Resultado da busca [Siglas PI0218 a PI0290 ]
67
Resumo encontrados. Mostrando de 21 a
30
PI0241 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Prevalência de Enterococcus faecalis em lesões periapicais de dentes tratados endodonticamente
Ferreira SAM, Bronzato JD, Davidian MES, Gomes BPFA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Enterococcus faecalis é uma espécie bacteriana Gram-positiva frequentemente encontrada em dentes com insucesso do tratamento endodôntico. O objetivo desse estudo foi verificar a presença de Enterococcus faecalis em lesões periapicais (LPs) de dentes em que houve insucesso do tratamento endodôntico primário. Doze LPs foram coletadas por meio de microcirurgia endodôntica seguindo todos os cuidados com antissepsia. As LPs foram armazenadas em tampão Tris-EDTA a -80 °C para posterior processamento. O DNA das amostras foi extraído e utilizado para nested PCR. Primers específicos para Enterococcus faecalis foram usados para identificação dessa bactéria, sendo sua presença constatada pela visualização de banda no gel de eletroforese. Controles positivo e negativo foram usados durante a reação de nested PCR. Os dados foram tabulados no Excel para o cálculo da prevalência de cada espécie. A prevalência de Enterococcus faecalis em LPs foi de 78,95%.
Em conclusão, Enterococcus faecalis pode ser encontrada em LPs de dentes com insucesso do tratamento endodôntico.
PI0242 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da capacidade antimicrobiana da ozonioterapia sobre biofilmes dual-espécies
Daniel AVB, Barros MC, Simas LLM, Andrade FB
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A persistência de microrganismos, sobretudo em biofilmes, tem papel significativo no fracasso do tratamento endodôntico. Por isso, estratégias alternativas têm sido apontadas para potencializar a descontaminação. A água ozonizada pode ser utilizada como um irrigante alternativo e o óleo ozonizado, como medicação intracanal. O presente trabalho avaliou o efeito antimicrobiano da água ozonizada e do óleo ozonizado sobre biofilme dual-espécie, comparando a sua ação com o hipoclorito de sódio 2,5%. 25 blocos de dentina foram obtidos a partir de pré-molares inferiores humanos, utilizando broca trefina 4.0. Após serem autoclavados, os espécimes foram alocados em placas de 24 poços e contaminados durante 9 dias com Enterococcus faecalis e Candida albicans. Em seguida, foram divididos aleatoriamente em 4 grupos experimentais (N=5) e 1 grupo controle positivo (N=5), recebendo os seguintes tratamentos antimicrobianos: Hipoclorito de sódio 2,5% (NaOCl), água ozonizada (AO), AO + NaOCl 2,5% e óleo ozonizado (OZ). As comparações intergrupos foram realizadas por meio do teste de Kruskal-Wallis, seguido de Dunn (p<0.05). Comparado ao controle positivo, todos os grupos experimentais tiveram uma redução significativa na viabilidade bacteriana (p<0.05).
Entre as substâncias antimicrobianas testadas, a AO mostrou-se tão eficaz quanto o NaOCl (p>0.05), assim como a associação entre ambos. A ozonioterapia, durante a irrigação final, mostrou-se promissora como forma coadjuvante de potencializar a descontaminação dos canais radiculares.
PI0243 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise morfológica e química da dentina radicular submetida ao tratamento com solução irrigadora endodôntica única multifuncional
Vasconcelos GAC, Sousa-Neto MD, Assis HC, Roperto R, Teodosio LM, Ramirez I, Mazzi-Chaves JF, Lopes-Olhê FC
Departamento de Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliou-se a composição química e morfológica da dentina radicular após tratamento com solução irrigadora endodôntica única multifuncional (TritonTM). Foram selecionados dez caninos superiores para a obtenção de 20 blocos de dentina (3x3x2mm), que foram distribuídos em 2 grupos (n=10): grupo controle - hipoclorito de sódio (NaOCl) a 2,5% (6 min) + EDTA a 17% (3 min) + NaOCl a 2,5% (1 min) e grupo experimental - solução TritonTM (10 min). Os blocos foram imersos nas soluções, que foram trocadas a cada minuto, simulando a irrigação durante o preparo biomecânico. A microdureza, a avaliação morfológica e a avaliação química foram realizadas, e os dados submetidos aos testes ANOVA 1 critério, Kruskal-Wallis e qui-quadrado (P<0,05). Quanto à microdureza, observou-se maior microdureza para o grupo controle comparado ao grupo experimental (P=0,003). Quanto às alterações morfológicas, observou-se maior número, área e perímetro dos túbulos para o grupo controle comparado ao grupo experimental (P<0,001). Qualitativamente, observou-se maior exposição de túbulos no grupo controle, com superfície regular e homogênea; já no grupo experimental observou-se superfície irregular, com presença de trincas e erosão. Quimicamente, o grupo experimental apresentou menor intensidade de conteúdo orgânico (P<0,001), além de maior proporção entre conteúdo inorgânico/orgânico (P=0,007) quando comparado ao grupo controle.
