Resultado da busca [Siglas PI0071 a PI0143 ]
61
Resumo encontrados. Mostrando de 61 a
61
PI0143 - Painel Iniciante
Área:
10 - Implantodontia básica e biomateriais
Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis
Análise do reparo ósseo de uma superfície de implante revestida com raloxifeno em ratas ovariectomizadas: estudo experimental in vivo
Stein MCRV, Prado ELL, Berton SA, Marchiolli CL, Piassi JEV, Sanches NS, Okamoto R, Garcia-Junior IR
Departamento de Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo foi avaliar o reparo ósseo de uma superfície de implante revestida com diferentes concentrações de raloxifeno, pelo método biomimético, e com duplo ataque ácido, em ratas ovariectomizadas. A amostra de 48 ratas (Wistar) e 96 implantes foram divididos entre os grupos: SHAM + Duplo ataque ácido (CST) e em ratas OVX (COT); SHAM + Raloxifeno 0,06mg/ml (R6ST) e em ratas OVX (R6OT); SHAM + Raloxifeno 1mg/ml (R1ST) e em ratas OVX (R1OT) para a realização das análises topográfica, histológica e histométrica adotando eutanásia de 15 e 40 dias. A análise estatística foi realizada pelo teste Shapiro-Wilk, ANOVA2away, com pós-teste Tukey e nível de significância de p<0,05. Na topografia a superfície de duplo ataque ácido revelou estruturas mais espessas e rugosas, já o raloxifeno apresentou uma deposição de partículas de hidroxiapatita. Na análise histológica aos 15 dias observou que os R6ST e R6OT apresentaram maior quantidade de tecido conjuntivo, já aos 40 dias os grupos apresentaram perfil de mineralização semelhante. Na histometria no quesito de neoformação óssea (AON) os CST, R1ST, COT e R1OT apresentaram comportamentos semelhantes e superiores aos grupos R6CT e R6OT entre os 15 e 40 dias. Em que houve diferença estatística para CST e COT com R6ST e R6OT aos 15 dias (p<0,001). Na corticalização na área de interface osso/implante (ELCOI) foi possível destacar os CST, R1ST, COT aos 15 dias e os CST e R1OT aos 40 dias.
Com isso, o presente estudo demostrou a efetividade e potencial de formação óssea aos 40 dias do raloxifeno a 1mg/ml, se igualando ao duplo ataque ácido.