Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0291 a PI0373 ]
 75 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PI0291 - Painel Iniciante
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Reconstrução facial forense: prototipagem de marcadores de espessura de tecidos moles por CAD/CAM
Carvalho CM, Souza AA, Ulhoa MEL, Machado CR, Curi JP, Melani RFH, Beaini TL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A reconstrução facial forense (RFF) é a técnica de aproximar a aparência de um indivíduo sobre a réplica de um crânio, orientada por marcadores de espessura de tecidos moles (METM) de material variado. Cada METM possui a espessura dos tecidos em determinado ponto e devem ser recortados, tornando o processo trabalhoso.O objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo tridimensional de METM através do processo conhecido como computer aided design e computer aided manufacturing (CAD/CAM) para confeccionar um conjunto de marcadores passível de impressão para uso em reconstruções faciais forenses manuais, que poderá ser distribuído aos Institutos Médicos Legais.Com medidas de tabelas de espessura de tecidos para brasileiros, foram desenhados modelos 3D de MTEM de secção retangular, triangular e semicircular em programas de CAD, da Autodesk®, de forma e características a favorecer a impressão. Os protótipos foram verificados no programa de preparação para impressão Mesh-Mixer e comparados quanto à quantidade de material, tempo estimado de impressão, necessidade de suportes e presença de alertas para erros.Os conjuntos de suportes com secção retangular e triangular se mostraram adequados para a impressão por dispensar suportes e obter boas respostas nos testes de espessura, força e fatiamento pelo software.

Dos protótipos testados, 2 se mostraram mais viáveis e estão em processo de registro de desenho técnico em formato de kits de 32 MTEM. Estes serão testados em prática forense na próxima etapa do trabalho.

PI0292 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do potencial osteocondutor dos biomateriais BoneCermic® e Plenum-Oss® em defeitos críticos em calota de ratos
Buzo-Souza M, Santos AMS, Fonseca-Santos JM, Dallazen E, Faverani LP, Vieira EH
Cirurgia e Diagnóstico UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a capacidade de osteocondução dos biomateriais BoneCeramic® (BC) e Plenum-Oss® (PO) em defeitos críticos em calota de ratos. 18 ratos Wistar, com 6 meses de idade, foram submetidos a realização de defeito cirúrgico de 5mm de diâmetro na região parietal, bilateralmente a sutura sagital. Em metade dos ratos o defeito foi preenchido com o biomaterial BC (Grupo controle positivo), enquanto a outra metade foi preenchido com o biomaterial PO (Grupo a ser analisado). A eutanásia foi realizada aos 7, 14 e 28 dias de pós-operatório. Foi realizada análise histológica para porcentagem de osso neoformado, tecido conjuntivo e biomaterial remanescente em todos os períodos e aos 28 dias foi realizada também a microtomografia para avaliação da microarquitetura óssea. Nas análises de MicroCT, o grupo PO apresentou maior volume ósseo, com maior qualidade na microarquitetura, exceto no parâmetro da espessura trabecular (Tb.Th), que foi superior no grupo BC. Na análise histométrica, o grupo PO apresentou maior área de osso neoformado aos 14 e 28 dias. Nos parâmetros de tecido ósseo neoformado aos 7 dias, tecido conjuntivo e biomaterial remanescente em todos os tempos, não houve diferença estatística significantes entre os grupos BC e PO.

Conclui-se que o PO apresentou propriedades osteocondutoras superiores ao BC. Todavia, mais estudos clínicos precisam ser realizados para avaliação do comportamento deste biomaterial em humano.

PI0293 - Painel Iniciante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O treinamento físico minimiza o dano ósseo alveolar de ratos expostos ao etanol de forma intensa e episódica (Binge drinking)
Peinado BRR, Frazão DR, Chemelo VS, Matos-Sousa JM, Ferreira RO, Balbinot GS, Collares FM, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo foi feito com o objetivo de avaliar se os danos ao tecido ósseo alveolar de ratos expostos ao etanol de forma intensa e episódica são minimizados pelo treinamento físico de moderada intensidade (Binge drinking). Para isso, foram utilizados 32 ratos Wistar alocados aleatoriamente em 4 grupos: água + sedentarismo; água + treinamento; etanol + sedentarismo; e etanol + treinamento. A intoxicação por etanol foi feita seguindo o padrão "binge drinking" por três dias seguidos durante 4 semanas, através de gavagem orogástrica. O treinamento foi feito em uma esteira rolante (Insight LTDA), durante 30 minutos por dia durante 5 dias, com velocidade aumentada semanalmente seguindo o padrão: 1 semana: 2/m durante 5 min; 5m/min durante 5 min; 8m/min durante 20 min. Após o último dia de gavagem, foi feita a eutanásia dos animais e as mandíbulas foram coletadas e analisadas através de microtomografia computadorizada (micro-CT) para avaliação da qualidade óssea alveolar. Os resultados revelaram que o consumo de etanol associado ao sedentarismo gerou danos ao osso alveolar em parâmetros de separação trabecular, número de trabéculas, e razão entre volume ósseo e volume de tecido. No entanto, ao associar o consumo de etanol ao treinamento físico, esses danos mostraram-se significativamente reduzidos.

