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PN0288 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Câncer bucal: análise da clareza das publicações realizadas em perfis do Instagram de órgãos oficiais de saúde do Brasil
Sousa JP, Nunes WB, Firmino RT, Marinho AMCL, Sousa MLC, Costa EMMB, Perazzo MF, Granville-Garcia AF
Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi analisar a clareza das publicações sobre câncer bucal nos perfis do Instagram dos órgãos oficiais de saúde no Brasil. Realizou-se um estudo infodemiológico com 81 perfis. Foram coletados dados sobre classificação do conteúdo, conta e mídia, abordagem do tema, número de postagens, curtidas, comentários, visualizações e hashtags. A clareza das publicações foi avaliada pela versão brasileira do Clear Communication Index (BR-CDC-CCI). A análise dos dados envolveu a correlação de Spearman e o teste de Mann-Whitney (α=5%). Foram encontradas 775 publicações sobre câncer bucal entre 2011 e 2021. O escore médio do BR-CDC-CCI foi 69,8 (DP=15,5). A clareza das informações foi adequada em 9,5% das publicações educativas. Correlações positivas foram encontradas entre o número de curtidas e engajamento (comentários [r=0,49], visualizações [r=0,96]), número de hashtags (r=0,13) e ano de publicação (r=0,21). As publicações do Ministério da Saúde apresentaram escore do BR-CDC-CCI significativamente maior do que os demais perfis (p=0,01).

As publicações sobre câncer bucal foram correlacionadas com engajamento, ano de publicação e número de hashtags. Os órgãos públicos realizaram esforços para aumentar as publicações para atingir a população, mas a clareza do conteúdo foi baixa.