Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0762 a PN0913 ]
 144 Resumo encontrados. Mostrando de 61 a 70


PN0832 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Incorporação de nanopartículas de cobre/prata em propriedades antimicrobianas, cor, rugosidade e tempo de presa de ionômero de vidro
Lima LA, Noronha VT, Salazar SSD, Regis WFM, Paula AJ, Rodrigues LKA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo investigou in vitro o potencial antimicrobiano, a formação biofilmes duo-espécies de S. mutans e C. albicans, a rugosidade de superfície, variação de cor e tempo de presa de um cimento de ionômero de vidro (CIV) incorporado com nanopartículas de cobre e prata (CuAgNP ), em três concentrações. Os espécimes de CIV foram confeccionados (n=9), de acordo com os grupos: 1- CIV inalterado; 2- CIV + 0,01% CuAgNP; 3- CIV + 0,05% CuAgNP e 4- CIV + 0,1% CuAgNP. Biofilmes duo-espécies foram formados sobre espécimes em meio de cultura triptona caseína soja suplementado com extrato de levedura e 1% de sacarose por 72 h. O experimento foi repetido 3 vezes com 3 unidades experimentais em cada grupo. Em seguida, os biofilmes foram coletados e semeados em meios seletivos, as unidades formadoras de colônias (UFC) foram contadas e o peso seco determinado. A rugosidade da superfície, variação de cor e tempo de presa foram avaliadas por perfilometria, espectrofotometria e agulha de Gilmore respectivamente. Os testes Kolmogorov-Smirnov, ANOVA e teste de Tukey constituíram a análise estatística. A incorporação de CuAgNP ao CIV não apresentou efeito antimicrobiano significativo e foram observadas mudanças significativas nas propriedades físicas do material dopado com CuAgNP, como o aumento do tempo de presa, piora nas propriedades de rugosidade de superfície e variação de cor com o escurecimento do material.

A incorporação de CuAgNP não melhorou o potencial antimicrobiano e proporcionou piora nas propriedades do CIV estudado.

PN0833 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Formulação de mucoadesivos contendo extrato pirolenhoso contra cepas de Candida albicans oral
Milani LMJ, Lund RG
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Princípios ativos de origem natural vem sendo explorados como alternativa para o tratamento de doenças fúngicas e desenvolvimento de medicamentos com uso em potencial. O extrato pirolenhoso é um produto de base orgânica resultante da condensação da fumaça gerada na pirólise da madeira, é constituído em sua maior parte por água, compostos fenólicos, aldeídos e ácidos orgânicos. Este extrato encontra aplicação em diversas áreas como na agricultura, indústria alimentícia, e já possui comprovadas ações antimicrobianas, constituindo-se como um possível agente no tratamento de candidíases orais. Para avaliação do extrato pirolenhoso como medicamento antifúngico, foram desenvolvidos biofilmes preparados a partir da dispersão de 2% de quitosana de alta massa molar com grau de desacetilação de 75,6% em solução aquosa de ácido acético a 2%, com a posterior adição dos extratos pirolenhosos. Os biofilmes foram caracterizados, e foi feita avaliação antifúngica, in vitro, através do teste de contato direto. As análises estatísticas foram feitas no programa SPSS Statistics 22.0. As formulações apresentaram boas propriedades físicas, estruturais e químicas e tiveram atividade antifúngica contra culturas de Cândida albicans.

Os estudos dos biofilmes mostraram adequados aspectos físicos e químicos. Além disso apresentaram positiva ação antifúngica, vislumbrando-se como uma alternativa terapêutica para o tratamento de candidíases orais.

PN0834 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise in vitro da viabilidade celular de fibroblastos gengivais humanos expostos ao extrato de jambú (Acmella oleracea) e ao espilantol
Silva PT, Paula BLF, Chemelo GP, Teixeira BJB, Alencar CM, Kataoka MSS, Rogez H, Silva CM
Programa de Pós-graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a viabilidade celular de fibroblastos gengivais humanos expostos ao extrato de jambu (EJ) e ao espilantol. Os ensaios in vitro foram realizados em células provenientes de uma linhagem de fibroblastos gengivais humanos (FG-hTERT) que, para a análise de citotoxicidade, foi semeada em placa de cultivo de 96 poços na concentração de 2x103 células/poço e incubada a 37 ºC em ambiente úmido e 5% de CO2 por 48 horas. As células foram expostas ao EJ purificado e ao espilantol, separadamente, nas concentrações de 150, 200, 250, 300 e 350 µg/mL e incubadas durante 24 horas. Após o período de exposição, as soluções testadas foram removidas dos poços e, posteriormente, foi adicionada a solução de MTT na concentração de 5 mg/mL em meio de cultivo para análise de viabilidade celular. As células permaneceram incubadas no MTT durante 4 horas e, então, foi realizada a quantificação fotométrica da absorbância (595 nm). Os dados de absorbância (MTT) foram analisados pelo teste Kruskal-Wallis (α=0,05). A citotoxidade celular foi analisada de acordo com a ISO 10993-5:2009. Observou-se que o EJ e o espilantol não demonstraram efeitos citotóxicos significativos (p=0.992 e p=0.200, respectivamente) nas concentrações testadas. Todos os grupos apresentaram viabilidade celular acima de 100%.