Conclui-se que o tratamento com NaOCl a 2,5% e EDTA a 17% resultou em menor alteração da microdureza, morfológica e química da dentina intrarradicular.
PI0244 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação do nível de conhecimento de professores do ensino fundamental de Porto Alegre - RS quanto à conduta em casos de avulsão dentária
Manfrin RH, Böttcher DE, Gomes MS
Escola de Ciências da Saúde e da Vida PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de conhecimento de professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas em Porto Alegre - RS quanto ao atendimento imediato em casos de avulsão dentária. A seleção da amostra foi baseada em processo de randomização estratificada, baseada nas 8 macrorregiões da cidade, visando representatividade municipal, e 32 escolas foram incluídas na análise. Um questionário semiestruturado foi aplicado em 158 professores, contendo 22 questões acerca do perfil sociodemográfico dos participantes, conhecimento sobre avulsão dentária e condutas frente a casos simulados, além de uma questão aberta sobre experiência com traumatismo dentário. Os resultados revelaram que 29,6% dos professores relataram que presenciaram pelo menos um caso de avulsão dentária durante sua prática docente e a maioria (55%) classificou o seu próprio conhecimento para o pronto atendimento da avulsão dentária como "ruim". Ainda, 64,5% dos professores declarou nunca ter recebido treinamento de primeiros socorros durante sua formação, e 72,5% declarou não se sentir preparado para ajudar uma criança com avulsão dentária. Apenas 15,2% dos professores indicou um meio de transporte adequado para o dente avulsionado. Em uma escala de 0-10 pontos, o nível de conhecimento geral dos professores foi de 4,09±1,73.
O nível de conhecimento dos professores de ensino fundamental de Porto Alegre quanto às condutas em casos de avulsão dentária é limitado, havendo espaço para implementação de programas de capacitação direcionados a este público específico.
PI0245 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Lesões radiolúcidas de origem não-endodôntica localizadas no periápice: A importância do diagnóstico diferencial
Macedo LF, Ronquete V, Marceliano-Alves MFV, Silva GMS, Sales MAT, Coutinho TMC
UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi realizar um ensaio clínico não randomizado na clínica odontológica da Universidade Iguaçu e relacionar a prevalência das lesões radiolúcidas na região do periápice, para definir o adequado diagnóstico diferencial. Os critérios de exclusão foram presença de calcificações, histórico de lesão traumática recente, dentes submetidos a terapia endodôntica parcial/total. A radiografia panorâmica foi o primeiro critério de inclusão, seguido da presença de imagem radiográfica compatível com radiolucidez na região do periápice. Mediante esta evidência, o dente acometido foi submetido ao teste térmico pulpar de sensibilidade ao frio, para validar a condição pulpar. Todo achado radiográfico na panorâmica de imagem radiolúcida no periápice, realizou uma radiografia periapical do dente envolvido, corroborando para o diagnóstico definitivo. Os resultados mostram que de 35 pacientes analisados, 54,28% apresentam teste de sensibilidade positivo (lesões de origem não endodôntica), e a prevalência foi majoritariamente no sexo feminino (73,68%) e na arcada inferior (78,94%). Ademais, as lesões de origem endodôntica (teste de sensibilidade negativo) correspondem a 45,72%, e a prevalência foi majoritariamente feminina (60%), e na arcada inferior (68,75%).
As imagens radiolúcidas na região do periápice apresentam grandes semelhanças clínicas e radiográficas, e por isso, tem um complexo diagnóstico, sendo primordial a semiotécnica adequada para o diagnóstico final.
