Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0291 a PI0373 ]
 75 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 40


PI0325 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Escaneamento facial no fluxo de trabalho digital para reabilitação oral com próteses totais: descrição de técnica
Sousa LC, Pereira ALC, Ribeiro AKC, Melo LA, Carreiro AFP
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo objetivou apresentar uma técnica de reabilitação oral com fluxo de trabalho digital utilizando escaneamento facial em paciente edêntulo total. Para isso, moldes anatômicos foram obtidos e foi realizado o registro maxilomandibular na dimensão vertical de oclusão com um dispositivo de registro previamente desenhado para essa finalidade. Foi realizado o escaneamento facial do paciente com o dispositivo em boca, e as imagens foram capturadas em três posições diferentes: repouso, sorrindo e com afastadores labiais. Os moldes e o registro foram escaneados e as imagens em STL do conjunto e do escaneamento facial foram importadas para o software DWOS (Dental Wings). Com o auxílio dessa ferramenta, as próteses totais foram desenhadas e o escaneamento facial foi usado como referência para o posicionamento dos dentes artificiais. As próteses foram impressas em 3D por técnica de impressão DLP e submetidas à pós-cura, sendo a caracterização da gengiva realizada por técnica convencional.

O escaneamento facial é um método que auxilia no planejamento de próteses totais, conferindo previsibilidade ao tratamento e redução de etapas clínicas.

PI0326 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Incidência de complicações protéticas em overdenture mandibular retida por um ou dois implantes: estudo clínico prospectivo de 5 anos
Silva SLM, Nascimento LN, Martins NO, Tellez XL, Leles CR
FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo prospectivo associado a um ensaio clínico randomizado foi avaliar a incidência de eventos de manutenção e complicações protéticas por um período de acompanhamento máximo de 5 anos após tratamento com overdenture mandibular retida por um ou dois implantes. Os participantes foram alocados aleatoriamente em dois grupos paralelos: Grupo 1-IOD com implante único inserido na linha média, e Grupo 2-IOD com dois implantes inseridos na área incisivo-canino lateral bilateralmente. Os implantes (Tissue level Straumann® Standard Plus SLActive®) foram carregados com protocolo de carregamento precoce após 3 semanas com retentor do tipo ball-gold lamella. Os desfechos incluíram o registro do tipo de manutenção nas visitas de retorno programadas (6, 12, 36 e 60 meses) e visitas não programadas em caso de queixas clínicas do paciente. Foram inicialmente incluídos 47 participantes (1-IOD = 23; 2-IOD = 24), idade média de 68,6 ± 9 anos, 74,5% do sexo feminino, e 44 completaram o acompanhamento de 4 ou 5 anos. Um total de 217 eventos de manutenção protética ocorreram e 132 em visitas não programadas. Os eventos mais comuns foram ajustes na base da prótese para alívio de pontos dolorosos na mucosa (n=65) e apertamento/troca de matrizes de retenção (n=51). Não foram encontradas diferenças significativas na incidência de eventos protéticos ou resultados de tratamento entre os dois grupos.

Concluiu-se que, em relação aos desfechos protéticos, a overdenture mandibular retida por implante único tem desempenho semelhante ao tratamento padrão com dois implantes.

PI0327 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Bruxismo do sono e vigília em usuários de psicotrópicos: um estudo transversal
Leão LO, Silva MO, Carvalho MMJ, Nascimento LHO, Lopes APF, Lima KC
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo investigou a ocorrência e a relação entre a utilização de psicotrópicos e o bruxismo do sono e vigília em usuários da Estratégia Saúde da Família de um município do interior do Nordeste brasileiro, os quais fazem a utilização crônica de psicotrópicos. Trata-se de um estudo observacional, transversal, com uma abordagem quantitativa. Para observar a presença de hábitos parafuncionais foi realizado um exame intraoral e aplicado um questionário em conformidade com o documento do Consenso Internacional em Bruxismo. Em relação aos possíveis fatores associados, estes foram agrupados em condições sociodemográficas, hábitos de higiene bucal e acesso a serviços de saúde bucal, uso dos psicotrópicos e agravos à saúde bucal. Os dados foram analisados sob a ótica da estatística descritiva (%, média e desvio-padrão) e inferencial (qui quadrado e Mann-Whitney) para um nível de confiança de 95%. O bruxismo do sono e de vigília correspondeu a 38,1% (IC 95%: 30,7 - 45,4) e 67,4% (IC 95%: 60,3 - 74,5), respectivamente. Nenhuma das variáveis estudadas esteve associada ao bruxismo de vigília. No entanto, em relação ao bruxismo do sono, o tipo de fármaco utilizado (p=0,013), o tempo de uso (p=0,048) e a produção salivar, sensação de boca seca e frequência de escovação estiveram associadas a este desfecho.