Em conclusão, o consumo intenso e episódico de etanol causa danos na qualidade óssea alveolar, porém esses danos são minimizados quando o consumo é associado ao treinamento físico diário.

PI0294 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do potencial reparador da ozonioterapia em feridas cutâneas em dorso de rato
Flores FS, Costa MG, Delanora LA, Buzo-Souza M, Campos LG, Paludetto LC, Motta IBB, Faverani LP
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A utilização da ozonioterapia como aliada terapêutica no tratamento de feridas cutâneas pode ser promissora, uma vez que esta abordagem apresenta propriedades benéficas. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar a eficiência de diferentes vias de administração da ozonioterapia no reparo de feridas cutâneas em ratos. Para este estudo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Animal (nº522-2021), 48 ratos machos, de 6 meses foram randomizados em 4 grupos: CONT-SUB e CONT-INT (simulação da punção da agulha por via subcutânea e intraperitoneal, respectivamente), OZ-SUB e OZ-INT (0,1 ml de gás-ozônizado por via subcutânea e intraperitoneal, respectivamente) e submetidos a procedimento cirúrgico para confecção de ferida cutânea de 3cm de diâmetro em dorso. Visando melhor compreensão sobre a cronologia da cicatrização optou-se por 3 períodos de eutanásia (4, 7 e 14 dias) e as amostras coletadas correspondentes às feridas foram submetidas a análise histológica e histométrica. Os dados foram submetidos a análise estatística considerando nível de significância de p<0,05. Evidenciou-se que os grupos terapêuticos apresentaram diferenças estatisticamente significantes em relação aos controles na contagem de células inflamatórias, quantificação de fibras colágenas e extensão linear do processo de cicatrização (p<0,05) e que OZO-INT apresentou melhor resultado na cronologia de reparo.

Portanto, a ozonioterapia foi eficaz no processo de cicatrização das feridas cutâneas, onde o protocolo aplicado em OZO-INT apresentou melhores propriedades cicatriciais.

PI0295 - Painel Iniciante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Benefícios do treinamento físico na resposta imunológica, bioquímica oxidativa e dano ósseo alveolar de ratos com periodontite induzida
Santos VRN, Ferreira RO, Frazão DR, Lima MLS, Rosing CK, Collares FM, Araujo AA, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do treinamento físico (TF), de intensidade moderada, sobre o osso alveolar de ratos submetidos à periodontite induzida (PI) por ligadura. Para isso, 48 ratos machos foram divididos em quatro grupos, considerando a presença ou ausência de PI e de TF. O protocolo de TF foi realizado em esteira, 30 min/dia, 5 dias por semana, durante 4 semanas. Nos grupos com PI por ligadura, com ou sem TF, as ligaduras foram colocadas nos primeiros molares inferiores no 14º dia de experimento, e foram acompanhadas até o final do protocolo. Ao final do experimento, os animais foram eutanasiados e amostras de plasma e mandíbulas foram coletadas para avaliação imunoenzimática das interleucinas IL-1β, IL-6, TNF-α e IL-10, para avaliação das concentrações séricas de proteína C-reativa, para análise da peroxidação lipídica e glutationa reduzida, análise histológica e microtomográfica. A análise estatística, foi feita por ANOVA 1 via, com pós-teste de Tukey, p<0,05. O TF resultou em redução dos níveis de IL-1β, IL-6, proteína C-reativa e TNF-α, aumento dos níveis de IL-10 e redução da peroxidação lipídica em ratos com PI. A nível tecidual, o TF resultou em redução do infiltrado inflamatório e diminuição da degradação das fibras. Além disso, foi identificada uma diminuição da perda óssea vertical e aumento da relação volume ósseo/volume trabecular no grupo PI e TF.

Com base nos resultados, o treinamento físico de moderada intensidade pode contribuir para a redução dos danos relacionados à resposta inflamatória causada pela periodontite.

