Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0291 a PI0373 ]
 72 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


PI0314 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação radiográfica de dentes tratados endodonticamente: correlação entre status periapical e qualidade da obturação
Castro PNS, Lima MSFF, Sá PPA, Tonelli SQ, Bruzinga FFB, Nunes E, Silveira FF
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade radiográfica da obturação de dentes tratados endodonticamente, correlacionando com o status periapical. A qualidade da obturação de quatrocentos e dezesseis dentes tratados endodonticamente foi criteriosamente avaliada em três parâmetros radiográficos: limite apical, homogeneidade e conicidade, recebendo os scores E0, E1 e E2. Receberam E0 e E1 os parâmetros inadequados, correspondendo, respectivamente, a acentuado e suave desvio da normalidade; e receberam E2 os parâmetros adequados, considerados padrão-ouro no tratamento. Pela combinação dos escores atribuídos, a obturação que recebeu três E2 foi classificada como perfeita; dois E2 como satisfatória; e um ou nenhum E2 como deficiente. Além disso, o status periapical foi avaliado como periodonto sadio, espessamento da lâmina dura e presença de radioluscência periapical, compatível com lesão periapical de origem pulpar. Duzentos e vinte e um dentes apresentaram obturação deficiente (53,1%). O limite apical foi o parâmetro com maior número de E0 e E2, com 38,94% e 55,04% dos dentes, respectivamente. Individualmente, os parâmetros observados não apresentaram associação estatisticamente significativa com o status periapical (p>0.05), entretanto, o mesmo associou-se significativamente com a qualidade geral da obturação (p=0.021).

Concluiu-se que as obturações apresentaram baixo padrão de qualidade, influenciando negativamente o status periapical em toda a amostra; não havendo influência significativa de um único parâmetro isolado.

PI0315 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Citotoxicidade, biocompatibilidade e biomineralização do Bio-C Temp e da pasta experimental à base de 45S5 bioglass
Rodrigues AGB, Benetti F, Oliveira PHC, Andrade MPB, Cantiga-Silva C, Reis-Prado AH, Diniz IMA, Cintra LTA
Odontologia preventiva e restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a citotoxicidade, biocompatibilidade, deposição de cálcio e maturação colágena do Bio-C Temp e da pasta experimental à base de 45S5 bioglass comparadas à pasta de Ca(OH)2. As pastas 45S5 Bioglass e Ca(OH)2 foram preparadas com água destilada (proporção 2:1), enquanto Bio-C Temp apresenta-se pronta para uso. In vitro, células da polpa dentária foram expostas aos extratos dos materiais nas diluições ½ e ¼ por 24, 48 e 72h e submetidas aos testes de MTT e de células vivas/mortas. In vivo, tubos de polietileno preenchidos com as pastas ou vazios para controle foram implantados no dorso de 16 ratos (n=8/grupo/tempo). Após 7 e 30 dias, os ratos foram eutanasiados e os espécimes processados para avaliação nas colorações de H&E, von Kossa e PSR, ou sem coloração para análise sob luz polarizada. Testes estatísticos foram aplicados (p<0,05). In vitro, Bio-C Temp foi mais citotóxico que o controle em todos períodos e diluições (p<0,05). In vivo, não houve diferença entre os grupos em nenhum período (p>0,05) e a cápsula fibrosa foi espessa aos 7 dias e fina aos 30 dias. Todas as pastas apresentaram estruturas positivas para cálcio e birrefringentes. Aos 7 dias, houve mais fibras imaturas nos grupos controle e 45S5 Bioglass comparado aos outros materiais (p<0,05). Aos 30 dias, apenas 45S5 Bioglass apresentou predomínio de fibras imaturas, diferente dos demais grupos (p<0,05).

Conclui-se que Bio-C Temp apresentou alta citotoxicidade, no entanto, as 3 pastas foram biocompatíveis e capazes de induzir biomineralização.