Foi elevada a ocorrência de bruxismo entre usuários de psicofármacos e no que se refere ao bruxismo do sono, questões relativas ao psicotrópico e ao cuidado em saúde bucal e produção salivar estão associados a esse desfecho.

PI0328 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito dos agentes cimentantes, altura do pilar e fadiga na retenção de coroas de 3Y-TZP cimentadas a pilares de titânio
Silva BM, Bergamo E, Piza MMT, Alves LMM, Benalcázar-Jalkh EB, Zahoui A, Bonfante EA, Sahyon HBS
Departamento de Prótese e Periodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a retenção de coroas de zircônia (Zir) cimentadas com diferentes agentes de cimentação em interfaces de titânio (Ti) com diferentes alturas antes e pós fadiga cíclica. Coroas de Zir foram distribuídas em 4 grupos de acordo com os agentes de cimentação (G-Multi Primer/G-Cem LinkForce [GM/GL] e Scotchbond Universal/RelyX Ultimate [SU/RU]) e alturas dos pilares de Ti (2,5 mm e 4 mm) (n=10). Após a inclusão dos implantes, torque dos pilares e cimentação das coroas, o teste de pull-out foi realizado em uma máquina de ensaio universal. O teste de fadiga foi realizado em máquina de ensaio universal (Electropuls E3000, Instron, 1x106 ciclos; 100 N; e 15 Hz), seguido do teste de pull-out. Os dados foram avaliados por meio de um modelo linear misto seguindo por comparações post hoc pelo teste LSD (α=0,05). Os agentes de cimentação, a altura dos pilares e a fadiga influenciaram significativamente a retenção de coroas de Zir aos pilares de Ti (p<0,046). Os agentes SU/RU promoveram maiores valores de pull-out em comparação ao GM/GL para ambas as alturas dos pilares antes e pós fadiga. Maior altura do pilar promoveu valores de pull-out superiores em relação à menor altura para os materiais SU/RU antes e pós teste de fadiga. Enquanto a fadiga não teve efeito significativo nos valores de pull-out do grupo GM/GL, valores de retenção de união mais baixos foram observados para SU/RU após a fadiga, independentemente da altura dos pilares.

Os agentes de cimentação e sua interação com a altura e fadiga dos pilares influenciaram na retenção de coroas de Zir aos pilares à base de Ti.

PI0329 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Microdureza superficial de resina acrílica termopolimerizável após imersão em mistura de vinagre e peróxido de hidrogênio
Teixeira EF, Girundi ALG, Alexandrino LD, Morel LL, Almeida MVR, Fraga S, Silva WJ, Mengatto CM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve por objetivo avaliar as alterações na microdureza de superfície de amostras de resina acrílica termopolimerizável após a desinfecção com uma mistura de vinagre e peróxido de hidrogênio. Foram confeccionadas 50 amostras em formato de disco (10 mm x 2 mm) de resina acrílica termopolimerizável por microondas, que foram polidas de forma padronizada. As amostras foram distribuídas aleatoriamente entre 5 grupos (n=10) e imersas na solução respectiva a cada grupo, simulando 90 ciclos de desinfecção de 10 minutos: G1-água destilada estéril (controle); G2-hipoclorito de sódio 0,5% (controle); G3-peróxido de hidrogênio 3% e água destilada estéril a 1:1 v/v. (controle); G4-vinagre (ácido acético 4%) e água destilada estéril a 1:1 v/v. (controle); G5-mistura de peróxido de hidrogênio 3% e vinagre 1:1 v/v (grupo teste). As amostras foram analisadas com um microdurômetro equipado com um indentador Knoop antes (T0) e após (T1) as suas imersões. Os dados obtidos foram analisados com ANOVA de dois fatores, e posteriormente pelo método Tukey (P<0,05). A partir dos resultados obtidos, não foi possível observar nenhuma diferença estatística significativa entre as soluções, mas foi encontrada um aumento na microdureza média de todas as amostras, de 17,639 KNH durante o T0, para 19,012 KNH durante o T1 (p=0,0309).

Portanto, é possível concluir que a solução de vinagre e peróxido de hidrogênio não altera de forma significativa a microdureza superficial da resina acrílica estudada.