O EJ e o espilantol não apresentaram efeitos citotóxicos nas concentrações testadas e apresentando viabilidade celular em FG-hTERT, mostrando potencial ativo para desenvolvimento de formulações terapêuticas que possam ser utilizados na cavidade oral.

PN0835 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise estrutural comparativa de dentina humana em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia
Silva-Júnior JP, Moreira-Júnior C, Carvalho VG, Mendonça RP, Scapin MA, Zamataro CB, Zezell DM, Gonçalves SEP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A radioterapia é um método menos invasivo com possibilidade de regressão da doença e prevenção de reincidências. Porém, promove mudanças estruturais e morfológicas nos tecidos dentários. O objetivo deste estudo foi avaliar, a partir de amostras irradiadas, a influência da radioterapia para tratamento do câncer de cabeça e pescoço sobre a estrutura da dentina humana "in vitro". Foram coletados 12 dentes por motivos periodontais e/ou passíveis de processos infecciosos graves, de pacientes saudáveis e a mesma quantidade nos que realizaram radioterapia, formando dois grupos: Controle (n=12); Irradiado (n=12). Os dentes foram seccionados ao meio, obtendo duas metades (n=24) para cada grupo. Os grupos foram analisados por: Microdureza de Superfície (MDS), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Espectroscopia por Energia Dispersiva de Raios X (EDS). A MDS não encontrou diferenças significativas entre os grupos; as imagens de MEV exibiram diferenças significativas entre os grupos, onde microtrincas e degradação da matriz colágena foram evidentes no grupo irradiado; a EDS encontrou diferenças significativas nas comparações entre Cálcio (p=0,000) e Fósforo (p=0,037), evidenciando redução de Ca e aumento de P no grupo irradiado.

A metodologia utilizada no estudo foi determinante para constatar e explicar as causas das falhas estruturais do tecido dentinário exposto à radiação rotineiramente observadas na clínica sob forma de delaminação e poderá ser crucial para o desenvolvimento de materiais que possam ser efetivos na reversão desses efeitos deletérios.

PN0836 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Progressão de cárie em dentes submetidos à radioterapia: estudo de lesões simuladas in vitro
Altube LG, Mélo AM, Queiroz AM, Sousa-Neto MD, Souza-Gabriel AE, Lopes-Olhê FC, Candemil A P
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a progressão de cárie em esmalte em dentes humanos irradiados. Foram utilizadas 12 coroas de caninos superiores humanos distribuídos em 2 grupos: irradiados e não irradiados. Após a radioterapia (30 ciclos de 2 Gy), as coroas foram seccionadas no sentido vestíbulo-palatino, obtendo-se 12 fragmentos (mesial e distal). Os fragmentos foram distribuídos em 4 subgrupos (n=6): controle (sem ciclagem de pH) e ciclagem de pH em solução por 3 semanas, com ciclos de 6h de desmineralização (pH 5,0) e 18h de remineralização (pH 7,0). A face vestibular foi usada para análise da microdureza (MI)(25gF/10s) em esmalte, e a face palatina para análise estrutural por microscopia confocal a laser (MCL). O ANOVA evidenciou menor MI para os fragmentos irradiados e não ciclados (80,2±50,6) comparado aos fragmentos não irradiados e não ciclados (101,0±42,4)(P<0,05). Já em relação à profundidade, no esmalte subsuperficial, os não irradiados e não ciclados mostraram maior MI (125,0±53,6) comparado aos irradiados e não ciclados (74,8±27,4)(P<0,05). No esmalte médio, os não ciclados (85,9±29,0) mostraram maior MI comparado aos ciclados (67,4±17,4) (P<0,05). Na MCL, observou-se maior desmineralização nos irradiados após ciclagem de pH comparado aos não irradiados. Os irradiados mostraram presença de lacuna na junção esmalte-dentina e trincas no esmalte.

Conclui-se que, frente ao desafio cariogênico, a radioterapia influencia na redução da microdureza do esmalte.

