Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PO001 a PO019 ]
 18 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 18


PO012 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento do instrumento de mensuração do conhecimento do cirurgião-dentista sobre lesões orofaciais na violência contra a mulher
Ancillotti LHSF, Serrano JP, Rachid PS, Cerqueira EAB, Caputo FLM, Schanuel FRS, Souza ACB, Pereira GDS
PPGSP- ENSP FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A violência contra a mulher é um grave revés social, sendo considerada um problema de saúde pública mundial. A mulher pode ser alvo de violência psicológica, sexual, patrimonial, moral e física. As lesões físicas acometem, prevalentemente, as regiões de cabeça e pescoço, sendo a face a área mais afetada. Em virtude da proximidade com a vítima, do tempo do tratamento e da localização das lesões, o cirurgião-dentista (CD) é considerado o profissional de saúde de escolha para identificar e auxiliar as vítimas de violência. Assim, como parte do Projeto Metamorfose da FOUFRJ, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um instrumento para avaliar conhecimento do CD acerca das lesões orofaciais resultantes da violência contra mulher. Foi realizada revisão na literatura em busca dos principais referenciais teóricos: domínios, itens e escores, como também a definição do público-alvo e aplicabilidade do instrumento. Como resultado, obteve-se um questionário eletrônico semiestruturado, com perguntas fechadas, que se relacionam com os objetivos da pesquisa. Espera-se que o instrumento, após etapa posterior de validação, mensure de modo fiel o conhecimento do CD acerca das lesões, permitindo melhora na notificação compulsória, para que políticas públicas, nas áreas de saúde e segurança, possam ser adotadas para proteção e restituição dessas mulheres ao convívio social.

Concluiu-se, portanto, que o instrumento desenvolvido será de grande relevância para sociedade, preenchendo uma lacuna existente, pois não foi encontrado na literatura nenhum outro instrumento similar.

PO013 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise de qualidade de vida relacionada à saúde bucal em imigrantes na Itália
Vettorato MC, Michel-Crosato E, Shinkai RSA, Biazevic MGH
Faculdade de Odontologia da USP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A região norte da Itália tem um grande fluxo migratório, o que gera grande preocupação com vários aspectos políticos, socioeconômicos e biopsicossociais em imigrantes, incluindo saúde bucal. Este estudo transversal analisou a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QV) em imigrantes na Itália. Uma amostra de conveniência foi constituída por imigrantes cadastrados e acolhidos pela cooperativa social "Un Mondo di Gioia", situada na Comuna de Monselice, região do Veneto, na Itália. De janeiro a agosto de 2022, através de entrevista semiestruturada, foram coletados dados sociodemográficos e de QV (OHIP-14). Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial (α=0,05). Foram entrevistados 107 indivíduos (homens), com idade média de 26 anos, de 20 países diferentes. Não houve diferença de idade ou escolaridade entre católicos (n=12) e mulçumanos (n=94). Os valores de OHIP-14 foram de 6,70 +/- 8,54 (n=107 homens), sendo 5,27 +/- 7,19 para imigrantes com até 26 anos (n=56) e de 8,27 +/- 9,63 para imigrantes acima de 26 anos (n=51), sem diferença significativa entre grupos de idade (p=0,079). Houve diferença entre as idades dicotomizadas (p<0.001) no Domínio 1 (Limitação funcional). O Domínio 2 (Dor física) teve o maior impacto.

Com base nos resultados apresentados, podemos concluir que o processo migratório afeta a saúde bucal e consequentemente a qualidade de vida dos imigrantes pelo fato de ser uma população altamente vulnerável.

PO014 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

A parceria entre uma IES e uma secretaria municipal de saúde como ação intersetorial de ampliação do acesso a política pública de saúde bucal
Santos BF, Gabriel M, Mello TRC
UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais, o estágio desenvolvido por alunos do curso de odontologia deve possibilitar o desenvolvimento de habilidades e atitudes éticas, críticas e reflexivas, visando formar profissionais voltados para os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo ampliar o acesso de estudantes às ações de assistência e atenção à saúde no SUS. No entanto, muitas vezes as equipes de saúde municipais são insuficientes e não conseguem desenvolver atividades contínuas. O objetivo da pesquisa foi analisar como a parceria entre Instituição de Ensino Superior (IES) e Secretaria Municipal de Saúde podem impactar na melhora de indicadores de saúde bucal da população e agir como facilitadora do acesso odontológico. Trata-se de um estudo de caso, que utiliza como base a análise de dados de 3 levantamentos epidemiológicos de saúde bucal realizados em Suzano. A análise demonstrou que apesar do índice de cárie ter diminuído durante os anos, observou-se o fenômeno da polarização, alguns alunos possuem muita necessidade de tratamento odontológico. A parceria permitiu que todos os alunos que necessitavam de tratamento odontológico (30) fossem atendidos pelos estagiários. Metade dos escolares atendidos (15) ainda necessitavam serem encaminhados para atendimento odontológicos fora do ambiente escolar.