PI0330 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Correlação entre ansiedade e bruxismo em estudantes universitários
Vogel R, Toma LS, Carvalho RLA
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a correlação entre a ansiedade e o bruxismo em estudantes universitários do Alto Tietê. Foi aplicado o questionário com 28 perguntas envolvendo o GAD-7 (desordem de ansiedade generalizada) e OBC (verificação dos comportamentos orais) do Reseach Diagnostic Criteria (RDC/TMD). O questionário foi aplicado em 109 jovens, de 18 a 24 anos, estudantes universitários dos municípios do Alto Tietê, localizado na região metropolitana de São Paulo. Para a análise dos resultados foi aplicado o teste de correlação de Pearson com intervalo de confiança de 95%. Após análise estatística, revelou-se uma correção positiva entre a ansiedade e o bruxismo do sono (p=0,001) e ansiedade e bruxismo em vigília (p=0,001). O bruxismo do sono e de vigília também apresentaram uma correlação positiva com a dificuldade do aluno de relaxar (p=0,001) e com hábitos parafuncionais como onicofagia ou morder objetos (p=0,001).

Pode-se concluir com o estudo que houve uma correlação positiva, estatisticamente significativa, entre a ansiedade e o bruxismo do sono e o bruxismo em vigília, em jovens estudantes universitários dos municípios do Alto Tiete.

PI0331 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da atividade antifúngica e antibacteriana da Nanoclorexidina e NS Safe Bac contra microrganismos da cavidade oral
Kamio ABS, Andrade JSR, Silva MEB, Soto AF, Echevenguá MVF, Silva MGR, Badaró MM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar e comparar a ação antimicrobiana in vitro da NanoclorexidinaⓇ (NC) e da NS Safe BacⓇ (NS) sobre bactérias e fungos. Os microrganismos avaliados Candida Tropicalis (CT- ATCC0723), Candida Krusei (CK - ATCC6258), Candida Parapsilosis (CP - ATCC22019), Escherichia Coli (EC - ATCC25922) e Enterococcus Faecalis (EF - ATCC29212), foram inoculados em meio de cultura e incubados por 24 horas a 37ºC. A microdiluição em caldo foi feita para determinar a concentração inibitória mínima (CIM), concentração bactericida mínima (CBM) e concentração fungicida mínima (CFM). O controle negativo foi a solução salina e positivo o hipoclorito de sódio a 2,5%. Para o teste de difusão de ágar (TDA), os microrganismos e produtos teste foram dispostos em placas divididas e avaliados os halos de inibição após 37°C por 24h. A CIM da NC foi 0,125 mg/mL, diante todos os microrganismos. A NS foi 0,5 mg/mL para EC, EF e CT, e 0,25 mg/mL para CK. Inibiou-se a CP em todas as concentrações. Para NC, a CBM e CFM foi 0,5 mg/mL para CT, 0,25mg/mL para CP, CK e EF enquanto a EC foi 0,125mg/mL. A NS foi fungicida e bactericida para CP, CT e EF em 0,25mg/mL e 0,125mg/ml para a CK. Para TDA, a média de NS foi 10,8 (±1,14), 9,66 (±0,52), 7,86 (±0,24), 7,66 (±0,2) e (±11,26) contra EC, EF, CP, CK e CT, respectivamente. Para NC, foram 13,8 (±1,01), 15 (±0,43), 11,93 (±0,99), 14,26 (±1,50) e 18,6 (±0,97) contra EC, EF, CP, CK e CT.

A NC e NS mostraram-se promissoras como agente desinfetante de dispositivos orais. É necessário que estudos futuros avaliem a efetividade antimicrobiana para uso clínico em pacientes de reabilitação oral.