PN0837 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Grau de conversão de resinas "bulk-fill" e uni-cromáticas
Higa DT, Sanches LKF, Silva LTS, Araujo MAC, Pimentel AC, Brandt WC, Boaro LCC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A simplificação de etapas clínicas é uma tendência em odontologia, com destaque em materiais restauradores e adesivos. Resinas bulk-fill e uni-cromáticas são exemplos de materiais inovadores, mas que ainda precisam ser estudados. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de conversão (GC) de compósitos bulk-fill e uni-cromáticas comparando-os com seus respectivos compósitos convencionais.13 compósitos comerciais foram avaliados, sendo 6 convencionais (Luna, Admira, Filtek Universal, Vitra, Charisma e Tetric), 2 uni-cromáticos (Vitra Unique, Charisma One) e 4 bulk-fill (Aura Bulk, Filtek One, Tetric Bulk, Admira Fusion e Grandioso). GC foi mensurado através de FTIR em espécimes com 7,0mm de diâmetro e 1,0mm de espessura (n=5). GC foi avaliado imediatamente (10 minutos) e 24 horas após a fotoativação. Os dados foram submetidos a Kruskal-Wallis/Mann-Whitney. Resultados: GC imediato as médias (desvio-padrão) em % variaram entre 80,5 (21,9) e 44,5 (6,36) para os compósitos Admira fusion e Grandioso respectivamente. GC 24h as médias (desvio-padrão) em % variaram entre 85,7 (0,57) à 61,3 (19,3) para Admira e Charisma One, respectivamente. Não houve diferença estatística entre os compósitos tanto para o GC imediato quanto 24h.

Como esperado, os valores obtidos após 24h foram estatisticamente maiores que os imediatos, evidenciando que a reação química continua mesmo na ausência da luz. Tanto compósitos bulk-fill e quanto uni-cromáticos apresentaram GC estatisticamente semelhante aos convencionais, e entre si.

PN0838 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Sorção e solubilidade de um adesivo universal com propriedades bioativas
Reis FCS, Silva ID, Abreu ECR, Lima RSP, Sendyk WR, Boaro LCC, Brandt WC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi analisar a sorção e solubilidade em água de um adesivo universal com diferentes concentrações em massa de partículas de sílica nanométricas com propriedades bioativas após armazenamento de 7 e 14 dias. Um adesivo comercial universal (YBond - Yller - Pelotas, Brasil) foi acrescido de diferentes percentuais em massa (0%, 3%, 5%, 7%, 10% e 15%) de sílica nanométrica (Si) com 7 nm e de 1% em massa de MMT (nanomontmorilonita) carregada com 10% de clorexidina, criando um total de 7 grupos. Sorção (SO) e solubilidade (SL) foram analisadas de acordo com as especificações da ISO. As amostras foram fotoativadas por uma fonte de luz LED (BluePhase, Ivoclar, Liechtenstein) durante 10 s. Para análise estatística, análise de variância e teste de Tukey (α = 5%) foram usados. Os grupos com MMT + 7% Si, MMT + 10% Si e MMT + 15% Si, mostraram menor sorção e solubilidade em água do que o grupo controle, enquanto que os grupos com apenas MMT, 3% e 5% de Si mostraram resultados intermediários não diferindo do grupo controle e dos grupos de MMT +7% Si, MMT +10% Si e MMT+15%Si.

A incorporação de partículas inorgânicas nanométricas e partículas bioativas ao adesivo testado, não afetou de maneira negativa no processo de sorção e solubilidade, e revela que as amostras com quantidade maior dessas partículas, apresentaram uma diminuição nesse processo.

PN0841 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do desgaste por brocas para usinagem CAD/CAM na rugosidade superficial, ângulo de contato e viabilidade celular em discos de Zircônia
Marinho LCN, Paiva RP, Pascoal ALB, Barboza CAG, Calderon PS
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito da vida útil de brocas utilizadas para usinagem de superfície de discos cerâmicos de zircônia confeccionados pelo sistema CAD/CAM na rugosidade superficial, ângulo de contato e viabilidade celular por fibroblastos. Setenta discos cerâmicos (Ø= 8mm; espessura= 1,5mm) foram alocados nos grupos: G1 (n=25), brocas 2L e 1L de 3mm no início da vida útil; G2 (n=25), broca 2L no fim da vida útil e G3(n=25), ambas as brocas no fim da vida útil. A rugosidade foi avaliada através de um perfilômetro óptico (Taylor Hobson-AMETEK, Leicester), enquanto o ângulo de contato com auxílio de um Software (Surftens 4.7 OEG GgbH, Alemanha). A viabilidade celular foi analisada nos intervalos de 24h (T1), 48h (T2) e 72h (T3), através dos ensaios do Alamar Blue. Dados foram analisados por Anova 1 fator, Kruskal Wallis e pós-teste de Tukey (5%), com índice de significância de 95% (p<0,05). Observou-se aumento da rugosidade superficial no decorrer da vida útil das brocas, sendo maior no G3 (0.27 ± 0.04), apresentando diferença estatisticamente significativa (p<0,001) quando comparado ao G1 (0.21 ± 0.03) e G2 (0.22 ± 0.02). Para ângulo de contato, os maiores valores foram também no G3, 85.9 (83.7-88.8). Análise intragrupo mostrou aumento na proliferação celular ao longo dos tempos, com diferença significativa entre T1 e T3 para todos os grupos (p<0,001).

