" (p<0.011). Não foram encontradas diferenças entre a percepção de pais/cuidadores de crianças/adolescentes com TEA e a percepção de pais/cuidadores de crianças/adolescentes sem TEA (p=0.721).

A experiência de cárie dentária pode ter impacto negativo na QVRSB de crianças/adolescentes com TEA.

(Apoio: CAPES)
PR0199 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Impacto do distanciamento social nos hábitos alimentares, atividade física e sono de universitários de Odontologia em Minas Gerais
Reis TVD, Silveira KSR, Aguiar SO, Hermont AP, Prado IM, Auad SM, Serra-Negra JMC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo transversal (CAAE: 33872020.5.0000.5149) foi avaliar o impacto do distanciamento social nos hábitos alimentares, atividade física e sono de universitários de Odontologia em Minas Gerais. Quatrocentos e cinquenta e nove universitários de graduação e pós-graduação, de 45 instituições de ensino, responderam a um questionário online, na plataforma Google Forms®, sobre dados sociodemográficos, antropométricos, cumprimento de distanciamento social e hábitos relacionados à atividade física, alimentação e sono, antes e durante a pandemia. Análises descritiva e bivariada foram realizadas (p<0,05). A maioria era do gênero feminino (82,2%) e de cursos de graduação (90,3%). A média de idade foi 24,07 anos (+ 5,6). Mais da metade relatou aumento de peso e medidas corporais durante a pandemia (54,1%) e piora na qualidade do sono (59,6%). O hábito de comer após o jantar, antes de dormir, foi mais frequente durante a pandemia (p=0,002) assim como o hábito de lanchar (p=0,002) ao acordar durante a noite. Os indivíduos que relataram redução no nível de atividade física durante a pandemia apresentaram pior qualidade do sono (p=0,011) e piores hábitos alimentares (p<0,001) em comparação ao período pré-pandemia. Entre os estudantes que relataram um aumento na ingestão de alimentos à noite durante a pandemia, o percentual dos que relataram piora na qualidade do sono foi maior (p=0,005).

Conclui-se que o distanciamento social impactou negativamente nos hábitos alimentares, atividade física e sono dos estudantes de Odontologia.

PR0204 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Impacto da cárie dentária e de traumatismos dentoalveolares na qualidade de vida relacionada à saúde bucal em pré-escolares da cidade de Ubá
Guimaraes GM, Silva FIM, Serrato MHP, Andrade EC, Carvalho LP, Paiva SM, Procopio SW, Assunção CM
Curso de Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO GOVERNADOR OZANAM COELHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi verificar o impacto da cárie dentária e do traumatismo dentoalveolar na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de pré-escolares em um município da zona da mata mineira. Participaram desse estudo 104 crianças com idade entre 3 e 6 anos regularmente matriculadas em escolas públicas do município de Ubá/Minas Gerais. Os responsáveis responderam a um questionário socioeconômico e também ao questionário B-ECOHIS. Foi realizado exame intrabucal das crianças para avaliar a experiência de cárie dentária (ceo-d/CPO-D) e presença/ausência de traumatismo dentoalveolar. Os dados foram tabulados e análise descritiva e teste qui-quadrado de Pearson foram realizados. O nível de significância adotado foi de 0,05. A análise descritiva mostrou que 58 meninas e 46 meninos participaram do estudo, 70 famílias apresentaram renda de até dois salários mínimos, a média de idade das crianças foi de 5,08 (±0,44) anos e que as mães foram a maioria dos responsáveis que responderam ao questionário (n=96). Ao analisar como a renda familiar, a escolaridade do responsável pela criança, a experiência de cárie dentária e a presença/ausência de traumatismo dentoalveolar impactaram a qualidade de vida da criança e da família, observamos que somente a experiência de cárie dentária impactou significativamente a QVRSB da criança (p,0,001) e da família (p=0,007).

Conclui-se que a cárie dentária pode impactar negativamente a QVRSB de crianças pré-escolares e também de seus familiares.

PR0208 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação Remota: 02/09 - Horário: 10h00 - 12h00 - Sala: 10

Diferenças na composição da microbiota oral entre adultos jovens e idosos
Faria GA, Pacheco LCR, Costa VS, Mendes IRR, Corrêa JD
Departamento de Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cavidade oral é um importante habitat e de grande relevância que possui a capacidade de sofrer mudanças como reações à pressões locais e ambientais. O equilíbrio entre ela e o hospedeiro garante a homeostase para a saúde bucal. O objetivo do nosso projeto foi delinear a composição da microbiota oral humana e os efeitos potenciais do envelhecimento no microbioma oral. Foram avaliados um total de 18 indivíduos saudáveis, divididos nas faixas etárias de 20-30 anos e acima de 60 anos. Foi realizada a coleta de dados demográficos (idade, renda, nível educacional) e exame oral completo, avaliando a condição dos dentes, gengivas e mucosas. A saliva foi coletada para análise das citocinas Interleucina (IL) 33 e IL-22 por ELISA e microbiológica utilizando sequenciamento do gene 16S rRNA pela plataforma Ilumina Miseq. Observamos que há maior proporção de dentes perdidos nos indivíduos acima de 60 anos, uma tendencia a exibir maior diversidade microbiana apesar do resultado de menor proporção das 5 espécies mais prevalentes na microbiota oral desses indivíduos comparados ao grupo de faixa etária entre 20 e 30 anos. Os níveis salivares de IL-33 foram maiores nos jovens enquanto os níveis de IL-22 foram significativamente maiores nos idosos.

Esses resultados demonstram que há mudanças no perfil imunológico e microbiológico com o envelhecimento e mais estudos para entender melhor esses fenômenos são necessários visto que mudanças na microbiota têm sido associadas com diversas doenças relacionados ao envelhecimento.