PI0246 - Painel Iniciante
Área:
2 - Terapia endodôntica
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise tomográfica por feixe cônico da relação anatômica do seio maxilar com os molares superiores categorizado por faixa etária
Janiques ESS, Constantino TM, Ronquete V, Marceliano-Alves MFV, Goulart PASR, Coutinho TMC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Os seios maxilares (SM) exercem funções singularmente especializadas, tendo a dimensão, a largura e a profundidade variáveis, relacionada diretamente com a idade, a raça, e o gênero de cada indivíduo. A tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC), permite identificar e relacionar com exatidão essa estreita relação anatômica. O propósito deste estudo foi avaliar a relação anatômica entre a cortical do assoalho do SM e os ápices radiculares dos molares superiores em diferentes faixas etárias. Foram avaliadas 200 TCFC de maxila completa ou hemi maxila, as mensurações lineares entre região mais apical da raiz e a porção interna da cortical do SM em cortes sagitais de TCFC, categorizando a amostra por faixa etária. A resposta do estudo evidenciou que no primeiro molar superior a raiz palatina foi mais próxima ao SM (1,89mm distância), independente do sexo, idade e lado. Enquanto o segundo molar superior foi o dente que esteve em maior íntimo contato ao SM (1,96mm distância), independente do sexo, idade e lado. Porém na avaliação do grupo de pacientes idosos foi incomum o contato dos ápices com a cortical do SM, ademais em mulheres idosas foi mais comum o contato com o SM. O grupo de pacientes adultos os homens se destacaram em maior proximidade com SM, sem diferença relevante entre os lados.
Conclui-se que a idade e a proximidade entre as estruturas anatômicas são inversamente proporcionais, logo, quanto maior a faixa etária menor foi a proximidade entre a cortical do seio e os ápices radiculares. A idade foi uma variável que interferiu na anatomia maxilo-facial ao longo da vida.
PI0247 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise da adequação da rotulagem de mamadeiras, chupetas, bicos e protetores de mamilos à NBCAL
Pontes MVFS, Guimarães MN, Oliveira ACM, Costa CP, Britto GA, Silva GC, Alexandria A
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desse estudo foi avaliar as formas de comercialização de mamadeiras, chupetas, bicos e protetores de mamilos em estabelecimentos comerciais da cidade do Rio de Janeiro. Foi realizada a análise dos rótulos dos produtos por meio de um formulário de acordo com a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras. Estabelecimentos comerciais foram selecionados em 2 bairros do município do Rio de Janeiro. Visitou-se 61 estabelecimentos, mas apenas 48 possuíam os produtos avaliados, 5 (10,4%) mercados e 42 (89,6%) farmácias. Foram avaliadas 57 mamadeiras, dentre essas, 55 (96,5%) apresentavam irregularidades, tendo as marcas Lillo® e Lolly® o maior número de infrações, respectivamente (N=9; 15,8% e N=8; 14,0%); 89 chupetas foram avaliadas, 85 (97,7%) tinham infrações, sendo as marcas Nuk® e MAM® (N=14; 16,1%) com o maior número; avaliou-se 17 bicos, todos apresentaram infrações e a marca MAM® (N=6; 35,3%) se destacou, por fim, 27 protetores de mamilos foram avaliados, 21 com infrações (77,8%) e as marcas Philips®, Amamente® e Chicco® apresentaram o maior número delas (N=3, 11,1%).
Observou-se irregularidades na maioria dos rótulos dos produtos avaliados, podendo induzir a compra baseada em uma percepção irreal da sua função ou benefícios citados.
PI0248 - Painel Iniciante
Área:
4 - Odontopediatria
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise dos rótulos de fórmulas infantis e de seguimento para lactentes de acordo com a NBCAL
Guimarães MN, Pontes MVFS, Oliveira ACM, Pinheiro CS, Silva GC, Britto GA, Alexandria A
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL) visa proteger a amamentação regulamentando a venda de produtos. Avaliou-se rótulos de fórmulas infantis e de seguimento para lactentes de acordo com a NBCAL. Alunos do curso de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foram treinados para análise dos rótulos utilizando um formulário padronizado. Estabelecimentos comerciais foram selecionados em 2 bairros do município do Rio de Janeiro, em regiões de grande comércio (r=500m de estações de metrô). Os rótulos dos produtos foram fotografados para registro e coleta dos dados. Visitou-se 61 estabelecimentos, sendo 16 (26,2%) mercados e 45 (73,8%) farmácias. Foram coletados 27 produtos de 4 empresas distintas. Observou-se 11 (40,7%) irregularidades relacionadas à presença de figuras humanizadas e 24 (88,9%) relativas a informações de indução de uso por vantagem ou segurança. Danone® e Nestlé® apresentaram maior número de rótulos coletados (N=14; 56,9% e N=11; 40,7% ), respectivamente, e também de infrações (40,7%).