Apesar do desgaste das brocas ter influenciado no aumento da rugosidade superficial e diminuição da molhabilidade, não interferiu na viabilidade e proliferação celular, sugerindo que elas podem ser potencialmente utilizadas.

PN0842 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Influência na resistência de união da associação de diferentes sistemas de cimentação adesiva e pinos de fibra de vidro: Um estudo piloto
Nunes GBG, Salomão LP, Teixeira RB, Barbosa HF, Albuquerque EG, Barceleiro MO, Favieri A, Calazans FS
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cimentação dos retentores de fibra de vidro é uma etapa primordial durante a reabilitação de dentes com extenso comprometimento coronário. Portanto, o objetivo do presente estudo piloto foi avaliar a influência na resistência de união de diferentes sistemas de cimentação adesiva e pinos de fibra de vidro. Dentes bovinos foram separados em 3 grupos (n=2) de acordo com o cimento resinoso utilizado: Grupo 1 (RelyX U200, 3M Oral Care); Grupo 2 (RelyX Universal, 3M Oral Care); Grupo 3 (RelyX ARC, 3M Oral Care). Os dentes foram tratados endodonticamente e o preparo intracanal foi realizado, nos condutos com a broca número #2 (Sistema White Post DC, FGM, Joinville, SC, Brasil), todos com 11 mm de comprimento para a cimentação do pino #2 da mesma fabricante. Os pinos e os condutos foram tratados como preconizam as bulas de cada cimento resinoso e após a cimentação, foram seccionados em amostras de 1mm de espessura e submetidos ao teste Push-out. Os resultados foram submetidos a análise estatística por ANOVA e não foram encontradas diferenças estatísticas entre os grupos no terço cervical (p=0,0941) e no terço apical (p=0,0940), já no terço médio, foram encontradas diferenças estatísticas entre os grupos 2 e 3 (p=0,0138355) na análise pareada pelo teste de Tukey.

Foi encontrada diferença significativa entre os grupos, aonde o grupo 2 apresentou maior resistência adesiva, seguida pelo grupo 1 e grupo 3, respectivamente.

PN0843 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da irradiação de fótons de alta energia na morfologia de polímeros enriquecidos com nanopartículas
Zanelli WS, Souza PV, Beckman CKC, Bispo CR, Puppin-Rontani RM
ODONTOPEDIATRIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Polímeros enriquecidos com nanopartículas de materiais de alto número atômico vêm sendo utilizados como barreira para fótons de alta energia para a minimização dos danos colaterais da irradiação. O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da irradiação em um polímero enriquecido com partículas de carga através de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foram formados 5 grupos (n=10): RAC (Resina acrílica; BA 40% (Resina acrílica e sulfato de bário em 40% de concentração; BA 70% (Resina acrílica e sulfato de bário em 70% de concentração; BIS 40% (Resina acrílica e óxido de bismuto em 40% de concentração e BIS 70% (Resina acrílica e óxido de bismuto em 70% de concentração. Os espécimes foram irradiados com acelerador linear Elekta Synergy Full, com fótons de energia de 6 MeV com 9 Gy por dia, alcançando 54 Gy. Micrografias realizadas antes e após a irradiação dos espécimes. Os resultados demonstraram que os espécimes enriquecidos com partículas de carga não sofreram alterações na morfologia da superfície, após a irradiação e apenas regiões específicas sofreram alterações em sua morfologia. Concluiu-se que polímeros enriquecidos com nanopartículas de materiais de alto número atômico são resistentes aos fótons de alta energia, reforçando a possibilidade de uso deste material como barreira a este tipo de irradiação.

Concluiu-se que polímeros enriquecidos com nanopartículas de materiais de alto número atômico são resistentes aos fótons de alta energia, reforçando a possibilidade de uso deste material como barreira a este tipo de irradiação.