PI0296 - Painel Iniciante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso de cafeína em baixas doses pode minimizar os danos causados pela periodontite induzida em ratos
Souza-Monteiro D, Nazario RMF, Frazão DR, Cruz JN, Collares FM, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os efeitos de agentes antioxidantes e anti-inflamatórios na terapia adjuvante da periodontite têm sido um importante alvo de pesquisa. Assim, este estudo objetivou avaliar os efeitos terapêuticos da utilização de pequenas doses de cafeína em ratos submetidos a periodontite induzida. Os animais foram randomizados em 4 grupos (n= 8/cada): controle, periodontite, cafeína e periodontite + cafeína. Os animais dos grupos com periodontite foram submetidos a indução de periodontite através da inserção de um fio de algodão ao redor dos primeiros molares inferiores. Após isso, os animais dos grupos cafeína e periodontite + cafeína receberam 10mg/kg/dia de cafeína através de gavagem durante 14 dias, já os outros grupos receberam água destilada em volumes e condições semelhantes. Em seguida, houve a eutanásia e as mandíbulas foram coletadas para avaliação por microtomografia computadorizada e análise histológica. Os dados foram submetidos a ANOVA com pós teste de Tukey (p<0.05). Os resultados demonstraram que a cafeína minimizou os danos ósseos causados pela periodontite ao aumentar a espessura (p=0.0022) e número de trabéculas (p<0.0001), assim como o volume ósseo (p=0.0025), além de diminuir o espaço entre trabéculas (p=0.0003) e a perda óssea vertical (p<0.05) dos animais com periodontite em comparação aos sem tratamento. Ademais, a análise tecidual evidenciou que a cafeína também foi capaz de modular o tecido periodontal dos ratos com periodontite.

A cafeína administrada sistemicamente foi capaz de minimizar o dano ósseo em um modelo animal de periodontite induzida.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PI0297 - Painel Iniciante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos na abstinência do consumo de etanol no padrão binge drinking sobre as glândulas salivares de ratos expostos durante a adolescência
Matos-Sousa JM, Santos VRN, Damasceno TV, Pereira CS, Mendes PFS, Bittencourt LO, Fernandes LMP, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigou-se os efeitos do consumo episódico e intenso de etanol, em períodos de abstinência, sobre o perfil bioquímico da saliva e das glândulas salivares maiores de ratos. Para isso, foram utilizados 36 ratos albinos (Wistar) machos, de 35 dias, expostos ao etanol (20% p/v) em 4 ciclos de binge drinking. Os animais foram avaliados 24 horas após o último ciclo (24h) assim como 30 e 60 dias (60d) de abstinência. Ao final de cada período, foram coletadas dos animais a saliva para análise de proteínas totais (PT) e, em seguida, as glândulas salivares parótida (PA) e submandibular (SM) para as análises das vias antioxidantes de glutationa reduzida (GSH), capacidade antioxidante equivalente ao Trolox (TEAC) e de peroxidação lipídica (TBARS). Como resultado da análise salivar, houve o aumento na concentração de PT no grupo exposto em 24h. As análises na glândula PA mostraram aumento dos níveis de GSH nas 24h, com redução de atividade após os 60d de abstinência, quanto a TEAC, foi possível observar a redução da capacidade antioxidante em 24h, perdurando até os 60d de abstinência, sendo ainda observado o aumento do TBARS que nesta glândula persistiu até 60d de abstinência. Já quanto as glândulas SM, os parâmetros não demonstraram alterações além do aumento de TBARS no período de 24h.

Dessa forma, é possível concluir que mesmo após 30 e 60 dias de abstinência ao consumo de álcool na forma de binge drinking, alterações bioquímicas oxidativas permanecem nas glândulas parótidas, com as glândulas submandibulares se mostrando menos suscetíveis aos efeitos do etanol.

PI0298 - Painel Iniciante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos da exposição ao Chumbo durante a gestação e lactação sobre as glândulas salivares da prole de ratos
Nazario RMF, Souza-Monteiro D, Eiro-Quirino L, Aragão WAB, Santos VRN, Rodrigues MFL, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Considerando que a intoxicação por chumbo (Pb) é um grave problema de saúde pública, este estudo foi desenvolvido objetivando investigar os efeitos da exposição desse metal durante a gestação e lactação sobre as glândulas salivares da prole de ratos. Para isso, ratas prenhas foram divididas em 2 grupos: grupo controle, que recebeu apenas a água destilada, e grupo exposto, submetido à dose de 50 mg/Kg de acetato de chumbo, valor equivalente à exposição humana diária. No fim do período gestacional e de lactação, a prole foi eutanasiada e as glândulas parótida (PA) e submandibular (SM) foram coletadas para análise da bioquímica oxidativa e morfométricas. Os métodos utilizados para tanto foram a determinação de peroxidação lipídica, níveis de nitrito e capacidade antioxidante contra radicais peroxil. Além disso, foi realizada a análise morfométrica que avaliou os parâmetros de área de estroma, área de ácinos e área de ductos. Também foi realizada a análise de quantificação de Pb nas glândulas PA e SM e no sangue. Os dados foram submetidos ao Teste t de Student, adotando p<0,05. Os resultados mostraram que o Pb nessa concentração foi capaz de modular a bioquímica oxidativa, induzir alterações morfométricas, como aumento da área total de estroma e diminuição da área total de ácinos em ambas as glândulas.