PI0316 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da correlação entre cones de guta-percha acessórios e espaçadores digitais
Neves MM, Santos BX, Coutinho Filho T, Cardeal RMA, Amaral G
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o diâmetro de cones de guta-percha acessórios e espaçadores digitais, buscando uma correlação entre os mesmo que facilite a etapa da obturação endodôntica. Com um paquímetro digital (Digimess) foram feitas medições dos espaçadores de tamanho B e C 25 mm (TDK) em 5 diferentes pontos (D1, D3, D6, D9 e D12). Nas mesmas referências foram obtidos os diâmetros de cones de guta-percha acessórios FM das marcas Tanari Plus, Meta Biomedical e Dentsply. A análise entre os dois espaçadores e as três marcas de cone de guta-percha (T-test) não revelou diferença significativa entre os grupos em nenhum comprimento. Já a ANOVA revelou diferença entre as dimensões dos 3 cones avaliados ( p=0.032).

Concluiu-se que não existe uma padronização entre cones de mesma numeração e fabricantes diferentes e os cones da marca Meta Biomedical apresentam diâmetro maior que o espaçador B em 3 pontos, o que pode ser relevante na clínica.

PI0317 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da Ozonioterapia e da Laserterapia sobre desconforto pós-operatório do tratamento endodôntico: estudo clinico
Silva RP, Barioni ED, Pereira KCR, Gouvea GR, Lopes PC, Gabriel PH, Lage-Marques JL
Endodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos da Ozonioterapia regional na diminuição do desconforto pós-tratamento endodôntico. Quatro grupos n=10, randomizados, dos pacientes em tratamento na turma de especialização de endodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic sendo o G1-grupo controle, G2 Ozonio antes do tratamento endodôntico, G3 grupo Ozonio pós-tratamento endodôntico e G4 grupo Ozonio pré e pós-tratamento endodôntico. Após assinarem termo de consentimento, receberam a aplicação do gás ozônio medicinal gerado através da mistura de gás com não menos de 95% de oxigênio e não mais que 5% de ozônio. A infiltração foi realizada em dois pontos, mesial e distal, na região apical empregando uma infiltração de 1mL contendo 10mcg (microgramas) de gás. Em seguida, os pacientes receberam instruções para preenchimento da escala visual analógica (EVA) nos tempos de 24, 48 e 72 horas. O teste Wilcoxon foi utilizado para análise dos resultados de comparação entre os grupos. Em relação a dor pós-operatória não houve diferença estatística entre os grupos, contudo, nos grupos controle e Ozônio pré a dor após 72 horas foi estatisticamente menor que dor a inicial.

O ozônio aplicado pré-tratamento endodôntico pode ser uma alternativa no controle da dor pós operatória.

PI0318 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfil de sintomas de cefaleia em universitários de odontologia com disfunção temporomandibular
Pereira CBD, Lalue-Sanches M
UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A origem multifatorial da cefaleia e da disfunção temporomandibular (DTM), permite que indivíduos exibam sinais e sintomas semelhantes ou sobrepostos. O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre indivíduos com algum grau de DTM e cefaleia, e analisar sua frequência e local de ocorrência. Este é um estudo transversal observacional onde foi aplicado o Índice Anamnésico de Fonseca modificado (IAFm), para avaliar o grau de DTM, em 205 universitários, maiores de 18 anos, do primeiro ano de odontologia. A modificação do IAFm consistiu no acréscimo da localização e frequência, quando o indivíduo responde positivamente à questão relacionada com a presença de cefaleia. O teste do Qui-quadrado mostrou que existe associação (p<0,0001) entre DTM e cefaleia. Com relação à frequência, foi possível observar que, quanto maior o grau de severidade da DTM, mais frequente são as cefaleias. Os indivíduos com algum grau de DTM 115 (56,1%), apresentaram maior prevalência de dores na região temporal bilateral 58 (50,4%) e frontal 38 (33%).

Em alunos do primeiro ano de odontologia foi possível verificar que existe associação entre DTM e cefaleia. Nos indivíduos que apresentaram DTM moderada e grave, os episódios de cefaleia foram mais frequentes. As regiões temporal bilateral e frontal foram as localizações mais predominantes nestes mesmos indivíduos.