As atividades desenvolvidas através do estágio de uma IES, podem agir como ação intersetorial de ampliação do acesso a política pública de saúde bucal melhorando a qualidade de vida da população.

PO015 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Validação dos dados do sistema de informação CNES: Infraestrutura da Atenção Básica
Leal AM, Bueno AS, Celeste RK
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a concordância e validade entre dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES sobre a número de sala de vacina (SV), Equipo Odontológico(EO),Consultórios médicos(CM) e de enfermagem(CE) com os dados informados no Programa de Melhorias e Avaliação da Qualidade da Atenção Básica PMAQ-AB 2º ciclo. Foram analisados os dados do quantitativo de infraestrutura no período entre Nov/2013 a Jul/2014. A unidade de análise foi em nível municipal (n=5040). A concordância para variáveis contínuas foi feita com Coeficiente de Correlação Intra-classe (ICC) e calculada a diferença absoluta por método de Band-Altman. Ainda, foi realizado estratificação por porte populacional. Para análise de acesso, as variáveis foram dicotomizadas em 0 ou >0, então calculou-se sensibilidade (SE) e especificidade (ES). Em média, o CNES apresentou valores menores, com exceção para EO onde a média foi de 4.8, e o PMAQ-AB, 3.82.

O percentual de concordância variou entre 26.35% para CM e 42.74% para EO. Com o aumento do porte populacional este resultado foi decrescente para todas as variáveis analisadas. Em termos de acesso, os resultados apresentam tendência de altas sensibilidades (>85%) e baixos valores de especificidade (<26%). Com exceção de EO, melhor acurácia foi observada em municípios com maior porte populacional. Embora o erro médio do CNES pode ser considerado pequeno, o erro aleatório foi grande, resultando em baixos níveis de concordância.

PO016 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Satisfação dos usuários com a experiência no serviço de saúde bucal da Atenção Primária de Goiânia e fatores associados: estudo transversal
Rodrigues MP, Jordão LMR, Vidal JFM, Anjos GM, Barbosa SC, Nery NG, Soares EF, Nogueira TE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a satisfação dos usuários com o serviço de saúde bucal (SB) da Atenção Primária à Saúde (APS) de Goiânia. Estudo transversal realizado em 16 unidades de saúde (US) em 2022/23, com questionário aplicado por entrevista, com usuários que aguardavam qualquer atendimento e que já utilizaram o serviço de SB alguma vez na vida. Foram avaliados: satisfação geral com o atendimento recebido pelo dentista e com a US, por escala com 5 opções (de muito ruim a muito bom), e 6 aspectos da experiência do usuário, com notas de 0-10. Os dados foram analisados descritivamente (SPSS 20.0) e com o teste Mann-Whitney. De 352 pessoas abordadas, 138 (39,2%) participaram, que atenderam ao critério de experiência prévia com o serviço. A amostra foi de 76,1% mulheres, 60% pardos, idade média 42,9±15,2 anos, e 34% com renda individual de 1-2 salários mínimos/mês. Em relação à satisfação geral, 82,6% (n=114) consideraram a experiência como muito boa/boa. A maior média de satisfação foi para último atendimento recebido pelo dentista (8,81±2,06), enquanto as menores notas foram para forma de agendamento (7,59±2,69) e condições do consultório (7,66±2,54). Maior satisfação em relação à recepção da US (p<0,01) e ao último atendimento (p=0,02) foi observada para usuários que relataram ter recebido orientações de SB no SUS.

Conclui-se que os usuários do serviço de SB da APS de Goiânia estão satisfeitos com a experiência vivenciada. No entanto, indica-se a necessidade de melhoria no processo de agendamento da consulta e nas instalações dos consultórios odontológicos.