Assim, nosso trabalho aponta alterações morfológicas e desequilíbrio na bioquímica oxidativa, afirmando a importância de outros estudos sobre a exposição humana a metais tóxicos.

PI0299 - Painel Iniciante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos do óleo essencial de Aniba canellila sobre o processo inflamatório induzido por LPS nas glândulas salivares de ratos
Rodrigues MFL, Silva TA, Nazario RMF, Ferreira MKM, Santos VRN, Bittencourt LO, Fontes-Junior EA, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Aniba canelilla é utilizada como agente terapêutico na cultura medicinal amazônica para diversos tipos de patologias. Este estudo objetivou investigar os efeitos do óleo essencial da Aniba canelilla (OEAc) e de seu composto majoritário 1- nitro-2-feniletano (1N2F) sobre o processo inflamatório em glândulas salivares de ratos Wistar induzido por lipopolissacarideos (LPS), uma endotoxina bacteriana que induz resposta inflamatória sistêmica. Os ratos foram divididos em 6 grupos e pré-tratados, divididos em grupo LPS, grupo branco que recebeu solução salina 0,9%, dois grupos receberam OEAc, um com dose de 2 mg/kg e outro com 5 mg/kg e dois grupos receberam 1N2F, um com dose de 1,65 mg/kg e outro com 4,12 mg/kg, durante 7 dias, em intervalos de 24h, por via intraperitoneal, após 1 hora da última dose do pré-tratamento, foi administrado LPS (0,5 mg/kg; ip.) em todos os grupos com exceção do grupo branco que recebeu uma nova dose de solução salina 0,9%. Ao final, os animais foram eutanasiados e as glândulas salivares removidas e destinadas a processamento e análise histopatológica. Nossos resultados mostraram que a OEAc e o 1N2F se mostraram eficientes na redução do infiltrado inflamatório gerado por LPS, com melhor preservação do estroma glandular.

A utilização do OEAc e do 1N2F se mostraram, em modelo animal, alternativas eficazes para processos inflamatórios sistêmicos com repercussão em glândulas salivares, sendo promissoras para investigações clínicas futuras.

PI0300 - Painel Iniciante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A minociclina minimiza o volume de lesão e o dano ósseo em ratos com periodontite apical induzida
Nunes FO, Frazão DR, Corôa MCP, Nazario RMF, Bittencourt LO, Balbinot GS, Collares FM, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou investigar os efeitos da minociclina no tecido ósseo alveolar após a indução de periodontite apical (PA) em ratos. Foram utilizados 30 ratos Wistar, divididos em três grupos: grupo controle, grupo com periodontite apical e grupo com periodontite apical e tratamento com minociclina. A PA foi induzida pela exposição pulpar. Após 21 dias da indução, os animais receberam injeções intraperitoneais de minociclina com 50 mg/kg por 2 dias e 25mg/kg por 5 dias. Após este período, os animais foram eutanasiados e uma hemimandíbula destinada à análise de microtomografia computadorizada (micro-CT) para avaliar o volume da lesão e a qualidade óssea no osso circundante à lesão. A análise estatística foi realizada por meio de ANOVA, com pós-teste de Tukey (p <0,05). A outra hemimandíbula foi processada e destinada à análise histopatológica. Como resultados, os animais submetidos ao tratamento com minociclina apresentaram lesão menor do que o grupo com periodontite apical não tratado. Além disso, a minociclina preservou significativamente o número, a separação e a espessura de trabéculas, bem como a proporção de volume de osso e volume de tecido. A avaliação histopatológica mostrou menor presença de infiltrado inflamatório e osteoclastos nos animais que receberam minociclina.

Este estudo mostrou que a minociclina foi eficaz na redução da lesão e dano ósseos na periodontite apical em ratos, sugerindo seu potencial como terapia adjuvante para a condição. No entanto, as evidências pré-clínicas precisam ser melhor desenvolvidas através de ensaios clínicos.