PI0319 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Complicações protéticas relacionadas a overdentures implanto retidas pelo sistema barra-clipe: um ensaio clínico randomizado
Madaloni NR, Lidani R, Cadore A, Chrispim B, Forgerini G, Flores JM, Mezzomo LAM, Philippi AG
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou as principais complicações protéticas relacionadas a overdentures mandibulares (IOD) suportadas pelo sistema barra-clipe. Vinte e cinco pacientes usuários de dentaduras bimaxilares foram randomizados e alocados nos grupos Controle (C) ou Teste (T) para receber, respectivamente, 2 ou 4 implantes para a retenção de uma IOD. Consultas de proservação foram realizadas em 6, 12, 24, 36, 48 e 60 meses após o carregamento para avaliação de complicações protéticas. A análise descritiva dos dados foi realizada para mensuração da incidência (%) das complicações para cada grupo com auxílio do software MicrosoftExcel® (Microsoft®). Dois pacientes tiveram seu acompanhamento perdido (n=23). A taxa de sobrevivência protética global foi de 100%. Entretanto, em 78,26% dos casos houve ao menos um tipo de complicação protética (insucesso): 63,64% do grupo C e 91,67% do grupo T. A complicação de maior incidência em ambos foi perda de retenção do clipe, representando 32,14% dos eventos no grupo C e 51,11% no grupo T. Outras complicações observadas em maior incidência no grupo C foram: fratura da sela acrílica (25%), soltura de dente artificial (7,14%), percolação (7,14%), sobreextensão da prótese (7,14%) e báscula anteroposterior da prótese (7,14%). Para o grupo T, foram: impacção alimentar sob a prótese (20%), báscula látero-lateral da prótese (11,11%) e soltura do clipe (6,67%).

Concluiu-se que a taxa de sucesso de uma IOD foi maior para o grupo com 2 implantes e que a perda de retenção do clipe neste sistema é a complicação mais frequente, mas de fácil resolução.

PI0320 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Resistência de união do cimento a resina envelhecida submetida a diferentes tratamentos mecânicos
Netto VPS, Melo BI, Bernardes P, Pereira LM, Neves FD, Prudente MS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a adesão e a rugosidade após a retirada de resíduos de cimento provisório da superfície da resina composta envelhecida. Para o estudo foram utilizadas 24 amostras de resina composta, que foram envelhecidas e divididas nos grupos: pontas diamantadas (BD), jato de óxido de alumínio (JOAl), ultrassom (Ul) e um grupo controle sem tratamento (GC) sendo cada metade analisadas no rugosímetro e no interferômetro. As amostras também foram analisadas em microscopia eletrônica de varredura. Outros 36 blocos de resina foram divididos de acordo com o tratamento realizado e 12 blocos para o grupo controle positivo, eles foram envelhecidos, cimentados e submetidos ao teste de microtração. Para o teste em rugosímetro os grupo UI (1,45±0,51μm) e JOAI (1,38±0,48μm) foram semelhantes estatisticamente e apresentaram os maiores valores sendo diferentes estatisticamente do grupo BD(1,1±0,47μm) e do grupo controle (0,061±0,03μm). No interferômetro o grupo BD (16,26±3,64μm), JOAl (14,51±1,61μm), Ul (11,78±1,48μm) são semelhantes entre si e diferentes do grupo controle (0,03±0,02μm). No teste de microtração os dados apresentaram diferença estatística entre os grupos, e o teste de Dunnet apresentou que os grupos GC e UI apresentaram semelhança estatística entre si sendo superior aos grupos JOAI e BD que foram semelhantes entre si, além disso, o MEV apresentou diferença na rugosidade dos tratamentos utilizados.

A utilização de insertos ultrassônicos é um método de limpeza superficial que apresentou os melhores resultados de rugosidade superficial e de adesão.