Foram observadas irregularidades nos rótulos de fórmulas para lactentes que podem induzir a compra do produto baseado em estratégias de marketing podendo prejudicar a prática da amamentação.
PI0249 - Painel Iniciante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Associação entre hábitos de sucção e obesidade infantil
Pim RV, Queiroz KR, Vedovello SAS, Degan VV
Programa de Pós-graduação em Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo caso-controle teve como objetivo avaliar a associação entre hábitos orais e obesidade infantil. Em crianças de 4 e 5 anos de idade. A amostra foi dimensionada a partir de estudo piloto com intuito de proporcionar um poder do teste acima de 80%, com nível de significância de 5%, para um tamanho de efeito pequeno. Foram alocados 86 participantes no grupo obesidade/sobrepeso e 210 participantes no grupo controle. Para classificação do Índice de Massa Corporal (IMC), os dados de peso, altura, sexo e idade foram processados pela calculadadora antropométrica do software WHO Anthro para crianças de 4 anos de idade e WHO AnthroPlus para crianças de 5 anos de idade classificar a amostra em eutrofia e sobrepeso/obesidade. Os dados referentes aos hábitos de sucção mamadeira, chupeta, dedo e onocofagia foram coletados das respostas de entrevista aos pais do instrumento Nordic Orofacial Test-Screening (NOT-S). Para análise dos dados foi realizada regressão logística multivariada, estimando-se os odds ratios brutos com os intervalos de 95% de confiança e nível de significância de 5%. O caso (sobrepeso ou obesidade) têm mais chance de apresentar mais de um hábito (OR=2,10; IC95%: 1,09-4,06) e de ter o hábito de sucção de dedo (OR=2,95; IC95%: 1,10-7,93) do que as crianças do grupo controle (eutrofia), p<0,05. Para as demais variáveis as associações não foram significativas. Crianças com obesidade e sobrepeso apresentaram mais chance de ter mais de um hábito e de ter o hábito de sucção de dedo
Obesidade infantil foi associada ao aumento de hábitos orais, sobretudo a sucção de dedo.
PI0250 - Painel Iniciante
Área:
4 - Ortodontia
Apresentação: 04/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Relação da Amamentação Natural com Hábitos Bucais Deletérios e Má Oclusão
Junqueira MD, Ferreira RG, Habibe RCH, Melo-Silva CL, Melo-Silva TCF, Oliveira DM, Habibe CH, Caetano RM
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo teve como objetivo avaliar a possível relação entre a amamentação natural com os hábitos bucais deletérios e a instalação de má oclusão. Foram realizadas entrevistas com 70 mães de pacientes da Clínica de Odontopediatria do Curso de Odontologia do UniFOA, na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro. As perguntas da entrevista eram referentes ao tipo de parto, amamentação e presença de hábitos bucais deletérios. Posteriormente no exame clínico das respectivas crianças, com idade entre 2 anos e 9 meses e 10 anos e 1 mês de idade, de ambos os gêneros, avaliou-se a oclusão, no que se refere a presença ou não de má oclusão. A amostra foi dividida em sete grupos, de acordo com o tempo de amamentação relatado nas entrevistas, para que fossem correlacionadas à prevalência de hábitos bucais deletérios e a má oclusão. Nos grupos IV e V, de crianças amamentadas por um período ideal de aleitamento materno por seis meses, e de 7 a 12 meses respectivamente, foram encontrados os menores valores. Das 70 crianças avaliadas nesse estudo, a maioria delas (95,7%) recebeu aleitamento materno por períodos variados, entretanto a prevalência de hábitos bucais deletérios foi significativa (77,1%), sendo o uso da mamadeira após os dois anos de idade o mais encontrado (42,8%), assim como a presença de má oclusão também foi significativa (91,4%).
Concluiu-se que a amamentação natural propicia funções adequadas do sistema estomatognático, minimizando os riscos de hábitos bucais deletérios e má oclusão, portanto, cabe ao cirurgião dentista ressaltar e orientar a importância da mesma.