Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0762 a PN0913 ]
 144 Resumo encontrados. Mostrando de 141 a 144


PN0863 - Painel Efetivo
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de diferentes protocolos de polimento e repolimento de consultório nas características microbiológicas de cerâmica vítrea
Campaner M, Silva LS, Pereira JA, Limírio JPJO, Cruz KH, Nascimento VA, Duque C, Pesqueira AA
Faculdade Positivo Londrina UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente, há o questionamento se os kits de polimento para consultório resultam em um acabamento e polimento superior ou semelhante ao obtido com o glaze, sendo esta questão de suma importância. O objetivo do trabalho foi avaliar as características microbiológicas da cerâmica de dissilicato de lítio para o sistema CAD/CAM, após simulação de ajuste oclusal, submetida a polimento e repolimento e envelhecimentos in vitro. Foi avaliada a quantificação das células cultiváveis (S. mutans e C. albicans), após ciclagem térmica (CT) nos períodos: T0 - armazenamento em água destilada por 24 horas, T1 - após 21.900 ciclos de 5 e 55oC por 30 segundos de TC; T2 -T3- após 43.800 ciclos de TC. Os grupos com repolimento foram avaliados em: T3 - após T1 + repolimento e T4 - após T1 + repolimento + 21.900 ciclos de TC. Os espécimes foram polidos de acordo com os sistemas (G - Glaze, C - Kit de polimento Ceramisté e O - Kit de polimento OptraFine). O repolimento dos espécimes com os Kits C e O, foi realizado após T1. Os dados obtidos foram submetidos foram submetidos à análise estatística ANOVA (2 fatores) e teste de Tukey, com nível de significância de 5%. Antes da ciclagem térmica, não houve diferença significativa entre os grupos GG, GGDG e GGDC (p>0,05). O grupo GGDO apresentou menor quantidade de levedura em comparação com diferença significativa aos demais grupos (p<,05). O repolimento mostrou redução significativa de C. albicans nos grupos repolidos imediatamente após T1 (p<,05) em ambos os kits utilizados.

Conclui-se o repolimento mostrou efeito benéfico sobre a rugosidade na formação biofilme.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2021/05141-8)
PN0864 - Painel Efetivo
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Fotogrametria para uso em Odontologia: uma realidade possível
Caldas RA, Oliveira IC, Franceschetti KR, Cordeiro JVC, Fantinel LA, Zatt FP
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do projeto foi avaliar a precisão de modelos odontológicos digitalizados em condições dentadas e edêntulas com diferentes métodos de fotogrametria quando comparados com scanners de bancada. Para isso, um modelo de gesso dentado e outro edêntulo foram confeccionados para análise. Os modelos de gesso foram reconstruídos digitalmente por quatro métodos diferentes: (A) scanner de bancada para servir de modelo de referência e (B) câmera DSLR associado ao projeto OpenScan, (C) vídeo com celular e (D) fotos com celular como modelos experimentais. As fotos obtidas nos métodos B, C e D foram processadas digitalmente utilizando os Softwares Agisoft Metashape Standard v.1.8.2, AliceVision Meshroom e 3D Zephyr Free para obtenção dos modelos digitais. A precisão dos modelos experimentais foram mensuradas em 100.000 pontos distintos com auxílio do Software CloudCompare v.2.13 por sobreposição das nuvens de pontos. Os modelos experimentais dentados e edêntulos apresentaram as melhores similaridade com os respectivos modelos de referência quando utilizando método B reconstruído com software Agisoft Metashape, apresentando em todos os casos média de diferença inferiores a 0,015 mm. Os modelos reconstruídos com AliceVision Meshroom apresentaram o maior tempo de processamento e menor precisão dentre os avaliados.

Conclui-se que a fotogrametria, quando aplicada de modo correto e sistematizado, apresenta precisão suficiente para atuar como método substituto ao scanner de bancada para modelos odontológicos.

PN0880 - Painel Efetivo
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Resistência antifúngica e atividade de exoenzimas de Candida spp. orais isoladas de pacientes com tuberculose
Lourenço AG, Orlandini RK, Watanabe E, Motta ACF, Silva-Lovato CH, Oliveira VC, Rocha ACSD, Araújo ABSS
Biologia Básica e Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a colonização, atividade de exoenzimas e resistência antifúngica de espécies Candida isoladas da cavidade oral de pacientes com e sem tuberculose (TB). Amostras de enxaguado bucal foram coletadas de 147 pacientes. As espécies de Candida foram identificadas por PCR e a carga fúngica foi determinada por unidades formadoras de colônias. A atividade das exoenzimas fosfolipase, protease e hemolisina foram obtidas em meios de cultura enriquecidos. A atividade da coagulase foi determinada em plasma de coelho com EDTA. A resistência antifúngica foi determinada pela concentração inibitória mínima de fluconazol e anfotericina B em tiras de E-test. C. albicans foi mais isoladas em pacientes com TB (OR: 2; p=0,04). Maior carga fúngica foi observada em pacientes com TB, em comparação com indivíduos sem TB (p<0,001). As atividades das exoenzimas e a resistência aos antifúngicos não foram diferentes entre as espécies de Candida isoladas de pacientes com e sem TB. C. albicans apresentou maior atividade de fosfolipase, coagulase e maior taxa de resistência ao fluconazol do que a C. tropicalis e a C. dubliniensis (p<0,001). Todas as espécies de Candida apresentaram alta prevalência de resistência ao fluconazol.

A colonização oral por Candida difere entre indivíduos com e sem TB, por apresentar maior carga fúngica e maior prevalência de C. albicans entre os pacientes com TB. A maior colonização por C. albicans em pacientes com TB é preocupante, pois esta espécie apresentou maiores fatores de virulência comparativamente às demais espécies isoladas.

PN0890 - Painel Efetivo
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da acurácia do algoritmo de Deep Learning para classificar os tratamentos dentários em Radiografias Panorâmicas: Estudo Piloto
Kim JH, Silva RLB, Kim H, Alcantara AR, Laurino FAR, Cabral CCG, Romano MM, Costa C
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso dos algoritmos de Deep Learning (DL), uma subdivisão da Inteligência Artificial (IA) vem demonstrando e sugerindo a sua eficiência e confiabilidade no processo de automação de diagnósticos utilizando os exames das Radiografias Panorâmicas Digitais (PRs). Para tarefas repetitivas como os laudos de tratamentos dentários presentes em RPs, os algoritmos de DL podem ser utilizados para auxiliar os profissionais oferecendo a maior eficiência diagnóstica, redução do tempo de laudo e de erros. Este estudo piloto utilizou 100 exames RPs de origem multicêntrica para testar a acurácia do algoritmo de classificação de EfficientDet-D3, que tem a vantagem de ter a capacidade de classificação em camadas de multiníveis. Os tratamentos dentários foram categorizados em 9 categorias: coroa sobre dente; coroa sobre implante; prótese fixa com pôntico sobre dente; prótese fixa com pôntico sobre implante; restauração metálica; restauração não-metálica; retentor intrarradicular; implante e raiz residual. A acurácia maior obtida foi de 66,4%. O algoritmo testado demonstrou boa sensibilidade de distinção das categorias que tem metais, no entanto o algoritmo teve dificuldade em classificar as restaurações não-metálicas. Baseado na avaliação qualitativa por meio de bounding box, o algoritmo demonstrou pouca sensibilidade em distinção entre o dente natural e restauração não-metálica como a restauração de resina.

Diante das limitações deste estudo, o algoritmo EfficientDet-D3 proveu acurácia de 66,4% para a tarefa de distinção entre 9 categorias de tratamentos dentários.