PI0323 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de diferentes selantes de superfície estabilidade de cor de polímeros de PMMA para CAD/CAM submetidos a termociclagem
Torres IP, Castanheiro AD, Nascimento VA, Campaner M, Silva LS, Albergardi ABS, Limírio JPJO, Pesqueira AA
Faculdade Positivo Londrina UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Sabe-se que a longevidade das restaurações provisórias depende da estabilidade de cor quando submetidas aos potenciais fatores de degradação presentes na cavidade bucal. Dessa forma, neste estudo avaliamos o impacto de diferentes selantes de superfície na estabilidade de cor de PMMA para CAD/CAM (Telio CAD, Ivoclar), submetidos a termociclagem (TC1- 5.000 e TC2-10.000 ciclos, 5-55ºC,30s) associados ou não a imersão (I) por 7 dias em solução corante (chá preto), por meio da análise da alteração de cor (ΔE00). Foram confeccionados 120 espécimes quadrados (5×5×2 mm), divididos em grupos (n=10) de acordo com o tratamento de superfície e envelhecimento. Os polimentos realizados foram: apenas polimento mecânico (PA - pontas de borracha Astropol); associação de PA com aplicação de selante de superfície Biscover LV (PA+SB) e associação de PA com aplicação de selante de superfície Palaseal (PA+SP). As análises foram realizadas antes e após TC e I. Os dados obtidos foram submetidos ao ANOVA (2 fatores), teste Bonferroni (α=0,05). Não houve alteração significativa de ΔE00 entre os grupos, independente do tratamento de superfície, período de termociclagem e imersão (p>0,05). No entanto, nos grupos submetidos apenas ao polimento mecânico houve alteração de cor acima da aceitabilidade clínica (ΔE00=2,25) após TC2 e TC2+I.

Conclui-se que os selantes de superfície foram capazes de melhorar a estabilidade de cor e proporcionar alterações clinicamente aceitáveis nos blocos de PMMA para CAD/CAM submetidos a termociclagem.

PI0325 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Escaneamento facial no fluxo de trabalho digital para reabilitação oral com próteses totais: descrição de técnica
Sousa LC, Pereira ALC, Ribeiro AKC, Melo LA, Carreiro AFP
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo objetivou apresentar uma técnica de reabilitação oral com fluxo de trabalho digital utilizando escaneamento facial em paciente edêntulo total. Para isso, moldes anatômicos foram obtidos e foi realizado o registro maxilomandibular na dimensão vertical de oclusão com um dispositivo de registro previamente desenhado para essa finalidade. Foi realizado o escaneamento facial do paciente com o dispositivo em boca, e as imagens foram capturadas em três posições diferentes: repouso, sorrindo e com afastadores labiais. Os moldes e o registro foram escaneados e as imagens em STL do conjunto e do escaneamento facial foram importadas para o software DWOS (Dental Wings). Com o auxílio dessa ferramenta, as próteses totais foram desenhadas e o escaneamento facial foi usado como referência para o posicionamento dos dentes artificiais. As próteses foram impressas em 3D por técnica de impressão DLP e submetidas à pós-cura, sendo a caracterização da gengiva realizada por técnica convencional.

O escaneamento facial é um método que auxilia no planejamento de próteses totais, conferindo previsibilidade ao tratamento e redução de etapas clínicas.

PI0326 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Incidência de complicações protéticas em overdenture mandibular retida por um ou dois implantes: estudo clínico prospectivo de 5 anos
Silva SLM, Nascimento LN, Martins NO, Tellez XL, Leles CR
FACULDADE DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo prospectivo associado a um ensaio clínico randomizado foi avaliar a incidência de eventos de manutenção e complicações protéticas por um período de acompanhamento máximo de 5 anos após tratamento com overdenture mandibular retida por um ou dois implantes. Os participantes foram alocados aleatoriamente em dois grupos paralelos: Grupo 1-IOD com implante único inserido na linha média, e Grupo 2-IOD com dois implantes inseridos na área incisivo-canino lateral bilateralmente. Os implantes (Tissue level Straumann® Standard Plus SLActive®) foram carregados com protocolo de carregamento precoce após 3 semanas com retentor do tipo ball-gold lamella. Os desfechos incluíram o registro do tipo de manutenção nas visitas de retorno programadas (6, 12, 36 e 60 meses) e visitas não programadas em caso de queixas clínicas do paciente. Foram inicialmente incluídos 47 participantes (1-IOD = 23; 2-IOD = 24), idade média de 68,6 ± 9 anos, 74,5% do sexo feminino, e 44 completaram o acompanhamento de 4 ou 5 anos. Um total de 217 eventos de manutenção protética ocorreram e 132 em visitas não programadas. Os eventos mais comuns foram ajustes na base da prótese para alívio de pontos dolorosos na mucosa (n=65) e apertamento/troca de matrizes de retenção (n=51). Não foram encontradas diferenças significativas na incidência de eventos protéticos ou resultados de tratamento entre os dois grupos.

Concluiu-se que, em relação aos desfechos protéticos, a overdenture mandibular retida por implante único tem desempenho semelhante ao tratamento padrão com dois implantes.