PO017 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

A demanda reprimida pós-pandemia da COVID-19 na percepção dos cirurgiões dentistas da atenção secundária
Rodrigues MLA, Pião AS, Sousa IO, Herval AM, Bulgareli JV
Saúde Coletiva e Odontologia Legal UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi compreender as percepções dos profissionais cirurgiões dentistas em relação à demanda reprimida de atendimentos odontológicos, no período pós-pandemia. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com cirurgiões dentistas que atendem as especialidades de endodontia, periodontia, diagnóstico oral, cirurgia bucomaxilofacial e pacientes especiais no Centro de Especialidade Odontológico localizado no Hospital Odontológico da Universidade Federal de Uberlândia. Na coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada, seguindo um roteiro com perguntas que abordaram as necessidades em saúde, possivelmente, acumuladas e as dificuldades percebidas durante o contexto pós pandêmico. A população do estudo foram 10 profissionais, definidos pelo processo de exaustão. A entrevista foi gravada e transcrita para análise dos dados. O tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo temática dividida em: pré-análise, exploração do material e tratamento do material, com inferência e interpretação. Nos resultados encontrados, observou-se o perfil dos participantes e após análise das falas definiu-se quatro pré-categorias: Percepção do dentista no atendimento odontológico; Procura do paciente por atendimento odontológico na visão do cirurgião-dentista; Tempo de espera para o atendimento odontológico; e Condições de saúde bucal do paciente.

Pode-se concluir que os serviços especializados foram diretamente afetados, logo após a pandemia da COVID-19, e gradativamente a demanda reprimida foi atendida.

PO018 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

A Atenção Primária à Saúde no contexto da saúde bucal: utilização do serviço e fatores associados
Anjos GM, Rodrigues MP, Barbosa SC, Vidal JFM, Nery NG, Soares EF, Nogueira TE, Jordão LMR
Saúde Coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a utilização do serviço de saúde bucal (SSB) da Atenção Primária à Saúde (APS) de Goiânia, Goiás, e fatores associados. Estudo transversal realizado em 16 unidades de saúde (US) em 2022/23, com questionário aplicado por entrevista com usuários que aguardavam qualquer atendimento. O instrumento possui informações sociodemográficas, conhecimento sobre o SSB no SUS e utilização do SSB na US. Foram realizadas análises descritivas, bivariadas e multivariadas (regressão logística) no software SPSS 29.0 (p<0,05). Um total de 352 participantes atenderam aos critérios de inclusão de maioridade e residência no município há pelo menos 12 meses. Predominou o sexo feminino (72,7%), cor parda (58,5%), solteiros (40,1%), renda individual mensal de 1 a 2 salários mínimos (SM) (34,4%), ensino médio completo (38,6%), com média de idade 42,2±16,1 anos. Foi encontrado que 47,4% (n=167) dos participantes já utilizaram o SSB em US alguma vez na vida. Em sua maioria, conheciam a US mais próxima de sua residência (96,3%) e 49,4% receberam alguma orientação de SB pelo SUS. A utilização do SSB (desfecho) associou-se à renda individual mensal (OR=0,29; IC95%: 0,09-0,88; p=0,03) e ao recebimento de orientação de SB (OR=5,36; IC95%: 3,32-8,96; p<0,001) no modelo final (ajuste: χ2=1,41, p=0,84).

Conclui-se que 47,4% dos participantes já havia utilizado previamente o SSB da APS. Ter renda acima de 3 SM foi associada a menor utilização do SSB, enquanto o fato de ter recebido orientação de SB implicou em maior utilização do SSB da APS em Goiânia.

(Apoio: FAPs - FAPEG/ PPSUS  N° 04/ 2017)
PO019 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Percepções de cirurgiões-dentistas e enfermeiros sobre a importância das visitas domiciliares
Shibayama PC, Bergamasco P, Lolli LF, Uchida TH, Higasi MS, Fujimaki M
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Estratégia Saúde da Família (ESF) propõe a visita domiciliar (VD) como instrumento no processo de trabalho das equipes, estabelecendo vínculos com a comunidade e maior responsabilização dos profissionais com as necessidades de saúde da população, de sua vida social e familiar. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção de cirurgiões-dentistas (CDs) e enfermeiros, atuantes no sistema público de saúde de um município do Noroeste do Paraná, sobre o papel da Odontologia na visita domiciliar. As entrevistas semiestruturadas foram guiadas por um roteiro, gravadas, transcritas e categorizadas segundo o método de Bardin. Participaram da pesquisa 6 enfermeiros e 6 CDs, que trabalhavam na mesma equipe de Saúde da Família. Os CDs entrevistados reconhecem a importância da VD e dentre as práticas realizadas, as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças são as mais efetuadas pelos profissionais. Entretanto, alguns dentistas relataram que as visitas não são práticas frequentes, devido a alta demanda de pacientes e sobrecarga de trabalho. Na percepção de enfermeiros a presença da Odontologia na equipe de saúde é de grande valia para o trabalho interprofissional e integralidade na atenção à saúde da população assistida.

Assim, a visita domiciliar tem proporcionado maior integração do cirurgião-dentista com profissionais de outras áreas da saúde, mostrando o seu valor em prol da melhoria da saúde dos usuários, criando um modelo de cuidado em saúde integral e humanizado.