PI0332 - Painel Iniciante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto da síndrome da lipodistrofia na saúde bucal de pacientes em tratamento antirretroviral
Buccio IP, Oliveira JC, Macedo NF, Mayitondelua N, Ignácio SA, Souza PHC, Azevedo-Alanis LR
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o impacto da síndrome de lipodistrofia nas condições bucais de pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA). Foram aplicados Formulário de Caracterização Sociodemográfica e Clínica de Saúde para PVHA e Questionário sobre comportamento de saúde bucal a 95 pacientes em terapia antirretroviral no Centro de Orientação e Aconselhamento - Secretaria Municipal de Saúde - Curitiba (COA-SMS), além de realizado exame físico extrabucal e intrabucal, e exame facial para obtenção do Índice de Lipoatrofia Facial (ILA). Foi aplicado teste de correlação de Pearson (p<0,05). Dos 95 pacientes, 77,89% eram homens, 52,63% com menos de 40 anos e 56,84% solteiros. Setenta e oito pacientes (82,1%) relataram ter acesso ao cirurgião-dentista e 54 (56,8%) relataram utilizar escova, creme e fio dental para higienizar os dentes. Um total de 53,7% pacientes relatou sensação subjetiva de boca seca. Ao exame intrabucal, 60% pacientes apresentaram alterações em mucosa bucal, sendo os locais mais frequentes gengiva (40%), língua (34,7%) e mucosa jugal (6,3%). Valores médios do índice gengival e de placa foram 0,40±0,73 e 0,83±0,88, respectivamente. Setenta e três pacientes apresentaram perda de inserção periodontal entre 0 e 3mm. O valor médio de CPOD foi 11,93±9,14. ILA revelou grau leve de lipoatrofia facial em 91,5% dos pacientes, moderado em 7,4% e grave em 1,1%. Houve correlação significante e fraca entre CPOD e ILA (r=0,285), índice de placa e ILA (r=0,315, p<0,05).

Os pacientes apresentaram boas condições bucais e houve impacto leve da síndrome de lipodistrofia nas condições dentárias.

PI0333 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência de Anormalidades em Radiografias Panorâmicas de Pacientes Infantis
Medeiros JCZ, Queiroz LC, Silva DB, Melo-Silva CL, Habibe RCH, Oliveira DM, Paula CCS, Caetano RM
Odontologia CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi analisar a utilização do exame radiográfico panorâmico em pacientes infantis e avaliar a prevalência de anormalidades em uma amostra. Foram avaliadas 100 radiografias panorâmicas digitais provenientes do arquivo da disciplina de Imaginologia do Centro Universitário de Volta Redonda, referentes a pacientes de 4 a 10 anos de idade, sendo 50 crianças de cada gênero. Foi detectada alguma anormalidade em 46% das crianças e desse total, 46% eram do gênero masculino e 54% do gênero feminino. As anormalidades mais prevalentes foram: 33,9% de crianças com direção de erupção desfavorável dos elementos permanentes, 30,3% apresentavam alguma anomalia de desenvolvimento, 16% perda precoce de dente decíduo e menores valores de cárie, lesão periapical, aumento do folículo coronário, infraoclusão, pseudocisto antral e destruição coronária. As anomalias de desenvolvimento detectadas foram, 38,2% de agenesias, 23,5% de supra-numerários, 11,7% de taurodontia e menores valores de transposição, pérola de esmalte, microdontia, anomalia de forma, geminação, fusão, aplasia condilar e hipertrofia do processo coronóide.

Concluiu-se que na criança, essa técnica radiográfica extraoral pode ser utilizada principalmente para avaliação do desenvolvimento dentário e ósseo, permitindo identificar anomalias de desenvolvimento, que provavelmente não seriam detectadas clinicamente.

PI0334 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da maturação óssea das vértebras C1,C2,C3 e C4 em TCFC
Chaves HQ, Alcantara PL, Bullen IRFR, Rubira CMF
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivando avaliar a maturação óssea das vértebras cervicais em Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC), foi realizado um estudo com uma amostra de 96 tomografias de indivíduos de ambos os sexos (47 mulheres e 48 homens) e com idades entre 6 e 18 anos. As reformatações sagitais da TCFC foram adquiridas no software eVolDx, por um examinador devidamente calibrado, através do método de Alcantara (2020), que se utilizando de guias foi possível a padronização das imagens para posterior análise da maturação das vértebras cervicais C2, C3 e C4. A estatística descritiva dos dados do estudo mostrou certa homogeneidade da amostra, em relação a idade cronológica, com valores de desvio-padrão para o sexo feminino (SF) de 2,63 e para o sexo masculino (SM) de 2,88. Foi possível observar também a média de idade para o SF de 9,4 anos e para o SM de 10,5 anos, além da idade mínima de 6 anos para o SF e de 7 anos para o SM e a idade máxima de 17 anos para o SF e de 18 anos para o SM.

As análises deste trabalho sugerem que a característica da amostra de ter indivíduos de idades de ocorrência de maiores mudanças nos estágios de maturação esquelética das vértebras cervicais será passível de avaliação em todas as fases da maturação das vértebras cervicais e os guias poderão ser referência para estudos em TCFC.